quinta-feira, 31 de outubro de 2024

.: Crítica: "Terrifier 3" traz Natal dos infernos para Sienna no Halloween

Por: Mary Ellen Farias dos Santos, editora do Resenhando.com

Em outubro de 2024


O terceiro filme aterrorizante do palhaço Art (David Howard Thornton), "Terrifier 3", chega aos cinemas no dia de Halloween com uma história de Natal cheia de sangue jorrando e membros de vítimas rolando pela tela. A produção dirigida e roteirizada por Damien Leone deixa seu modo trash/caseiro dos longas anteriores, somando até 2 horas e 2 minutos de filme. Pode-se dizer que "Terrifier 3" amadureceu, a ponto de abandonar, inclusive, o nome abrasileirado de "Aterrorizante 3".

Após cinco anos de escapar do palhaço assassino cheio de gestuais e que ama matar, a final girl da franquia, a jovem Sienna (Lauren LaVera), tenta retomar a vida mesmo depois de ser internada em um hospital psiquiátrico. Ao reencontrar a tia, irmã da mãe (morta, fazendo com que tia e sobrinha mergulhem na saudade), o tio e a sobrinha Gabbie (Antonella Rose), para aproveitar as festividades em família, tudo parecia estar controlado -com a ajuda de medicamentos. 

Contudo, ao sair em compras com a garotinha num Shopping local, Sienna acredita ter visto Art -mesmo que mascarado. Ao contar o ocorrido para Jonathan (Elliott Fullam), o irmão que está na faculdade -e quer manter distância da irmã-, Sienna acaba acendendo o sinal de alerta em todos. Ao menos, coloca a família em polvorosa. Afinal, família unida, permanece unida. Nesse caso, até quando estão diante das maldades chocantes de Art. 

No entanto, não pense que "Terrifier 3" demora a acontecer na telona. A produção tem ritmo, do início ao fim, sendo que jorra sangue nos primeiros minutos. Tanto é que inclui uma parceira para Art, tão interessada em matar quanto Art, além de acrescentar na trama uma fã aficionada por Siena e, claro, por Art: Mia (Alexa Blair Robertson).

Com referência aos clássicos de terror, como por exemplo, "O Iluminado" e até "Poltergeist". Há espaço para homenagear o aniversariante da data, Jesus Cristo. Seja quando a parceira do palhaço tira da própria cabeça e coloca em Sienna uma coroa de espinhos ou Art usa tripas/intestino de uma vítima como chibatas. Para a jovem guerreira que lembra a She-ra, sobram os estigmas de Jesus nas palmas das mãos. 

No elenco de "Terrifier 3" estão nomes como Jon Abrahams ("A Casa de Cera", "Todo Mundo em Pânico"), interpretando Dennis, o lutador de luta livre profissional canadense, Chris Jericho, como Burke, Mason Mecartea na pele do jovem Cole, Krsy Fox sendo a tia de Sienna, Jennifer. 

Aos fãs de filmes gore, com bom estômago e que curtem produções chocantes, "Terrifier 3" é um filmaço e, consequentemente, imperdível. Seja por melhorar muito a qualidade da produção de sucesso em si ou por elevar mais as surpresas do insano Art. Vale destacar que nas unidades Cineflix Cinemas, em que o filme está em cartaz, estão sendo distribuídos ao público o "saquinho do enjoo". Quem não precisar usar, pode guardá-lo como lembrança!

"Terrifier 3" (Terrifier 3) Ingressos on-line neste linkGênero: terror, crimeClassificação: 18 anos. Duração: 2h02. Ano: 2024. Distribuidora: Diamond Films. Direção: Damien Leone. Roteiro: Damien Leone. Elenco: Lauren LaVera, David Howard Thornton, Alexa Blair Robertson, Antonella RoseSinopse: Após sobreviver ao massacre de Halloween do Palhaço Art, Sienna e seu irmão lutam para reconstruir suas vidas despedaçadas. No entanto, justo quando pensam que estão seguros, Art retorna, determinado a transformar sua alegria natalina em um pesadeloConfira os horários: neste link

Trailer "Terrifier 3"



Leia+

.: Cineflix Cinemas estreia "Todo Tempo que Temos", "Megalópolis" e "Malu"

Imagem de "Megalópolis" que tem estreia na Cineflix Cinemas em 31 de outubro


A unidade Cineflix Cinemas Santos, localizada no Miramar Shopping, bairro Gonzaga, estreia dia 31 de outubro, três dramas: o nacional "Malu", "Megalópolis" e o também comédia romântica "Todo Tempo que Temos" para serem assistidos com balde de pipoca quentinha. 

