quinta-feira, 9 de novembro de 2023

.: Festival Varilux de Cinema Francês: programação Cineflix Miramar Santos



Quinta-feira, dia 9 de novembro, a unidade Cineflix Santos, localizada no Miramar Shopping, bairro Gonzaga estreia o filme do trio de heroínas, "As Marvels", além de produções francesas no Festival Varilux de Cinema Francês. Confira a programação abaixo e compre os ingressos antecipados aqui: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN.

O Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021. Para acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN.

O ASTRONAUTA (L) (LEGENDADO) (L´ASTRONAUTE)
Ano de Produção: 2023, Idioma: FRANCÊS, Diretor: Nicolas Giraud, Duração: 01:50:00h, com: Nicolas Giraud, Mathieu Kassovitz, HélèneVincent Distribuid
SALA 2 - 09/11/2023 - Quinta-Feira: 16:05h

DISFARCE DIVINO (L) (LEGENDADO) (MAGNIFICAT)
Classificação: 14 anos, Ano de Produção: 2023, Idioma: FRANCÊS, Diretor: Virginie Sauveur, Duração: 01:38:00h, com: Karin Viard,François Berléand, Maxime Bergeron
SALA 2 - 12/11/2023 - Domingo: 14:00h - 15/11/2023 - Quarta-Feira: 20:15h

O LIVRO DA DISCÓRDIA (L) (LEGENDADO) (YOUSSEF SALEM A DU SUCCÈS)
Ano de Produção: 2023, Idioma: FRANCÊS, Diretor: Baya Kasmi, Duração: 01:37:00h, com: Ramzy Bedia, Noémie Lvovsky, Abbes Zahmani
SALA 2 - 09/11/2023 - Quinta-Feira: 14:00h - 15/11/2023 - Quarta-Feira: 18:10h

O  RENASCIMENTO (L) (LEGENDADO) (UN COUP DE MAÎTRE)
Ano de Produção: 2023, Idioma: FRANCÊS, Diretor: Rémi Bezançon, Duração: 01:35:00h, com: Vincent Macaigne, Bouli Lanners, BastienUghetto
SALA 2 - 12/11/2023 - Domingo: 18:35h - 14/11/2023 - Terça-Feira: 16:39h

MAESTRO(S) (L) (LEGENDADO) (MAESTRO(S)
Ano de Produção: 2023, Idioma: FRANCÊS, Diretor: Bruno Chiche, Duração: 01:36:00h, com: Yvan Attal, Pierre Arditi, Miou-Miou
SALA 2 - 10/11/2023 - Sexta-Feira: 18:00h

MAKING OF (L) (LEGENDADO) (MAKING OF)
Ano de Produção: 2023, Idioma: FRANCÊS, Diretor: Cédric Kahn, Duração: 01:59:00h, com: Denis Podalydès, Jonathan Cohen, EmmanuelleBercot
SALA 2 - 11/11/2023 - Sábado: 18:00h

ORLANDO, MINHA BIOGRAFIA POLÍTICA (LEGENDADO) (ORLANDO, MA BIOGRAPHIE POLITIQUE)
Classificação: 14 anos, Ano de Produção: 2023, Idioma: FRANCÊS, Diretor: Paul B. Preciado, Duração: 01:38:00h, com
SALA 213/11/2023 - Segunda-Feira: 14:00h

CRÔNICA DE UM ROMANCE PASSAGEIRO (L) (LEGENDADO) (CHRONIQUES D?UNE LIAISON PASSAGÈRE)
Classificação: 14 anos, Ano de Produção: 2023, Idioma: FRANCÊS, Diretor: Emmanuel Mouret, Duração: 01:40:00h, com: Sandrine Kiberlain,Vincent Macaigne, Georgia Scalliet
SALA 2 - 09/11/2023 - Quinta-Feira: 18:20h - 11/11/2023 - Sábado: 20:25h

MEMÓRIAS DE PARIS (L) (LEGENDADO) (REVOIR PARIS)
Classificação: 14 anos, Ano de Produção: 2023, Idioma: FRANCÊS, Diretor: Alice Winocour, Duração: 01:45:00h, com: Virginie Efira,Benoît Magimel, Grégoire Colin
SALA 2 - 13/11/2023 - Segunda-Feira: 16:05h

A MUSA DE BONNARD (LEGENDADO) (BONNARD, PIERRE ET MARTHE)
Classificação: 14 anos, Ano de Produção: 2023, Idioma: FRANCÊS, Diretor: Martin Provost, Duração: 02:02:00h, com: Cécile de France,Vincent Macaigne, Stacy Martin
SALA 2 - 12/11/2023 - Domingo: 16:05h - 14/11/2023 - Terça-Feira: 14:00h

SOB AS ESTRELAS (L) (LEGENDADO) (A LA BELLE ÉTOILE)
Ano de Produção: 2023, Idioma: FRANCÊS, Diretor: Sébastien Tulard, Duração: 01:50:00h, com: Riadh Belaïche, Loubna Abidar, ChristineCitti
SALA 2 - 13/11/2023 - Segunda-Feira: 21:00h

CULPA E DESEJO (L) (LEGENDADO) (L?ÉTÉ DERNIER)
Classificação: 16 anos, Ano de Produção: 2023, Idioma: FRANCÊS, Diretor: Catherine Breillat, Duração: 01:44:00h, com: Léa Drucker, Samuel Kircher, Olivier Rabourdin
SALA 2 - 12/11/2023 - Domingo: 20:40h

O DESAFIO DE MARGUERITE (L) (LEGENDADO) (LE THÉORÈME DE MARGUERITE)
Classificação: 14 anos, Ano de Produção: 2023, Idioma: FRANCÊS, Diretor: Anna Novion, Duração: 01:52:00h, com: Ella Rumpf, Jean-PierreDarroussin, Clotilde Courau
SALA 2 - 09/11/2023 - Quinta-Feira: 20:25h - 15/11/2023 - Quarta-Feira: 15:55h

ALMAS GÊMEAS (L) (LEGENDADO) (LES ÂMES SOEURS)
Classificação: 14 anos, Ano de Produção: 2023, Idioma: FRANCÊS, Diretor: André Téchiné, Duração: 01:40:00h, com: Benjamin Voisin,Noémie Merlant, Audrey Dana
SALA 2 - 10/11/2023 - Sexta-Feira: 14:00h

MEU NOVO BRINQUEDO (L) (LEGENDADO) (LE NOUVEAU JOUET)
Ano de Produção: 2023, Idioma: FRANCÊS, Diretor: James Huth, Duração: 01:52:00h, com: Jamel Debbouze, Daniel Auteuil, Simon Faliu
SALA 2 - 11/11/2023 - Sábado: 15:45h14/11/2023 - Terça-Feira: 18:35h

A VIAGEM DE ERNESTO E CELESTINE (D) (DUBLADO) (ERNEST ET CÉLESTINE, LE VOYAGE ENCHARABIE)
Ano de Produção: 2023, Idioma: FRANCÊS, Diretor: Julien Chheng e Jean-Christophe Roger, Duração: 01:21:00h, com: Lambert Wilson ePauline Brunner
SALA 2 - 11/11/2023 - Sábado: 14:00h

AS BESTAS (L) (LEGENDADO) (AS BESTAS)
Classificação: 14 anos, Ano de Produção: 2023, Idioma: FRANCÊS, Diretor: Rodrigo Sorogoyen, Duração: 02:17:00h, com: DenisMénochet, Marina Fois, Luis Zahera
SALA 2 - 13/11/2023 - Segunda-Feira: 18:15h - 14/11/2023 - Terça-Feira: 20:50h

