domingo, 4 de agosto de 2024

.: Lançamento de biografia de Camões terá mesa de debate com Ruy Castro


Dando continuidade às celebrações dos 500 anos de nascimento de Luís Vaz de Camões, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – realiza na próxima terça-feira, 6 de agosto, a partir das 15 horas, o lançamento do livro “Fortuna, Caso, Tempo e Sorte - Biografia de Luís de Camões”, lançado pela editora Contraponto (compre neste link), da escritora portuguesa Isabel Rio Novo

O escritor brasileiro Ruy Castro é o convidado para a mesa de debate. O evento será realizado no Auditório Machado de Assis, na sede da Biblioteca Nacional, no Centro do Rio. A entrada é franca e haverá transmissão ao vivo pelo YouTube (@FundacaoBibliotecaNacional).

O lançamento é organizado pela FBN em parceria com a Embaixada de Portugal no Brasil e o Instituto Camões. Estarão presentes o embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, e o presidente da FBN, Marco Lucchesi.


Camões, 500 anos
No último dia 24 de julho, foi inaugurada na Biblioteca Nacional a exposição “A Língua que se Escreve sobre o Mar - Camões 500 anos”. Realizada em parceria com a Embaixada de Portugal no Brasil, com patrocínio do Instituto Camões e de Pinheiro Neto Advogados, a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, no setor de Obras Raras (3º andar da Biblioteca Nacional). A entrada é gratuita e a exposição ficará em cartaz até 4 de outubro.

A FBN possui cerca de 700 exemplares de livros de Camões, alguns deles vindos de Portugal com Dom João VI, em 1808. Entre as raridades estão as primeiras edições de “Os Lusíadas” (1572), “Rimas” (1616) e “Rhytimas” (1595). A exposição dialoga com a mostra realizada pela FBN em 1880, marcando os 300 anos de falecimento do escritor português, e que foi fotografada por Marc Ferrez.

A exposição inclui mapas de Lisboa e das Américas, feitos na época de Camões – uma era de navegações e descobrimentos que inspiraram o maior escritor lusitano. Os visitantes poderão apreciar ilustrações presentes nos livros de Camões, além de gravuras e desenhos dos séculos XVI ao XIX que retratam e homenageiam o autor. A mostra inclui, ainda, obras da literatura inspiradas no universo camoniano, além de pinturas de artistas contemporâneos relacionadas à temática da navegação, entre outros itens do acervo da FBN.  


Serviço
Lançamento do livro “Fortuna, Caso, Tempo e Sorte - Biografia de Luís de Camões” 
Terça-feira, dia 6 de agosto, às 15h00.
Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional.                                                            Endereço: Rua México, s/nº.                                                                                                            Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=ltdenY9cXFA.                       Realização: FBN, Embaixada de Portugal no Brasil, Instituto Camões.                                     *Entrada gratuita.
Compre o livro neste link.

.: "Capiba, Pelas Ruas Eu Vou..." chega a SP nos Teatros Santander e Frei Caneca


Com 45 bailarinos-cantores do Aria Social e 19 músicos no elenco, o espetáculo, que já foi visto por mais de 13 mil espectadores, celebra a história de um dos grandes nomes do frevo, o compositor pernambucano Lourenço da Fonseca Barbosa (1933-1997), o Capiba. O musical faz duas apresentações, dias 5 e 6 de agosto, no Teatro Santander; e duas sessões extras dias 13 e 14 de agosto, no Teatro Sabesp Frei Caneca, prometendo transformar o palco em uma grande festa, misturando música, dança, canto, teatro, fotografia e cinema. Os ingressos têm preços a partir de R$ 15,00. Foto: Ricardo Nascimento. 


Em agosto, a capital paulista terá o prazer de receber um espetáculo que é uma grande homenagem à cultura e ao folclore pernambucanos e leva ao palco o legado deste grande compositor que, além do frevo, compôs para diversos ritmos como samba, baião e maracatu. "Capiba, Pelas Ruas Eu Vou..." une de forma magistral o popular e o lírico com músicas do compositor pernambucano Lourenço da Fonseca Barbosa (1933-1997), o Capiba, performadas por uma orquestra de câmara e uma coreografia emocionante.

Criado a muitas mãos com o objetivo de valorizar a rica e plural cultura pernambucana,  o espetáculo estreou em 2022, na comemoração de 30 anos do Aria Social, que atende mais de 450 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, transformando vidas por meio da arte. Para isso, o projeto conta com aulas de dança e música, realizadas no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, zona sul da Região Metropolitana do Recife.

“Capiba é o maior compositor de frevos pernambucanos, mas sua obra vai muito além desse ritmo, com valsas, choros, maracatus, sambas, marchas e música erudita, chegando a mais de 200 composições, entre elas a ópera ‘Missa Armorial’, uma obra-prima. É isso que mostramos no espetáculo: a multiplicidade e a riqueza do legado de Capiba”, conta a bailarina Cecilia Brennand, presidente do Aria Social e diretora-geral do musical. A direção musical e a regência do espetáculo são da maestrina Rosemary Oliveira, vice-presidente do Aria Social, e a concepção, direção artística e coreografia são de Ana Emília Freire.

Durante cerca de uma hora, o musical apresenta a trajetória do menino nascido em Surubim, no agreste pernambucano, em 28 de outubro de 1904. Filho de um mestre de banda, Capiba já lia partituras mesmo antes de aprender a ler. Morou na Paraíba e aos 26 anos foi para o Recife, onde trabalhou como funcionário do Banco do Brasil e cursou a Faculdade de Direito do Recife, tudo isso sem nunca deixar a música de lado. 