Seguem em cartaz o longa de ação "Venom: A Última Rodada", o drama "O Quarto Ao Lado", a animação "Robô Selvagem". Programe-se e confira detalhes abaixo! 

O Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021. Para acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN.

Estreias da semana na Cineflix Santos

"Malu" (nacional). Ingressos on-line neste linkGênero: dramaClassificação: 14 anos. Duração: 1h43. Ano: 2024. Distribuidora: Filmes do Estação. Direção: Pedro FreireRoteiro: Pedro Freire. Elenco: Yara de Novaes (Malu), Carol Duarte (Joana), Juliana Carneiro da Cunha (Lili), Marina Provenzzano (Clara), Márcio Vito (Padre), Átila Bee (Tibira), Felipe Haiut (Rodrigo)Sinopse: Malu é uma atriz que tenta lidar com sua vida enquanto sobrevive com as lembranças de seu passado artístico interrompido pela ditadura.. Confira os horários: neste link

Trailer "Malu"

"Megalópolis" (Megalopolis). Ingressos on-line neste linkGênero: dramaClassificação: 16 anos. Duração: 2h18. Ano: 2024. Distribuidora: O2 Play Filmes. Direção: Francis Ford CoppolaRoteiro: Francis Ford Coppola. Elenco: Adam Driver, Giancarlo Esposito, Nathalie EmmanuelSinopse: Um conflito entre César, um artista genial que busca saltar para um futuro utópico e idealista, e seu opositor, o prefeito Franklyn Cicero, que permanece comprometido com um status quo regressivo, perpetuando a ganância.. Confira os horários: neste link

Trailer "Megalópolis"


"Todo Tempo que Temos" (We Live in Time). Ingressos on-line neste linkGênero: drama, romance, comédiaClassificação: 14 anos. Duração: 1h44. Ano: 2024. Distribuidora: Imagem Filmes. Direção: John CrowleyRoteiro: Nick Payne. Elenco: Andrew Garfield (Tobias). Florence Pugh (Almut), Adam James (Simon Maxon), Marama Corlett (Adrienne)Sinopse: Almut e Tobias são unidos por um encontro surpresa que muda suas vidas. Ao embarcarem em um caminho desafiado pelos limites do tempo, eles aprendem a valorizar cada momento de sua história de amor não convencional. Confira os horários: neste link


Trailer "Todo Tempo que Temos"



Seguem em cartaz na Cineflix Santos

"Venom: A Última Rodada" (Venom: The Last Dance). Ingressos on-line neste linkGênero: açãoClassificação: 14 anos. Duração: 1h50. Ano: 2024. Distribuidora: Sony Pictures. Direção: Kelly MarcelRoteiro: Kelly Marcel. Elenco: Tom Hardy, Chiwetel Ejiofor, Juno TempleSinopse: Eddie e Venom devem tomar uma decisão devastadora enquanto são perseguidos por um misterioso homem. Confira os horários: neste link

.: "Venom: A Última Rodada" empolga em desfecho da trilogia simbionte

Trailer "Venom: A Última Rodada"


"O Quarto Ao Lado" (The Room Next Door). Ingressos on-line neste linkGênero: açãoClassificação: 14 anos. Duração: 1h50. Ano: 2024. Distribuidora: Warner Bros. Pictures Brasil. Direção: Pedro AlmodóvarRoteiro: Pedro Almodóvar. Elenco: Tilda Swinton (Martha), Julianne Moore (Ingrid), John Turturro (Damian), Alessandro Nivola (Detective)Sinopse: Uma escritora best-seller reconecta-se com sua mãe após perder contato com ela por vários anos. Confira os horários: neste link

