domingo, 3 de dezembro de 2023

.: Crítica: "A Sombra de Caravaggio" entrega a escuridão da genialidade

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em dezembro de 2023


"A Sombra de Caravaggio" é o tipo de filme que encanta, não somente por trazer o processo e as criações artísticas do pintor Michelangelo Merisi, mais conhecido por Caravaggio, mas por entregar uma leitura belíssima -usando o sombrio atormentador- para a história daquele que procurou a realidade palpável e concreta da representação, a ponto de usar modelos humanos, sendo, prostitutas, crianças de ruas, mendigos e até mortos. Ousado, Caravaggio tinha a alma livre para pintar o sagrado, mas seguir a vida bebendo em noitadas cercado por mulheres e amigos -sobrando espaço para os rivais.

O longa dirigido pelo ator e diretor Michele Placido é puro deleite, uma vez que traz na pele do protagonista, o talentoso italiano Riccardo Scamarcio ("A Noite das Bruxas", "Os Tradutores"), numa dobradinha com a lendária atriz francesa Isabelle Huppert ("Sra. Harris Vai a Paris") e outra, mesmo que breve, porém consistente -e de encher os olhos- com o ator e diretor francês Louis Garrel ("Os Três Mosqueteiros: D'Artagnan""Um Pequeno Grande Plano"). Aliás, é Garrel quem representa a sombra que persegue Caravaggio até seu último suspiro.


A produção de excelência reflete a escuridão que atormentava Caravaggio, perceptível em diversas cenas tão bem defendidas por Riccardo Scamarcio. Não há como passar impune após assistir "A Sombra de Caravaggio". A qualidade visual dos cenários e figurinos completam a perfeição da obra na tela e conseguem despertar o interesse do público em saber mais sobre a vasta obra daquele que pouco dinheiro tinha e vivia envolvido em brigas.  

Em 120 minutos de produção, o roteiro dinâmico, entrega muito de Michelangelo Merisi e sua sombra criativa. Tornando, Caravaggio presente diante do resultado da genialidade de interpretar e retratar, inclusive, passagens bíblicas. "A Sombra de Caravaggio" é um filmaço impecável para se ver e rever. Imperdível!

"A Sombra de Caravaggio" faz parte do Festival de Cinema Italiano no Brasil 2023 e pode ser assistido gratuitamente, até 9 de dezembro, aqui: https://festivalcinemaitaliano.com/title-item/lombra-del-caravaggio-a-sombra-de-caravaggio/. Vale a pena!

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 


"A Sombra de Caravaggio"(L’Ombra di Caravaggio)
Gênero: drama
Classificação: 14 anos
Duração: 2h00
Ano: 2022
Idioma: italiano
Direção: Michele Placido
Roteiro: Michele Placido
Elenco: Riccardo Scamarcio, Isabelle Huppert, Louis Garrel, Vinicio Marchioni, Lolita Chammah, Micaela Ramazzotti, Michele Placido.
Sinopse: O filme retrata a vida do renomado artista Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio. Ambientado em 1609, o filme explora as profundas contradições e o tormento interior do artista. Caravaggio, um rebelde e inquieto, é retratado como uma verdadeira estrela do seu tempo, com sua genialidade artística e sua vida transgressora. Enquanto aguarda o perdão papal para escapar de uma sentença de morte, ele encontra refúgio na família Colonna, onde suas obras de arte e sua personalidade conturbada deixam uma marca duradoura. O filme apresenta um retrato fascinante de um artista à frente de seu tempo, enquanto enfrenta o poder oculto que o ameaça. “A Sombra de Caravaggio” é um mergulho nas luzes e sombras da vida e da arte desse icônico pintor italiano.


Trailer de "A Sombra de Caravaggio"

.: "A Christmas Carol, um Conto de Natal" é estrelado por Miguel Falabella

Dirigido por Fernanda Chamma, versão do clássico do escritor inglês Charles Dickens traz no elenco mais de 50 atores. Foto: Adriano Doria


A versão dirigida por Fernanda Chamma para o clássico A Christmas Carol, um Conto de Natal, baseado no conto do inglês Charles Dickens, estreou em 2022 com todas as sessões esgotadas. E, em 2023, a montagem patrocinada pelo Bradesco, tem novas apresentações no Teatro Procópio Ferreira, entre 8 e 17 de dezembro, às sextas, às 20h30; aos sábados, às 17h e às 20h30; e aos domingos, às 15h e às 19h.

