quarta-feira, 29 de maio de 2024

.: Brava Companhia apresenta peça que reflete sobre desequilíbrio capitalista


De 7 a 29 de junho, sextas-feiras, às 20h00, e sábados, às 19h00, no Espaço Brava Companhia, Zona Sul. Foto: Jardiel Carvalho

Seguindo com a Mostra de Repertório da Brava Companhia, o espetáculo "Terra de Matadouros" será apresentado de 7 a 29 de junho, às sextas-feiras, às 20h00, e aos sábados, às 19h00, no Espaço Brava Companhia, com ingressos gratuitos. A montagem é uma adaptação do texto original de Bertolt Brecht, realizada por Fábio Resende em colaboração com Ademir de Almeida. A direção é de Fábio Resende e o elenco conta com Ademir de Almeida, Elis Martins, José Adeir, Márcio Rodrigues, Max Raimundo e Paula da Paz.

"Terra de Matadouros" retrata o desequilíbrio capitalista no mercado da carne em Chicago no ano de 1930. A trama segue a história do grande industrial da carne enlatada, Pedro Paulo Bocarra, e dos feitos ingênuos de Joana Dark, que luta pelos trabalhadores afetados pelo colapso econômico. A crise é explorada através das relações entre capitalistas: criadores de gados, atacadistas e industriais da carne enlatada; trabalhadores: empregados e desempregados; religião: representada pelo Exército dos Boinas Pretas, do qual emerge a heroína Joana Dark; Partido Comunista, que surge na peça como um vestígio desarticulado da classe trabalhadora; Estado, evidenciado pela repressão armada, e a imprensa, como porta-voz política do capital.

A criação e confecção de cenários e figurinos é de responsabilidade de Márcio Rodrigues, enquanto a direção musical fica a cargo de Max Raimundo. A trilha sonora é assinada por Max Raimundo, Lucas Vasconcelos e Brava Companhia.


Ficha técnica
Espetáculo "Terra de Matadouros". Criação: Brava Companhia. Texto original: Bertolt Brecht. Adaptação: Fábio Resende com colaboração de Ademir de Almeida. Direção: Fábio Resende. Elenco: Ademir de Almeida, Elis Martins, José Adeir, Márcio Rodrigues, Max Raimundo, Paula da Paz. Direção de arte: Márcio Rodrigues. Assessoria em arte: Peu Pereira. Criação e confecção de cenários, adereços e figurinos: Márcio Rodrigues. Direção musical: Max Raimundo. Assessoria musical: Lucas Vasconcelos. Assessoria vocal: Gleiziane Pinheiro. Músicas originais e arranjos: Max Raimundo, Lucas Vasconcelo e Brava Companhia. Trilha sonora: Max Raimundo, Lucas Vasconcelos.


Serviço
Mostra de Repertório Brava Companhia
Espetáculo "Terra de Matadouros".
Temporada: De 7 a 29 de junho – Sextas às 20h e sábados às 19h.
Duração: 100 minutos.
Classificação etária: Livre.
Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes do início do espetáculo.

terça-feira, 28 de maio de 2024

.: "Roming": graphic novel chega ao Brasil e traz enredo sobre amor


A vida universitária separou os caminhos de duas amigas da época de escola. Qual seria a melhor forma delas matarem a saudade? Uma viagem! Assim como muitos outros jovens adultos, Zoe e Dani sonham em visitar a Grande Maçã, uma alcunha para Nova Iorque que se tornou popular no século 20. Fiona, amiga de Dani, também se junta nessa aventura. Nova Iorque, primavera de 2009, esse é o cenário de "Roaming". A graphic novel LGBTQIAPN+ é uma colaboração entre as primas Jillian Tamaki (arte) e Mariko Tamaki e chega ao Brasil pela nVersos Editora.

Fotos, pizza, lojas, museus e todas as atividades obrigatórias aos turistas. O trio passeia pela cidade que nunca dorme, mas Zoe e Dani percebem que elas não são mais as mesmas de antes. Zoe gosta de beber e usa uma identidade falsa. Dani está empolgada para seguir todo o roteiro que traçou nessa tão sonhada aventura. Entre um passeio e outro, Zoe e Fiona começam a flertar e Dani é deixada de lado, e ao descobrir esse romance, resolve sumir. Zoe se desespera. Estariam os planos das amigas de longa data arruinados?

Com ilustrações vívidas, Nova Iorque se torna o quarto personagem da história. Pelas 400 páginas, os leitores passeiam por uma jornada de risos e choros. Jillian e Mariko elucidam as relações humanas enquanto cativam ao retratarem questões de amadurecimento e laços de amizade. Compre a graphic novel "Roaming", de Jillian Tamaki e Mariko Tamaki, neste link.


Sobre as autoras
Jillian Tamaki é quadrinista, ilustradora e educadora. É autora das graphic novels "SuperMutant Magic Academy" e "Boundless", ambas vencedoras do Prêmio Eisner, e autora de dois livros infantis, sendo o mais recente Our Little Kitchen. Ela mora em Toronto, Ontário.

Mariko Tamaki mora na Califórnia. Ela venceu o prêmio Eisner de Melhor Escritora por Laura Dean Vive Terminando Comigo, em colaboração com Rosemary Valero-O’Connell. Suas obras ganharam a Honraria Printz e os prêmios Eisner, Ignatz e GLAAD. Ela faz a curadoria do selo LGBTQIA+ da editora Abrams, o Surely Books. Garanta o seu exemplar da graphic novel "Roaming", de Jillian Tamaki e Mariko Tamaki, neste link.

.: Dupla Palavra Cantada terá série de animação para o público infantil


A Galeria Distribuidora anuncia parceria exclusiva para o desenvolvimento do universo audiovisual da marca Palavra Cantada. O primeiro projeto será uma série de animação voltada para o público infantil, com os personagens dos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit, Sandreca e Pauleco.