Trailer "O Quarto Ao Lado"


"Robô Selvagem" ("The Wild Robot"). Ingressos on-line neste linkGênero: animação, infantil, aventuraClassificação: livre. Duração: 1h41. Ano: 2024. Distribuidora: Universal Pictures Brasil. Direção: Chris SandersRoteiro: Chris Sanders. Elenco: Lupita Nyong'o Rozzum (Roz), Pedro Pascal (Fink), Bill Nighy (Longneck), Catherine O'Hara (Pinktail), Kit Connor (Brightbill), Mark Hamill, Paul-Mikél WilliamsSinopse: Uma história comovente e cheia de aventuras sobre o que acontece quando a natureza e a tecnologia colidem inesperadamente, como os humanos. Baseado na série de livros de mesmo nome de Peter Brown, produzido pela DreamWorks Animation e distribuído pela Universal Pictures. Confira os horários: neste link

.: Resenha: "Robô Selvagem" é sobre sermos mais do que fomos programados

Trailer de "Robô Selvagem"


quarta-feira, 30 de outubro de 2024

.: "Black Doves": Netflix lança trailer e pôster de nova produção de espionagem

Keira Knightley, Ben Whishaw e Sarah Lancashire estrelam a série que estreará globalmente em 5 de dezembro de 2024


A Netflix acaba de divulgar o trailer oficial e os pôsteres da primeira temporada de "Black Doves", que estreia no dia 5 de dezembro de 2024, globalmente, somente na Netflix. Veja o trailer completo com Keira Knightley, Ben Whishaw e Sarah Lancashire ao final do texto.

O trailer também traz a nova música da premiada cantora britânica Raye, que gravou uma versão de Bang Bang (My Baby Shot Me Down) de Nancy Sinatra. Essa música será destaque ao longo da primeira temporada de Black Doves. 

Lembrando que esta super produção original Netflix já teve sua segunda temporada confirmada, prometendo mais ação e drama para os fãs ansiosos da série e de seu grande elenco. 

Sinopse:  Ambientada em Londres durante o Natal, "Black Doves" é uma história emocionante e cheia de ação sobre amizade e sacrifício. A série acompanha Helen Webb (Keira Knightley), esposa inteligente, dedicada, pé no chão e espiã profissional. Há dez anos ela vem passando os segredos do marido político para a misteriosa organização Black Doves. Após o assassinato de seu amante secreto Jason (Andrew Koji), sua chefe, a enigmática Reed (Sarah Lancashire), chama o velho amigo de Helen, Sam Young (Ben Whishaw), para garantir a segurança dela. Juntos, Helen e Sam embarcam em uma missão para investigar quem matou Jason e qual foi a motivação do crime, levando-os a descobrir uma enorme conspiração conectada ao submundo de Londres que está prestes a deflagrar uma crise geopolítica.

Elenco: Keira Knightley (Desejo e Reparação, Orgulho e Preconceito, Simplesmente Amor), Ben Whishaw (This is Going to Hurt, Paddington), Sarah Lancashire (Happy Valley), Andrew Buchan (Carnival Row), Adeel Akhtar (A Grande Ilusão), Tracey Ullman (The Tracey Ullman Show), Finn Bennett (True Detective: Night Country),  Luther Ford (The Crown), Andrew Koji (Warrior), Kathryn Hunter (Andor, A Tragédia de Macbeth), Sam Troughton (Chernobyl, Mank), Ella Lily Hyland (Fifteen-Love, Silent Roar), Adam Silver (A Diplomata, Mestres do Ar)  Ken Nwosu (Look the Other Way and Run), Gabrielle Creevy (In My Skin, Três Mulheres) e  Omari Douglas (Rye Lane - Um Amor Inesperado, It’s A Sin). Também estrelando Paapa Essiedu (The Lazarus Project, Gangues de Londres).