“Valsa Verde”, uma das composições mais famosas de Capiba, é apenas uma das que, entre frevos dos anos 30, valsas apaixonadas, sambas, maracatus, ciranda, marchas e ópera, servem de trilha para "Capiba, Pelas Ruas Eu Vou...", que conta também com uma orquestra de câmara e projeções de cinema e fotografias que fazem o público mergulhar no espetáculo. Seguindo o princípio do Aria Social, de educação pela arte, parte das sessões marcadas são exclusivas para instituições de ensino.

"Capiba, Pelas Ruas Eu Vou..." tem figurino de Beth Gaudêncio, direção audiovisual e videografia de Max Levay, design de luz e operação de Cleison Ramos, design de som e operação de Isabel Brito e projeção de Gabriel Furtado.


Sobre o Aria
O Aria Espaço de Dança e Arte foi criado em 1991 pela bailarina Cecília Brennand com o objetivo de abrigar e integrar todas as artes e contribuir para sua democratização cultural. Em 2004, foi transformado em Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), tipo de  instituição sem fins lucrativos, e passou a se chamar Aria Social. Com ênfase na formação completa de bailarinos-cantores, na introdução ao universo musical e ao empreendedorismo, o Aria Social produziu 16 espetáculos e mais de 10 mil crianças e famílias foram impactadas pelo seu trabalho.

O projeto tem como missão promover a transformação humana através da arte-educação, oferecendo a formação e profissionalização na música e na dança a 588 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Além de apoiar as famílias desses alunos, oferecendo capacitação em técnicas de artesanato e fomentando o empreendedorismo social a 140 mães artesãs, por meio do projeto Casa de Maria, fundado em 2017.


Serviço
"Capiba, Pelas Ruas Eu Vou..."Teatro Santander
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 - Itaim Bibi/São Paulo
Apresentado por Ministério da Cultura
Patrocínio: Banco Itaú, Logos, Grupo Parvi e Veneza
Data: 5 e 6 de agosto de 2024, segunda e terça-feira, às 20h00
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Ingressos: De R$30 a R$70
Bilheteria on-line (com taxa de conveniência): https://bileto.sympla.com.br/event/94544?share_id=1-whatsapp
Bilheteria física (sem taxa de conveniência): Teatro Santander. Horário de funcionamento: Todos os dias das 12h00 às 18h00. Em dias de espetáculos, a bilheteria permanece aberta até o início da apresentação. A bilheteria do Teatro Santander possui um totem de autoatendimento para compras de ingressos sem taxa de conveniência 24h por dia. Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041.


Descontos
50% de desconto | Meia-entrada: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário.

30% de desconto | Cliente Santander - Na compra de ingressos realizada por clientes Santander, limitado a 20% da lotação do teatro. Não cumulativo com meia­-entrada. Limitados a 02 (dois) ingressos por CPF. Esta compra deverá ser realizada com cartões do Banco Santander, para compras on-line somente o cartão de crédito Santander, compras na bilheteria e totem, o pagamento com o desconto poderá ser realizado em débito ou crédito. De acordo com o art. 38, inciso I, da Instrução Normativa nº 1, de 20/03/2017 e com base na Lei Federal nº 8.313 (Lei Rouanet) e Decreto nº 5.761, é proibido comercializar o produto cultural (ingressos) em condições diferentes para clientes Santander, das praticadas ao público em geral.


Teatro Sabesp Frei Caneca
Shopping Frei Caneca - R. Frei Caneca, 569 - Consolação, São Paulo - SP, 01307-001
https://www.teatrosabespfreicaneca.com/ 
Apresentado por Ministério da Cultura
Patrocínio: Banco Bradesco, Logos, Grupo Parvi e Veneza
Data: 13 e 14 de agosto de 2024, terça e quarta-feira, às 20h00
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Ingressos: de R$30 a R$70


Canais de venda oficiais
Uhuu.com – com taxa de serviço
https://uhuu.com/evento/sp/sao-paulo/musical-capiba-pelas-ruas-eu-vou-13260
Bilheteria física – sem taxa de serviço
Teatro Sabesp Frei Caneca (Shopping Frei Caneca)
De terça a domingo, das 12h às 20h (pausa almoço: 15h às 16h)


Formas de pagamento
Bilheteria do teatro: dinheiro, cartão de crédito e cartão de débito
Site da Uhuu.com e outros pontos de venda oficiais: cartão de crédito
Cartões de créditos aceitos: Visa, Mastercard, Diners, Hipercard, American Express e Elo
Cartões de débito aceitos: Visa, Mastercard, Diners, Hipercard, American Express e Elo
Estacionamento: R$14 por 2 horas.

sábado, 3 de agosto de 2024

.: Warner anuncia reexibição de "Os Fantasmas Se Divertem" nos cinemas


Entre os dias 15 e 21 de agosto, fãs do fantasma mais divertido do cinema poderão rever o clássico antes de embarcarem nas novas aventuras de Beetlejuice, que chegam aos cinemas em 5 de setembro.

 

"Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice" chega às telonas de todo o Brasil em 5 de setembro, porém, antes, os fãs poderão se aquecer revivendo o clássico de 1988 também nos cinemas. Entre os dias 15 e 21 de agosto, o primeiro filme, "Os Fantasmas Se Divertem", será exibido nos principais cinemas do país, resgatando as trapalhadas e aventuras do fantasma mais engraçado de todos os tempos.