O espetáculo tem adaptação de Miguel Falabella, que também dá vida ao avarento Ebenezer Scrooge, e participação de Juju Teófilo, no papel da doce Doroty Miranda (ela se apresenta nos dias 8, 9 e 10/12), além de outros 50 atores. A direção geral e coreografias são assinadas por Fernanda Chamma; a direção musical, por Vinícius Loyola; e vídeos-cenários de Richard Luiz.

A obra ficou conhecida em todo o mundo por apresentações em teatros, especiais para a TV, filmes, desenhos animados, servindo até de inspiração para personagens da Disney, entre eles, o pão duro “Tio Patinhas”.

“Eu me apaixonei por essa história quando li o livro e assisti ao musical em NY há mais de 15 anos. Acredito que é o único espetáculo natalino que realmente fala sobre o resgate de valores nessa época do ano tão especial!”, revela a diretora Fernanda Chamma.

Amigos e parceiros de longa data, Fernanda e Miguel Falabella sempre sonharam em contar a história do velho avarento “Scrooge” juntos e esperam lotar novamente o teatro em 2023, ao lado desses grandes nomes da cena musical brasileira.

A trama acompanha Ebenezer Scrooge, um homem avarento e amargurado que abomina o Natal. Ele trabalha em um escritório em Londres com Bob Cratchit, um pobre - mas feliz - empregado, pai de quatro filhos – incluindo seu frágil Pequeno Tim, que tem problemas nas pernas.

Na véspera do Natal, Scrooge recebe a visita de seu ex-sócio, Jacob Marley, morto há sete anos naquele mesmo dia. Marley diz que o seu espírito não pode descansar em paz já que não foi bom nem generoso em vida, mas que o amigo ainda tem uma chance de se salvar. Para isso, ele receberá a visita de três espíritos naquela noite.

O primeiro fantasma a chegar é um ser com uma luz que emana da sua cabeça e um apagador de velas debaixo do braço à guisa de chapéu. Este é o Espírito dos Natais Passados, que leva Scrooge de volta no tempo e mostra a sua adolescência e o início da sua vida adulta, quando ele ainda amava essa data comemorativa. Triste com as lembranças, o protagonista enfia o chapéu na cabeça do espírito, ocultando a luz dele. A entidade, então, desaparece, deixando o velho sozinho em seu quarto.

O segundo espírito a dar as caras é o Natal do Presente, um gigante risonho com uma coroa de azedinho e uma tocha na mão. Ele mostra a Scrooge as celebrações do presente, incluindo a humilde comemoração natalícia dos Cratchit, que, apesar de pobre, é uma família muito feliz e unida. A tocha na mão do espírito tem a utilidade de dar um sabor especial à ceia daqueles que fossem "contemplados" com a sua luz. No fim da viagem, o espírito revela sob o seu manto duas crianças de caras terríveis, a Ignorância e a Miséria, e pede que os homens tenham cuidado com elas. Depois disso vai-se embora.

O terceiro espírito, o dos Natais Futuros, apresenta-se como uma figura alta, envolta num traje negro que oculta o seu rosto, deixando apenas uma mão aparente. O espírito não diz nada, mas aponta, e mostra a Scrooge a sua morte solitária, sem amigos.

Após a visita dos três espíritos, o velho amanhece como um outro homem. Passa a amar o espírito de Natal e a ser generoso com os que precisam – começa, inclusive, a ajudar o seu empregado Bob Cratchit, tornando-se um segundo pai para Pequeno Tim. Diz-se que ninguém celebrava o Natal com mais entusiasmo que ele. 