CONDUZINDO MADELEINE (L) (LEGENDADO) (UNE BELLE COURSE)
Ano de Produção: 2022, Idioma: FRANCÊS, Diretor: Christian Carion, Duração: 01:31:00h, com: Line Renaud, Dany Boon, Alice Isaaz
SALA 2 - 10/11/2023 - Sexta-Feira: 16:05h - 15/11/2023 - Quarta-Feira: 14:00h

ANATOMIA DE UMA QUEDA (L) (LEGENDADO) (ANATOMIE D´UNE CHUTE)
Classificação: 14 anos, Ano de Produção: 2023, Idioma: FRANCÊS, Diretor: Justine Triet, Duração: 02:32:00h, com: Sandra Huller, SwannArlaud, Milo Machado Graner
SALA 2 - 10/11/2023 - Sexta-Feira: 19:55h

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

.: Dude São Thiago estreia show "O Sexo do Vento" para celebrar o amor


Repertório inclui Caetano Veloso, Jorge Drexler, Chico Buarque e Marina Lima. Artista banda se apresentam no Teatro Giostri às sextas-feiras, de 10 de novembro a 1º de dezembro.


Para celebrar a constante inventividade da vida e como ela se transforma em amor, o ator e diretor Dude São Thiago traz um repertório diverso de músicas populares para o show "O Sexo do Vento", que estreia no Teatro Giostri, na Bela Vista, em São Paulo. Com direção musical e arranjos do pianista Iuri Salvagnini, supervisão cênica do ator e diretor João Paulo Lorenzon e mentoria artística da cantora, compositora e poeta Ana Luiza, o artista se apresenta de 10 de novembro a 1º de dezembro, às sextas-feiras, a partir das 20h30.

Ao lado de uma banda formado por Iuri Salvagnini (piano), Mathilde Fillat (violino), Reginaldo Feliciano (contrabaixo) e Claudio Vecchiato (bateria), o repertório inclui canções de Jorge Drexler (Al otro lado del rio), Renato Rocha (Bicho de sete cabeças), Chet Baker (Born to be blue), Marina Lima (Charme do mundo), Milton Nascimento (Conversando no bar), Caetano Veloso (Milagres do povo), Chico Buarque (O que será - À flor da pele), entre outras.

Dude São Thiago é ator e médico psicanalista. Durante sua carreira artística, ele dirigiu espetáculos de teatro, música e dança de 2000 a 2012. E nos últimos 10 anos, se dedicou à psicanálise. Sua volta aos palcos se dá por meio de um solilóquio musical, que combina clássicos da música popular com monólogos autorais permeados pela poética da trajetória diversa da experiência humana com a qual ele conviveu nesta última década. 

“Estive mais de dez anos afastado dos palcos, completamente mergulhado na prática psicanalítica, escutando histórias das mais diversas, e acompanhando de perto o modo como diferentes pessoas lidavam com suas histórias. Algumas mais aprisionadas do que outras, mas todas envolvidas nesse conflito que é tomar para si a responsabilidade do sentido da própria existência”, esclarece. “E eu, assim como elas, lidava profundamente com este mesmo conflito perante a minha história pessoal”, conta. 

Foi dessa vasta pesquisa que o questionamento a respeito da criação e de seu papel na manifestação do amor surgiu e se transformou em arte. “O roteiro, portanto, vai narrando essa trajetória, a trajetória da invenção da vida, sem entrar em particularidades ou fatos. Entendo que a arte carrega em si essa potência. Freud afirma, em sua obra, que o poeta é como uma antena do mundo, costumando chegar antes do cientista à revelação de nossos conflitos”, diz.

O espetáculo se divide em quatro cenas: "Denúncia", "Fe-menino", "o milagre" e "a invenção". Para Dude a poesia e a união com a música foram a melhor forma de tornar o pensamento psicanalítico mais acessível. Por isso, a curadoria do repertório buscou canções marcantes, que fizessem parte do repertório de vida de todos nós e com letras que falassem dessas sensações conflitantes, que despertem reflexões no espectador.

 
Ficha técnica
Show "O Sexo do Vento". Elenco: Dude São Thiago (voz e cena), Iuri Salvagnini (piano), Mathilde Fillat (violino), Reginaldo Feliciano (contrabaixo), Claudio Vecchiato (bateria) | Concepção, dramaturgia e direção: Dude São Thiago. Direção musical e arranjos: Iuri Salvagnini. Supervisão cênica e preparação de ator: João Paulo Lorenzon. Mentoria artística: Ana Luiza. Treinamento de voz: Cor e Voz (Alessandra Lyra) e Juvenal De Moura. Projeto gráfico: Emerson Brandt Fotografia: Rinaldo Martinucci. Supervisão cenográfica: Fcstudio_ (Flávio Castro). Obra de arte cenográfica: Mariana Palma. Figurino: Andrea Levy. Luz: Wagner Antônio. Som: Ricardo Jubram. Faixa sonora original: Paulo Assis. Realização: Dude São Thiago. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli. Produção executiva: Martha Lozano. 


Serviço
Dude São Thiago no show "O Sexo do Vento". Temporada: de 10 de novembro a 1º de dezembro de 2023 - Sextas-feiras, às 20h30. Teatro Giostri - Rua Rui Barbosa, 201 - Bela Vista/São Paulo. Ingressos: Sympla - Valores: R$ 80,00 | R$ 40,00 meia-entrada | Nos dias 17/11, 24/11 e 01/12, cota de 10 ingressos gratuitos para pessoas negras, indígenas, refugiadas e transexuais (comparecer à bilheteria 30 minutos antes do espetáculo; sujeito à ordem de chegada). Classificação indicativa: 14 anos. Capacidade: 60 lugares. Duração: 80 minutos.

.: Com Miguel Falabella, "A Christmas Carol, Um Conto de Natal" chega a SP


Dirigido por Fernanda Chamma, versão do clássico do escritor inglês Charles Dickens traz no elenco mais de 50 atores. Foto: Adriano Doria


A versão dirigida por Fernanda Chamma para o clássico "A Christmas Carol, Um Conto de Natal", baseado no conto do inglês Charles Dickens, estreou em 2022 com todas as sessões esgotadas. E, em 2023, a montagem patrocinada pelo Bradesco, tem novas apresentações no Teatro Procópio Ferreira, entre 8 e 17 de dezembro, às sextas, às 20h30; aos sábados, às 17h e às 20h30; e aos domingos, às 15h e às 19h.

O espetáculo tem adaptação de Miguel Falabella, que também dá vida ao avarento Ebenezer Scrooge, e participação de Juju Teófilo, no papel da doce Doroty Miranda (ela se apresenta nos dias 8, 9 e 10/12), além de outros 50 atores. A direção geral e coreografias são assinadas por Fernanda Chamma; a direção musical, por Vinícius Loyola; e vídeos-cenários de Richard Luiz. A obra ficou conhecida em todo o mundo por apresentações em teatros, especiais para a TV, filmes, desenhos animados, servindo até de inspiração para personagens da Disney, entre eles, o pão duro “Tio Patinhas”.

“Eu me apaixonei por essa história quando li o livro e assisti ao musical em Nova Iorque há mais de 15 anos. Acredito que é o único espetáculo natalino que realmente fala sobre o resgate de valores nessa época do ano tão especial!”, revela a diretora Fernanda Chamma.