Além disso, a Warner Bros. Pictures acaba de anunciar também que a venda antecipada de ingressos para o novo filme de Tim Burton começará dia 23 de agosto. "Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice" traz três gerações que voltam para a emblemática e famosa casa em Winter River, que segue sendo assombrada por Beetlejuice após uma enorme e inesperada tragédia. E as coisas devem ficar ainda mais complicadas quando a maquete da cidade for descoberta e alguém chamar três vezes o nome do fantasma arteiro, o trazendo para o mundo dos vivos.


No Brasil, Beetlejuice será dublado pelo ator Eduardo Sterblitch, que deu vida ao personagem no "Beetlejuice – O Musical", adaptação brasileira do famoso musical da Broadway. "Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice" estreia em 5 de setembro em todo o país, também em versões acessíveis. Para mais informações, consulte os cinemas de sua cidade.

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

.: Espetáculo infantil "A Grande Questão" da Cia. De Feitos estreia dia 3 de agosto


Uma peça (quase) sem palavras, com música ao vivo e cheia de perguntas filosóficas para despertar a curiosidade das crianças de todas as idades sobre a vida . Foto: Mariana Chama 


Toda a nossa existência é permeada por uma grande questão. E a Cia. De Feitos estimula as crianças a pensarem sobre isso no seu novo espetáculo, “A Grande Questão”, que faz temporada entre os dias 3 de agosto e 21 de setembro, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, com sessões aos sábados, às 11h00. É o quinto espetáculo da companhia que, desde 2009, dedica-se a criar peças infantis aliando teatralidade contemporânea e temas tabus. “Acreditamos no poder do teatro para fazer as crianças se interessarem por um mundo artístico e não por um mundo moral. Queremos criar peças de teatro que permitam as crianças de ir além de uma história com começo, meio e fim”, conta o diretor e dramaturgo Carlos Canhameiro.     

Inclusive, de acordo com ele, este é o projeto mais ousado do grupo. “Não utilizaremos falas com textos elaborados, apenas nas canções executadas ao vivo se terá acesso às palavras. Toda a fruição de 'A Grande Questão' está ligada à maneira como as cenas são construídas”, explica.  

Por isso, o cenário é composto por elementos visuais inusitados, objetos deslocados do seu uso mais óbvio e muita ludicidade. Há até uma grande estrutura de papel que enche de ar por meio de movimentos realizados pelo elenco e se transforma em uma grande pedra. Tudo foi feito para despertar um lado mais sensível e cinestésico das crianças. Afinal, qual será a razão da pedra estar aqui? 


O despertar da sensibilidade
A intenção da Cia. De Feitos não é contar uma história com uma narrativa muito amarrada. Vários personagens dão as suas respostas para a grande questão que norteia a humanidade. Porém, em nenhum momento é revelado para o público qual é a grande questão. Apenas são apresentados indícios de que cada ser, cada objeto, cada pessoa tem respostas diferentes e particulares sobre a questão. 

Ao longo da encenação, personagens como o pai, a mãe, o lutador, o gato, o soldado, o jardineiro, o aviador, o marinheiro, o padeiro, o número 3 revelam suas respostas para a Grande Questão. E cabe aos atores e atrizes Carla Massa, Giscard Luccas, Marilene Grama e Paula Serra desenharem, pintarem, cozinharem e fazerem projeções ao vivo para construir estas respostas poéticas.  

Para o jardineiro, por exemplo, o ser humano veio ao mundo para esperar. Por isso, ele planta sementes em 20 vasos, que o público não verá crescer. Já o padeiro está em cena fazendo uma massa de pão assim que toca o sinal de entrada no teatro, porque a resposta dele é: para acordar cedo. 

Já os músicos Paula Mirhan e Rui Barossi são responsáveis pela costura das cenas. As canções, com letras, guiam os espectadores pelos acontecimentos e criam uma sintonia entre quem está no palco e quem está na plateia.  

“Acreditamos que as crianças vão se entreter muito mais com essas brincadeiras que fazemos em cena do que com uma história mais pré-formatada, em que fica muito claro quem é bom e quem é mal, o que é certo e o que é errado”, defende Canhameiro.  


Sinopse de "A Grande Questão"
Há uma grande questão que ronda a nossa existência, não importa em qual idade… E há inúmeras respostas para ela. Na nova peça da Cia. De Feitos as respostas serão parte da cena.  A mamãe, o papai, a vovó, o cachorro, o lutador, o padeiro, o pato, a pedra, os músicos... Cada um tem a sua resposta para a grande questão! Será que são as mesmas que as nossas? 

As nossas obras preferidas são aquelas que nos oferecem novas questões, novas visões, novos pensamentos de modo que as crianças (e os adultos) encontrarão nesta peça uma sutil introdução poética às grandes questões que movem a filosofia e a nossa vida. Projeto contemplado na Lei de Fomento ao Teatro - Prefeitura de São Paulo  


Sobre a Cia. de Feitos
A Cia de Feitos foi criada em 2009, em São Paulo, a partir do desejo de fazer um teatro para público infantil aliando a teatralidade contemporânea, os temas tabus e o respeito à inteligência das crianças e adultos! Nesses quinze anos a Cia. De Feitos criou as peças "O Pato, a Morte e a Tulipa" (2011), "Selma" (2013), "Achados & Perdidos" (2015), "Inimigos" (2017) e "A Grande Questão" (2023). Elas continuam circulando e se apresentando para crianças de todas as idades. 