A Diretora Geral da Galeria Distribuidora, Clara Ramos, celebra a parceria. “Estamos muito empolgados com a oportunidade de desenvolver novos projetos relevantes para o público infantil. Vamos expandir o universo da Palavra Cantada, que já é um fenômeno no YouTube, rompendo fronteiras de territórios e plataformas para oferecer novas produções ao mercado local e internacional”, afirma. “Acreditamos no enorme potencial desta parceria para o desenvolvimento de novos formatos que vão entreter, ensinar e informar crianças e diferentes famílias. Esta iniciativa é parte da nossa estratégia de formação de público para produtos nacionais”, completa Clara Ramos.

Fundada pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit, a Palavra Cantada tem uma história de 30 anos de sucesso no universo da música infantil. Para Sandra e Paulo, a parceria com a Galeria Distribuidora é uma grande conquista e um mergulho num novo universo. Com isso os personagens vão adquirir personalidade, vida e conquistar o coração das crianças – muitas ainda não os conhecem, com suas histórias divertidas, emocionantes e educativas, como é da essência da Palavra Cantada.

A dupla já vendeu mais de dois milhões de discos e de um milhão de DVDs e recebeu diversos prêmios pelos seus álbuns, DVDs e livros. Nessas três décadas, conquistou crianças, pais e avós com canções originais, recheadas de poesia e arranjos que transbordam criatividade, somados as recriações de clássicos da cultura musical brasileira – canções que ensinam e encantam por todo o Brasil.

.: Editora Moderna lança "Enigmas", o novo livro de Denise Guilherme


Obra infantojuvenil que estimula a imaginação dos leitores "Enigmas", o novo livro da autora e especialista em formação de leitores Denise Guilherme, propõe um mergulho lúdico e imaginativo nos bastidores das histórias clássicas e da cultura popular. Com ilustrações de Lole, a obra, indicada para crianças a partir dos sete anos, não segue uma narrativa convencional.

O livro é composto por uma série de perguntas sobre personagens dos contos de fadas e figuras emblemáticas de festas tradicionais, como Natal e Páscoa. "Enigmas" é desenhado para ser lido de forma interativa, podendo começar por qualquer uma de suas duas metades, incentivando o leitor a criar suas próprias histórias a partir das questões levantadas. Compre o livro "Enigmas", de Denise Guilherme, neste link.


Sobre a autora
Nascida em Osasco em 1976, Denise Guilherme é Mestre em Educação pela PUC-SP e tem um extenso currículo na área educacional, incluindo passagens por instituições significativas tanto privadas quanto públicas. 

Denise já atuou como professora do Ensino Fundamental I e do Programa Especial de Formação Superior da FITO-Osasco, foi selecionadora dos trabalhos da área de Língua Portuguesa do Prêmio Professor Nota 10, formadora do Programa Ler e Escrever da Secretaria Estadual de São Paulo e é membro do corpo de jurados do Prêmio Jabuti na categoria Livro Infantil desde 2019. Atualmente, compõe a equipe de A Taba, empresa que ela idealizou e que se especializa na curadoria de livros infantis e juvenis. Garanta o seu exemplar de "Enigmas", escrito por Denise Guilherme, neste link. 

.: "Macunaíma" é tema de uma exposição interativa de realidade virtual em SP


A ideia é criar uma ponte entre o passado e o presente, utilizando tecnologia para interagir com o escritor e alguns dos mitos retratados em seu clássico.

O livro "Macunaíma" é tema de uma exposição interativa em realidade virtual que acontece até 4 de agosto na Casa Mário de Andrade em São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis. A ideia é criar uma ponte entre o passado e o presente, utilizando tecnologia para interagir com o escritor e alguns dos mitos retratados em seu clássico de maneira envolvente para a geração do século XXI. A entrada é franca e a mostra acontece de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.

Assinado por Mário de Andrade, "Macunaíma" foi escrito em 1928 e ainda hoje é um livro de referência para compreendermos nossa diversidade cultural. A exposição “A Origem de Macunaíma” contará com três partes: uma experiência interativa em realidade virtual (VR); uma exposição sobre a expedição Koch-Grünberg de 1911, a partir da qual o autor descobriu os mitos de Macunaíma relatados por indígenas e registrados pelo etnógrafo alemão Theodor Koch-Grünberg; e por fim poderá realizar uma visita virtual ao Monte Roraima, considerado sagrado pelos povos indígenas que vivem ao seu redor. 

A mostra, que foi produzida pelo Studio KwO, é composta por três estações de realidade virtual de última geração, com sessões individuais a cada 15 minutos e agendadas gratuitamente no site da Casa Mário de Andrade. Ao colocarem os óculos, os visitantes serão transportados para um encontro virtual com Mário de Andrade em seu escritório, e em seguida levados a uma visita ao Monte Roraima e seus mitos. Dentro da experiência o público poderá interagir com objetos e até conversar com um pajé em volta de uma fogueira, ouvindo as antigas histórias de seu povo. A experiência VR é aberta a todos acima de 12 anos. Segundo Francisco Almendra, curador da exposição e diretor do Studio KwO, a ideia da exposição surgiu em 2021, quando o mundo se encontrava ainda imerso na pandemia. 

“A proposta surgiu do desejo de viajar a algum lugar distante por conta do confinamento forçado, e voltei a sonhar com um desejo antigo e enigmático: o Monte Roraima – ou Rorõ-imã, que nas línguas indígenas Pemon significa “o grande verde-azulado” – uma muralha de pedra envolta em nuvens erguendo-se centenas de metros verticalmente ao redor das selvas e campos da tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana”, explica Almendra. 

Localizado no coração da Amazônia, o Monte Roraima é um verdadeiro “Monte Olimpo” latinoamericano, pois segundo a tradição local, em seu cume compartilhado por três países vive o deus-herói complexo e ambivalente Makunaimã, nada menos que a entidade indígena que inspirou Mário de Andrade a escrever seu clássico modernista, Macunaíma. “Fiquei surpreso ao descobrir a ligação entre o Monte Roraima e Macunaíma, e a partir daí nasceu o desejo de criar uma narrativa imersiva, revelando os mitos indígenas da região para o público, e democratizando o acesso aos segredos dessa montanha icônica”, diz. Compre o livro "Macunaíma", de Mário de Andrade, neste link.