Criador, Roteirista e Produtor Executivo: Joe Barton (Giri/Haji e O Projeto Lazarus)

Produtora: SISTER (Chernobyl, This Is Going To Hurt, O Poder) e Noisy Bear  

Produtora Executiva para a SISTER: Jane Featherstone (Chernobyl, This Is Going To Hurt), Chris Fry (Kaos, Giri/Haji) e  Keira Knightley

Produtor Executivo para a Noisy Bear: Joe Barton

Diretor: Alex Gabassi (The Crown) e Lisa Gunning (O Poder)

Produtor da Série: Harry Munday




.: Vídeos: Lady Gaga lança sessão dupla com “Disease” e “Die With A Smile”


Ganhadora de 13 prêmios GRAMMY®, Lady Gaga lançou hoje uma “sessão dupla” de vídeos musicais, revelando o clipe de “Disease”,  primeiro single de seu próximo álbum (carinhosamente apelidado “LG7”), com lançamento previsto para fevereiro de 2025, e o vídeo de “Die With A Smile (Live in Las Vegas)”.

Ousado e visualmente impressionante, o vídeo de “Disease” explora de maneira artística o desafio  de confrontar o próprio caos, captando a vontade de persistir e abraçar lados assombrosos, mas inescapáveis de nós mesmos — algo que Lady Gaga dividiu com os fãs em recente post nas mídias sociais. Assista ao vídeo, dirigido por Tanu Muino.

Registro de uma versão ao vivo gravada com Bruno Mars no Dolby Live no Park MGM, o vídeo “Die With A Smile (Live in Las Vegas)”, já pode ser assistido.  Download de “Die With A Smile (Live in Las Vegas)”: https://gagamars.lnk.to/DWASLive?

“Disease” foi lançada na sexta-feira, 25 de outubro, e recebeu ótimas críticas da crítica e dos fãs, com a “HARPER'S BAZAAR” elogiando a música como “um clássico de Gaga, no melhor sentido” e a “COSMOPOLITAN” chamando-a de “instantaneamente icônica”. A BBC celebrou seu som “sombrio, deslumbrantemente maximalista”, lembrando os ouvintes do estilo “cativante e esquisito” característico de Gaga, enquanto a “CLASH” observou sua “energia punk”, citando “o refrão matador” entre os melhores da cantora. O CONSEQUENCE destacou a “garra” de Gaga e o “falsete sinistro” da música, que lembra seus primeiros trabalhos, e o “THE INDEPENDENT” a aclamou como “a melhor música dela em muito tempo”, descrevendo-a como uma “dose potente de eletropop sombrio”. O “GUARDIAN” destacou seus “sintetizadores efervescentes e distorcidos” e sua “batida forte e levemente industrial”, dizendo que ela “evoca lembranças da Gaga do final dos anos 2000”, enquanto a “ROLLING STONE ‘destacou sua “linha de sintetizadores cavernosos”, elogiando a música por seu “refrão clássico de gritar junto com Gaga”.

Marcando seu tão aguardado retorno ao pop, “LG7” seguirá o lançamento de “Harlequin”, um álbum conceitual que acompanhou o filme “Coringa: Delírio a Dois”. “Harlequin”, que estreou em primeiro lugar na parada jazz da Billboard e entre os 20 primeiros na Billboard 200, foi elogiado pelos críticos. A “ROLLING STONE” o descreveu como “álbum luxuriante de swing jazzístico, em sua maioria standards,no ponto ideal”, enquanto “THE NEW YORK TIMES” comentou que “Gaga é capaz de mandar bem numa canção teatral sem fazer a menor força, e aqui ela traz uma energia nova para 'The Joker' ao vesti-la numa espécie de arranjo de ópera rock, completo com guitarra elétrica e um rosnado punk na voz”. O “USA TODAY” considerou o álbum “facilmente um de seus melhores momentos em disco”, observando que “é impossível ouvir ‘Harlequin’ e não aumentar o respeito pela cantora/atriz”.

Lady Gaga segue reinando na Billboard Global 200 com seu grande sucesso “Die With a Smile”, que ficou no topo da parada por oito semanas consecutivas após seu lançamento, o #1 mais duradouro da Global 200 este ano. A música acumulou 1,06 bilhão de streams globais em todas as plataformas digitais desde o seu lançamento e já foi reconhecida com certificado de Diamante no Brasil. Atualmente o terceiro artista mais ouvido do mundo no Spotify, Lady Gaga atingiu há pouco um novo pico de 110 milhões de ouvintes mensais, o que a torna um dos quatro únicos artistas da história a ultrapassar esse marco.