Ficha técnica
Espetáculo "A Grande Questão"
Direção e dramaturgia: Carlos Canhameiro
Elenco: Carla Massa, Giscard Luccas, Marilene Grama e Paula Serra
Músicos ao vivo: Paula Mirhan e Rui Barossi
Técnico de som: Pedro Canales
Iluminação: Daniel Gonzalez
Técnico de luz: Cauê Gouveia
Figurinos: Renan Marcondes
Cenário: Carlos Canhameiro e José Valdir Albuquerque
Imagens: Mariana Chama
Produção: Corpo Rastreado / Nathália Christine 


Serviço
Espetáculo "A Grande Questão", Cia. de Feitos
Temporada: 3 de agosto a 21 de setembro de 2024 
Horário: Sábados, às 11h00
Sesc Consolação - Teatro Anchieta (280 lugares) - Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque/São Paulo
Telefone: (11) 3234-3000
Horário de funcionamento: Terça a sexta: das 10h às 21h30. Sábados: das 10h às 20h. Domingos e Feriados: das 10h às 18h.
Ingressos: R$40,00 (inteira), R$20,00 (meia-entrada), R$12,00 (credencial plena). Crianças até 12 anos não pagam.
Venda on-line em sescsp.org.br 
Venda presencial na bilheteria de qualquer unidade do Sesc SP e no app Credencial Sesc SP a partir de 24/7 (quarta), às 17h 
Duração: 55 minutos 
Acessibilidade: teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida

.: "Otelo", baseado em Shakespeare, em cartaz todos os sábados de agosto


Livre adaptação da peça de William Shakespeare, espetáculo aborda temas universais e atemporais como o racismo, o amor, os ciúmes, a traição, a vingança e o arrependimento. Foto: Carlos Garcia

Em todos os sábados de agosto, dias 3, 10, 17 e 24, fica em cartaz o espetáculo "Otelo", baseado na obra de William Shakespeare, no Teatro Commune. A peça é construída a partir da linguagem da comédia física e visual, partindo de uma concepção original do inglês John Mowat. A direção geral é de Augusto Marin que está no elenco com Armando Liguori, Myllena Oliver, Natalia Albuk e Paulo Dantas. 

"Otelo", livre adaptação da peça de William Shakespeare, é uma abordagem cômica desta grande tragédia, que lida com temas universais e atemporais como o racismo, o amor, os ciúmes, a traição, a vingança e o arrependimento.

A inversão da etnicidade de Desdêmona e Otelo oferece uma nova visão sobre a relação deste casal. Desdêmona, é negra e Otelo é um general velho e branco. Cinco atores interpretam todos as personagens, sendo que um deles não apenas representa um juiz e um cão, mas 52.724 soldados do exército veneziano.


Sinopse de "Otelo"
Desdêmona, uma jovem negra, e Otelo, general de Veneza, jovem e branco, casam-se secretamente contra a vontade da mãe dela, Dona Brabancia. Iago quer vingar-se de Otelo por ter promovido o jovem Cassio em seu lugar ao posto de tenente coronel. Seu plano é fazer com que Otelo pense que Cassio e Desdêmona são amantes.

Primeiro faz Cassio ficar bêbado e brigar, ferindo o Governador de Chipre, sendo demitido por Otelo. Depois mostra a Otelo um sonho erótico de Desdêmona com Cassio. Em seguida, rouba um lenço de Desdêmona e o coloca no quarto de Cassio, fazendo com que Otelo saiba. Iago convence Rodrigo a matar Cássio pelo amor de Desdêmona. Rodrigo e Cássio duelam e se ferem mutuamente. Iago mata Rodrigo, mas diz a Otelo que matara Cassio. Otelo mata Desdêmona. Emília revela que Desdêmona nunca foi infiel e que o lenço foi roubado por Iago. Iago mata Emília. Otelo, arrependido, se mata. Cássio reaparece ferido, prende Iago e encerra a tragédia.

Otelo, um grande líder que não consegue distinguir os amigos dos inimigos, Desdêmona e sua séria obsessão em contar soldados; Iago, que certamente é o que é, Cássio e seu interesse peculiar por lenços femininos, Bianca e seu relacionamento íntimo com os soldados do exército veneziano, todos os 52.724; Rodrigo e suas patéticas tentativas para conquistar Desdêmona; Emília que tudo vê e tudo ouve, Dona Brabancia e sua relação secreta com o genro; o exército veneziano, uma destemida força de guerra apaixonada pela insaciável prostituta Bianca, a frota turca e seus bigodes fantásticos, o governador de Chipre, sempre atrapalhando o caminho, uma dor de cabeça e sua insaciável apetite por aspirinas, um juiz, sempre preparado para silenciar uma corte e um cão fiel e obediente, mas com um temperamento colérico.


A reescrita e adaptação de Otelo
Em 2017, durante dois meses de intenso trabalho, a peça foi inteira reescrita, cena por cena, através de improvisações, pelo diretor e pelos atores, com cenas e falas que indicam as ações mais relevantes para a trama, na busca de uma versão de Otelo atual e teatral.

O roteiro da peça segue o mesmo roteiro da trama de Shakespeare, com a adição de algumas cenas, como, por exemplo, a que apresenta os personagens no início, a que Desdêmona conta soldados ou a que o lenço passa de mão em mão por todas as personagens.

