quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

.: Lucas Godoy dá voz a José, pai de Jesus, no musical "Jornada para Belém"


Produção épica interpretada por nomes como Antonio Banderas e ganha versão em vozes brasileiras selecionadas por grandes nomes do cinema mundial. Crédito: Foto: Sergio Santoian

O ator, cantor e dublador Lucas Godoy foi selecionado para dar voz a José, protagonista do filme "Jornada para Belém" ("Journey to the Bethlehem"), que conta a história do maior protagonista da humanidade. Produção épica e filme musical para toda a família, "Jornada para Belém" está em cartaz na rede Cineflix Cinemas e é uma realização da carreira para o ator. “Meu primeiro protagonista em dublagem. É realmente um sentimento inexplicável e uma grande responsabilidade. Eu fico muito grato e feliz por confiarem no meu trabalho”, revela Godoy. 

A produção tem estreia nacional em 7 de dezembro e promete ser um dos principais filmes de Natal da temporada e uma porta para expandir ainda mais a carreira do artista, uma vez que foram os próprios produtores do filme que selecionaram as vozes dos cantores e dubladores brasileiros. “Eu me sinto imensamente feliz, talvez seja um dos projetos mais importantes da minha vida e pode dar uma reviravolta na minha carreira. Além de estar nessa história que é a mais contada no mundo”, enfatiza Lucas. 

Ao lado de Maria Clara Rosis, Saulo Vasconcelos, Fred Silveira, Tatá Guarnieri e outros talentos, Lucas Godoy foi aprovado por um dos principais produtores executivos do cinema mundial, Adam Anders. O convite para o papel surgiu pelo diretor Gilberto de Syllos, da Atma Entretenimento, responsável por levar talentos renomados para as produções internacionais e teve direção de Bruno Azevedo. “Por conhecer principalmente minha voz cantada, que se parecia muito com a do ator americano Milo Manheim, Gilberto me chamou para o teste e fui selecionado”, conta Godoy. 

Na dublagem, Godoy já emprestou seu talento para a animação de Mini Madagascar, com o personagem Anty´ney e Big baa, da HBOMax. No teatro,  protagonizou o Circo do Chaves, com os personagens Sr. Barriga e Jaiminho e no musical “'O Mágico de Oz" como Homem de Lata. Lucas conta que começou a cantar aos cinco anos, na igreja onde frequentava. Nascido em São Paulo, se mudou para Bertioga aos nove. Ele se formou em interpretação para TV e cinema na escola Célia Helena e no Teatro Musical. Protagonizou a turnê da peça "A Bela e a Fera", com turnê nacional e internacional. 

O ator já passou pela FPJ, Formação de palhaços para jovens, uma formação do Doutores da Alegria, o que fez sua carreira se enveredar tanto para o canto, atuação quanto para o ofício de palhaço, profissão que o levou para atuar entre duplas famosa de palhaço, entre elas "Teleco e Teco", disponível na Band Play e na Amazon.

Em 2019, Lucas foi um dos 24 selecionados dentre mais de mil candidatos para o programa "Talentos" da TV Cultura. Apresentado por Jarbas Homem de Mello, o programa revelou grandes nomes do teatro musical brasileiro da atualidade. Para o ator esse é apenas o começo de uma carreira que ainda pode ser muito explorada. Seus próximos projetos incluem participações na TV e em séries nacionais, mas ainda são projetos que estão em negociação.


Assista no Cineflix
Animações de sucesso como "Frozen: uma Aventura Congelante" são exibidas no Cineflix Cinemas. O Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021. Para acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN.
 


Trailer de "Jornada para Belém"



José (Lucas Godoy) e Maria (Maria Clara Rosis) em pré-estreia no Shopping Anália Franco

.: Peça "NGO - O Silêncio que Antecede o Revide", nesta quinta, no Sesc Santos


O espetáculo "NGO - O Silêncio que Antecede o Revide", de Filipe Celestino, será apresentado nesta quinta-feira, dia 7 de dezembro, das 20h às 21h, no auditório do Sesc Santos. Você já se imaginou desaparecendo? Memórias. Ideias. Passado. Corpo. Desaparecendo. É o que acontece quando um fenômeno assola a população negra de São Paulo, fazendo com que as pessoas desapareçam uma a uma, deixando um verdadeiro caos que escancara a fragilidade do falido sistema da branquitude. Quando todas as pessoas negras desaparecem, o que acontece? Esse é o silêncio que antecede o revide. 

Em uma cidade, pessoas pretas são acometidas por um fenômeno em que seus corpos desaparecem em até 23 minutos - menção ao tempo médio que leva para um jovem preto ser assassinado no Brasil. A partir desse evento, a dramaturgia de "NGO - O Silêncio que Antecede o Revide", discute o papel da branquitude nas diversas opressões que persistem na sociedade e também reflete sobre estratégias de aquilombamento e reimaginação da cidade por parte das pessoas pretas.

Idealizada pelo ator e dramaturgo Filipe Celestino e com direção de Jéssica Nascimento, a peça tem elenco composto por Evandro Cavalcante, Tay O’Hanna e Vive Almeida. A trama, que reimagina a cidade a partir dessa ausência de pessoas pretas, reflete e escancara como a branquitude lidaria com uma sociedade colapsada, falida, a partir da inexistência dessas pessoas, que são a estrutura que movimenta essa sociedade. Na peça, isso se dá por meio da indignação de moradores de um bairro nobre ao se verem sem jardineiros, empregadas e babás, por exemplo.

"A peça traz uma espécie de lupa que aumenta e revela como a branquitude lida com esses desaparecimentos. Desde o jornalista que pensa na sua reportagem, o prefeito que dialoga com seu assessor, os presídios com celas mais vazias e a cidade entrando em colapso", conta Filipe Celestino, reforçando que o título da peça metaforiza seu conteúdo, já que suprime da palavra negro as letras E e R. 