Amigos e parceiros de longa data, Fernanda e Miguel Falabella sempre sonharam em contar a história do velho avarento “Scrooge” juntos e esperam lotar novamente o teatro em 2023, ao lado desses grandes nomes da cena musical brasileira. A trama acompanha Ebenezer Scrooge, um homem avarento e amargurado que abomina o Natal. Ele trabalha em um escritório em Londres com Bob Cratchit, um pobre - mas feliz - empregado, pai de quatro filhos – incluindo seu frágil Pequeno Tim, que tem problemas nas pernas.

Na véspera do Natal, Scrooge recebe a visita de seu ex-sócio, Jacob Marley, morto há sete anos naquele mesmo dia. Marley diz que o seu espírito não pode descansar em paz já que não foi bom nem generoso em vida, mas que o amigo ainda tem uma chance de se salvar. Para isso, ele receberá a visita de três espíritos naquela noite.

O primeiro fantasma a chegar é um ser com uma luz que emana da sua cabeça e um apagador de velas debaixo do braço à guisa de chapéu. Este é o Espírito dos Natais Passados, que leva Scrooge de volta no tempo e mostra a sua adolescência e o início da sua vida adulta, quando ele ainda amava essa data comemorativa. Triste com as lembranças, o protagonista enfia o chapéu na cabeça do espírito, ocultando a luz dele. A entidade, então, desaparece, deixando o velho sozinho em seu quarto.

O segundo espírito a dar as caras é o Natal do Presente, um gigante risonho com uma coroa de azedinho e uma tocha na mão. Ele mostra a Scrooge as celebrações do presente, incluindo a humilde comemoração natalícia dos Cratchit, que, apesar de pobre, é uma família muito feliz e unida. A tocha na mão do espírito tem a utilidade de dar um sabor especial à ceia daqueles que fossem "contemplados" com a sua luz. No fim da viagem, o espírito revela sob o seu manto duas crianças de caras terríveis, a Ignorância e a Miséria, e pede que os homens tenham cuidado com elas. Depois disso vai-se embora.

O terceiro espírito, o dos Natais Futuros, apresenta-se como uma figura alta, envolta num traje negro que oculta o seu rosto, deixando apenas uma mão aparente. O espírito não diz nada, mas aponta, e mostra a Scrooge a sua morte solitária, sem amigos. Após a visita dos três espíritos, o velho amanhece como um outro homem. Passa a amar o espírito de Natal e a ser generoso com os que precisam – começa, inclusive, a ajudar o seu empregado Bob Cratchit, tornando-se um segundo pai para Pequeno Tim. Diz-se que ninguém celebrava o Natal com mais entusiasmo que ele. 

Para contar essa bela história natalina, Fernanda Chamma revela que buscou como grande inspiração a estética e a caracterização de Londres de 1843, quando a trama foi escrita. Em parceria com a Protótipo Filme, a montagem possui efeitos de projeções e efeitos visuais de última geração. 


Ficha técnica
Espetáculo "A Christmas Carol, Um Conto de Natal". Texto: Miguel Falabella. Direção geral e coreografias: Fernanda Chamma. Direção musical: Vinícius Loyola. Figurinos: Fernanda Chamma. Ensaiador: Roberto Justino. Cenografia e projeções: Richard Luiz. Visagismo: Edgar Cardoso. Fotos: Adriano Dória. Assessoria de imprensa: Pombo Correio. Produtores associados: Fernanda Chamma e Richard Luiz. Realização e produção: Protótipo Filme.

Serviço
Espetáculo "A Christmas Carol, Um Conto de Natal". Apresentações: de 8 a 17 de dezembro, às sextas, às 20h30; aos sábados, às 17h e às 20h30; e aos domingos, às 15h e 19h. Teatro Procópio Ferreira. Rua Augusta, 2.823 - Cerqueira César - São Paulo. Ingressos: setor Premium - R$180 (inteira) e R$90 (meia-entrada). Setor II - R$150 (inteira) e R$ 75 (meia-entrada). Setor III - R$100 (inteira) e R$50 (meia-entrada). Bilheteria: às terças e quartas-feiras, das 14h às 19h; de quinta a domingo, das 14h até o início do espetáculo. Abertura da casa: 1 hora antes de cada espetáculo. Classificação: livre. Duração: 70 minutos. Teatro Procópio Ferreira: 624 lugares, incluindo 07 poltronas adaptadas para obesos e mais 12 lugares reservados para cadeirantes. Telefone: (11) 3083-4475. Aceita todos os cartões de crédito. Não aceita pagamentos em cheque. Não faz reservas. O Teatro Procópio Ferreira possui ar-condicionado e acesso universal.

.: Peças "Labirinto Feminino" e "Labirinto Imersivo" discutem violência


Com dramaturgia e direção de Gabriela Gama, espetáculos integram a programação do 31º Festival Mix Brasil e são apresentados de 9 a 19 de novembro no Teatro Sérgio Cardoso e no Museu da Imagem e do Som. Foto: Karen Malagoli


Com a missão de ensinar o público a identificar as diferentes fases do ciclo de violência contra mulheres cis e trans, os espetáculos "Labirinto Feminino" e "Labirinto Imersivo", ambos escritos e dirigidos por Gabriela Gama, estreiam durante a programação do 31º Festival MIX Brasil, que acontece online e de forma presencial em vários espaços de São Paulo, entre 8 e 19 de novembro. 

Em uma montagem teatral presencial, Labirinto Feminino é apresentado no Teatro Sérgio Cardoso (na Sala Paschoal Carlos Magno), nos dias 17 e 18 de novembro, às 19h. Já o espetáculo em realidade virtual (VR) Labirinto Imersivo pode ser conferido no MIS – Museu da Imagem e do Som, de 9 a 19 de novembro. Os dois trabalhos trazem no elenco Wallie Ruy, Gabriela Gama e Shirtes Filho.

Os espetáculos surgiram de uma investigação que o grupo deu início em 2018 sobre a Síndrome de Estocolmo e as violências contra as mulheres. A pesquisa resultou em uma performance chamada Núpcias, a história de uma noiva que se prepara para seu casamento enquanto vai contando as histórias de abuso que sofre por parte do noivo, mas ainda está feliz por realizar o seu sonho de casar. 

“Fiquei impactada como essa história apresentada em looping fazia o público interagir e se indignar com a narrativa. A partir daí intensifiquei a pesquisa sobre o ciclo da violência, assim como a linguagem performática, principalmente durante a pandemia já que os números de agressões e feminicídios aumentaram no período. Então, surgiu o Labirinto Feminino em forma virtual em uma residência pela Lei Aldir Blanc. Compilei uma série de performances sinestésicas demonstrando como a violência perpassa por esse ciclo”, conta a diretora e autora Gabriela Gama.

A peça "Labirinto Feminino" conta a história de duas mulheres, uma trans e outra cis, que estão prestes a casar com seus respectivos príncipes. Porém, o que aparenta ser uma relação amorosa e feliz esconde uma realidade bem diferente. Por meio de performances e monólogos intensos, a peça explora o ciclo da violência doméstica e como essas situações de abuso se apresentam de diversas formas.

Já o espetáculo imersivo em VR Labirinto Imersivo apresenta a história dessas mesmas mulheres após o "felizes para sempre". Através de performances, o espetáculo explora o ponto de vista da parcela omissa da sociedade em relação ao ciclo de violência feminina.