Cada um dos atores interpreta dois ou três personagens e estão o tempo todo em cena. Os figurinos são roupas comuns, como calça jeans e camiseta, com adereços específicos que diferenciam as personagens, como, um chapéu, um óculos, uma touca, uma echarpe e um lenço.

Otelo já foi apresentado no Teatro Commune, em São Paulo, em alguns teatros do interior como no recente Festival de Inverno de Pinhal e em teatros das Fábricas de Cultura, com grande sucesso de público e de crítica.


Ficha técnica
Espetáculo "Otelo"
Concepção original: John Mowat
Direção geral: Augusto Marin
Elenco: Armando Liguori, Myllena Oliver, Natalia Albuk, Paulo Dantas e Augusto Marin
Operação de luz e som: Anderval Areias e Eder Pires
Desenho de luz e som: Agnaldo Nicoletti
Ilustrador: Eloar Guazzelli
Designer: Rony Costa
Assessoria de imprensa: Miriam Bemelmans
Assistente de produção: Matheus Melchionna
Fotos / Vídeos: Carlos Garcia e Gustavo Zanetti
Direção de produção: Augusto Marin e Luciane Ortiz
Realização: Commune


Serviço
Espetáculo "Otelo"
Dias 3, 10, 17 e 24 de agosto de 2024
(Audiodescrição e libras nos dias 17 e 24)
Horário: Sábados, às 20h
Teatro Commune
Rua da Consolação, 1218, Consolação - São Paulo
Telefone: (11) 97665-2205
Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie
Capacidade: 99 lugares + 1 Cadeirante
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos a partir de R$ 20,00
Sympla https://www.sympla.com.br/evento/otelo-de-william-shakespeare/2572945

.: Crítica musical: Deep Purple resgata sua sonoridade em novo disco


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.

Algumas bandas seguem seu caminho na música atravessando décadas e superando os percalços e mudanças em sua formação. Um desses casos é o Deep Purple, que acaba de lançar "=1"  um novo e ótimo álbum com canções autorais e uma sonoridade que resgata os tempos dos anos 70.

A formação atual conta com Ian Gillan (vocal), Ian Paice (bateria), Roger Glover (baixo), Don Airey (teclados) e Simon McBride (guitarra), que entrou no lugar de Steve Morse. E a mudança acabou sendo benéfica, pois Simon se integrou perfeitamente com a banda, priorizando a criação de riffs e fazendo aqueles conhecidos duelos de solos de guitarra com os teclados. Algo bastante notado nos discos dos anos 70.

Claro que a voz de Ian Gillan sente os efeitos do tempo. Não consegue mais gritar aqueles agudos como no passado. Porém as canções escolhidas para esse disco se adequaram com perfeição na sua voz atual, que ainda é capaz de mostrar um feeling irresistível para quem curte um hard rock clássico.

E é preciso destacar a cozinha rítmica formada pelo baixo de Roger Glover e a bateria de Ian Paice. É de se admirar o perfeito entrosamento deles com o novato Simon McBride, que se revelou um ótimo criador de riffs. Ele até parece uma mistura de Ritchie Blackmore com Steve Morse.

O disco tem nas cinco primeiras faixas, "Show Me", "A Bit On The Side", "Sharp Shooter", "Portable Door" e "Old Fangled Thing" um início envolvente, com aquele som característico dos anos 70, recheados de riffs poderosos e solos precisos.

E o ouvinte não se decepciona nas faixas seguintes. Tem o single de divulgação ("Lazy Sod") que é um petardo sonoro com um show de Don Airey, acompanhado pelos riffs de Simon McBride. E o peso roqueiro de Now You're Talkin', No Money To Burn e Bleeding Obvious. Há momentos mais introspectivos nas faixas If I Were You e I'll Catch You, que não comprometem o conjunto da obra. O novo álbum do Deep Purple pode até não estar no nível de outros clássicos, como Machine Head e Fireball. Mas tem elementos suficientes para agradar seus fãs e admiradores. Vale a pena a audição.

"Lazy Sod"

"Pìctures of You"

"Show Me"

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

.: "Bambino a Roma" tem nas memórias de Chico Buarque matéria para a ficção


Leque de impressões de uma infância vivida e imaginada, "Bambino a Roma: ficção" (compre o livro neste link), lançado pela Companhia das Letras, tem nas memórias de Chico Buarque a matéria-prima para a ficção. O local: Via San Marino, 12. No primeiro andar do prédio baixo e amarelo, o menino traça rotas no mapa-múndi que cobre a parede do quarto. 

A náusea sentida durante a navegação do Brasil à Itália ficara para trás e as viagens cartográficas vão sendo deslocadas, em escala menor, para os percursos pelas ruas de uma cidade a ser descoberta. Reminiscências diversas compõem esse trajeto: as primeiras manifestações do desejo; as partidas no gol a gol com Amadeo, o filho do quitandeiro; a escola e suas fugas; cartas, bilhetes e romance, toda uma escrita endereçada a Sandy L., sua paixão juvenil; a dor da apendicite.

Em sua bicicleta niquelada com pneus brancos, Chico Buarque faz o zigue-zague por Roma, solta às vezes a mão do guidom e ensaia um equilíbrio fino entre lembrança e imaginação. Nesse passeio delicado, vislumbres da relação com o pai, a mãe e os irmãos somam-se às experiências formativas projetadas por um narrador às voltas com o passado.