Disease

Die With A Smile

terça-feira, 29 de outubro de 2024

.: "Vestido de Noiva" recebe montagem inédita idealizada por Helena Ignez


Lucélia Santos, Djin Sganzerla e Simone Spoladore em "Vestido de Noiva", a obra-prima de Nelson Rodrigues revisitada por Helena Ignez. Foto: © Ale Catan


Em cartaz no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, o espetáculo "Vestido de Noiva", clássico de Nelson Rodrigues, ganha montagem inédita idealizada e dirigida por Helena Ignez. O espetáculo tem no elenco Lucélia Santos, Djin Sganzerla e Simone Spoladore à frente de elenco composto por Jiddu Pinheiro, Clarisse Abujamra, Luciano Chirolli, Tuna Dwek, Michele Matalon, Luciana Fróes e Luiza Barros. A direção traz a peça de Nelson para os dias de hoje e é no personagem de Madame Clessy, vítima de feminicídio, que quer dar o recado, do ponto de vista social.

A encenação conta com direção de imagem (vídeo) de André Guerreiro Lopes, direção de arte, cenografia e figurinos de Simone Mina e Carolina Bertier, iluminação de Aline Santini, vídeo mapping de André Grynwask e Pri Argoud, trilha sonora e sonoplastia de Aline Meyer, além da participação de Cida Moreira com uma versão original de “Brasil Pandeiro”, de Assis Valente. Com realização do Sesc SP, a nova montagem de "Vestido de Noiva" acontece às sextas e sábados às 20h00 e domingos às 18h00, de 25 de outubro até 8 de dezembro.

A provocação para a nova montagem de "Vestido de Noiva" surgiu ano passado, quando Lucélia Santos - que atuava como atriz no filme “Mulher Oceano” (2020), dirigido por Djin Sganzerla -, sugeriu à Djin que sua mãe, Helena Ignez, encenasse a peça com ela, Lucélia, fazendo Madame Clessi. "Achei incrível essa ideia que Lucélia teve de fazer a Madame Clessi, ela profundamente ligada a Nelson Rodrigues e pensei que em comum nós tínhamos uma coisa antes de tudo, amávamos Nelson Rodrigues. Ela performando vários de seus filmes", comenta Helena Ignez.

A narrativa da peça de Nelson Rodrigues, é dividida em três planos que se inter-relacionam em ações simultâneas, em tempos diferentes, onde ocorrem as cenas da alucinação, da memória e da realidade, que estabelecem as molduras nas quais a agonizante Alaíde (Djin Sganzerla), protagonista, desvenda ao público espectador a história trágica de seu amor infeliz pelo marido Pedro, na qual tem como rival a irmã, Lúcia (Simone Spoladore). 

À narrativa de Alaíde misturam-se flashes urbanos de ruas e de trânsito, de uma sala de cirurgia, de uma redação de jornal. E ainda se entrelaça com a história de Madame Clessy (Lucélia Santos), vítima de feminicídio, no início do século XX. Na peça, Madame Clessy tem a função de ajudar Alaíde a reorganizar sua mente convulcionada, após o atropelamento.

Helena Ignez chama atenção para o especial cuidado na nova montagem com a visualidade da encenação, além de trazer a peça de Nelson Rodrigues para os dias de hoje. E que é exatamente no personagem da Madame Clessy que a diretora quer dar o recado, do ponto de vista de personagem, do ponto de vista social. “Madame Clessy não é nada do que fizeram dela até hoje”, afirma a diretora, por isso está exclusivamente em cima do Nelson Rodrigues:

"Em nenhum momento Nelson se refere a ela como prostituta. Madame Clessy é uma mulher de vida livre, que acusam de orgias. Não é uma prostituta. Ela tem um amante, um desembargador que a conhece desde menina. Ela teve um filho e é apaixonada por um jovem de dezessete anos. Clessy é uma ingênua e o jovem um assassino, que a mata. É um feminicídio. O que me interessa mostrar, agora, em Vestido de Noiva é esse feminicídio e o esterismo e a loucura dessa família tradicional, burguesa. Clessy é uma figura antiga, que Nelson situa no começo do século XX e eu a trago para hoje. Uma mulher vítima da incompreensão e da inveja da sociedade, uma mulher vítima do feminicídio. 'Essa montagem é muito cabeça!'”, esclarece Helena Ignez.