“O texto é composto por performances que foram criadas a partir de cada estação desse ciclo da violência. Contamos essa história desde a mitologia, contos de fadas até os dias de hoje. Tudo foi pensado não só para ajudar a contar essa história, como a passar pelas estações do ciclo. A cenografia é minimalista, com um palco vazio que representa um espaço neutro e com elementos simbólicos que vai criando uma alusão de como vai ficando o psicológico de uma vítima de violência”, revela Gama. 

“A iluminação cria atmosferas diferentes ao longo da peça e ajudar de forma simbólica a destacar a transformação das personagens. Em contraste com esses momentos de violência, momentos de esperança e empoderamento são também destacados na iluminação”, acrescenta a diretora. 

A encenadora ainda conta que o espetáculo é uma resposta ao aumento absurdo de casos de feminicídio no Brasil. “Só no primeiro semestre de 2023, houve um aumento de 34% em São Paulo, assim como agressões, ameaças e medidas protetivas. São números de grande expressividade para serem ignorados. Por que querem nos matar? O que podemos fazer para mudar esse cenário? A peça foi pensada como forma de expor essa calamidade e de alerta, assim como uma tentativa de prevenção. Talvez, se conseguirmos reconhecer esses ciclos, seja uma das formas de libertar toda uma próxima geração dessa pandemia silenciosa”, explica. 


Ficha técnica
Espetáculo "Labirinto Feminino" e "Labirinto Imersivo". Direção geral: Gabriela Gama. Assistente de direção: Júlio Oliveira. Atores: Wallie Ruy, Gabriela Gama e Shirtes Filho. Iluminação e operação: Diego Chimenes. Sonoplastia e operação: Daniel Freire. Direção de câmera VR: Yuri Reuter. Direção de fotografia: Júlio Oliveira. Operação de Câmera VR: Tuca Moraes e Igor Ventura. Design VR: Jorge Groove. Design gráfico: Shirtes Filho. Fotos: Karen Malagoli. Produção executiva: Gabriela Gama. Executivo comercial: Osvaldo Ortega. Assessoria de imprensa: Pombo Correio. Produção e idealização: Faga’s Produções. 


Serviço
Espetáculo "Labirinto Feminino".
31ª Edição Festival Mix Brasil – Dramáticas. Apresentações: 17 e 18 de novembro, às 19h. Teatro Sérgio Cardoso (Sala Paschoal Carlos Magno) – Rua Rui Barbosa, 153 - Bela Vista. Ingressos: grátis. Classificação: 16 anos. Duração: 75 minutos. Possui acessibilidade. Sinopse: Labirinto Feminino conta a história de duas mulheres (trans e cis) que estão prestes a casar com seus respectivos príncipes. Porém, o que aparenta ser uma relação amorosa e feliz esconde uma realidade bem diferente. Através de performances e monólogos intensos, a peça explora o ciclo da violência doméstica e como essas situações de abuso se apresentam de diversas formas, ao mesmo tempo em que discute a importância de combater os feminicídios e transfeminicídios que resultam na dizimação do empoderamento feminino. 


Espetáculo "Labirinto Imersivo (Realidade Virtual)". 31ª Edição Festival Mix Brasil – MIX.XR. Apresentações: 9 a 19 de novembro. Terça a sexta: 13h às 19h. Sábado: 13h às 20h. Domingo e feriado: 12h às 18h. Museu da Imagem e do Som (MIS) – Avenida Europa, 158, Jardim Europa. Ingressos: grátis. Classificação: 16 anos. Duração: 75 minutos. Possui acessibilidade. Sinopse: Labirinto Imersivo apresenta a história de duas mulheres (trans e cis) após o ‘Felizes Para Sempre’. Porém, o que aparenta ser uma relação amorosa e feliz esconde uma realidade bem diferente. Através de performances, o espetáculo imersivo em realidade virtual explora o ponto de vista da parcela omissa da sociedade em relação ao ciclo de violência feminina e como essas situações de abuso se apresentam de diversas formas, ao mesmo tempo em que discute a importância de combater os feminicídios e transfeminicídios, que resultam na dizimação do empoderamento feminino. Instagram: @femininolabirinto.

.: Cineflix Cinemas: "As Marvels" é a grande estreia da semana

Quinta-feira, dia 9 de novembro, a unidade Cineflix Santos, localizada no Miramar Shopping, bairro Gonzaga estreia o filme do trio de heroínas, "As Marvels". Enquanto Carol Danvers, conhecida por Capitã Marvel, recuperou sua identidade da tirania dos Kree e se vingou da Inteligência Suprema, consequências não intencionais fazem com que ela assuma o fardo de um universo desestabilizado. Quando suas obrigações levam Carol até uma fenda espacial anômala ligada a um revolucionário Kree, seus poderes se entrelaçam aos de Kamala Khan, uma super fã de Jersey City, vulgo Ms. Marvel, e aos da sobrinha de Carol, atual astronauta da S.A.B.E.R., a Capitã Monica Rambeau. 

Seguem em cartaz, "Dinheiro Fácil""Mussum, o Filmis", "Nina: A Heroína dos Sete Mares""Five Nights at Freddy's - O Pesadelo Sem Fim", "Assassinos da Lua das Flores" e a animaçõe "Trolls 3 - Juntos Novamente". Já está aberta a pré-venda de ingressos para o filme "Jogos Vorazes: a Cantiga dos Pássaros e das Serpentes". Compre os ingressos antecipados aqui: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN.

O Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021. Para acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN.

Estreia da semana no Cineflix Santos


"As Marvels" ("The Marvels") Ingressos on-line neste linkGênero: aventura, ação. Classificação: livre. Duração: 1h45. Ano: 2023. Idioma: inglês. Distribuidora: Walt Disney Studios Motion Pictures. Direção: Nia DaCostaRoteiro: Nia DaCosta, Megan McDonnell, Elissa Karasik. Elenco: Brie Larson (Carol Danvers), Teyonah Parris (Monica Rambeau), Iman Vellani (Kamala Khan), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Zawe Ashton (Dar-Benn). Sinopse: Carol Danvers, vulgo Capitã Marvel, recuperou sua identidade da tirania dos Kree e se vingou da Inteligência Suprema. No entanto, consequências não intencionais fazem com que Carol assuma o fardo de um universo desestabilizado. Quando suas obrigações levam Carol até uma fenda espacial anômala ligada a um revolucionário Kree, seus poderes se entrelaçam aos de Kamala Khan, uma super fã de Jersey City, vulgo Ms. Marvel, e aos da sobrinha de Carol, atual astronauta da S.A.B.E.R., a Capitã Monica Rambeau. Juntas, esse trio improvável precisará se unir e aprender a trabalhar em conjunto para salvar o universo como "As Marvels".

Sala 4 (dublado) 

09/11/2023 - Quinta-feira: 15h50
10/11/2023 - Sexta-feira: 15h50
11/11/2023 - Sábado: 15h50
12/11/2023 - Domingo: 15h50
13/11/2023 - Segunda-feira: 15h50
14/11/2023 - Terça-feira: 15h50
15/11/2023 - Quarta-feira: 15h50

Sala 4 (legendado) 

09/11/2023 - Quinta-feira: 18h10 - 20h30
10/11/2023 - Sexta-feira: 18h10 - 20h30
11/11/2023 - Sábado: 18h10 - 20h30
12/11/2023 - Domingo: 18h10 - 20h30
13/11/2023 - Segunda-feira: 18h10 - 20h30
14/11/2023 - Terça-feira: 18h10 - 20h30
15/11/2023 - Quarta-feira: 18h10 - 20h30 

Trailer "As Marvels"

Seguem em cartaz no Cineflix Cinemas

"Dinheiro Fácil"("Dumb Money!) Ingressos on-line neste linkGênero: drama, comédiaClassificação: 16 anos. Duração: 1h44. Ano: 2023. Idioma: inglês. Distribuidora: Sony Pictures. Direção: Craig GillespieRoteiro: Lauren Schuker Blum e Rebecca AngeloElenco: Paul Dano, Pete Davidson, America Ferrara, Seth Rogen, Nick Offerman, Anthony Ramos, Shailene Woodley, Sebastian Stan, Talia Ryder, Myha'la Herrold, Dane DeHaan, Olivia Thirlby, Larry Owens. Sinopse: Todos os dias, pessoas em Wall Street ficam ricas ao transformar a GameStop em uma das empresas mais badaladas do mundo. No meio de tudo está Keith Gill, um cara normal que investe suas economias no local.