Para contar essa bela história natalina, Fernanda Chamma revela que buscou como grande inspiração a estética e a caracterização de Londres de 1843, quando a trama foi escrita. Em parceria com a Protótipo Filme, a montagem possui efeitos de projeções e efeitos visuais de última geração.


Um espetáculo inesquecível para toda a família!

"A Christmas Carol, um Conto de Natal"

Ficha Técnica

Texto: Miguel Falabella

Direção Geral e Coreografias: Fernanda Chamma

Direção Musical: Vinícius Loyola

Figurinos: Fernanda Chamma 

Ensaiador: Roberto Justino

Cenografia e Projeções: Richard Luiz

Visagismo: Edgar Cardoso

Fotos: Adriano Dória

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

Produtores associados: Fernanda Chamma e Richard Luiz

Realização e Produção: Protótipo Filme


Serviço

A Christmas Carol, um conto de Natal, baseado na obra de Charles Dickens

Apresentações: 8 a 17 de dezembro, às sextas, às 20h30; aos sábados, às 17h e às 20h30; e aos domingos, às 15h e 19h.

Teatro Procópio Ferreira – Rua Augusta, 2.823 – Cerqueira César

Ingressos: 

Setor premium - R$180 (inteira) e R$90 (meia-entrada)

Setor II - R$150 (inteira) e R$ 75 (meia-entrada)

Setor III - R$100 (inteira) e R$50 (meia-entrada)

Bilheteria: às terças e quartas-feiras, das 14h às 19h; de quinta a domingo, das 14h até o início do espetáculo; 

Abertura da casa: 1 hora antes de cada espetáculo. 

Classificação: livre

Duração: 70 minutos


TEATRO PROCÓPIO FERREIRA

624 lugares, incluindo 07 poltronas adaptadas para obesos e mais 12 lugares reservados para cadeirantes. 

Telefone: (11) 3083.4475 

Aceitamos todos os cartões de crédito.

Não aceitamos pagamentos em cheque.

Não fazemos reservas.

O Teatro possui ar-condicionado e acesso universal.

.: "Mexe a Cadeira": Vinny comemora 25 anos de carreira com nova versão de hit

Vinny comemora 25 anos de hit com nova versão de "Heloísa, Mexe a Cadeira". Faixa crava a parceria do cantor com a gravadora XpandMusic e antecede o novo álbum do artista. Vinny. Foto: Divulgação / Raphael Urjais


Dono de alguns dos refrões mais cantados na música brasileira, Vinny quer fazer o público "mexer a cadeira" relembrando um dos maiores sucessos de sua carreira. Para isso, o artista lança em 1º de dezembro, em parceria com a XpandMusic, uma versão inédita da icônica música "Heloísa Mexe a Cadeira",  canção que fez parte da trilha sonora de muitas vidas no final dos anos 90 e continua sendo um clássico do repertório de cantor. 

Estreando a parceria com a gravadora independente fundada por Daniel Figueiredo, o lançamento chega em comemoração de 25 anos do lançamento original. Com isso,  a nova versão promete trazer um frescor contemporâneo a essa faixa tão conhecida, além de ativar a sensação de nostalgia.

"Está sendo uma delícia fazer esse projeto. 'Heloísa, Mexe a Cadeira' foi a faixa que mudou a minha vida e agora, 25 anos depois, nada melhor que homenagear essa história com uma versão inédita dessa faixa", explica Vinny. 

Para o fundador da XpandMusic, a aliança do projeto junto à gravadora é uma grande honra. "Estamos muito felizes e honrados em promover essa nova fase da carreira do Vinny que é um artista de múltiplos e incríveis talentos", comenta Daniel Figueiredo. 

O lançamento do hit é apenas o primeiro projeto que marca a união entre Vinny e a XpandMusic. Assim, os fãs podem esperar reencontrar músicas icônicas da carreira de Vinny, todas elas repaginadas para uma nova era, mantendo a essência que as tornou tão populares.

Ouça: vinny.streamlink.to/heloisa-mexe-a-cadeira

Sobre Vinny: Nascido em Leme, interior de São Paulo, Vinícius Bonotto Conrado, mais conhecido como Vinny, é cantor, compositor e multiinstrumentista. Sucesso na música com diversos hits, dentre eles a canção global "Heloísa, Mexe a Cadeira", o artista conta com mais de 30 anos de carreira. 