Ficha técnica
Espetáculo "NGO - O Silêncio que Antecede o Revide". Dramaturgia: Filipe Celestino. Direção: Jéssica Nascimento. Elenco: Evandro Cavalcante, Tay O'Hanna e Vive Almeida. Assistente de direção: Rô da Silva Albuquerque. Direção musical: Alexandre Guilherme. Banda: Alexandre Guilherme, Du Kiddy Artivista, Pedro Vithor Almeida e Thiago Sonho. Cenário: Julio Dojcsar. Figurino: Ailton Barros.  Iluminação: Matheus Brant. Pesquisa, produção de vídeo: Gabi Miranda. Produção: Corpo Rastreado. 

Serviço
Espetáculo "NGO - O Silêncio que Antecede o Revide". Quinta-feira, dia 7 de dezembro, das 20h às 21h. Auditório do Sesc Santos. Ingressos: R$ 10,00 (credencial plena). R$ 15,00 (meia). R$ 30,00 (inteira).  Não recomendado para menores de 12 anos - autoclassificação. Duração: 60 minutos.  Ingressos à venda no Portal do Sesc SP e nas bilheterias.

Bilheteria Sesc Santos - Funcionamento    
Terças a sextas-feiras, das 9h às 21h30 | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Sesc Santos
Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida - Santos. Telefone: (13) 3278-9800. Site do Sesc Santos neste link. Instagram, Facebook e Twitter: @sescsantos . YouTube /sescemsantos

.: Thais Aguiar apresenta solo "Pagu - Do Outro Lado do Muro" em Santos


A Cadeia Velha de Santos será palco do monólogo "Pagu - Do Outro Lado do Muro". A apresentação marca o aniversário de morte da ativista que faleceu em Santos, dia 12 de dezembro de 1962. Além disso, Pagu chegou a estar presa na Cadeia Velha, uma das 23 vezes em que foi presa por seu ativismo político. Foto: Orvalho Filmes/ Gaspar Lourenço


Com texto escrito por Tereza Freire espetáculo tem a atriz no papel de Patrícia Rehder Galvão, a Pagu e revela o resultado de uma investigação dos destroços mais profundos e pouco conhecidos da história da militante política e cultural, e uma das pioneiras do feminismo no Brasil. Há quatro anos, Thais Aguiar começou suas pesquisas para levar aos palcos a biografia de Pagu, uma das percursoras da luta feminista no Brasil.

O espetáculo “Pagu - Do Outro Lado do Muro”, com o texto de Tereza Freire que também é autora do livro em que o espetáculo foi inspirado. Em única apresentação exatamente no dia que completam exatos 61 anos de sua morte, 12 de dezembro, o local escolhido para esta homenagem à Patrícia Rehder Galvão foi a Cadeia Velha de Santos, que hoje é sede da Fábrica de Cultura 4.0 na cidade. Contudo, outrora, quando em atividade, foi onde a feminista ficou detida em uma das 23 vezes em que foi presa por seu ativismo político.

“Fazer esta homenagem a Pagu, na cidade em que ela escolheu viver, na cadeia onde esteve presa após o comício e assassinato de seu amigo Herculano de Souza, tem um significado e uma responsabilidade muito grande pra mim. Levar a arte através do teatro num lugar que por anos foi sinônimo de dor, abandono e desespero é poder honrar a função social que arte tem nesse país, a de ressignificar, de regenerar e transcender. As pessoas precisam saber que Pagu foi muito além de ser a ‘mulher de Oswald de Andrade’. Ela me ensinou com sua trajetória de vida que o título de mulher e mãe nos é dado como um prêmio pelo patriarcado e que infelizmente esse 'prêmio' nos serve mais como prisão e anulação dos nossos dons e escolhas. Os tempos mudaram”, explica Thais.

“Estamos nos fortalecendo como mulher, recuperando nosso espaço de fala, de direito e Pagu já nos mostrava que o caminho seria árduo, mas possível! Escolhi dar vida a Pagu e com a dramaturgia de Tereza Freire, sem nenhum romantismo ou histórias pessoais e paralelas o espetáculo faz uma provocação extremamente atual sobre a luta por justiça social e retomando uma cultura de papel transformador. As pessoas poderão vivenciar uma jornada cheia de detalhes para entender toda a complexidade dessa personalidade”.

A atriz traz ainda uma curiosidade: “pouca gente vai notar este detalhe, mas o horário do espetáculo foi escolhido de forma muito cuidadosa, pois ele termina exatamente no horário oficial do falecimento de Pagu. Traremos ela à vida na memória das pessoas enquanto ela, há 61 anos, nos deixava”. O texto é baseado no livro “Dos Escombros de Pagu”, resultado de uma tese de mestrado de Tereza Freire, que também assina o texto do espetáculo.

A pesquisa resgatou a vida e a obra dessa importante precursora de comportamentos político-sociocultural brasileiros de uma feminista, militante política, ilustradora, comunista e crítica literária e teatral. Ela marcou a história do Brasil, revolucionando e chocando a sociedade dos anos de 1930, com suas ações e pensamentos inovadores.

No espetáculo dirigido por Erika Moura e Natália Siuf, “Pagu - Do Outro Lado do Muro” a personagem volta para narrar sua trajetória de vida com todos os acontecimentos vividos e superados, sem qualquer sentimento de culpa e vitimização dos fatos. Uma interpretação que mergulha nas memórias da personagem e emociona pela veracidade dos acontecimentos vivenciados, deixando o público livre para interpretar a história como quiser e com isso a narração atinge uma amplitude para além da informação. Após a apresentação, haverá uma roda de conversa da atriz Thais Aguiar e das diretoras Erika Moura e Natália Siufi com o público. Compre o livro "Dos Escombros de Pagu", de Tereza Freire, neste link.