.: Crítica: "Dinheiro Fácil" é história verídica de reviravolta em Wall Street

Sala 3 (legendado) - Em cartaz de 9 de novembro a 15 de novembro: 14h20

Trailer de "Dinheiro Fácil"


"Musum, o Filmis"("Mussum, o Filmis") Ingressos on-line neste linkGênero: comédiaClassificação: 12 anos. Duração: 1h56. Ano: 2023. Idioma: português. Distribuidora: Downtown Filmes. Direção: Silvio GuindaneRoteiro: Paulo Cursino  Elenco: Ailton Graça, Cacau Protásio. Sinopse: A trajetória de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, dos Trapalhões. A infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira e o sucesso com o grupo Originais do Samba, além dos bastidores como integrante dos Trapalhões.

Sala 3 (nacional) - Em cartaz de 9 de novembro a 15 de novembro: 20h20

Trailer de "Musum, o Filmis"


"Nina: A Heroína dos Sete Mares"("Pattie et la colère de Poséidon") Ingressos on-line neste linkGênero: animação, infantilClassificação: livre. Duração: 1h35. Ano: 2023. Idioma: francês. Distribuidora: Imagem Filmes. Direção: David Alaux, Eric Tosti e Jean-François TostiRoteiro: David Alaux, Eric Tosti e Jean-François Tosti Elenco: Kaycie Chase (Pattie), Christophe Lemoine (Sam), Emmanuel Curtil (Chickos), Michel Tureau (Jason), Frantz Confiac (Bernardo), Jérôme Pauwels (Gerardo, Vito), Barbara Tissier (Aphrodite), Paul Borne (Poséidon), Emmanuel Garijo (Apollon), Valérie Siclay (Héra), Julien Bouanich. Sinopse: Na bela e próspera cidade portuária da Grécia antiga, Iolcos, todos os moradores pacatos levam uma vida pacífica e feliz. Até o dia que Poseidon enfurecido ameaça destruír a paz do local. Sob essa ameaça, um rato e um gato se unem para salvar o dia.

Sala 1 (dublado) - Em cartaz de 9 de novembro a 15 de novembro: 14h10




"Five Nights at Freddy's - O Pesadelo Sem Fim" ("Five Nights at Freddy's) Ingressos on-line neste linkGênero: terror, adaptaçãoClassificação: 14 anos. Duração: 1h49. Ano: 2023. Idioma: inglês. Distribuidora: Universal Studios. Direção: Emma TammiRoteiro: Scott Cawthon, Emma Tammi, Seth Cuddeback Elenco: Josh Hutcherson (Mike Schmidt), Ryan Reinike. (Freddy's Security Guard), Elizabeth Lail (Vanessa). Sinopse: No Freddy Fazbear's Pizza, robôs animados fazem a festa das crianças durante o dia. Mas, quando chega a noite, eles se transformam em assassinos psicopatas.

Sala 1 (dublado) - Em cartaz de 9 de novembro a 15 de novembro: 18h10

Sala 1 (legendado) - Em cartaz de 9 de novembro a 15 de novembro: 20h35

Trailer "Five Nights at Freddy's - O Pesadelo Sem Fim"



"Assassinos da Lua das Flores" ("Killers of the Flower Moon") Ingressos on-line neste linkGênero: drama, crime. Classificação: 14 anos. Duração: 1h51. Ano: 2023. Idioma: inglês. Distribuidora: Paramount Filmes. Direção: Martin ScorseseRoteiro: Martin Scorsese, Eric Roth. Adaptação de: Killers of the Flower Moon: The Osage Murders and the Birth of the FBI. Elenco: Leonardo DiCaprio, Robert De Niro, Lily Gladstone, Jesse Plemons, Brendan Fraser, John Lithgow. Sinopse: Os assassinatos dados a partir de circunstâncias misteriosas na década de 1920, assolando os membros da tribo Osage, acaba desencadeando uma grande investigação envolvendo o poderoso J. Edgar Hoover, considerado o primeiro diretor do FBI.

Sala 1 (legendado) - Em cartaz de 9 de novembro a 15 de novembro: 16h20

Trailer "Assassinos da Lua das Flores"

"Trolls 3 - Juntos Novamente" ("Trolls 3") Ingressos on-line neste linkGênero: animação, musical. Classificação: livre. Duração: 1h32. Ano: 2023. Idioma: inglês. Distribuidora: Universal Studios. Direção: Walt DohrnRoteiro: Elizabeth Tippet. Elenco: Anna Kendrick, Justin Timberlake. Na versão dublada: Larissa Manoela, Hugo Bonemer e Jullie. Sinopse: Branch e Poppy embarcam em uma jornada angustiante e emocionante para salvar um irmão que foi sequestrado por um par de vilões pop-star.

Sala 3 (dublado) - Em cartaz de 9 de novembro a 15 de novembro: 16h10

Trailer "Trolls 3 - Juntos Novamente"


terça-feira, 7 de novembro de 2023

.: "Macbeth" adaptado para o cordel em espetáculo do Círculo de Atores

Sergio Mastropasqua interpreta o papel título ao lado de Chris Couto que vive Lady Macbeth sob a direção de Thiago Ledier. A versão em cordel mantém a poética e o poder imagético do texto. A trama mostra que a violência e a usurpação do poder  são questões  que perpassam nossa História. A trilha sonora é da São Paulo Chamber Soloists. Foto: Ronaldo Gutierrez

Unindo o universo de William Shakespeare e a arte do cordel, o Círculo de Atores chega com sua nova estreia: "Macbeth em Cordel ou A Peça do Inominável" nesta quinta-feira, dia 9 de novembro, às 20h30 no Teatro Alfredo Mesquita. Sergio Mastropasqua interpreta o papel título ao lado de Chris Couto, que vive Lady Macbeth sob a direção de Thiago Ledier. A versão em cordel é dos autores cariocas Lafayette Galvão e Gilberto Loureiro. A temporada vai até 26 de novembro com sessões de quinta a sábado, às 20h30, e domingos, às 19h.

Baseado na tragédia escrita entre 1603 e 1606, a peça começa com o regresso do nobre Macbeth, após a vitória de seu exército numa guerra civil. No meio do caminho, três bruxas o abordam e profetizam que ele será o próximo rei da Escócia. Ao contar a notícia para sua esposa, eles planejam o assassinato do rei Duncan, primo de Macbeth, para usurpar a coroa. "Macbeth" é conhecida por ser a tragédia da ambição desmedida, permeada  de assassinatos, loucura e paranoia. A montagem ganhou os contornos do cordel por Lafayette Galvão e Gilberto Loureiro, e teve  adaptação final de Ledier e Mastropasqua. A nova roupagem mantém a poética e o poder imagético do texto.