O que disseram sobre o livro
“Uma nova incursão ficcional de Chico Buarque por sua história familiar, desta vez na Roma de 1953-4. Nesta cartografia da memória, alegrias e paúras da infância se misturam reavivando um cotidiano quase mágico: as ventas de Pio XII e uma valsa com Alida Valli, andanças de bicicleta e brincadeiras no parque, O cangaceiro no cine Rex e o suicídio de Vargas. Vibrante água-forte de lugares e sonhos, traçada pelo ‘escritor atormentado’ numa língua de várias fontes: ‘ Tu pensi que cachaça è acqua? Cachaça non è acqua, no’ ”. ― Maurício Santana Dias

“‘Como foi que a infância passou e nós não vimos’, observou o poeta Carlos Drummond de Andrade. Na idade madura, Chico Buarque mira os tempos idos para narrar e curtir a infância em Roma, como se assistisse a um filme em que todos os personagens aparentam estar de passagem por lá. ‘No estrangeiro’, ressalta ele, ‘é tudo estranho.’ No passado, o bambino brasiliano largara mão da ideia de um diário, sugerido pela mãe. Optava pelo esquecimento, que abriria espaço para a imaginação ficcional cobrir as lacunas da memória.” ― Silviano Santiago


"Bambino a Roma: ficção"
Capa dura
por Chico Buarque (autor)
Raul Loureiro (arte de capa)
Compre o livro neste link.

.: Banido na Rússia, "Verão de Lenço Vermelho" chega ao Brasil pela Seguinte

O romance "Verão de Lenço Vermelho" (compre neste link) emergiu como um dos livros mais vendidos de 2022 na Rússia e alcançou a primeira posição nas listas de best-sellers por várias semanas. Em julho, o romance LGBTQIAP+ de Katerina Silvánova e Elena Malíssova, fenômeno no TikTok, chegou ao Brasil pela editora Seguinte. A trama se desenrola 20 anos após o protagonista, Iura, ter passado seu último verão como pioneiro no Acampamento Andorinha. Ao retornar ao local, ele encontra apenas ruínas repletas de memórias daquele tempo inesquecível. O verão em que conheceu Volódia, um rapaz certinho, educado e muito inteligente. O verão em que viveu seu primeiro amor.

A narrativa captura de maneira sensível a nostalgia e as transformações que ocorrem durante a juventude, enquanto acompanha os anos finais da União Soviética. Como o New York Times definiu, “a relação entre Iura e Volódia, que floresceu mesmo em circunstâncias adversas, é descrita com ternura. No fundo, é uma clássica história sobre o poder do amor jovem em triunfar, mesmo que contra todas as probabilidades”.


Saiba mais sobre o episódio de censura
O sucesso do livro também foi acompanhado por uma onda de ódio. Em maio de 2022, ativistas e políticos anti-LGBTQIAP+ lançaram uma campanha para bani-lo. As críticas giravam em torno da ideia de que a obra “desfigurava a ideia do que era a União Soviética”, “promovia valores ocidentais” e continha “propaganda LGBT”.

As ameaças e a pressão crescentes forçaram as autoras a deixar o país para buscar segurança diante das ameaças de morte. Enquanto isso, o Parlamento Russo passou elaborar uma legislação mais rigorosa, que visava criminalizar qualquer demonstração de homossexualidade em mídias, incluindo livros e filmes.

Em 5 de dezembro de 2022, a lei foi aprovada e baniu toda a literatura queer e qualquer menção a temas LGBTQIAP+ nas obras veiculadas no país. A legislação representou um golpe duro para a liberdade de expressão e os direitos LGBTQIAP+ na Rússia ao silenciar vozes e histórias plurais. Assim, Verão de lenço vermelho tornou-se símbolo de resistência e coragem. As autoras, mesmo exiladas, continuam a inspirar leitores ao redor do mundo com essa história de amor. A batalha contra a censura, pela aceitação continua e a jornada dessa obra é um testemunho do poder da literatura em desafiar normas e abrir caminhos para um futuro mais inclusivo.

.: Livro "Ensaios de A a Z para Mentes Inquietas" prepara para pensar o mundo


Em "Ensaios de A a Z para Mentes Inquietas" (compre o livro neste link), o psicólogo clínico e doutor em filosofia Clécio Branco dispõe do alfabeto para apresentar uma espécie de dicionário de temas do cotidiano e propor reflexões acerca da pluralidade do ser humano e da natureza que o cerca. Com base na filosofia, literatura, sociologia e antropologia, o autor mescla as teorias de Platão, Nietzsche, Deleuze e outros pensadores antigos e modernos com populares produções cinematográficas, como a série "Breaking Bad" e o filme "Um Dia de Fúria", para reunir o que chama de “pedacinhos de inspiração”

O escritor oferece pequenas doses de alento ao que o filósofo e ensaísta sul-coreano Byung-Chul Han chama de “sociedade do cansaço”, em textos curtos e profundos. O conteúdo é influenciado por leituras, palestras e a experiência de 25 anos em escutas de pacientes, além de imagens da natureza. 

Clécio Branco, que também possui formação em Ciências Sociais e História, convida o leitor a prestar um culto à vida, abordando sobre amor, ciúme, desejos e escolhas, e elementos como água e tempo – a fim de sobreviver em um mundo “demasiadamente tecnológico”. Para ele, é preciso repensar o excesso de produtividade e de consumo, que levam o corpo e a natureza à exaustão.  

"Ensaios de A a Z para Mentes Inquietas" propõe o aprofundamento gradual na existência por meio de palavras pinçadas, e sem a necessidade de uma ordem de leitura, de forma que o conteúdo desperte maior consciência sobre o ritmo de vida de cada um. Antes de abrir este livro, pare, respire e prepare-se para pensar o mundo como nunca o fez antes. 