Sua introdução à música começou em 1992, quando foi vocalista da banda de rock Hay Kay. No mesmo ano, o grupo lançou seu primeiro álbum de estúdio pela gravadora BMG/Ariola. Com o sucesso, a banda teve duas músicas em trilhas sonoras da TV Globo, sendo elas "Segredo", na novela Vamp e "Teu Olhar" em Corpo e Alma. 

Em 1995, Vinny assinou sua carreira solo com a Indie Records, onde lançou seu primeiro álbum, mas foi em 1997, com o sucesso "Heloísa, Mexe a Cadeira", que o cantor ficou nacionalmente conhecido.

Figurinha marcada nos principais programas de TV, Vinny encabeçou outros sucessos como "Shake Boom", do álbum "Na Gandaia", o segundo de sua carreira solo. 

Após um tempo fora dos holofotes, onde se dedicou à família e outros projetos pessoais e profissionais fora da música, Vinny retomou a carreira artística em 2008, com o lançamento do álbum "Vinny - Acústico Circular". 

No ano seguinte, o cantor apresentou um álbum de música eletrônica intitulado "Clássicos na Pista", que contava com releituras de canções clássicas do Rock Brasileiro. 

Em meio à retomada musical, em 2012, Vinny lançou a própria gravadora, a Vinny Planet, e concluiu sua graduação em Filosofia, sendo aprovado posteriormente para o Mestrado em Ciências Sociais em uma universidade da Argentina. 

Com trabalhos ainda como ator, Vinny participou de um episódio do sucesso "Porta dos Fundos" em 2013 e em 2017 estreou o programa "Estúdio Cabeça" no canal Music Box Brazil. Na atração, o artista conversava com cantores e artistas sobre diversos assuntos.  

sábado, 2 de dezembro de 2023

.: 1x2: Bardot mostra encantos de "BB", francesa com sucesso internacional

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em dezembro de 2023


Em "BB", o segundo episódio do seriado "Bardot", escrito e dirigido por Danièle Thompson e seu filho Christopher Thompson, Brigite Bardot (Julia de Nunez), casada há dois anos com Roger Vadim (Victor Belmondo) começa a filmar o longa de estreia como atriz principal. O jovem casal mostra união, principalmente, nos bastidores de filmagens e entrevistas para a imprensa -mas tudo parece ser somente aparência. 

Abrindo espaço para outro, acontece a aproximção entre a sedenta por amor Brigite e o frio Jean-Louis Trintignant (Noham Edje), a ponto de o inesperado acontecer. Assim o profissional e o pessoal se misturam fazendo Vadim ver a esposa cair de amores pelo ator de quem a personagem que interpreta é par. Embora tente contornar a situação, o diretor de "E Deus Criou a Mulher" (1956), que é um alter ego de Brigite -como ela mesma destaca-, presenteia a esposa com o cachorrinho Clown, mas logo entrega a toalha, mesmo diante do toda a equipe de gravação do filme.

Recriando cenas e mostrando os bastidores de gravações do clássico "E Deus Criou a Mulher", incluindo tapas entre os membros da equipe, o segundo episódio de "Bardot" reflete a confusão entre personagens e o lado pessoal de seus intérpretes, enquanto que a imprensa muda a linha editorial para flagrar a vida dos famosos, colocando Bardot na mira de máquinas fotográficas escondidas. Afinal, "E Deus Criou a Mulher" faz um sucesso estrondoso e as mulheres passam a copiar o estilo de Bardot.

Todavia, Jean-Louis é enviado para combate e honrar seu país. Solitária há sete meses, numa casinha isolada, sem eletricidade, telefone, fotógrafos, jornalistas ou produtores a loira chega no gabinete do Ministro Babinet. Por outro lado, o homem que pode trazer o rapaz da guerra, destaca que o fará mediante uma troca indecente. Mais tapas!