"Nelson é um gênio, a gente sabe disso, e quando entra em contato íntimo com seus textos, isso é reafirmado a cada momento, ao ponto de não querer perder nada, nem a rubrica", afirma Helena Ignez.


Ficha técnica
Espetáculo "Vestido de Noiva"
Texto: Nelson Rodrigues
Direção: Helena Ignez
Assistência de direção e Direção de Cena: Rafael Bicudo
Elenco: Lucélia Santos (Madame Clessi), Djin Sganzerla (Alaíde), Simone Spoladore (Lúcia), Jiddu Pinheiro (Pedro), Clarisse Abujamra (Dona Lígia - mãe), Luciano Chirolli (participação especial, como Gastão - pai), Tuna Dwek (Dona Laura - sogra), Michele Matalon (mãe do namorado), Luciana Fróes e Luiza Barros (mulheres do bordel).
Direção de imagem (vídeo): André Guerreiro Lopes
Direção de arte, cenografia e figurinos: Simone Mina e Carolina Bertier
Iluminação: Aline Santini
Trilha sonora e sonoplastia: Aline Meyer
Arranjos e interpretação de “Brasil Pandeiro”: Cida Moreira
Vídeo Mapping: André Grynwask e Pri Argoud - Um Cafofo
Assistência de cenografia: Vinicius Cardoso
Assistência de figurinos: Rick Nagash e Hellige Santana
Técnico de som e operação: Kléber Marques
Operação de vídeo: Rodrigo Chueri
Assistência de luz e operação: Sibila
Produção executiva: Luiza Barros
Direção de produção: Marcela Horta
Assessoria de imprensa:  Ney Motta
Fotos de divulgação: Ale Catan
Programação visual: SESC SP


Serviço
Espetáculo "Vestido de Noiva"
Temporada: até dia 8 de dezembro de 2024
Sextas e sábados, às 20h00 | Domingos e feriados, às 18h00 - *não haverá sessão em 20 de novembro
Quinta, 21 de novembro e 5 de dezembro, às 15h00
Sesc Consolação - Teatro Anchieta (280 lugares)
Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque / São Paulo
Telefone: (11) 3234-3000
Horário de funcionamento: terça a sexta: das 10h00 às 21h30. Sábados: das 10h00 às 20h00. Domingos e Feriados: das 10h00 às 18h00.
Ingressos: R$ 70,00 (inteira), R$ 35,00 (meia-entrada), R$ 21,00 (credencial plena).
Venda on-line: em sescsp.org.br e no app Credencial Sesc SP
Venda presencial: na bilheteria de qualquer unidade do Sesc SP
Duração: 110 minutos
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos
Acessibilidade: teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida

.: Luiz Rufino estreia na Paz & Terra com livro que convida a reimaginar o Brasil


Nas deliciosas crônicas de "Cazuá: onde o Encanto Faz Morada", o escritor e professor Luiz Rufino apresenta um país para muito além do que se conhece nos livros de história. Os textos convidam a reimaginar o Brasil, numa dimensão que vai além da casa e da rua: o encanto. Rufino lembra que, na memória ancestral lavrada nos chãos de um Brasil profundo, o cazuá é onde a vida se aconchega como espanto, festa, peleja, mistério e devoção. 

Este livro abriga crianças que vadeiam com santos, malandros que se misturam com trabalhadores, flores que se encruzam com facas, plantas que conversam com gente, roças que se irmanam com matas, quintais, esquinas e terreiros - porque nesses espaços de convívio e intimidade, que são também ambientes preciosos para invenção de mundos, coabitam as histórias de cada um e de nossa gente, deste e de outros planos. Afinal, a força das coisas não está só naquilo que aparenta ser e que se reduz ao que chamam de materialidade. 