Experiência multifacetada
Para criar a experiência imersiva, a equipe técnica do Studio passou duas semanas no topo do Monte Roraima digitalizando seu relevo e flora em 3D. Além da realidade virtual, a mostra também trará imagens panorâmicas em grande formato realizadas durante a expedição, e um tour virtual do Monte Roraima. Um grande mapa cenográfico trará portais digitais para os pontos mais icônicos desta incrível montanha, acessíveis em 360° através de realidade aumentada com os celulares dos próprios visitantes. Será possível até tirar selfies no alto do Monte Roraima e compartilhar diretamente no Instagram. Não será necessário agendamento prévio, e a classificação é livre. 

O projeto foi viabilizado com apoio parcial através do edital de realidade virtual do PROAC-SP em 2021 para a criação da experiência imersiva, e o apoio da Casa Mário de Andrade, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, para a montagem da exposição. Em parceria com a Universidade de Marburg e o Museu Etnográfico de Berlim, a exposição trará reproduções dos mapas, diários, fotos, filmes e gravações fonográficas originais realizadas em 1911 pela expedição Koch-Grünberg, oferecendo uma visão detalhada da vida e mitologia dos povos que guardavam os mitos originais de Makunaimã. Anciãos e lideranças indígenas das comunidades Pemon de Paraitepuy e Kumarakapay também tiveram um papel importante ao trazer as versões atuais dos mitos, complementando os antigos registros feitos há mais de um século. Garanta o seu exemplar de "Macunaíma", escrito por Mário de Andrade, neste link.

Sobre a Casa Mário de Andrade
A exposição faz parte da programação de reabertura da Casa Mário de Andrade, um dos museus mais emblemáticos da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis. A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O Museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. A instituição também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas.

Serviço
Exposição "A Origem de Macunaíma"
Data: até 4 de agosto de 2024
Local: Casa Mário de Andrade – Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Classificação: livre
Experiência em realidade virtual: somente com agendamento pelo site: www.origemdemacunaima.com.br. Classificação 12 anos.

.: "Furiosa": saga conquista o coração do público e lidera bilheteria brasileira


"Furiosa: uma Saga Mad Max"
 ("Furiosa: A Mad Max Saga") chegou com tudo nos cinemas brasileiros. Em cartaz na rede Cineflix Cinemas, o novo longa-metragem da Warner Bros. Pictures, que estreou na última quinta-feira, dia 23 de maio, e já arrecadou 7.5 milhões de reais em bilheteria, levando mais de 300 mil espectadores para assistirem  Anya Taylor-Joy Chris Hemsworth,  nas telonas.

Dirigido por George Miller, o filme conta a trajetória da jovem Furiosa, que é sequestrada em meio a um colapso mundial por Dementus, interpretado por Chris Hemsworth, que luta contra Immortan Joe por poder e controle. A menina é colocada em uma jornada difícil, em que precisa lutar para sobreviver e trilhar o seu caminho de volta para casa.

Miller reforça a garra e persistência da personagem, explicando que trata-se de uma história de “alguém que foi levada de casa quando criança e faz uma promessa de voltar, custe o que custar". Ele comenta ainda a admiração que possui por pessoas que passaram por situações difíceis, mas as superaram, criando uma força impressionante. "Acho fascinante! É por isso que contamos a história da Furiosa!”

Sobre o filme
Estrelado por Anya Taylor-Joy Chris Hemsworth, e dirigido pelo genial diretor vencedor do Oscar, George Miller, o longa-metragem "Furiosa: uma Saga Mad Max" é o aguardado retorno ao icônico mundo distópico criado pelo cineasta australiano há mais de 30 anos com os seminais filmes  "Mad Max". Miller surpreende mais uma vez com uma nova aventura de ação original e autônoma que vai revelar as origens da poderosa personagem do sucesso global, vencedor de seis prêmios Oscar, “Mad Max: Estrada da Fúria”. O novo longa-metragem da Warner Bros Pictures e da Village Roadshow Pictures tem produção de Miller e seu parceiro de longa data, o produtor indicado ao Oscar, Doug Mitchell (“Mad Max: Estrada da Fúria”, “Babe - O Porquinho Atrapalhado”), pela produtora australiana da dupla, Kennedy Miller Mitchell.

Quando o mundo entra em colapso, a jovem Furiosa é sequestrada do Green Place das Muitas Mães e cai nas mãos da horda de motoqueiros liderada pelo Senhor da Guerra Dementus. Vagando pela terra desolada, eles encontram a Cidadela controlada por Immortan Joe. Enquanto os dois tiranos lutam por poder e controle, Furiosa terá que sobreviver a muitos desafios para encontrar e trilhar o caminho de volta para casa. Anya Taylor-Joy protagoniza o papel-título e, com Hemsworth, o filme também é estrelado por Alyla Browne e Tom Burke.

George Miller assina o roteiro de "Furiosa: uma Saga Mad Max", em parceria com seu corroterista de “Mad Max: Estrada da Fúria”, Nico Lathouris. A equipe de produção criativa de Miller inclui o primeiro assistente de direção PJ Voeten; o diretor de segunda unidade de produção e coordenador de dublês Guy Norris; o diretor de fotografia é Simon Duggan (“Até o Último Homem”, “O Grande Gatsby”); o compositor Tom Holkenborg; o designer de som Robert Mackenzie; o editor Eliot Knapman; o supervisor de efeitos visuais Andrew Jackson; e o colorista Eric Whipp. 