Vale a pena conferir o seriado "Bardot", tema da identidade visual do Festival Varilux de Cinema Francês 2023, disponível, grátis, até 22 de dezembro, no site variluxcinefrances.com/2023/assista-a-serie-brigitte-bardot-em-streaming!


Distribuição: Bonfilm
Elenco: Julia de Nunez (Brigitte Bardot), Valentine Bourgeois (Brigitte Bardot quando criança), Géraldine Pailhas (Anne-Marie Mucel, a mãe de Brigitte Bardot), Hippolyte Girardot (Louis Bardot, o pai de Brigitte Bardot), Lou Gable (Mijanou Bardot), Romane Lavrard Vancraeynest (Mijanou criança),
Gaïa Muguet Notter como quando criança, Bernard Murat (Le Boum), Léon Mucel (pai de Toty e avô de Brigitte), Victor Belmondo (Roger Vadim), Yvan Attal (Raoul Lévy), Anne Le Ny (Olga Horstig, agente de Brigitte), Laure Marsac (Christine Gouze-Renal), Louis-Do de Lencquesaing (Henri-Georges Clouzot), Charles Clément(diretor Marc Allégret), Noham Edje (Jean-Louis Trintignant), Oscar Lesage como Jacques Charrier, Jules Benchetrit como Sami Frey, César Chouraqui como Christian Marquand, Mikaël Mittelstadt (Gilbert Bécaud), Fabian Wolfrom como Sacha Distel, Laurent Stocker como Pierre Lazareff, Giuseppe Maggio (Enzo), Nicolas Beaucaire (Jean Cau), Florence Muller como Lucienne Lévy, Ludmilla Makowski (Stéphane Audran, esposa de Jean-Louis Trintignant), Natalia Pujszo (Monique Bécaud), Crystal Shepherd-Cross como Hélène Lazareff, Caroline Gay como Véra Clouzot, Xavier Lemaître como Georges Cravenne, Valentina Romani (Peggy, substituta de Brigitte), Jean Franco (Alain Carré, secretário particular e motorista de Brigitte), Lucy Loste Berset como Simone, Anna Mihalcea como Odette, Jean-Paul Bordes como Coronel Joseph Charrier, Juliette Allain como Évelyne, Quitterie Majorel (Suzanne), Daniel-Jean Colloredo (Doutor Marineau), Julie Arnold (Mouissa, babá de Mouissa, Jacques e Brigitte)

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 

.: Crítica: "Primadonna" luta pela verdade anulada por poderosos na sociedade

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em dezembro de 2023


"Primadonna" parece ser uma linda história de amor entre Lia Crimi (Claudia Gusmano) e Lorenzo Musicò (Dario Aita), até que o inimaginável acontece e o casal protagoniza um duelo nos tribunais, capaz de arrancar lágrimas no público. O longa dirigido por Marta Savina retrata a história da primeira mulher capaz de lutar por seu direito, ainda numa época em que a lei do mais forte, ou seja, da máfia organizada, ditava o que e como deveria ser.

Nos primeiros minutos, "Primadonna" destaca a pureza e o desejo de Lia em ser a virgem santa mãe de Cristo numa encenação do nascimento de Jesus. É justamente num evento religioso, pelas ruas, que Lia e Lorenzo tornam a cruzar seus olhares. Como todos apaixonados os dois se encontram às escondidas, mas ela permite somente que ele pegue em suas mãos e dê um beijo na bochecha. 

Toda a cena de amor se esvai quando ele menospreza um adereço de cabelos. Ali, Lia percebe a violência tão apontada pelo pai, o senhor Pietro Crimi (Fabrizio Ferracane). Humildes, pai e filha, trabalham no próprio plantio, enquanto que os poderosos Musicò, liderando um grupo sequestram a jovem. 

A produção italiana e francesa, em 1h42, emociona, destaca a superficialidade e os julgamentos da massa, enquanto mostra que normalizar abusos nunca deverá ser aceito, mesmo quando tudo pode ser perdido. "Primadonna" mostra os malabarismos feitos, inclusive por representantes da igreja, para que prevaleça a lei do mais forte, estando certo ou errado. Drama imperdível!