A beleza acontece quando uma coisa toma a outra como morada; planta, pedra, rio, bicho, comida, tambor e gente, tudo isso pode ser morada de encanto. Por isso, este livro é um singelo altar brasileiro. E, para quem entoar suas palavras ou carregá-lo na bolsa ou debaixo do braço, pode ser também um patuá. Rufino persegue atentamente as trilhas cotidianas, disponibiliza a escuta de forma atenta e bota o corpo para jogo andarilhando por espaços onde a vida acontece de forma miúda. Nessas tramas ordinárias saltam as invenções e sabedorias que fazem de ruas, mercados, encruzilhadas, barracões, botequins, rodas e os seus praticantes o próprio movimento de escrita do livro. 

Escutador das histórias dos vários cantos do Brasil, o autor as adentra para lê-las em suas várias camadas. A escrita aqui se confunde com outros fazeres, como os de quem faz fé no jogo, na ginga, brinca e brinda o gole para espantar a miséria. Uma escrita de corpo inteiro que caminha pelos subúrbios cariocas, invoca memórias do sertão nordestino, bate cabeça nos terreiros, vadeia em quintais, pede licença a rua, dribla os aperreios da trívia e firma as poesias passadas de boca em boca. 

O balaio de histórias trazido por Rufino faz valer aquilo que Antonio Bispo dos Santos chamou de “oralizar a escrita”. Um fazer que revela que os saberes correm diferentes mundos e tempos para baixar nos mais diferentes corpos e fazer da vida um inacabado rito cotidiano. “Se a casa invoca a obra, o cazuá diz sobre o espírito das coisas, daí ele se firma na miudeza, na experiência ordinária, no repertório pé de chinelo próprio das sabedorias batedoras de perna. Nessa morada de encanto, da fresta, da porteira entreaberta, se avista a imensidão do mundo”, diz Luiz Rufino, sempre com a poesia como norte. Compre o livro "Cazuá" neste link.


Sobre o autor
Luiz Rufino
é carioca, criado no subúrbio, filho de pai e mãe cearenses, neto de vaqueiros e lavradores. Tem as ruas, as rodas, os quintais e os terreiros como lugar de formação. É professor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rufino escreveu diversos livros, entre eles "Pedagogia das Encruzilhadas" (Mórula, 2019) e "Vence-demanda: educação e Descolonização" (Mórula, 2021). "Cazuá" é a estreia dele na editora Paz & Terra. Garanta o seu exemplar de "Cazuá" neste link.


Ficha técnica
"Cazuá: onde o Encanto Faz Morada"
Editora: Paz & Terra
Autor: Luiz Rufino
172 páginas
Compre o livro neste link.

.: Mel Lisboa faz apresentações gratuitas do solo "Madame Blavatsky"


Com dramaturgia de Claudia Barral e direção de Marcio Macena, monólogo apresenta ao público a misteriosa figura de Helena Petrovna Blavátskaya, escritora russa responsável pela sistematização da teosofia. Foto: João Caldas Fº


A emblemática trajetória da escritora russa Helena Petrovna Blavátskaya (1831-1891), cofundadora da Sociedade Teosófica, inspirou a criação do solo "Madame  Blavatsky - Amores Ocultos", estrelado pela atriz Mel Lisboa. E o espetáculo ganha duas novas apresentações gratuitas em novembro: uma no dia 13, às 21h00, no Teatro Arthur Azevedo e outra no dia 28, às 21h00, no Teatro Cacilda Becker. O monólogo tem dramaturgia de Claudia Barral e surgiu a partir do contato da autora com a peça “Madame Blavatsky”, de Plínio Marcos. Já a direção é assinada por Marcio Macena.

A dramaturgia brinca com os limites da ficção, investigando convenções da representação teatral e simulando, através do texto, uma incorporação mediúnica. Trata-se de uma não-peça, já que propõe ao espectador uma espécie de experiência mística. Em cena, o espírito de Helena Blavatsky exige retornar ao teatro, utilizando-se do corpo de uma atriz, para colocar a sua controversa trajetória em pratos limpos. Como toda história tem várias versões, Helena é interrompida por outros espíritos, que também querem dividir com o público as suas impressões.