“Essa versão se aproxima bem do público por meio da extrema clareza e mostra que o contexto da história está no cotidiano de nossa sociedade que é pautada pela violência. É um teatro popular de qualidade. Foi realizado um estudo profundo do texto para que a cadência rítmica não se pusesse acima do sentido da dramaturgia. As rimas aparecem, todavia não são os principais elementos e sim a narração e o conteúdo”, fala Ledier.

A direção procurou estabelecer um diálogo entre a tragédia de Macbeth e os dias de hoje;  a violência e a obtenção do poder por meios arbitrários são questões ainda dolorosamente presentes. Um dos momentos antológicos é quando a floresta se move no final da peça. A partir desta concepção, o cenário exprime a ideia da revolta da natureza contra as insanas ações humanas, responsáveis pelas mudanças e pelos extremos climáticos dos últimos tempos. A cenografia conta com pontaletes em uma estrutura de metal pintados de vermelho, reforçando o pensamento de uma natureza que sangra, avança, reivindica e retoma o seu lugar usurpado.

Os figurinos seguem uma linha que dialoga com a estética das forças de segurança, num mundo que parece estar sempre preparado para a guerra. As cores auxiliam a narrativa ao identificar os clãs que orbitam a história. A iluminação colabora com a criação de um ambiente calcado na desconfiança e no medo, com os próprios atores manipulando fontes de luz em algumas cenas.

Em "Macbeth", a trilha sonora liga cenas e personagens contribuindo para o andamento da trama com a direção musical da São Paulo Chamber Soloists. Fundada em 2020, a orquestra é formada por 14 solistas com ampla experiência internacional e foi idealizada e criada por Alejandro Aldana (Spalla da Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo) e Matthew Thorpe (concertino da Orquestra do Estado de São Paulo). O grupo explora o repertório tradicional e não tradicional para orquestra de cordas, passando da música barroca, clássica, romântica e contemporânea, com ênfase especial em compositores pertencentes às comunidades minoritárias.

União do erudito com o popular
O projeto "Macbeth em Cordel ou A Peça do Inominável" pretende, através do encontro estilístico entre o texto elisabetano e a linguagem em cordel, colaborar com a potência e a popularidade da obra de William Shakespeare.

Esse tipo de adaptação já foi realizado antes: Ariano Suassuna escreveu "Romeu e Julieta em Cordel"; Stelio Torquato Lima transportou 11 peças do bardo para a linguagem em seu livro "Shakespeare nas Rimas do Cordel"; outros cordelistas como Marco Aurélio e Sebastião Marinho também seguiram este caminho. Este procedimento de "tradução/recriação" conversa com o movimento Armorial, lançado no ano de 1970 por Ariano Suassuna, que aproximou artistas que tinham o objetivo comum de criar uma arte onde o erudito e o popular deveriam dialogar, quebrando pretensas e limitadoras escalas de valor.

“Uma das principais particularidades da montagem é como o cordel explicita as imagens da peça, dando protagonismo ao texto através de suas cadências. Ao mesmo tempo em que se configura como teatro popular,  potente e visceral, trata da trágica realidade  imposta por grupos armados ilegais, pela glamourização da violência e pela corrosão institucional  que fazem cada vez mais vítimas ao redor do mundo. Não estamos longe da realidade apresentada em Macbeth, é só pensar nas guerras civis da Síria, Iêmen, Ucrânia; nas facções e milícias brasileiras e sul-americanas”, fala Sergio Mastropasqua. O ator já atuou em algumas peças de Shakespeare como "A Tempestade", "Otelo" e "A Megera Domada".

Interpretando Lady Macbeth, Chris Couto ressaltou todos os ingredientes que envolvem a personagem e o espetáculo.  “Ela é uma pessoa articulada, bem cerebral, que não pode perder uma oportunidade ao visualizar uma brecha. Utiliza palavras muito fortes como na cena da invocação do mal. Essa história é um horror que não termina devido ao círculo vicioso da violência, poder e a busca por riqueza. É o retrato da humanidade e a  desumanidade juntas”.

"Macbeth" é tema de várias manifestações artísticas. A tragédia do poder, da culpa e da vingança já foi levada inúmeras vezes ao cinema (a primeira filmagem ocorreu em 1905, em formato de curta metragem), com destaque para as versões de Orson Welles, Roman Polanski e Akira Kurosawa. No cinema brasileiro, o filme "A Floresta que Se Move", do ano de 2015, baseia-se na história do ambicioso general escocês.

Na literatura, a peça inspirou diversas adaptações literárias e teatrais, como por exemplo a versão satírica de Ionesco intitulada "Macbeth" e, ainda, a ópera de "Shostakovich". Autores africanos da Nigéria e Gana também utilizaram a peça como base para retratar preocupações políticas e culturais de seus países. O texto ainda guiou diversas composições musicais, pinturas, gravuras, quadrinhos e arte de rua.

Após trabalhar na difusão da obra de George Bernard Shaw (1856-1950), através de cinco produções entre os anos de 2015 e 2023, o Círculo de Atores parte agora para a montagem de um dos dramaturgos mais admirados pelo autor irlandês: William Shakespeare. Sergio Mastropasqua e Chris Couto estiveram no elenco da peça de "A Milionária" com a direção de  Thiago Ledier. A montagem rendeu o Prêmio Shell para a atriz.


Ficha técnica
Espetáculo "Macbeth em Cordel ou A Peça do Inominável". Texto: William Shakespeare. Direção: Thiago Ledier. Versão em Cordel: Lafayette Galvão e Gilberto Loureiro. Adaptação e texto final: Thiago Ledier e Sergio Mastropasqua. Elenco: Chris Couto, Sergio Mastropasqua, Eduardo Silva, Renato Caldas, Luti Angelelli, Guilherme Gorski, Camila Czerkes, Priscilla Olyva, Márcia de Oliveira, Nicolas Caratori, Luana Frez, Nando Medeiros, Luisa Silva, Rodrigo Chueri, Patricia Pichamone (stand-in). Assistência de direção: Luana Frez. Cenário, figurino e direção de arte: Chris Aizner. Cenotécnicos: Alício Silva / Casa Malagueta. Costura Figurinos: Judite Geronimo de Lima. Iluminação: Nicolas Caratori. Trilha Sonora: São Paulo Chamber Soloists. Direção musical: Alejandro Aldana. Direção SPCS: Matthew Thorpe e Alejandro Aldana. Produção Executiva SPCS: Shanda Olandoski. Operação de luz: Luana Frez. Coordenação técnica de som: Valdilho Cruz. Direção de palco: Henrique Pina. Design: Denise Bacellar. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes. Fotos de cena: Ronaldo Gutierrez. Fotos de ensaio: Rodrigo Chueri. Registro em vídeo: Ícarus Audiovisual. Gerenciamento de mídias sociais: Selene Marinho e Sergio Mastropasqua. Produção: SM Arte Cultura. Direção de Produção: Selene Marinho. Coordenação de Produção: Henrique Pina. Produção Executiva: Patricia Pichamone. Realização: Círculo de Atores.


Serviço
Espetáculo "Macbeth em Cordel ou A Peça do Inominável". Temporada: de 9 a 26 de novembro. Quintas, sextas e sábados, às 20:30h, e domingos às 19h. Ingressos: Gratuito. Sessões em Libras nos dias 16 e 23 de novembro. Classificação indicativa: 12 anos. Projeto Contemplado pelo edital de Fomento Direto a Projetos Culturais no Estado de São Paulo - Proac Direto 38. Ingressos Sympla: https://www.sympla.com.br/macbethemcordel. Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1770. Capacidade: 198 lugares. Estacionamento gratuito.