Sobre Patrícia Redher Galvão (Pagu)
Patrícia Rehder Galvão nasceu em São João da Boa Vista no dia 9 de junho de 1910 e morreu em Santos em 12 de dezembro de 1962. Foi autora do primeiro romance proletário brasileiro (Parque Industrial) e a primeira presa política deste país. Casada com Oswald de Andrade, destacou-se significativamente no movimento Modernista de 1922. Ainda jovem, trabalhou em fábricas e militou pelo Partido Comunista.

Escreveu contos policiais publicados pela revista Detective, dirigida pelo dramaturgo Nelson Rodrigues, que depois (1998) foram reunidos na obra Safra Macabra. Em trabalhos, junto a grupo teatrais, revelou e traduziu grandes autores, até então inéditos no Brasil, como James Joyce, Eugène Ionesco, Arrabal e Octavio Paz.

Fundou um jornal de esquerda com Oswald de Andrade, empastelado pela polícia repressora da época. Foi perseguida pela ditadura Vargas. Militou na França, foi presa e deportada para o Brasil. Antes, presenciou a coroação do Imperador Pu Yi, da Manchúria. Presa em 1935, permaneceu encarcerada por 5 anos. Foi torturada e, somente libertada por motivos de doença, pesando cerca 40 quilos. Tentou suicídio por conta de um tratamento de câncer mal sucedido. Em Santos, tornou-se uma das grandes incentivadoras do teatro amador, responsável pela descoberta de Plínio Marcos.

Morreu aos 52 anos, vítima de câncer no pulmão. Seu último marido foi Geraldo Ferraz, crítico do jornal “A Tribuna” (Santos), em que também foi colaboradora. Caiu no esquecimento da história oficial até que Augusto de Campos publicou sua antologia poética e “gritou”: quem resgatará Pagu? Garanta o seu exemplar do livro "Dos Escombros de Pagu", escrito por Tereza Freire, neste link.

Ficha técnica
Espetáculo "Pagu - Do Outro Lado Do Muro".  Atuação: Thais Aguiar. Texto: Tereza Freire. Direção: Erika Moura e Natália Siufi. Trilha sonora original: Paulo Gianini. Iluminação: Tomate Saraiva. Fotografias: Arô Ribeiro. Assessoria de imprensa: Antonio Montano (Vetor.am). Produção: Espontânea Cultural. Co-produção: Lorenna Mesquita (Sultana Produções). Cenário e figurino orientados por Livia Loureiro. Design gráfico: Theo Siqueira. 

Serviço
Espetáculo "Pagu - Do Outro Lado Do Muro". Dia 12 dezembro. Horário: 15h. Local: Fábrica de Cultura 4.0 – Cadeia Velha. Endereço: Praça dos Andradas s/nº, Centro – Santos (SP). Gênero: Drama. Duração: 70 minutos. Classificação: 14 anos. Após o espetáculo haverá uma roda de conversa com a a triz e as diretoras.

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

.: Crítica: "As Aventuras de Poliana - O Filme" é nacional juvenil agradável

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em dezembro de 2023


A verdade é que são as férias de verão, mas a jovem Poliana (Sophia Valverde) tem pretensões maiores: estudar Turismo fora do Brasil. João (Igor Jansen), pega um tremendo trânsito na Avenida Paulista, para levar a amada a uma entrevista, mas tudo dá errado. Assim, "As Aventuras de Poliana - O Filme", em cartaz no Cineflix Santos, resgata o "Jogo do Contente" de Poliana, tão reforçado na novela (2018-2020) para que a agora moça, consiga provar ao pai, o ricaço Otto, que amadureceu. 

Desesperada em realizar seus planos, Poliana leva os amigos para trabalhar num resort. que mostra ser o lugar dos sonhos num vídeo institucional. Chegando lá, tudo muda de figura e o espaço "eco" em construção está agredindo a região, alagando as moradias da população que vive por perto. De Poliana, tudo o que se vê são atitudes egoístas incluindo os amigos Kesia (Duda Pimenta) e Luigi (Enzo Krieger), assim como o namorado João, em seguidas furadas. A ponto de chegar um momento de não mais se conseguir defendê-la por conta de escolhas tão erradas.

Nas mãos da madame Germana (Barbara França), neta de um ricaço interpretado por Jackson Antunes, responsável pelo resort, os amigos limpam banheiros, enquanto tentam aproveitar o lugar paradisíaco, pelo menos no intervalo para o almoço. Até que uma comunidade próxima quase some debaixo d´água por conta de uma chuvarada. Junto, o quarteto descobre que o problema é resultado da ganância de Germana.

 "As Aventuras de Poliana - O Filme" mantém a essência da novela exibida no SBT que teve continuação com "Poliana Moça", embora traga somente o quarteto no elenco juvenil e somente Dalton Vigh, na pele do pai de Poliana, além de trazer a robôzinha Sara (voz de Fabiana Tolentino). No entanto, entrega uma vilã digna de filme, acompanhada de um ajudante questionável, interpretado por Palbo Morais. O longa é agradável, igual foram as novelas e deixa ainda um gostinho de que as histórias de Poliana e sua turma renderiam vários episódios de um bom seriado no SBT. É uma boa receita para agradar o público juvenil, tão carente de conteúdos voltados. Vale a pena conferir!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link. Compre seus ingressos no Cineflix Cinemas Santos aqui: vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 

Filme: "As Aventuras de Poliana - O Filme" (nacional). Ingressos on-line neste link
Gênero: aventura, romance
Classificação: 10 anos
Duração: 1h40
Ano: 2023
Idioma: português
Distribuidora: Warner Bros. Pictures
Direção: Cláudio Boeckel
Roteiro: Íris Abravanel, Bruno Garotti. 
Elenco: Sophia Valverde (Poliana), Pietra Quintela (Lorena D'Ávila), Isabella Moreira (Raquel D'Ávila), Jakcson Antunes
Sinopse: Poliana é uma garota que sempre soube ver o lado bom da vida. Ela aprendeu com seu pai o "jogo do contente" e com ele encontra algo de positivo até nas situações mais difíceis. Mas desde que o pai Otto Pendleton sumiu no ano anterior, ela não consegue mais entrar na brincadeira. No seu aniversário de 15 anos, Poliana ganha um lindo colar que pertenceu à mãe, e leva o presente para o famoso Campo de Férias. Quando Poliana e seus amigos começam a viver situações estranhas, eles resolvem descobrir os mistérios daquele lugar - e encontram muito mais do que esperavam.