Na equipe estão ainda colaboradores de longa data de George Miller como o designer de produção Colin Gibson, a editora Margaret Sixel, o mixador de som Ben Osmo, a figurinista Jenny Beavan, e a maquiadora Lesley Vanderwalt, todos premiados com um Oscar por seu trabalho em “Mad Max: Estrada da Fúria”. A Warner Bros Pictures apresenta, em associação com a Village Roadshow Pictures, uma produção da Kennedy Miller Mitchell, um filme de George Miller, Furiosa: Uma Saga Mad Max. O filme será distribuído mundialmente pela Warner Bros Pictures a partir de 22 de maio de 2024.


Assista na Cineflix
Filmes de sucesso como "Furiosa: uma Saga Mad Max" ("Furiosa: A Mad Max Saga") são exibidos na rede Cineflix CinemasPara acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SANO Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021.

.: “Em Primeira Pessoa”, João Moreira Salles estará no CPF Sesc São Paulo


No dia 6 de junho o documentarista discorre sobre seus trabalhos em um bate-papo. Foto: Ivone Perez


Conhecido pela sua faceta de diretor de documentários e produtor de cinema, João Moreira Salles também se dedica a escrita e ao texto jornalístico, como é o caso da publicação "Arrabalde: em Busca da Amazônia", lançado pela Companhia das Letras em 2022, uma série de reportagens fruto de uma estádia de seis meses na floresta Amazônica. É a partir dos seus trabalhos que Salles conversa com o público no CPF. Encontro acontece dia 6 de junho, quinta-feira, às 19h30, com inscrição gratuita e vagas limitadas.

O botafoguense João Moreira Salles (1962) tem na sua cinegrafia de diretor uma série de documentários como "Nelson Freire" (2003), "Entreatos" (2004), "Santiago" (2006) e "No Intenso Agora" (2017). Salles é produtor de obras de importantes diretores brasileiros, por exemplo, as obras fílmicas de Eduardo Coutinho (1933 – 2014). O documentarista é fundador da VideoFilmes com o seu irmão Walter Moreira Salles, produtora com quase 40 anos de atuação no audiovisual.

Um outro trabalho reconhecido de João é a fundação da revista piauí. Ele coloca que a motivação foi “contar bem uma história", a publicação tem como características suas longas reportagens e textos de perfis, humor e narrativa. É reconhecida hoje no mercado editorial brasileiro como uma das principais formadora de opinião. Na revista Piauí, é possível encontrar diversos textos de Salles, como reportagens, relatos, um dossiê de fôlego, com 6 longos textos, sobre os processos predatórios de ocupação da floresta Amazônica, foram essas matérias que reunidas forma o livro “Arrabalde”. No bate-papo no CPF, o público tem oportunidade de conhecer aspectos que permeiam elaboração e criação do documentarista e escritor, além das iniciativas em outras áreas. Compre o livro "Arrabalde", de João Moreira Salles, neste link.


Serviço
"Em Primeira Pessoa - João Moreira Salles"
Dia 6 de junho. Quinta-feira, das 19h às 21h.
Inscrições: sescsp.org.br/cpf
Vagas: 40
Grátis
Livre

Centro de Pesquisa e Formação - CPF Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Horário: De terça a sexta, das 10h às 21h. Sábados, das 10 às 18h30
Telefone: (11) 3254-5600
Transporte gratuito para os participantes das atividades, do CPF Sesc à estação metrô Trianon-Masp, de terça a sexta às 21h40, 21h55 e 22h05.

segunda-feira, 27 de maio de 2024

.: "Copo Vazio", a primeira adaptação teatral do livro de Natalia Timerman


Primeira adaptação teatral do livro de grande sucesso "Copo Vazio", espetáculo homônimo estreia no Sesc Belenzinho. Com direção de Bruno Perillo e dramaturgia de Angela Ribeiro, peça reflete sobre responsabilidade afetiva nos relacionamentos contemporâneos. Foto: Bruna Massarelli


Em 2021, a psiquiatra e escritora brasileira Natalia Timerman lançou o livro "Copo Vazio" pela editora Todavia, um romance dedicado a falar sobre uma experiência de abandono a partir de uma perspectiva contemporânea. Criada a partir da própria experiência da autora com um ghosting (termo atualmente usado para designar o término repentino de um relacionamento com uma pessoa sem quaisquer explicações ou aviso), a obra é uma ficção e ganha sua primeira adaptação teatral homônima. A temporada de estreia acontece no Sesc Belenzinho entre os dias 31 de maio e 23 de junho, com sessões de sexta e sábado, às 21h30 e, aos domingos, às 18h30. Durante a temporada haverá uma oficina sobre transposição da literatura para o teatro; e um bate-papo com a autora, seguida de sessão de autógrafo.

Com idealização de Carolina Haddad e direção de Bruno Perillo, o espetáculo reflete sobre a necessidade de se desenvolver a responsabilidade afetiva. Para trazer o livro para o universo do teatro, a dramaturgia de Angela Ribeiro coloca em cena uma atriz e um ator, que tentam reconstruir a trajetória de Mirela e Pedro, personagens do romance que viveram um intenso relacionamento por três meses até um deles sumir de maneira repentina. Para dar conta de toda essa complexidade, os intérpretes Carolina Haddad e Vinícius Neri dividem o palco.   

A narrativa explora o ponto de vista de Mirela, uma mulher inteligente e bem-sucedida que acaba submergida em afetos perturbadores quando se apaixona por Pedro, que a abandona. “Pedro desaparece de sua vida sem nenhum motivo aparente e Mirela precisa lidar com esse sentimento que é pior do que uma simples rejeição. Vemos uma mulher angustiada, buscando nas suas memórias algum sinal de que ela cometeu algum erro durante a relação. A vida dela vai acontecendo e ela está sempre às voltas com esse fantasma”, conta Carolina.  

Enquanto o livro está focado na vulnerabilidade da protagonista, na peça, os atores vão tentando recriar essa história, levantando questionamentos sobre os personagens do livro. Dessa forma, a peça convoca a uma discussão coletiva sobre a superficialidade dos relacionamentos contemporâneos. O trabalho suscita uma série de questionamentos, entre eles: será que o medo de sofrer está impedindo as pessoas de apostarem no amor? Ou o fato de o ser humano estar, de uma certa forma, refém do mundo virtual, está deixando-o ainda mais solitário? Fato é que a peça não se propõe a trazer respostas exatas, já que amar é se colocar em risco e  não simplesmente uma teoria. 