.: "O Outro Borges", com texto de Samir Yazbek, estreia no Teatro Paulo Autran


O enredo traduz os impasses e contradições da poética borgeana em relação à realidade, sobretudo por meio de temas como uma linha do Metrô, que ameaça desapropriar a casa onde se encontra o "Aleph", e a ditadura militar argentina, que Borges apoiou, para depois renegar. Foto: João Caldas Fº

Nesta quinta-feira, dia 9 de novembro, às 21h, no Teatro Paulo Autran, do Sesc Pinheiros, estreia "O Outro Borges", espetáculo inspirado na vida e obra do escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986), expoente do realismo fantástico latino-americano. Com texto de Samir Yazbek e direção de Marcelo Lazzaratto, ‘O Outro Borges’ traz no elenco André Garolli, Chiara Lazzaratto, Dagoberto Feliz, Helô Cintra Castilho, Lilian Blanc, Luciana Carnieli e Marcello Airoldi.

A cenografia e o figurino são de Simone Mina, a iluminação de Guilherme Bonfanti e a trilha sonora de Marcelo Lazzaratto. A direção de produção está a cargo de Edinho Rodrigues, a produção geral da Brancalyone Produções Artísticas e a realização do Sesc-SP. A temporada de "O Outro Borges" vai até o dia 10 de dezembro, sempre às sextas-feiras e aos sábados às 21h, e domingos às 18h. Haverá uma sessão extra do espetáculo no dia 20 de novembro, segunda-feira, às 18h.


O espetáculo
A partir da metáfora de o "Aleph", o ponto mágico do universo que Jorge Luis Borges nos apresenta em seu conto homônimo, "O Outro Borges" constrói a sua narrativa. O enredo traduz os impasses e contradições da poética borgeana em relação à realidade, sobretudo por meio de temas como uma linha do Metrô, que ameaça desapropriar a casa onde se encontra o "Aleph", e a ditadura militar argentina, que Borges apoiou, para depois renegar.  

 A relação central da peça se dá entre o Escritor (Marcello Airoldi) e a Jovem (Chiara Lazzaratto), personagem oriunda do Sul da Argentina, filha do Gaúcho (André Garolli), que é o primo da Governanta (Luciana Carnieli) que cuida da casa onde Borges vive seus últimos dias em companhia de sua Mãe (Lilian Blanc). Os conflitos do Escritor com esta Jovem, para que ela possa herdar e transformar o legado de o ‘Aleph’, são mediados pelo Filósofo (Dagoberto Feliz), personagem do imaginário borgeano, que encarna a presença da magia no cotidiano do escritor.

Outras personagens transformam-se em peças-chave para que a realidade possa se harmonizar com o universo da ficção, tais como a Mulher (Helô Cintra Castilho) e o Engenheiro (André Garolli). A encenação de Lazzaratto para "O Outro Borges" cria um espetáculo instigante, promovendo um diálogo entre a tradição e a modernidade, por meio de um mergulho na simbologia borgeana. 

Lazzaratto expõe a sua concepção para esta montagem: “Escolhi a Espiral como figura simbólica síntese da peça. Figura sob a qual todo espetáculo se desenrola: espiral como fio do tempo a se desdobrar, espiral como espaço a ser percorrido pelos personagens. Os famosos labirintos borgeanos aqui se manifestam através dessa espiral que bem pode ser o redemoinho de uma consciência dilatada, um tornado gerando um desequilíbrio no status quo, bem como uma espiral cósmica de uma galáxia convergindo ao seu centro, ao seu buraco negro, local da manifestação do Aleph, que bem pode ser correlacionado com o conceito de singularidade da Física contemporânea”.

Ainda sobre as suas intenções com este trabalho, Lazzaratto diz: “entre o real e o fantástico: que corpo trafega por essas instâncias com naturalidade? Este foi o desafio que lancei às atrizes e aos atores para a composição de suas personagens. Era necessário dar veracidade aos diversos tipos que compõem o texto em um espaço nada real. Um trabalho meticuloso: cuidar daquele pequeno gesto, daquela determinada postura, daquele específico tom de voz para que a existência de tal figura se realize plenamente em um ‘não espaço’. Trabalho fundamental para que a delicadeza poética proposta pela dramaturgia encontrasse corpos sensíveis e densos para bem interpretá-la”.

Yazbek considera "O Outro Borges" um desdobramento de sua pesquisa dramatúrgica, numa direção bem peculiar: “São peças que se utilizam da Literatura como matéria-prima para a criação cênica, como em ‘O Fingidor’, inspirada na vida e obra do poeta português Fernando Pessoa, e ‘A Terra Prometida’, a partir do episódio bíblico do Êxodo”, diz o autor. 

Tais motivos literários servem de base para explorar temas contemporâneos. No caso de ‘O Outro Borges’, Yazbek pretende debater “o papel da literatura e da arte nos dias de hoje, situando seu legado num mundo em transformação, em que questões sociais e culturais mais prementes acabam se impondo, sobretudo em países da América Latina”


Histórico do projeto
O texto de "O Outro Borges" nasceu no CPT-Sesc, na década de 90, sob o incentivo do diretor Antunes Filho, e amadureceu durante a realização de um projeto on-line realizado em 2021, no próprio CPT-Sesc, junto com dramaturgo Samir Yazbek, o diretor Marcelo Lazzaratto e o produtor Edinho Rodrigues, além de parte do elenco da montagem atual. Tal projeto caracterizou-se por palestras e debates com especialistas na obra de Borges, além de uma oficina coordenada por Yazbek. 

A parceria de Yazbek com o diretor Marcelo Lazzaratto remonta ao ano de 2004, quando ambos realizaram ‘A Entrevista’, peça em que Lígia Cortez foi indicada ao Prêmio Shell de melhor atriz. Depois disso, reencontraram-se em ‘Tectônicas’, junto com o produtor Edinho Rodrigues. Com este texto, o autor venceu o Prêmio Bibi Ferreira 2022 de melhor dramaturgia. 


Sobre Jorge Luis Borges
Jorge Luis Borges
(1899-1986) é considerado um dos expoentes da Literatura latino-americana, e costuma ser lembrado como um dos grandes escritores da modernidade, representante do “realismo fantástico”. Harold Bloom, um dos principais críticos literários mundiais, considerava Borges um dos maiores autores do cânone ocidental.

A literatura de Borges, com seus jogos poéticos e metafísicos, além de seus temas recorrentes (o "espelho", o "labirinto", o "tigre", entre outros), marcou a literatura global, especialmente por dois livros de contos que foram escritos na primeira metade do século XX: “Ficções” e “O Aleph”.

O escritor ajudou a criar, com a sua cegueira precoce, uma aura mítica de quem vivia num mundo fantástico, presente não apenas em sua obra, mas também em suas palestras e entrevistas dadas ao longo dos anos. Figura controversa por meio de seus posicionamentos políticos, sobretudo por seu apoio, posteriormente retirado, à ditadura militar argentina, Borges encarnou o amor aos livros e à Literatura como poucos.

Sinopse
Prestes a fazer sua última viagem, Jorge Luis Borges recebe a visita de uma jovem. Poesia, tradição e modernidade entram em jogo num instigante rito de passagem.