Trecho do livro
A erva daninha imita a planta comestível, e as duas se valem de uma zona de vizinhança que as torna imperceptíveis. Ela é anômala em meio às plantas. Trata-se de uma estratégia de sobrevivência que o homem retira da natureza, não de olhar a questão sob a perspectiva moral do bem e do mal. Não se pode pensar moralmente a natureza — pensar que haja o mal ou o bem na natureza. ("Ensaios de A a Z para Mentes Inquietas", p. 31) 


Sobre o autor
Clécio Ferreira Branco
é formado em Psicologia Clínica e Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Filosofia e Especialista em História. Atua como psicólogo clínico e professor de filosofia e sociologia.  

Ficha técnica
"Ensaios de A a Z para Mentes Inquietas"
 
Autor: Clécio Branco
Páginas: 252
Compre o livro neste link.

.: Filme "Fernanda Young - Foge-me ao Controle" mostra diferentes facetas


Engraçada, poética, desbocada, reflexiva. Essas e outras características que tornaram Fernanda Young (1970-2019) conhecida pelo público brasileiro misturam-se no trailer de “Fernanda Young – Foge-me ao Controle”, documentário assinado por Susanna Lira - diretora de mais de 15 longas-metragens, dezenas de filmes e séries e mais de 50 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Com distribuição da Synapse Distribution, o longa chega aos cinemas em 29 de agosto, quatro dias depois da data que marca os 5 anos da morte de Fernanda.

O filme também ganhou um novo cartaz, que representa graficamente a pluralidade da artista. Baixe o arquivo em alta aqui. “Fernanda Young - Foge-me ao Controle” propõe ao espectador uma viagem poética pelo pensamento de Fernanda, por meio de trechos de programas de TV que apresentou, depoimentos que deu e imagens de sua vida pessoal. O filme traz ainda cenas de filmes e séries roteirizados por ela – como “Os Normais” e “Shippados” –, muitas vezes em parceria com o marido, Alexandre Machado. 

Apesar de ter feito sucesso popular principalmente pelos roteiros e aparições na televisão, Fernanda Young sempre se identificou como escritora. Trechos de alguns de seus 15 livros publicados, tanto de poesia quanto de prosa, ganham vida no filme, lidos pela atriz Maria Ribeiro. Animações criadas a partir de desenhos feitos pela própria Fernanda completam o mosaico do documentário. Com argumento de Marcella Tovar e Susanna Lira e roteiro de Beto e Bruno Passeri, “Fernanda Young – Foge-me ao Controle” é um filme da Modo Operante Produções, em coprodução com o canal GNT. Compre os livros de Fernanda Young neste link.


Ficha técnica
“Fernanda Young – Foge-me ao Controle”
Direção: Susanna Lira
Diretora assistente: Clara Eyer
Consultoria: Eugênia Ribas
Argumento: Marcella Tovar e Susanna Lira
Pesquisa: Marcella Tovar
Roteiro: Beto Passeri e Bruno Passeri
Roteiro final: Clara Eyer e Ítalo Rocha
Produzido por: Susanna Lira e Tito Gomes
Narração: Maria Ribeiro
Produção executiva: Lívia Nunes
Coordenação de produção: Gabriella Fischer
Coordenação de pós-produção: Clara Eyer
Direção de produção: Janaína Brasil
Pesquisa de conteúdo: Clara Eyer e Ítalo Rocha
Pesquisa acervo Globo: Karina Vasconcelos e Michell Belizario
Assistência de pesquisa: Pilar Sla Lira
Pesquisa de imagens: Rebecca Moure
Montagem: Ítalo Rocha
Assistência de montagem: Mateus Teixeira e Rê Ferreira
Produção de conteúdo de arquivo e licenciamento: Leticia de Souza Barbosa e Gabriella Fischer
Trilha original: Flavia Tygel
Laboratório digital: Yellow Pós
Colorista: Glauco Guigon
Finalização: Lucas Martinelli
Desenho de som: Ítalo Rocha
Mixagem: Tiago Picado
Motion design: Moa Fagundes e Luciana Gama

.: Oficina infantil de roupas de origami e visitas guiadas na Japan House SP


Com foco na temática das exposições "Efeito Japão: moda em 15 Atos" e "Sutorīto Fashion: moda das Ruas", instituição convida adultos e crianças para oficinas e visitas guiadas. Na imagem, of
icina infantil de roupas de origami na JHSP. Foto: divulgação


Nos primeiros dias de agosto, a Japan House São Paulo realiza atividades voltadas para o universo da moda japonesa, que somam às exposições em cartaz “Efeito Japão: moda em 15 Atos” e “Sutorito Fashion – Moda das Ruas”. A primeira, voltada para o público infantil, é a "Oficina de Roupas de Origami", que acontece no dia 4 de agosto, às 11h00 e às 14h00. 

Durante a atividade, as crianças poderão explorar a moda a partir da criação de miniaturas de roupas utilizando técnicas do origami, além de conhecer referências tradicionais e modernas de padronagens e composições. A participação na oficina presencial será concedida mediante retirada de senha com 30 minutos de antecedência na recepção da instituição.