“Nosso foco é mostrar para as pessoas que ter responsabilidade afetiva é o básico para qualquer relacionamento. Somos seres dotados de sentimentos e não podemos perder a empatia. Afinal, as pessoas podem estar lidando com situações que nem imaginamos e simplesmente sumir da vida de alguém, como acontece na história, pode disparar gatilhos bem ruins”, defende Carolina. Compre o livro "Copo Vazio", de Natalia Timerman, neste link.

Sobre a encenação
Do ponto de vista narrativo, a peça é estruturada sem uma ordem cronológica, assim como no romance. Presente, passado e futuro se misturam a todo o momento, conduzindo a plateia a um labirinto de sensações vertiginosas, como se Mirela de fato tivesse sido lançada num abismo. Para dar conta de toda essa complexidade, os intérpretes Carolina Haddad e Vinícius Neri alternam-se em momentos em que são atriz e ator discutindo sobre os personagens, e em que são os personagens vivendo a história. E, algumas vezes, seus corpos estão em um tempo e suas vozes em outro.  

O espetáculo é metalinguístico e faz uso de recursos como vídeo-projeções mapeadas, trilha sonora, canto, dança, elementos cenográficos e iluminação para multiplicar os planos de percepção do público. “Quisemos transportar o tom da prosa poética  da narrativa original para os palcos”, diz Perillo. Garanta o seu exemplar de "Copo Vazio", escrito por Natalia Timerman, neste link.


Atividades paralelas
E, para expandir ainda mais os temas levantados pelo trabalho, a equipe planejou algumas atividades paralelas no Sesc Belenzinho. Nos dias 11, 18 e 25 de junho, das 19h00 às 22h00, Angela Ribeiro e Bruno Perillo ministram a oficina "Da Literatura à Cena: ateliê de Dramaturgia". Ao longo dos encontros, os participantes previamente inscritos devem experimentar a transposição de trechos do livro "Copo Vazio" para um texto teatral. 

Já no sábado, dia 15 de junho, acontece o bate-papo "Da Literatura à Cena: adaptação do Romance 'Copo Vazio' para o Teatro", com a participação de Natalia Timerman. Os temas centrais da conversa são a escrita do romance, como se dão os processos investigativos de uma autora no mundo contemporâneo e o quanto de vida pessoal escorre para a ficção. Após a conversa, Natalia também fará uma sessão de autógrafos.


Ficha técnica
Espetáculo "Copo Vazio"
Dramaturgia: Angela Ribeiro (livremente inspirada no livro Copo Vazio da autora Natalia Timerman, Ed. Todavia )
Elenco: Carolina Haddad e Vinicius Neri
Direção: Bruno Perillo
Direção de movimento: Marina Caron
Cenografia: Chris Aizner
Cenotecnia: Casa Malagueta
Desenho de luz: Gabriele Souza
Operação de luz: Letícia Rocha
Trilha sonora: Pedro Semeghini
Operação de som: Pedro Semeghini
Direção de imagem e videomapping: André Grynwask e Pri Argoud (Um Cafofo)
Operação de vídeo: Rodrigo Chueri
Figurinista: Anne Cerutti
Assistente de figurino: Luiza Spolti
Fotos: Bruna Massarelli
Redes sociais: Foyer Digital
Produção: CM Haddad Produções e Corpo Rastreado – Letícia Alves
Assistência de produção: Madu Arakaki
Pré-produção: Marcela Horta
Assessoria de imprensa: Canal Aberto - Márcia Marques, Flávia Fontes e Daniele Valério
Idealização: Carolina Haddad
Realização: Sesc Belenzinho/Sesc SP

Serviço
Espetáculo "Copo Vazio"
De 31 de maio a 23 de junho de 2024
Sexta e sábado, às 21h30 e, aos domingos, às 18h30
Sessões com Libras: sábados, dias 08 e 22 de junho
Sesc Belenzinho - R. Padre Adelino, 1000 – Belenzinho
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) / R$ 20,00 (meia) / R$ 12,00 (credencial plena).
Classificação etária: 16 anos
Duração: 80 minutos


Atividades paralelas
Oficina | "Da Literatura à Cena: ateliê de Dramaturgia"
Com Angela Ribeiro e Bruno Perillo
Terças-feiras, dias 11, 18 25 de junho, das 19h às 22h
Local: Sesc Belenzinho - Oficina III - 1° andar
Inscrição pelo aplicativo Credencial Sesc ou pelo portal Sesc a partir de 4/6

Bate-papo | "Da Literatura à Cena: adaptação do Romance 'Copo Vazio' para o Teatro"
Com Natalia Timerman
Sábado, dia 15 de junho, das 18h30min às 20h
Haverá sessão de autógrafos com a autora ao final da conversa
Local: Sesc Belenzinho - Convivência – Térreo

.: Ruth Rocha fará tarde de autógrafos da Coleção Comecinho


Aos 93 anos e sendo um dos principais nomes da literatura infantil e infantojuvenil brasileira em atividade, Ruth Rocha dará um presente aos seus fãs e leitores. A autora fará uma tarde de autógrafos no dia 1° de junho, sábado, na Livraria da Vila – Unidade Fradique Coutinho, em São Paulo, das 16h00 às 18h00. O evento celebra a conclusão do lançamento da Coleção Comecinho pela Global Editora.

Composta por oito livros, a série foi inspirada pelos netos da autora, em que Ruth nos mostra o cotidiano e desenvolvimento dos pequenos Miguel e Pedro. E as histórias se confundem com a trajetória de muitas crianças, por exemplo, mostrando como chegada de um irmãozinho bebê impacta o filho mais velho; o primeiro dia de uma criança na escola; o convívio com os amigos; a partilha de nossos objetos pessoais e muitos outros temas. Fechando a coleção, o livro "O Monstro do Quarto do Pedro" foi lançado em maio.