"Primadonna" faz parte do Festival de Cinema Italiano no Brasil 2023 e pode ser assistido gratuitamente, até 9 de dezembro, aqui: https://festivalcinemaitaliano.com/wp-content/uploads/2023/10/PRIMADONNA.jpeg. Vale a pena!

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 

"Primadonna" (Primadonna)
Gênero: drama
Classificação: 16 anos
Duração: 1h42
Ano: 2022
Idioma: italiano

Direção: Marta Savina
Elenco: Claudia Gusmano, Fabrizio Ferracane, Francesco Colella, Manuela Ventura
Sinopse: No cenário da Sicília dos anos 60, Lia Crimi é uma jovem de 21 anos que reage à mais terrível das violências com um ato de rebeldia que abalará as convenções sociais de sua época. Em um mundo onde prevalece a lei do mais forte, a máfia está enraizada e aceita como parte natural da vida, os poderosos decidem e os mais fracos obedecem, sua coragem abrirá caminho para a luta pelos direitos das mulheres.

Trailer de "Primadonna"

.: Crítica: "Contos de Domingo" é desenhado pela ausência paterna

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em dezembro de 2023


A ausência do pai é a tônica do filme italiano, "Contos de Domingo". Dirigido e roteirizado por Giovanni Virgilio (Malarazza: una storia di periferia), o longa apresenta a história de Francesco, chamado carinhosamente de Cicio, na vida adulta, tenta cumprir o pedido da mãe de ser médico, enquanto que o irmão mais novo faz o melhor para vencer a tentação chamada Angélica e seguir como padre.

O tempo passa e pouco antes de se tornar médico, Francesco percebe que sua verdadeira vocação é a política. Ambicionando fazer o bem a todos, mirando no crescimento da região em que sempre viveu, muito humilde, ele muda a rota de seu caminho profissional. Contudo, acaba sendo fisgado pelos grandes que pretendem fazer dele uma marionete.

A trama envolvente vai acontecendo tal qual alguém que pega um diário e passa a acompanhar a história de outro pessoa, aqui, um garoto que sonha encontrar o pai e leva tal desejo seu último dia de vida. "Contos de Domingo" faz parte do Festival de Cinema Italiano no Brasil 2023 e pode ser assistido gratuitamente, até 9 de dezembro, aqui: https://festivalcinemaitaliano.com/title-item/i-racconti-della-domenica-contos-de-domingo/. Vale a pena!

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 



"Contos de Domingo"" ("I Racconti Della Domenica") 
Gênero: drama
Classificação: 12 anos
Duração: 1h41
Ano: 2023
Idioma: italiano
Direção: Giovanni Virgilio
Roteiro: Giovanni Virgilio
Elenco: Emmanuele Aita (Ture), Nico Birnbaum (Sergente Albert Meier), Paolo Briguglia, Simone Raffaele Cordiano (Francesco), Federica de Benedittis (Connie), Rita De Donato (Angelica), Francesca Della Ragione (Francesca), Stella Egitto
Sinopse: O filme abrange quarenta anos da história italiana e siciliana, desde 1934 até a morte de Aldo Moro, através da história de Francesco, um homem íntegro que luta contra as adversidades e narra sua vida por meio de cartas ao pai ausente, revelando sua jornada desde a infância até se tornar um amado prefeito. Enfrentando a resistência dos poderosos e a influência da máfia, Francesco desafia as normas sociais e luta pelos direitos e deveres de seu povo. Esta obra cuidadosa e envolvente captura a essência da história da Itália e da Sicília, ao mesmo tempo em que celebra o poder da integridade e da liderança justa. É a história de um homem que, crescendo sem um pai, tornou-se o pai de todos os seus cidadãos.


Trailer de "Contos de Domingo"


.: Clássicos Brasileiros e Eudóxia de Barros no Teatro Sérgio Cardoso


O Teatro Sérgio Cardoso, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, prepara-se para receber dois espetáculos de música clássica brasileira. Celebrando a riqueza da música brasileira, o projeto Marcelo Bratke e Camerata Brasil se apresenta no dia 04 de dezembro, às 20h30. 