Trailer de "As Aventuras de Poliana - O Filme"

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.: "Princípios: seu guia diário": Ray Dalio guia reflexões para alcançar objetivos

Um dos maiores empreendedores do mundo criou diário com exercícios guiados e valiosas reflexões que ajudarão o leitor a alcançar seus objetivos na vida e no trabalho


Considerado uma das pessoas mais influentes do planeta pela revista Time, Ray Dalio soube como poucos construir seu caminho até o sucesso. Em 1975, aos 26 anos, ele fundou, em seu apartamento de dois quartos, a Bridgewater Associates, hoje a maior empresa de hedge funds do mundo. Muitos o chamam de gênio, mas Dalio rejeita rótulos fáceis e atribui suas conquistas, na verdade, a um conjunto de convicções que sistematizou ao longo das últimas décadas.

Em "Princípios", livro publicado em 2018, o investidor compartilhou essas verdades fundamentais que o guiam, além de técnicas que o ajudaram a alcançar seus objetivos. Cinco anos após a publicação da obra best-seller, Ray Dalio retoma o tema em Princípios: seu guia diário, que chega às livrarias em dezembro pela Intrínseca. Desta vez, o autor se propõe a ajudar ativamente os leitores na tarefa de refletir sobre seus próprios princípios e registrá-los. Por isso, desenvolveu uma série de exercícios guiados e questionamentos para que o leitor possa pensar sobre sua identidade e valores e, com isso, chegar ao cerne dos princípios que orientam sua vida e que o ajudarão a alcançar seus objetivos de maneira mais consistente e eficiente.


Você pode comprar "Princípios: seu guia diário", de Ray Dalio aqui: amzn.to/3Tb2tK9


“Temos quatro exercícios no início deste diário e um no fim. Creio que você vai gostar de fazê-los e vai achá-los úteis. Eles vão ajudar você a olhar para si e para a sua realidade, assim como a lidar com essas duas coisas de um jeito diferente, mais prático e baseado em princípios. Você vai ver que existem razões por trás de quase tudo o que acontece e que a realidade funciona como uma máquina de movimento perpétuo. Entender sua natureza e o fato de que você faz parte dessa máquina permite obter melhores resultados”, explica o autor.

Com questões propositivas e páginas em branco a serem preenchidas pelo leitor, o novo livro de Ray Dalio é um guia prático, objetivo e dinâmico. A obra foi pensada para ajudar as pessoas a identificar, registrar e refinar seus próprios princípios e criar ferramentas que estarão presentes por toda a vida, para cada tomada de decisão. “Criei este diário para convidar você a pensar na sua realidade e criar princípios para lidar com ela com eficácia. Minha esperança é que ele se torne um refúgio pessoal para reflexão sobre o que está acontecendo e como lidar bem com isso, assim como para que suas anotações se tornem seus bens mais valiosos. Estou confiante de que, se fizer isso, sua vida vai melhorar radicalmente”, afirma Dalio.


“Ray Dalio tem me fornecido ensinamentos inestimáveis.” — Bill Gates


Ray Dalio é fundador, codiretor de investimentos e copresidente do conselho de administração da Bridgewater Associates, a maior e mais lucrativa gestora de hedge funds do mundo, com cerca de 140 bilhões de dólares sob gestão e mais de 1.500 funcionários. Dalio foi considerado uma das cem pessoas mais influentes do planeta pela Time, além de aparecer na lista de cem mais ricos do mundo da Forbes. Entre suas obras publicadas pela Intrínseca, estão o best-seller Princípios e Princípios para o sucesso. Para se aprofundar no trabalho de Ray Dalio e em seus estudos sobre economia, acesse principles.com ou siga @raydalio no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

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"Princípios: seu guia diário", de Ray Dalio

Tradução: Cláudia Mello Belhassof

256 páginas

Editora: Intrínseca

.: Discurso de ódio e fanatismo: ator dialoga com jovens em novo livro


Se a humanidade está fadada ao fracasso, por que ainda precisamos defendê-la? Na ficção científica "Mesmo se a Tempestade Chegar", o ator, escritor e roteirista Paulo Pera discute consequências do fanatismo e propõe reflexões filosóficas sobre a realidade.

O romance "Mesmo se a Tempestade Chegar" é uma ficção científica que levanta debates sobre temas atuais para a sociedade brasileira. Fanatismo, consequências dos discursos de ódio, abusos de poder por parte de líderes e questões filosóficas sobre a importância de lutar pela humanidade são abordados pelo autor Paulo Pera ao narrar a trajetória de um homem em busca de combater um poderoso e violento grupo.

O protagonista na história é Soulfly, que acorda sem memória em um hospital. Desnorteado e com poucas informações sobre os acontecimentos que o levaram a ser internado, logo um nome surge à mente: Sara. Em uma narrativa dividida em três partes, com capítulos curtos e a utilização recorrente de flashbacks, o autor mantém os leitores atentos para entender o passado do personagem principal.