Neste emocionante desfecho da Coleção Comecinho, Ruth Rocha conta o desafio assustador enfrentado pelo pequeno Pedro. Após mudar-se para uma nova casa com sua família: todas as noites, ele vê um misterioso monstro em seu quarto. O medo toma conta do coração do menino, até que ele encontra coragem para compartilhar seus temores com sua querida vovó.

Também fazem parte da coleção os seguintes títulos: "Meu Irmãozinho Me Atrapalha"; "Quando Miguel Entrou na Escola"; "O Dia em que Miguel Estava Muito Triste"; "Meus Lápis de Cor São Só Meus"; "Os Amigos de Pedrinho"; "As Férias de Miguel e Pedro"; e "Pedro e o Menino Valentão". Todos os títulos são editados pela Global Editora e contam com ilustrações da premiada Mariana Massarani.

O evento será limitado a 150 senhas distribuídas exclusivamente na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros – São Paulo / SP), a partir do dia 29 de maio, quarta-feira, sendo entregue para a pessoa que comprar ou apresentar um ou mais exemplares da Coleção Comecinho. A senha dará direito ao autógrafo em um único livro, conforme regras do evento.


Serviço
Tarde de autógrafos com Ruth Rocha em comemoração a conclusão da Coleção Comecinho
Data: 1° de junho de 2024, das 16h às 18h.
Local: Livraria da Vila
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 - Pinheiros / São Paulo

.: "Um Porre de Shakespeare", a versão brasileira do espetáculo de sucesso


Em toda sessão da peça, um dos atores ou atrizes ingere cinco doses de uma bebida alcoólica e deve encenar seu papel em estado de embriaguez, com o restante do elenco sóbrio. A direção é assinada por Zé Henrique de Paula. Na imagem, a atriz Fabiana Tolentino. Foto: Adriano Doria


Já imaginou assistir a uma peça em que uma das pessoas do elenco está realmente embriagada? Esta é justamente a proposta de "Um Porre de Shakespeare", versão brasileira produzida pelo Núcleo Experimental para o espetáculo "Drunk Shakespeare", que estreou em Londres e fez enorme sucesso tanto na capital inglesa quanto em diversas cidades norte-americanas. O espetáculo tem sua temporada de estreia no Teatro do Núcleo Experimental, na Barra Funda, entre os dias 1º de junho e 9 de julho, com apresentações aos sábados, segundas e terças-feiras, às 20h00; e aos domingos, às 18h00. O elenco conta com Bruna Guerin, Fabiana Tolentino, Luciana Ramanzini, Cleomácio Inácio, Dennis Pinheiro, Gabriel Lodi e Rodrigo Caetano.

Zé Henrique de Paula, que dirige e assina cenografia da montagem brasileira, conta que assistiu ao espetáculo em Nova Iorque em 2023 junto com a produtora Renata Alvim. “Nós nos divertimos muito e então decidimos trazer a peça ao Brasil, em uma coprodução entre a Rega Início e o Núcleo Experimental”, diz. 

Na trama, a Sociedade Literária do Velho Bardo Bêbado é formada por seis atores e atrizes que se encontram todas as noites para celebrar o bom e velho “Will” e a sua tragédia mais famosa, a escocesa, aquela que ninguém ousa pronunciar o nome. Infelizmente (ou felizmente) uma das pessoas do elenco toma cinco doses de uma bebida forte antes de começar a peça. Então, cabe aos outros manter a história nos trilhos.

Essa espécie de sociedade literária encena a tragédia "Macbeth", que narra a inescrupulosa e sangrenta ascensão do general de mesmo nome ao trono da Escócia. E o que intriga o diretor Zé Henrique de Paula é justamente o motivo pelo qual a montagem original ter escolhido essa peça entre as mais de 30 obras escritas por William Shakespeare (1564-1616). “Depois de muito trabalho de mesa e de muita análise do texto, acabamos percebendo que é a própria questão do sobrenatural, do oculto e do mistério que provavelmente justifica essa escolha. Obviamente esse texto é muito atual pelo seu aspecto político, mas acabamos transformando essa sociedade literária numa espécie de sociedade ocultista, e é aí que entra a história da bebida”, revela o encenador.

Na prática, somente um dos atores – escolhido por um sorteio – toma as cinco doses da bebida em cena. E dois espectadores assumem o papel de rei e rainha – eles se sentam em lugares especiais e têm um papel surpresa e super especial na montagem. “Essa bebida ela vai funcionar como uma espécie de invocação, um ritual de invocação do espírito Shakespeareano, da alma Shakespeareana, e última análise do próprio Shakespeare, esteja ele onde estiver, para que ele. Derrame as suas bênçãos para aquela apresentação que vai acontecer ali naquela noite. A bebida funciona como uma chave ritualística, como um símbolo de um ritual, e esse ator ou essa atriz que vai beber vai funcionar como um canal, como uma ponte para que todos acessem ali o espírito Shakespeareano. Obviamente tudo isso é uma grande brincadeira”, explica Zé Henrique de Paula.

“A peça não é uma sessão espírita, não é um ritual ocultista ou sobrenatural, mas fazemos essa brincadeira para que esse seja o elemento detonador da própria brincadeira da peça. Como vamos chegar ao fim se uma pessoa não está completamente de posse das suas faculdades mentais, da sua capacidade física? E tudo é muito imponderável, porque não sabemos o que vai acontecer, já a bebida bate de um jeito a cada dia. Por isso, existe um elemento de improvisação, de jogo, de prontidão. Tem até uma frase de Shakespeare que diz: ‘Estar pronto é tudo!’. E, neste caso, acho que ela nunca foi tão verdadeira”, acrescenta. 