Em 08 de dezembro, às 19 horas, a renomada pianista Eudóxia de Barros será a protagonista de um concerto em homenagem a sua dedicação à música. A entrada de ambos espetáculos é gratuita e os ingressos deverão ser retirados na bilheteria uma hora antes de cada evento.

Serviço

Marcelo Bratke e Camerata Brasil

Local: Teatro Sérgio Cardoso - Sala Nydia Licia

Endereço: R. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista, São Paulo

Data: 04 de dezembro, segunda-feira, às 20h30

Ensaio aberto, às 15h

Ingressos: Gratuito | Os ingressos serão retirados somente na bilheteria 1h antes do evento

Duração: 1h10 minutos

Capacidade: 827  lugares

Classificação: Livre


Serviço

Uma vida dedicada à Música com Eudóxia de Barros

Local: Teatro Sérgio Cardoso - Sala Paschoal Carlos Magno

Endereço: R. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista, São Paulo

Data: 08 de dezembro, sexta-feira, às 19h

Ingressos: Gratuito | Os ingressos serão retirados somente na bilheteria uma hora antes do evento

Duração: 60 minutos

Capacidade: 147  lugares

Classificação: Livre


Sobre o Teatro Sérgio Cardoso: Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança e peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde. 

Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar 827 pessoas na sala Nydia Licia, 149 na sala Paschoal Carlos Magno, além de apresentações e aulas de dança no hall do teatro.

Sobre a Amigos da Arte: A Associação Paulista dos Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão de chamadas públicas, do Teatro Sérgio Cardoso, e do Teatro de Araras, além do Mundo do Circo SP, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. 

Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 19 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

.: Chico Buarque mostra ao vivo a genialidade de sua obra, por Luiz Otero

Por Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.


Registro de apresentações ao vivo em fevereiro deste ano no Rio de Janeiro, o CD duplo "Que Tal Um Samba" reúne uma ótima coletânea de canções de Chico Buarque interpretadas por ele e por Monica Salmaso. Trata-se de uma rara oportunidade para conferir a importância de sua obra para a nossa música popular.

Desde 1975, o ano do disco e show com Maria Bethânia, o compositor não dividia um projeto com uma intérprete. E por sua vez, Monica Salmaso já tinha uma forte identificação com o universo musical de Chico Buarque, pois gravou um disco em 2007 com o grupo Pau Brasil inteiramente dedicado a sua obra.

A direção musical, arranjos e regência ficaram por conta do experiente Luiz Cláudio Ramos. E a banda contou com João Rebouças (Piano e cavaquinho), Jorge Helder (Baixo, violão e bandolim), Jurim Moreira (Bateria), Chico Batera (Percussão), Bia Paes Leme (teclado e vocais) e Marcelo Bernardes (sopros).

O disco começa com Monica Salmaso interpretando com sua habitual maestria canções como Bom Tempo, Passaredo e Mar e Lua. Chico dá o ar da graça na biográfica Velho Francisco. A partir daí o que se ouve é uma sucessão de canções marcantes de sua obra, cantadas em uníssono pelo público presente.

Chico homenageia Gal Costa (1945-2022), evocada em Mil Perdões, e Miúcha (1937-2018), com Maninha, o mergulho ficcional do cantor na infância com a irmã. Também  recria canções do disco de 1987 (As Minhas Meninas e Bancarrota Blues) e do album Paratodos (Choro Bandido, Biscate e Futuros Amantes). A inclusão de O Meu Guri (do álbum Almanaque de 1981) surpreendeu e emocionou o público presente no show.

No final, as 31 faixas de Que tal um Samba? mostram um Chico Buarque revigorado, recriando canções que se mostram atemporais. Um perfeito retrato da nossa vida cotidiana.