Aos poucos, o homem começa a compreender a realidade. Por um longo período, ele integrava o Salvadores da Terra, grupo responsável por estudar a manipulação de energias. Mas este poder tornou o líder da equipe, Tadashi, alguém obcecado pela aniquilação da população. No início, Soulfly apoiava a ideia e era um dos membros mais confiáveis. Entretanto, o envolvimento com uma mulher fora do seu ciclo fez o protagonista questionar as próprias convicções.

Entre combates mortais em um mundo distópico, o enredo agrada os fãs de ficção científica ao mesmo tempo que conta com elementos de romance e fantasia. Mais que isso: a obra também propõe uma discussão sobre os limites da ética e da moral, além de tratar sobre a necessidade de defender a vida humana apesar de todos os problemas existentes na sociedade.

Durante a construção da história, o escritor se inspirou em referências de animes e mangás, como "Dragon Ball" e "Os Cavaleiros do Zodíaco", para aproximar diferentes públicos da produção literária. Paulo Pera explica: “meu objetivo principal é ajudar o jovem leitor, ou o adulto que desistiu dos livros e está afastado da literatura, a encontrar a paixão escondida por essa arte”.

O livro foi publicado por meio do edital “Literatura – Publicações”, da Fundação Cultural de Curitiba, que tem o intuito de incentivar a produção literária e a formação de novos autores da região. Mesmo se a Tempestade Chegar foi o vencedor na categoria “Romance” e terá 100 exemplares doados para bibliotecas e casas de leitura da capital paranaense. Compre o livro "Mesmo se a Tempestade Chegar", de Paulo Pera, neste link.


Sobre o autor
Nascido em Curitiba, no Paraná, Paulo Pera é ator, escritor e roteirista. Na literatura, publicou “Amigos Têm Dez Contos”, obra premiada como “Melhor Ficção em Português” no International Latino Book Awards de 2023. Agora lança o livro "Mesmo se a Tempestade Chegar" com apoio de edital da Fundação Cultural de Curitiba. Ainda no meio artístico, dirigiu os curtas-metragens “Patrulha” (2009) e “Loja de Inconveniências” (2023). Garanta o seu exemplar de "Mesmo se a Tempestade Chegar", escrito por Paulo Pera, neste link.

.: "Agora Vai": Porchat recebe convidados em seu especial de fim de ano

Personalidades respondem por que acreditam que ‘Agora Vai’. Foto: TV Globo/Divulgação


Muitas surpresas estão preparadas para o público em ‘Agora Vai’, especial de fim de ano de Fábio Porchat na TV Globo. Os convidados do programa, além dos já revelados Marcelo Adnet e Milton Cunha, são Daniele e Diego Hypolito, Evelyn Castro, Noemia Oliveira, Sandra Annenberg e Tadeu Schmidt. Em diferentes quadros, em parceria com Porchat, eles personificam um guia bem-humorado para que o ano de 2024 seja perfeito. Será que ‘Agora Vai’? Os convidados respondem.

“‘Agora Vai’ porque o Fábio é da gente, porque precisamos sempre de alegria, e de tantas coisas positivas. O Fabio nos representa muito, e eu fico muito honrado, muito feliz por estar junto”, declara Diego Hypolito.

“Eu acho que ‘Agora Vai’ porque o Fábio é sensacional, traz sempre algo interessante e trabalha com algo que todo mundo ama: a felicidade. Acho importante ter essas brincadeiras que dão alegria para as pessoas; estamos precisando cada vez mais disso”, diz Daniele Hypolito.

“A gente tem que ter esperança, não é? Como é que faz, se a gente não tiver fé? Eu tenho fé. E o humor torna tudo mais leve. Ele vai implicar comigo o especial inteiro! Mas é muito divertido estar com ele, com a Noemia; já trabalhamos há tanto tempo juntos... ‘Agora Vai’!” – promete Evelyn Castro.

“Acho que ‘Agora Vai’ é uma oração, como quem diz: ‘nesse ano, as coisas vão bem’; é uma mensagem positiva, e acho que tem essa metáfora de estar todo mundo em um grande horário do rush, querendo que isso desempaque, que vá para frente. ‘Agora Vai”, roga Marcelo Adnet. 

“‘Agora Vai’ é uma brincadeira maravilhosa. Na rede social, por exemplo, eles pegam gente inventora, que com um balde faz o ventilador jogar água, dizendo: ‘Agora vai, agora o calor acaba!’, ‘Agora a NASA vem’! ‘Agora vai’ é assim – tem que pegar. Ou vai, ou racha”, responde Milton Cunha.

“‘Agora Vai’ porque já não foi muita coisa! A gente já fez tudo direitinho – às vezes também não... (risos) Final de ano é aquele momento em que as pessoas ficam revendo o que foi feito, o que podem colher – mas sem fazer a maluca, se não plantou, não vai colher. Se plantou, é isso: ‘Agora Vai!’” – brinca Noemia Oliveira.

 “Eu até diria que já foi! Chega uma hora em que tem que ir! ‘Agora vai’? Então vamos! No programa, serão os doze meses do ano e, curiosamente, eu caí em junho, que é o mês do meu aniversário; em 2024 eu faço 56 anos no dia 5 do 6. Acho que não significa nada, mas estou achando o máximo”, diverte-se Sandra Annemberg.

“Eu sou um otimista. Sempre penso que o melhor está por vir, para a humanidade inteira. Eu tenho uma convicção muito forte de que, se olharmos a longo prazo, estamos sempre evoluindo. Gosto da virada do ano, de fazer metas, tentar coisas novas; em todo Ano Novo eu entro com esperança de que será o melhor dos anos”, conclui Tadeu Schmidt.

"Agora Vai" tem produção de Isabela Bellenzani, direção artística de Daniela Gleiser, e direção de gênero de Patricia Pedrosa e Monica de Almeida. O programa está previsto para ir ao ar em 31 de dezembro, após "Temperatura Máxima".