Já as visitas mediadas pela mostra “Efeito Japão” acontecem na quarta-feira, dia 7 de agosto, às 11h00 e 15h00, sábado, dia 10, às 11h00; e dia 14, às 15h00. Durante os encontros, os visitantes poderão conhecer mais a fundo a história e a trajetória da moda japonesa dos últimos 70 anos por meio de 15 criações assinadas por 13 designers japoneses consolidados no mercado mundial. A exposição traz ainda um panorama da evolução da moda e dos diferentes contextos socioeconômicos ao longo das décadas, passando pelo boom econômico do Japão pós-guerra, até os dias atuais. Para participar basta comparecer à exposição na data e horário da atividade.


Serviço:
Japan House São Paulo
Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP 
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/  

Oficina infantil de "Roupas de Origami" (presencial)
Quando: 4 de agosto, às 11h00 e às 14h00
Duração: 60 minutos
Oficina para crianças entre 4 e 12 anos acompanhadas de adultos. 
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão.

Visitas mediadas: exposição "Efeito Japão: moda em 15 Atos" (presencial)
Dias 7 de agosto (quarta-feira); às 11h00 e 15h00; 10 de agosto (sábado), às 11h00; 14 de agosto (quarta-feira), às 15h00.
Para participar basta comparecer à exposição na data e horário da atividade.

quarta-feira, 31 de julho de 2024

.: Cineflix Cinemas de Santos estreia "Tuesday: O Último Abraço" na quinta

 
Imagem de "Tuesday: O Último Abraço " que estreia na Cineflix Cinemas


A unidade Cineflix Cinemas Santos, localizada no Miramar Shopping, bairro Gonzaga, estreia no primeiro dia de agosto, o longa, para ser assistido com balde de pipoca colecionável, "Tuesday: O Último Abraço".

Seguem em cartaz os sucessos de bilheteria, o longa de ação e comédia "Deadpool e Wolverine" e as animações "Meu Malvado Favorito 4" e "Divertida Mente 2". Programe-se e confira detalhes abaixo! 

Sexta-feira, dia 2 de agosto, às 15h10, haverá sessão TEA de "Divertida Mente 2".


O Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021. Para acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN.

Estreia da semana na Cineflix Santos


"Tuesday: O Último Abraço" ("Tuesday"). Ingressos on-line neste linkGênero: comédia, drama, fantasiaClassificação: 14 anos. Duração: 1h51. Ano: 2024. Distribuidora: Paris Filmes. Direção: Daina Oniunas-PusicRoteiro: Daina Oniunas-Pusic. Elenco: Lola Petticrew, Julia Louis-Dreyfus, Arinzé KeneSinopse: Uma obra sob a direção e roteiro de Daina Oniunas-Pusic. O emocionante longa trata-se de uma fantasia dramática que retrata a difícil jornada de uma mãe, Zora (Julia Louis-Dreyfus), que está cuidando de Tuesday (Lola Petticrew), sua filha doente. Enquanto passam por esse momento difícil, mãe e filha recebem uma visita inesperada e um tanto quanto indesejada da Morte, que ao invés de se apresentar de maneira sombria e assustadora, aparece em forma de um surpreendente pássaro falante. Confrontada pelo medo de perder a filha, Zora entra num processo de aceitação com a ajuda do pássaro, que insiste em ensiná-la a se despedir. Confira os horários: neste link

Seguem em cartaz na Cineflix Santos

"Deadpool e Wolverine" ("Deadpool and Wolverine"). Ingressos on-line neste linkGênero: ação, comédiaClassificação: 18 anos. Duração: 2h07. Ano: 2024. Distribuidora: Walt Disney Studios Motion Pictures. Direção: Shawn LevyRoteiro: Ryan Reynolds, Shawn Levy, Wendy Molyneux, Rhett Reese, Zeb Wells, Paul Wernick, Lizzie Molyneux. Elenco: Ryan Reynolds (Wade Wilson/Deadpool), Hugh Jackman (Logan/Wolverine), Emma Corrin (Cassandra Nova), Morena Baccarin (Vanessa)Sinopse: Wolverine está se recuperando quando cruza seu caminho com Deadpool. Juntos, eles formam uma equipe e enfrentam um inimigo em comum. Confira os horários: neste link



"Meu Malvado Favorito 4" ("Despicable Me 4"). Ingressos on-line neste linkGênero: animação infantil, comédiaClassificação: livre. Duração: 1h34. Ano: 2024. Distribuidora: Universal Pictures. Direção: Chris Renaud, Patrick DelageRoteiro: Ken Daurio, Mike White. Vozes: Leandro Hassum (Gru), Maria Clara Gueiros (Lucy)Sinopse: Gru dá as boas-vindas a um novo membro da família, Gru Jr., que pretende atormentar seu pai. No entanto, sua existência pacífica logo desmorona quando um mentor do crime escapa da prisão e jura vingança contra Gru.. Confira os horários: neste link



"Divertida Mente 2" ("Inside Out 2"). Ingressos on-line neste linkGênero: animação infantilClassificação: livre. Duração: 1h36. Ano: 2024. Distribuidora: Walt Disney Studios Motion Pictures. Direção: Kelsey Mann Roteiro: Dave Holstein, Meg LeFauve. Vozes: Otaviano Costa (Medo), Dani Calabresa (Nojinho), Miá Mello (Alegria), Katiuscia Canoro (Tristeza), Gaby Milani (Inveja) e Fernando Mendonça (Vergonha)Sinopse: Com um salto temporal, Riley se encontra mais velha, passando pela tão temida adolescência. Junto com o amadurecimento, a sala de controle também está passando por uma adaptação para dar lugar a algo totalmente inesperado: novas emoções. Confira os horários: neste link


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