A ideia é apresentar ao público essa figura complexa, dinâmica e independente, que foi responsável pela sistematização da moderna Teosofia (que, de maneira reducionista e simples, pode ser definida como o conjunto de doutrinas filosóficas, esotéricas e ocultistas que buscam o conhecimento direto dos mistérios da vida, da natureza e da divindade).

Blavatsky surgiu em um momento histórico em que a religião estava sendo rapidamente desacreditada pelo avanço da ciência e da tecnologia. Helena, então, tornou-se cofundadora da Sociedade Teosófica, que pregava a junção de todos os credos, incentivando a pesquisa científica, o pensamento independente e a crítica da fé cega através da razão.

Assim, ela viveu em busca de conhecimento filosófico, espiritual e esotérico, para desenvolver seus poderes paranormais de forma controlada, a fim de que pudesse servi-los como instrumento para a instrução do mundo ocidental. Lutou contra todas as formas de intolerância e preconceito, atacou o materialismo e o ceticismo arrogante da ciência, e pregou a fraternidade universal.

“Essa personagem única influenciou milhares de pessoas em todo o mundo desde que apareceu, da população comum a estadistas, líderes religiosos, literatos e artistas, e deve mais do que nunca ser conhecida do público. Ela abalou e desafiou de tal modo as correntes ortodoxas da religião, da ciência, da filosofia e da psicologia, que é impossível ficar ignorada. Foi uma verdadeira iconoclasta - ao rasgar e fazer em pedaços os véus que encobriam a realidade”, conta o diretor Marcio Macena.

Blavatsky também se tornou o alvo de ataques e injúrias, pela coragem e ousadia de trazer à luz do dia aquilo que era blasfêmia revelar. Lentamente, os anos se encarregaram de fazer-lhe justiça. Apesar das invectivas, considerava-se feliz por trabalhar "a serviço da humanidade", e deu provas de sabedoria ao deixar que as futuras gerações julgassem a sua magnífica obra.


Sinopse de "Madame Blavatsky - Amores Ocultos"
"Madame Blavatsky - Amores Ocultos" brinca com os limites da ficção, investigando convenções da representação teatral e simulando, através do texto, uma incorporação mediúnica. Em cena, o espírito de Helena Blavatsky, fundadora da Sociedade Teosófica, exige retornar a um teatro, utilizando-se do corpo de uma atriz, para colocar a sua controversa história em pratos limpos. Como toda história tem várias versões, Helena é interrompida por outros espíritos, que também querem dividir com o público as suas impressões.

Ficha técnica
Espetáculo "Madame Blavatsky - Amores Ocultos"
Elenco: Mel Lisboa
Texto: Cláudia Barral
Direção: Marcio Macena
Figurino: João Pimenta
Cenário: Márcio Macena
Designer de luz: Ligia Chaim
Designer de som: Bruno Pinho
Cenotécnico: Alicio Silva - Casa Malagueta
Op. Luz: Roseli Marttinely
Op. Som: Vinicius Reis
Assistente: Lorenzo Saliba
Produtora executiva: Dani D' Agostino
Fotos assessoria: João Caldas e gaTú Filmes
Foto arte de divulgação:  Hudson Senna
Criação de conteúdo: gaTú Filmes
Redes sociais: Jéssica Fioramonte
Designer gráfico: Valentina Namur e Decola Agência
Direção de produção: Morena Carvalho
Realização: Estapafúrdia Produções e Lisboa Produções

Serviço
Espetáculo "Madame Blavatsky - Amores Ocultos"
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
Redes sociais: insta - @madameblavatskyamoresocultos

Teatro Arthur Azevedo
Dia 13 de novembro, quarta-feira, às 21h
Endereço: av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca / São Paulo
Ingressos: grátis, distribuídos 1 hora antes da sessão na bilheteria do teatro
Telefone: (11) 2604-5558

Teatro Cacilda Becker
Dia 28 de novembro, quinta-feira, às 21h
Endereço: rua Tito, 295 - Lapa / São Paulo
Ingressos: grátis, distribuídos 1 hora antes da sessão na bilheteria do teatro
Telefone: (11) 3864-4513

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