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

.: Crítica: "Obrigado, rapazes" adapta "A Noite do Triunfo" e faz rir

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em dezembro de 2023


"Obrigado, rapazes" começa provocando, uma vez que a tela preta com letreiros informativos da produção do filme ganha uma vocalização um tanto que inesperada para um início de filme. Numa sala de dublagem, Antonio (Antonio Albanese) dá seu melhor para ganhar um suado dinheiro, uma vez que está desempregado. Contudo, o ator recebe a proposta de ensinar teatro em uma prisão. 

Inicialmente, nem ele próprio aprova a ação. Até que percebe o envolvimento de um pequeno grupo -quatro detentos- ao encenar fábulas para outros presidiários. Assim, Antonio vê que existe a chance de fazer algo muito maior e não desperdiçar o talento dos detentos. Para tanto, decide encenar a famosa comédia de Samuel Beckett, “Esperando Godot”. 

Conforme os detentos se entregam à arte, descobrem o poder transformador da expressão e encontram esperança além dos muros da prisão. No entanto, percebem que o sucesso nos palcos não reflete no tratamento na cadeia. Nem mesmo os presentes recebidos podem ser levados para a cela, como por exemplo, um ursinho de pelúcia.

Mesmo fazendo gargalhar, é inevitável não conectar o italiano "Obrigado, rapazes" ao glorioso francês "A Noite do Triunfo" por tamanha similaridade. De fato, a produção dirigida por Riccardo Milani é baseada no longa lançado em 2021 nos cinemas brasileiros. Com o toque italiano, "Obrigado, rapazes" entrega uma releitura com muita comédia e garante seu posto numa boa adaptação.

"Obrigado, rapazes" faz parte do Festival de Cinema Italiano no Brasil 2023 e pode ser assistido gratuitamente, até 9 de dezembro, aqui: https://festivalcinemaitaliano.com/title-item/grazie-ragazzi-obrigado-rapazes/. Vale a pena conferir!

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 


"Obrigado, rapazes(Grazie Ragazzi)
Gênero: comédia
Classificação: 14 anos
Duração: 1h57
Ano: 2023
Idioma: italiano

Direção: Riccardo Milani
Elenco: Antonio Albanese, Sonia Bergamasco, Vinicio Marchioni, Giacomo Ferrara
Sinopse: Antonio, um ator desempregado, aceita ensinar teatro em uma prisão. Ao descobrir o talento dos detentos, ele decide encenar a famosa comédia de Samuel Beckett, “Esperando Godot”. Conforme os detentos se entregam à arte, descobrem o poder transformador da expressão e encontram esperança além dos muros da prisão. Uma história emocionante sobre redenção, transformação e o poder do teatro como forma de expressão e resgate da esperança. Um filme com um claro propósito social, contado com simplicidade encantadora.

Trailer de "Obrigado, rapazes"

.: Crítica: "O Homem na Estrada" é thriller empolgante e surpreendente

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em dezembro de 2023


Muito se fala que amor e ódio andam lado a lado. Eis que "O Homem na Estrada", longa italiano dirigido por Gianluca Mangiasciutti entrega um thriller mesclando tais opostos. Irene é ainda uma garotinha, quando numa brincadeira com o pai, na beira da estrada, acaba ficando como única testemunha de um acidente fatal. Órfã de pai, tendo ainda a mãe, Irene cresce, mas é uma garota problema. 

Somando tantas discussões em casa, uma vez que a mãe refez a vida, formando uma nova família, enquanto que ela está presa no objetivo de recordar o rosto daquele homem na estrada que matou seu pai. Numa desavença, Irene sai de casa após ser convidada a começar trabalhar. É na casa da tia, que uma aluna de ioga lhe traz uma luz no fim do túnel. 

Com essa ajudinha, Irene começa a trabalhar numa fábrica da região. Contudo, o atual dono, Michele, sempre sério e observador, guarda um segredo que entrelaça a história de Irene com a dele. Fortalecendo uma relação conturbada de patrão e empregada, Irene e Michele criam vínculos, ainda que ele seja casado.

"O Homem na Estrada" é intrigante pelo desenrolar da trama em 1h50. Entretanto, todo o emaranhado de sentimentos dos protagonistas acontece de modo crescente, o que empolga quem assiste a tudo. Na tela ainda é alimentada uma gigante dúvida sobre como se dará a conclusão do envolvimento de Irene e Michele. 

A produção "O Homem na Estrada" faz parte do Festival de Cinema Italiano no Brasil 2023 e pode ser assistido gratuitamente, até 9 de dezembro, aqui: https://festivalcinemaitaliano.com/title-item/luomo-sulla-strada-o-homem-na-estrada/. Vale a pena!

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 


"O Homem na Estrada(L’Uomo Sulla Strada)
Gênero: thriller
Classificação: 14 anos
Duração: 1h50
Ano: 2022
Idioma: italiano

Direção: Gianluca Mangiasciutti
Elenco: Aurora Giovinazzo, Lorenzo Richelmy, Astrid Casali, Eugenio Gradabosco
Sinopse: Irene é uma jovem assombrada pela morte de seu pai nas mãos de um motorista fugitivo. Determinada a encontrar justiça, ela se envolve com Michele, o dono da fábrica onde trabalha, sem saber que ele é o responsável pelo trágico acidente. À medida que os sentimentos de proteção se transformam em amor, Irene se vê dividida entre vingança e afeição. Enquanto a verdade se aproxima, algo inesperado acontece, desafiando o destino de ambos. Um suspense emocionante que mergulha nas complexidades da culpa, segredos e redenção.