Ficha técnica
Espetáculo "O Outro Borges". Texto: Samir Yazbek. Direção e trilha sonora: Marcelo Lazzaratto. Assistência de direção: Carolina Fabri. Cenografia e figurino: Simone Mina. Iluminação: Guilherme Bonfanti. Elenco: André Garolli, Chiara Lazzaratto, Dagoberto Feliz, Helô Cintra Castilho, Lilian Blanc, Luciana Carnieli e Marcello Airoldi.  Fotografia: João Caldas Fº. Assessoria de imprensa: Pombo Correio. Produção executiva: Fabrício Síndice. Direção de produção: Edinho Rodrigues. Produção geral: Brancalyone Produções Artísticas. Realização: Sesc-SP.


Serviço
Espetáculo "O Outro Borges". Estreia dia 9 de novembro, quinta-feira, às 21h.
De 9 de novembro a 10 de dezembro de 2023. Sexta e sábado, às 21h. Domingo e feriado 20/11, às 18h. Duração: 90 minutos.  Local: Teatro Paulo Autran. Classificação: recomendação 12 anos. Ingressos: R$ 50 (inteira); R$ 25 (meia) e R$ 15 (credencial plena). Sesc Pinheiros. Rua Pais Leme, 195 - Pinheiros/São Paulo. Telefone: 11 3095 9400. 

.: Espetáculo "Red Line" discute relações de gênero no Cemitério de Automóveis


Com direção de Biagio Pecorelli, peça estreia em novembro no Teatro Cemitério de Automóveis. Foto: Camila Rios

A companhia A Motoserra Perfumada volta aos palcos após quatros anos com a peça Red Line, que traça um paralelo entre o projeto desenvolvimentista urbano e a performance masculina para falar sobre relações de gênero. Escrita e dirigida por Biagio Pecorelli e estrelada por Camila Rios, Regina Maria Remencius e Rodrigo Sanches, a peça estreia dia 7 de novembro, às 20h30 no Teatro Cemitério de Automóveis, na Bela Vista. A temporada segue até 30 de novembro com sessões sempre terças, quartas e quintas, às 20h30.

O espetáculo toca em temas extremamente necessários, como o aborto e o suicídio, abordados à luz das teorias de gênero para criar uma radiografia da performance masculina e seus adoecimentos.  O texto da peça surgiu há mais de uma década a partir da observação do diretor sobre a sociedade. “Gosto de boas histórias e, principalmente, boas maneiras de se narrar uma história. A cena que dispara a peça – a de um homem esculachando uma mulher dentro de um carro por alguma razão muito banal – eu vi algumas centenas de vezes na vida”, conta Pecorelli.

Tom e Rose são os personagens centrais da história. Eles estão a caminho de um crime, mas um sinal fecha e os impede de seguir. Os afetos políticos e a mesquinhez dos valores morais são desvelados em um espetáculo que reúne referências da cultura pop, sob uma atmosfera de suspense e contravenção. Enquanto Sanches interpreta Tom, a personagem Rose é alternada em cena entre Camila e Regina. Essa escolha também é referência e crítica ao agir masculino. “Coloco duas atrizes para interpretar a mulher para que, na cena, o homem seja colocado em perspectiva. Pois é próprio da performance masculina não se enxergar, não é? É nesse sentido que a peça paródia a frase de Thomas Hobbes: ‘o homem é o homem do homem”, diz o diretor.

Antes de chegar aos palcos, o espetáculo nasceu como teleteatro durante a pandemia. A montagem digital foi gravada num desmanche de carros, e a adaptação para o teatro demandou algumas mudanças. A companhia enfrentou, nos últimos dois anos, dificuldades para conseguir financiamento via editais de fomento à cultura e isso se refletiu na escolha de uma produção mais enxuta, mas focada nos elementos essenciais à história. O grupo criou uma benfeitoria para pagar custos de produção, equipe técnica e materiais que compõem cenário e figurino.

Mas a essência da peça segue retratando o “universo oitentista, as tubulares, a sonoridade pós-punk, new wave e a coisa pop e performática que marca a pesquisa d’A Motosserra”, explica o diretor. Parar criar essa ambientação, o cenografista Rafael Bicudo e a figurinista Ana Luiza Fay trabalharam os conceitos de ângulos e do futurismo idealista dos anos 1980.

O desenho de luz é feito por Carol Soares e Jaque Nunes. A trilha sonora original foi composta por Edson van Gogh (Jonnata Doll & Os Garotos Solventes) e Apolônia Alexandrina (Anvil FX), e será performada durante o espetáculo. A equipe de produção conta ainda com a assistente de direção Giovanna Federzoni, responsável por conduzir alguns laboratórios de corpo.

A Motosserra Perfumada é um grupo de teatro com nove anos de atuação em São Paulo, com trabalhos que passam pelas peças Aquilo que me arrancaram foi a única coisa que me restou (2015) e RES PVBLICA 2023 (2019), performances, intervenções urbanas, ciclos de palestras e leituras.


Sinopse
Tom e Rose estão a caminho de um crime, mas um sinal fecha e os impede de seguir. Os afetos políticos e a mesquinhez dos valores morais são desvelados em um espetáculo que reúne referências da cultura pop, sob uma atmosfera de suspense e contravenção. Siga o grupo no Instagram @amotosserraperfumada_


Sobre A Motosserra Perfumada
O grupo foi fundado pelo ator e escritor Biagio Pecorelli, pela atriz Camila Rios, pernambucanos radicados em São Paulo, e pelo ator paulistano Bruno Caetano. Além destes, na origem do grupo, estão o músico pernambucano Feiticeiro Julião, os músicos cearenses Jonnata Doll e Edson van Gogh, a atriz e cantora cearense Verónica Valenttino e o sound designer Dugg Mont. O núcleo artístico da companhia atualmente é formado por Biagio, Camila, a atriz Giovanna Federzoni e o ator Rodrigo Sanches. 

Em sua pesquisa de linguagem, o grupo cruza as fronteiras da cena com a música e a performance, produzindo um teatro anfíbio, borderline e underground – no sentido daquilo que habita o interior das engrenagens políticas da Cidade. Em 2022, o grupo lançou o livro Cão do Senhor (Ed. Efêmera. Teatro, 225p.), que reúne as quatro dramaturgias escritas por Pecorelli para a companhia, dentre elas Red Line. 


Ficha técnica
Espetáculo "Red Line". Texto e direção: Biagio Pecorelli. Elenco: Camila Rios, Rodrigo Sanches e Regina Maria Remencius. Assistência De Direção: Giovanna Federzoni. Trilha Original: Edson Van Gogh e Apolônia Alexandrina. Cenografia: Rafael Bicudo. Figurinos: Ana Luiza Fay. Desenho de Som: Dugg Mont. Desenho De Luz: Carol Soares e Jaque Nunes. Arte Do Cartaz: Bruno Caetano. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes. Produção: Corpo Rastreado e A Motosserra Perfumada. 


Serviço
Espetáculo "Red Line". Temporada: de 7 a 30 e novembro de 2023. Terças, quartas e quintas, às 20h30. Duração: 60 minutos. Classificação etária: 18 anos. Cemitério de Automóveis. Rua Francisca Miquelina, 155  - Bela Vista. Ingressos: ingressos: R$ 50 e R$ 25. Vendas: https://www.sympla.com.br. Venda direito na bilheteria do teatro sempre 1 hora antes do espetáculo. Acessibilidade: o espaço possui acessibilidade para cadeirantes. Capacidade: 50 lugares.

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