O Meu Guri


Bom Tempo


Que Tal Um Samba


.: 1x1: Bardot é "Uma boa moça", além de libertária e determinada

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em novembro de 2023


A corrida para conquistar o sucesso artístico e a descoberta da feminilidade são os pontos que norteiam a trama envolvente da série "Bardot", tema da identidade visual do Festival Varilux de Cinema Francês 2023. Escrita e dirigida por Danièle Thompson e seu filho Christopher Thompson, o primeiro episódio intitulado "Uma boa moça", costura trechos de momentos em família e de infância da jovem, com a descoberta de seu talento para o cinema, uma vez que a modelo fotográfica chegou aos 15 anos.

A produção que brinda a vida da atriz Brigite Bardot (Julia de Nunez, atriz desconhecida do grande público), ainda sendo sufocada pela mãe e sem voz para as escolhas -vista pela matriarca dos Bardot como não atraente para o cinema, pois, na infância, não via beleza na filha-, até a loirinha dar os primeiros passos traçando o caminho ao primeiro casamento, com Roger Vadim (Victor Belmondo).

Antes de ver a própria vida como uma novela midiática, presa entre o sucesso e o preço da fama, Brigite se entrega de corpo e alma a Vadim, ganhando como retribuição, de seu marido, o protagonismo -e total inspiração para a personagem Juliete- de seu primeiro filme de expressão, que se tornou um clássico, "E Deus Criou a Mulher" (1956). Enquanto descobre seu poder, com o apoio e amor de Vadim, Brigite precisa mostrar que é mais do que um rosto lindo num corpo escultural digna para o papel principal.

"Uma boa moça" é um episódio libertador, uma vez que não desenha uma Brigite Bardot inocente e pura, mas determinada a traçar seu destino, seja ao lado de Vadim como marido e como a protagonista de um filme francês em que muito se assemelha. Vale a pena conferir o seriado "Bardot" que está disponível, grátis, até 22 de dezembro, no site do Festival Varilux de Cinema Francês! 

Aqui: variluxcinefrances.com/2023/assista-a-serie-brigitte-bardot-em-streaming/


Distribuição: Bonfilm
Elenco: Julia de Nunez (Brigitte Bardot), Valentine Bourgeois (Brigitte Bardot quando criança), Géraldine Pailhas (Anne-Marie Mucel, a mãe de Brigitte Bardot), Hippolyte Girardot (Louis Bardot, o pai de Brigitte Bardot), Lou Gable (Mijanou Bardot), Romane Lavrard Vancraeynest (Mijanou criança),
Gaïa Muguet Notter como quando criança, Bernard Murat como Le Boum, Léon Mucel, pai de Toty e avô de Brigitte, Victor Belmondo (Roger Vadim), Yvan Attal (Raoul Lévy), Anne Le Ny (Olga Horstig, agente de Brigitte), Laure Marsac (Christine Gouze-Renal), Louis-Do de Lencquesaing (Henri-Georges Clouzot), Charles Clément(diretor Marc Allégret), Noham Edje (Jean-Louis Trintignant), Oscar Lesage como Jacques Charrier, Jules Benchetrit como Sami Frey, César Chouraqui como Christian Marquand, Mikaël Mittelstadt como Gilbert Bécaud, Fabian Wolfrom como Sacha Distel, Laurent Stocker como Pierre Lazareff, Giuseppe Maggio (Enzo), Nicolas Beaucaire (Jean Cau), Florence Muller como Lucienne Lévy, Ludmilla Makowski (Stéphane Audran, esposa de Jean-Louis Trintignant), Natalia Pujszo (Monique Bécaud), Crystal Shepherd-Cross como Hélène Lazareff, Caroline Gay como Véra Clouzot, Xavier Lemaître como Georges Cravenne, Valentina Romani (Peggy, substituta de Brigitte), Jean Franco (Alain Carré, secretário particular e motorista de Brigitte), Lucy Loste Berset como Simone, Anna Mihalcea como Odette, Jean-Paul Bordes como Coronel Joseph Charrier, Juliette Allain como Évelyne, Quitterie Majorel (Suzanne), Daniel-Jean Colloredo (Doutor Marineau), Julie Arnold (Mouissa, babá de Mouissa, Jacques e Brigitte)

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 


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