Trailer de "O Homem na Estrada"

.: "A Fabulosa Fábrica de Música, o Musical" estreia no Teatro das Artes


Estreia 6 de janeiro, no Teatro das Artes, no Shopping Eldorado.Após temporada no Rio de Janeiro, o musical chega a São Paulo, no Teatro das Artes, Shopping Eldorado. Foto: Carlos Costa Studio 


Já pensou num mundo sem música? É o que acontece quando uma caixinha de música que esconde um poder mágico se quebra no Colégio Beethoven. Melodia, Ritmo e Harmonia, os três elementos da música, ganham vida e precisam se unir para restaurar o objeto. Nesta aventura, contam com a ajuda do próprio Beethoven, o grande compositor, que surge como capitão desta fabulosa jornada. O elenco de 11 atores é formado por 5 crianças com carreira no teatro- Enzo Pacifico, Pietro Cheuen, Esther Samuel (The Voice Kids), Bruna Negendank (novela Vovó Sumiu), Manu Estevão (novela Vai na Fé e série Vicky e a Musa) - e 6 adultos - Du Herrera, Franciane Melo, Rômulo Weber, Carol Donato, Vitória Rodrigues, Rodrigo Fernando. O musical é composto por canções originais e outras de diferentes épocas, desde composições do ‘anfitrião’ Beethoven até músicas contemporâneas de Gilberto Gil, Melim e Gloria Groove, entre outras. Ao todo a trilha reúne 37 composições, sendo 19 compostas pelo diretor musical Roger Henri. 

Idealizado por Gustavo Nunes e Rose Dalney, A Fabulosa Fábrica de Música é um projeto que engloba uma série de espetáculos musicais que oferecem ao público uma experiência teatral sobre o poder da música, seus diferentes ritmos e sua importância para a formação da identidade cultural ao longo da história. O primeiro espetáculo da série se chama A Fabulosa Fábrica de Música – o musical e é conduzido pelo personagem do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) que, por meio da magia do palco, surge em nosso mundo para apresentar essa aventura musical para todas as idades. 

A encenação pretende reunir pais, filhos e avós num programa em família que faz da música e sua universalidade um veículo para falar de diversidade, aceitação e amor. As personagens revelam seus sonhos e confrontam suas experiências em cena – inclusive o próprio Beethoven, cuja surdez na vida adulta não o impediu de se tornar um dos compositores mais importantes da história. E usando de seu próprio exemplo, ajuda as crianças a se encontrarem e se realizarem através das suas potências únicas. O projeto, apresentado por Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, conta com patrocínio de LGA Mineradora, produção de Turbilhão de Ideias (“Cassia Eller, o musical”) e realização da Miniatura 9 (“Musical Mamonas”).

Um espetáculo para a família: quem explica é o autor, Adalberto Neto (autor do premiado sucesso teatral “Oboró – Masculinidades Negras”): “Como não tenho filhos, apesar de gostar muito de criança, fiz um trabalho para que os pequenos gostem, obviamente, mas também para os pais e os meus amigos solteiros, todos saiam de lá felizes. É um espetáculo para toda a família. Dentro de uma história lúdica, falo sobre os sonhos que não envelhecem, mostro que não existe criança incapaz. E que um lar em desarmonia reflete diretamente no desenvolvimento da criança. Então, além de lúdico, acaba sendo educativo para as crianças. É um espetáculo em que, acredito, os pais não vão ficar no celular se distraindo enquanto o filho assiste. Eles também vão gostar, e os adultos que não tem filhos, todos vão sair de lá contemplados.”

Sinopse: já pensou num mundo sem música? É o que acontece quando uma caixinha de música que esconde um poder mágico se quebra no Colégio Beethoven. A partir daí, qualquer música só pode ser executada e ouvida num único lugar encantado e secreto, habitado por Melodia, Ritmo e Harmonia, os três elementos da música. Com a quebra da caixinha, os três ganham vida humana e precisam se unir para que o objeto seja restaurado. Mas precisam da ajuda dos responsáveis pelo incidente, as crianças Flora, Mike e Luna. E do próprio Beethoven, habitante deste lugar mágico, que reúne todos em torno desta missão. O grande compositor, usando seu próprio exemplo, mostra a cada um a importância de reconhecer sua potência única e ir em busca dos seus sonhos.

OS PERSONAGENS E SUA HISTÓRIA

Beethoven (Du Herrera) - Um sábio bem-humorado que usa seu conhecimento musical como base para as analogias que faz sobre a vida. Tranquilo e racional na maior parte das vezes mas, em momento de exaltação, pode ficar um pouco desastrado.


 


Flora (Manu Estevão) - Parece um pequeno adulto. Sensata, prática e de humor sarcástico. Sofre com as brigas e competição constantes dos pais separados.


 


Luna (Esther Samuel/ Bruna Negendank) – Pequenina, tem um jeito doce de falar. Depois da chegada do irmãozinho, anda meio triste por crer que já não tem mais a mesma importância para os pais.


 


Mike (Enzo Pacífico/ Pietro Cheuen) – Um pouco acelerado, fala atropelando as palavras. Faz amigos com facilidade e gosta de todos. Mas não aguenta seus primos implicantes, com quem vive desde que perdeu os pais. Gosta muito dos seus pais substitutos - o tio e seu marido.


 


Harmonia (Carol Donato) – A mais desconfiada entre os três elementos da música. Vaidosa, adorou virar gente e quer aproveitar tudo da nova vida. Adora aromas.


 


Melodia (Vitória Rodrigues) – A mais “de bem com a vida” entre os três elementos da música, e topa tudo. Adora sabores.


 


Ritmo (Rodrigo Fernando) – O mais dinâmico entre os três elementos da música, perde a paciência quando não consegue resolver as coisas. Adora cores.


 


Cléa (Franciane Melo) – Diretora do Colégio Beethoven. Severa, mas amiga dos alunos. Perde a paciência com injustiças. Acalenta o sonho de ser cantora, mas acha que não conseguiria viver de música. Desde cedo, precisou trabalhar para ajudar em casa.