E um aspecto bem interessante que diferencia a versão brasileira das demais é o fato de que o elenco é composto por sete atores e atrizes, e, em toda apresentação, a pessoa que bebeu na sessão anterior não está em cena, pois está se recuperando em casa. Por isso, cada ator está preparado para interpretar dois papéis diferentes. “Esse revezamento faz com que nunca haja um elenco igual ao outro nos mesmos papéis. E essa matemática toda faz com que, na temporada inteira, nunca haja uma escalação em que os atores façam os mesmos papéis na mesma combinação de elenco. Ou seja, as 32 sessões desta temporada terão uma combinação diferente da outra tanto pela escalação do elenco quanto pela pessoa que bebe na sessão. O jogo é a peça. Fazemos uma homenagem ao teatro, ao maior dramaturgo de todos os tempos e ao ofício do ator, que está sendo colocado em risco e em xeque todas as noites”, explica.


Ficha técnica
Espetáculo "Um Porre de Shakespeare"
Elenco: Bruna Guerin, Fabiana Tolentino, Luciana Ramanzini, Cleomácio Inácio, Dennis Pinheiro, Gabriel Lodi e Rodrigo Caetano.
Adaptação e direção: Zé Henrique de Paula
Iluminação: Fran Barros
Cenografia: Zé Henrique de Paula
Figurinos: Ùga Agú
Assistente de cenografia: Dani Bezerra
Assistente de figurinos: Cauã Stevaux
Cenotécnico: Jhonatta Moura
Fotos: Adriano Dória
Design gráfico: Laerte Késsimos
Redes sociais: 1812 Comunicação
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Produção: Renata Alvim e Zé Henrique de Paula
Produção executiva: Luanda Scandura
Assistente de produção: Victor Lima
Realização: Rega Início e Núcleo Experimental

Serviço
Espetáculo "Um Porre de Shakespeare", com Núcleo Experimental de Teatro
Temporada: 1º de junho a 09 de julho.
Aos sábados, segundas e terças-feiras, às 20h00, e aos domingos, às 18h00
Teatro do Núcleo Experimental – Rua Barra Funda, 637 – São Paulo - SP

Ingressos
Mezzanino: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia-entrada)
Palco: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia-entrada)
Mesa: R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia-entrada)
Rei & rainha: R$ 120,00 (inteira) e R$ 60,00 (meia-entrada)
Vendas on-line (com taxa de conveniência): em sympla.com.br/
Bilheteria física (sem taxa de conveniência): todos os dias das 12h00 às 18h00. Em dias de espetáculos, a bilheteria permanece aberta até o início da apresentação.
Duração: 1h30
Classificação etária: 18 anos, menores de 18 anos acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

50% de desconto | Meia-entrada - Obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário.

Atenção - Para pontos de venda e bilheterias é necessária a comprovação do direito ao benefício da 1/2 entrada no ato da compra e no acesso ao evento. Para vendas pela Internet e Telefone é necessária a comprovação do direito ao benefício da 1/2 entrada no acesso ao evento. Caso o benefício não seja comprovado, o portador deverá complementar o valor do ingresso adquirido para o valor do ingresso integral, caso contrário o acesso ao evento não será permitido.

Descontos
Estudantes -
 Lei Federal 12.933/13, Decreto Federal 8.537/15 e Medida Cautelar Provisória concedida pelo STF em 29/12/2015 – Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida pela ANPG, UNE, Ubes, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos, conforme modelo único nacionalmente padronizado. Os elementos indispensáveis da CIE são: I  nome completo e data de nascimento do estudante; II  foto recente do estudante; III  nome da instituição de ensino na qual o estudante esteja matriculado; IV  grau de escolaridade; e V  data de validade até o dia 31 de março do ano subsequente ao de sua expedição.

Idosos (pessoas com mais de 60 anos) - Lei Federal 10.741/03 e Decreto Federal 8.537/15 – Documento de identidade oficial com foto. 

Jovens pertencentes à famílias de baixa renda, com idades entre 15 a 29 anos - Lei Federal 12.933/13 e Decreto Federal 8.537/15 - Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto. 

Pessoas com deficiências e acompanhante, quando necessário - Lei Federal 12.933/13 e Decreto Federal 8.537/15 - Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social  INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto. 

Diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas da rede estadual e municipais - Lei Estadual n° 15.298/14 ­- Carteira funcional emitida pela Secretaria de Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto. 

Professores da Rede Pública Estadual e das Redes Municipais de Ensino - Lei Estadual n° 14.729/12 ­- Carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto.

.: Entrevista: Juliana Wallauer e Cris Bartis estreiam podcast "Mamilos Café"


Precursor entre os podcasts de sociedade e comportamento do Brasil, Mamilos celebra dez anos com estreia de "Mamilos Café", um programa em vídeo com Cris Bartis e Juliana Wallauer. Foto: Raquel Espírito Santo


Desde 2014 em atividade e uma das principais referências no mercado de podcasts brasileiros, o "Mamilos" amplia a sua atuação com a estreia do "Mamilos Café". A novidade faz parte da comemoração dos dez anos da plataforma e visa mergulhar em mentes instigantes e relevantes da sociedade, a partir de conversas profundas e reveladoras sobre trajetória de vida, carreira e visão de mundo. O videocast terá novos episódios às quintas-feiras, com distribuição multiplataforma, disponível no Globoplay, no YouTube do "Mamilos" e na sua plataforma de áudio preferida.

“Há dez anos, o Mamilos nasce da necessidade de estabelecer conversas sinceras e permanece com esse propósito, sendo um espaço de diálogo curioso para aqueles que têm interesse em escutar. O jeito Mamilos de promover conversas se tornou único na podosfera. É um olhar de interesse sobre o que está acontecendo na sociedade. Por isso, a plataforma se dedica a temas urgentes, de interesse público, que incomodam e que causam comoção”, explica a apresentadora Juliana Wallauer.