 


Eliseu (Rômulo Weber) – O “faz-tudo” do Colégio Beethoven. Uma espécie de mestre de cerimônias do musical. Competente e simpático, um pouco desorganizado, mas é alguém com que se pode contar.

A montagem: “Trabalhar com criança é diferente, requer cuidados diferentes dos de um elenco 100% adulto. Estamos lidando com crianças que estão chegando no mundo, isso traz uma responsabilidade maior para quem está na condução. Ao mesmo tempo em que você tem que colocá-los dentro do espetáculo, você tem que ensinar. Eu tenho que estar atento, porque o processo pode gerar uma ilusão muito grande. A primeira coisa que falei para as crianças, e para os seus pais, nas audições ainda, era que eu queria ‘crianças crianças’. Deixei claro que íamos trabalhar com música, dança, teatro, com a arte, a paixão, mas que aquelas crianças seriam crianças.”, conta o diretor, Roberto Bomtempo.

A direção busca no elenco infantil o que mais os caracteriza como crianças, acreditando que sua alegria e ludicidade são seu aspecto mais precioso e único – algo que só elas têm para oferecer. Portanto, não há “miniadultos” em cena.

Roger Henri, diretor musical, também exalta a presença das crianças: “Fazer a Direção Musical de um espetáculo onde existe a participação de crianças cantando, representando e dançando é uma alegria, por vê-los tão focados e felizes em estarem fazendo o que gostam e com isso se preparando para suas carreiras no palco.”

O cenário de Glauco Bernardi é formado por plataformas e passarelas de alturas diferentes, explorando os vários planos e a circulação do elenco por eles. Os variados ambientes serão criados através de grandes painéis ilustrados com instrumentos musicais que remetem ora à Escola Beethoven, ora ao universo mágico da Fabulosa Fábrica de Música. A cenografia foi concebida para dialogar com a iluminação de Rogerio Wiltgen, utilizando materiais que refletem a luz, além de texturas e relevos que conferem maior profundidade aos painéis.

A criação do projeto: "A Fabulosa Fábrica de Música" nasceu do desejo de seus idealizadores, Gustavo Nunes e Rose Dalney, de explorar o impacto da música na vida do ser humano. A proposta é criar um espetáculo que possa unir adultos e crianças, tanto no palco, quanto na plateia. Para guiar essa jornada, ninguém melhor que Beethoven, o compositor alemão. Gustavo Nunes e Rose Dalney, que produzem juntos pela primeira vez, já criaram musicais de amplo alcance junto ao público adulto, como “Cássia Eller – musical” e “Musical Mamonas”, e agora buscam levar um musical de alta qualidade e diversão para o público infantil.

“Inicialmente, a proposta era de trabalharmos apenas com elenco adulto. Mas, para aproximar ainda mais as crianças do espetáculo que estávamos criando, acreditamos que a melhor maneira seria inseri-las na encenação. Então abrimos audições, contemplando também elenco mirim”, pontua Gustavo. “A diversidade também foi um ponto visto com muita atenção neste projeto. Buscamos selecionar não só o elenco, como também toda a ficha técnica com esse olhar. Conseguimos agregar talentos incríveis e vamos levar um conteúdo muito rico e divertido para o público”, afirma Rose.

Espetáculo: "A Fabulosa Fábrica de Música, o Musical"

Estreia: 6 de janeiro (sábado), às 14h

Temporada de 6 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024.

Teatro das Artes / Shopping Eldorado

Avenida Rebouças 3970-409 Pinheiros /São Paulo/SP, CEP 05402-600

Duração: 70 min

Classificação: livre e indicada para a partir de 2 anos

Gênero: musical para a família

Apresentações: Sábado sessões: as 14hs e as 16hs. Domingo : sessão as 15hs

Ingressos - De R$ 39,00 a R$ 100,00 (inteira).  De R$ 19,50 a R$ 50,00 (meia).

Vendas pelo Sympla: A FABULOSA FÁBRICA DE MÚSICA - Sympla Bileto - Compre seu ingresso online. Aqui: bileto.sympla.com.br/event/89215/d/228428 ou na bilheteria do teatro no Shopping Eldorado – Av. Rebouças, 3970, loja 409 – São Paulo/SP. De terça e quarta das 13h às 22h. Quinta, sexta e sábado das 13h às 20h. Domingos das 13h às 22h. Tel.: (11) 3034-0075. Site: teatrodasartessp.com.br/ingressos


FICHA TÉCNICA

Autor – Adalberto Neto. Diretor – Roberto Bomtempo. Diretor Musical – Roger Henri.  Coreógrafo – Toni Rodrigues e Juliana Gama. Idealização - Gustavo Nunes e Rose Dalney.  Elenco Adulto - Du Herrera, Franciane Melo, Rômulo Weber, Carol Donato, Vitória Rodrigues, Rodrigo Fernando. Elenco Infantil - Enzo Pacifico, Pietro Cheuen, Esther Samuel, Bruna Negendank, Manu Estevão. Cenógrafo – Glauco Bernardi.  Figurino – Bruno Oliveira. Iluminador – Rogerio Wiltgen. Visagista - Dicko Lorenzo. Assistente de Direção - Anna Sant’Ana. Produtor executivo: Clayton Epfan. Produção Financeira - Mariana Teixeira. Produtora de Captação - Gheu Tibério. Produção de Elenco - Giselle Lima e Fabiana Tolentino. Assistente de produção -  Marcos Goerdeler. Gestor de Tráfego – Tiago da Silveira. Midia Social – Juliana Braga   /  Jessica Christina. Designer gráfico --Felipe Braga /  Juliana Estevo. Apresentado por Lei de Incentivo à Cultura e Bradesco Seguros.  Patrocínio: LGA MINERAÇÃO. Realização: Miniatura 9 Produções. Produção: Turbilhão de ideias.


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