Comandado por Cris Bartis e Juliana Wallauer, precursoras na podosfera, o Mamilos coleciona episódios de sucesso, convidados icônicos e está entre os 20 podcasts mais ouvidos da América Latina em 2023. O projeto se consolidou na promoção de diálogos profundos a partir de encontros plurais. Seguindo essa proposta editorial de forma complementar e integrada, a primeira temporada do "Mamilos Café" traz nomes como Pedro Bial, Sandra Annenberg, Denise Fraga e Maria Ressa. “Estamos orgulhosas em entrar de vez no mundo do vídeo, após uma década de experiência no áudio. Nosso objetivo é se ‘desvincular’ do que já existe de disponível, trazendo para esse programa pessoas que a audiência deveria conhecer e convidados que o público conhece, mas sob uma nova perspectiva”, detalha Cris Bartis.   

O cenário do videocast entrega uma atmosfera intimista, aconchegante e acolhedora. O ambiente é inspirado em uma cafeteria, com uma paleta de cores em tons pastéis, proporcionando ao convidado e ao público a sensação de estarem preparados para tomar um café e participarem de uma conversa profunda e inspiradora. A cada episódio, Cris Bartis e/ou Juliana Wallauer recebe personalidades de diferentes segmentos, passando por celebridades, pensadores, influenciadores, que sejam referência em variados nichos e áreas de atuação. Confira a entrevista com as apresentadoras Cris Bartis e Juliana Wallauer.


O "Mamilos" foi pioneiro no universo da podosfera, como vocês enxergam a evolução do mercado de áudio e a influência do podcast nesse processo?
Cris Bartis - 
Há orgulho em ter sido pioneira como mulher na criação de podcast no Brasil, mas existe ainda mais orgulho em ver a quantidade de mulheres que fazem isso hoje. O "Mamilos" também já inspirou mais de 100 trabalhos de conclusão de curso de graduação e mestrado. Como falamos de temas atuais, nos últimos oito anos "acertamos" o tema do Enem e recebemos centenas de e-mails de pessoas agradecendo por se sentirem preparadas para a prova ao ouvirem os episódios.    


O que o público pode esperar com a estreia do "Mamilos Café"?   
Juliana Wallauer -
Vamos usar o que temos de melhor para lançar nosso olhar curioso para aprender e conversar, conectando assuntos em um ambiente acolhedor para quem participa e para quem ouve.        


Nesta nova fase, o que permanece na grade de veiculação do podcast?   
Cris Bartis -
O "Mamilos Debate" segue na programação trazendo temas atuais, com o apoio de especialistas. Já o "Mamilos Café" chega com um formato multiplataforma focado na história de vida ou vivência do convidado e no que ele pode gerar de inspiração e conhecimento para a audiência. Serão dois programas semanais na grade: às terças, os temas de interesse público, com o "Mamilos Debate" e às quintas o "Mamilos Café", com pessoas interessantes.

.: Marcos Akasaki na Mostra "Equilíbrio Instável", no Espaço Cultural FESPSP


Artista plástico assina esculturas, pinturas, desenhos, cerâmicas e outras técnicas contemporâneas que se entrelaçam em estruturas que ostentam a instabilidade como expressão artística, Na imagem, a obra "Sonhos de Um Jardim em Movimento"

Com entrada gratuita, a mostra individual do artista plástico Marcos Akasaki, “Equilíbiro Instável” pode ser vista até o dia 29 de junho, de segunda a sábado, das 10h00 às 19h00, no Espaço Cultural da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), que foi reinaugurado no final do ano passado na Rua General Jardim, região Central de São Paulo. É um conjunto de obras compostas por esculturas, pinturas, desenhos, cerâmicas e outras técnicas contemporâneas que ostentam a instabilidade como expressão artística.

“Cada uma das obras da exposição condensa micromundos sensoriais, que, além de evidenciar o potencial autoral de Akasaki, transbordam metáforas e subjetividades pelas cores e formas. Explodem submundos lúdicos costurados por frames cromáticos reverberantes; como moléculas de um universo onírico e propositivo onde o artista projeta fábulas associativas aos espectadores; poemas hilemórficos estruturados em suas cadências de formas, materiais e cores, nas suas espacialidades”, explica o PhD Andrés I. M. Hernández, responsável pela curadoria da mostra.

O artista consegue extrair da instabilidade de materiais densos como o ferro e a cerâmica uma delicadeza no equilíbrio a partir dos tensionamentos formais, conceituais e espaciais, que as obras projetam instaurados na sua concepção, construção e visibilidade que carregam. O “Equilíbrio Instável” está nos embates discursivos provocados pela construção das obras e seus movimentos que sugerem a reformulação e a assimilação de cada componente estrutural e material das obras a partir do encontro com o espectador.

Sobre o artista
Marcos Akasaki nasceu em Tupã (São Paulo) e, atualmente, divide-se entre São Paulo e São José do Rio Preto. Graduado pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e cursa Artes Visuais na Uninter. Seus trabalhos transitam entre a pintura em tela e esculturas com suporte de peças de cerâmica de Alta temperatura, onde os traços, formas e linhas orgânicas inspiradas na natureza se entrelaçam em um imaginário de cores, formas e movimentos.

Possui obras nos acervos das prefeituras de Praia Grande, Guarulhos e Ilha Bela, decorrentes de prêmios aquisitivos nos salões de Artes destas cidades. Realizou exposições individuais em São Paulo, em galerias, e em Santos e Botucatu, em instituições governamentais. É presidente da Comissão de Artes Plásticas do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social) e organiza o Salão Bunkyo de Arte Contemporânea, a Feira de Arte, além de palestras e o curso infantil de pintura na Instituição.


Serviço
Exposição "Equilíbrio Instável"
Artista: Marcos Akasaki
Curador: PhD Andrés I. M. Hernández
Local: Espaço Cultural da FESPSP
Endereço: Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque / São Paulo
Período de exposição: de 27 de maio a 29 de junho
Horário de visitação: de segunda a sábado, das 10h00 às 19h00

← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial
Tecnologia do Blogger.