sexta-feira, 18 de novembro de 2022

.: A Copa do Mundo do Catar começa neste domingo. Acabou a espera!

Foto: Globo/João Miguel Junior


Duelo entre os anfitriões e o Equador abre o torneio. TV Globo, sportv, ge e Globoplay preparam programação especial para o início do evento

Sportv terá pré-jogo de duas horas, acompanhando a cerimônia de abertura e a chegada de torcedores e times ao Al Bayt Stadium

"Esporte Espetacular" é totalmente dedicado ao Mundial com reportagens especiais e entradas ao vivo dos enviados especiais ao Catar 

Apresentador Fábio Porchat lembra da Copa de 2018 no último episódio do quadro "A Copa Que Eu Vi" 

 

A maior celebração do futebol está em vias de começar. A cada quatro anos o mundo para por um mês para ver a Copa. Mesmo quem não é fã do esporte mais popular da Terra se rende a este fenômeno capaz de transformar todos os torcedores em especialistas. A bola rola a partir deste domingo, dia 20, direto de Doha, quando o Catar, anfitrião desta edição, enfrenta o Equador, a partir de 13h (de Brasília), com transmissão da TV Globo, do sportv, do ge e do Globoplay, nesta plataforma sob o comando de Tiago Leifert.

No sportv, o pré-jogo especial começa duas horas antes de a bola rolar. Luiz Carlos Jr. estará ao vivo, direto do Al Bayt Stadium, ao lado dos comentaristas Grafite e Paulo Vinicius Coelho. Além de trazer todas as informações do primeiro jogo da Copa, o trio acompanha a cerimônia de abertura e a chegada dos torcedores e das seleções ao estádio. Na noite anterior, PVC acompanha Andre Rizek e Paulo César Vasconcellos no último episódio do ‘Que Copa É Essa’, sobre a edição de 2018 do torneio. No domingo, a programação ao vivo começa a partir de 10h, com o ‘sportv News’. Logo depois da partida, Felipe Diniz comanda o ‘Troca de Passes’, ao lado de Barbara Coelho, Carlos Eduardo Mansur e Elano, com entrevistas pós-jogo e participação do time da transmissão para analisar o primeiro dia da Copa. Na sequência, às 17h, Andre Rizek e Marcelo Barreto apresentam o ‘Seleção Catar’. Na estreia, a centroavante Cristiane, o argentino D’Alessandro e o ex-jogador Michel Bastos destrincham o que de mais importante viram no duelo e projetam o que vem pela frente nos próximos dias do Mundial. Às 19h é a vez de Magno Navarro e Igor Rodrigues abrirem os trabalhos no ‘Tá Na Copa’. A dupla chega muito bem acompanhada: a atriz Deborah Secco e o folclórico ex-jogador Aloísio Chulapa prometem trazer um toque a mais de diversão ao programa. 

Para celebrar o início da maior festa do futebol mundial e dialogar com novos públicos, o sportv lança nesta quinta-feira, a ‘sportv Land’, uma divertida experiência hospedada no Roblox. No universo virtual é possível competir e conseguir moedas disputando jogos como ‘Altinha’, ‘Cabeceio’ e ‘Caça às Estrelas’; e utilizá-las para participar de experiências como a Roda-Gigante e para comprar lanches no Food Truck. É possível também se sentir um cinegrafista, comandando a câmera do estúdio virtual do sportv . A interação entre os usuários do game segue no Discord, onde já existe uma comunidade criada especialmente para conversas através de voz, vídeo e texto com os amigos, desenvolvedores e outras comunidades. Neste domingo, às 16h, logo depois do jogo de estreia da Copa do Mundo, entre Catar e Equador, seis influenciadores digitais – Papile, Lari Gamer, JVNQ, Andshot, Inemafoo, Cherryrar – estarão ao vivo nos seus canais no YouTube interagindo e explorando a experiência em tempo real.

Na TV Globo, a cobertura no domingo começa no ‘Esporte Espetacular’, a partir das 10h, com um programa totalmente dedicado à Copa do Mundo. Direto do novíssimo estúdio, no Rio de Janeiro, Bárbara Coelho e Tiago Medeiros comandam a atração que traz ao vivo as últimas notícias da seleção brasileira e a expectativa do povo argentino e dos atuais campeões franceses para o Mundial. Ainda no programa desta semana, o repórter Felipe Brisolla ouve torcedores e especialistas para saber o que esperam dos craques desta edição. Já Guilherme Pereira, entrevista com exclusividade nomes como Lucas Paquetá, Vini Jr. e Raphinha, alguns dos 16 estreantes entre os convocados brasileiros. Por fim, Eric Faria comprova uma das particularidades desta edição na segunda parte da matéria sobre as curtas distâncias entre os estádios da Copa. O programa exibe ainda a tradicional cerimônia de abertura da competição. E os repórteres, mostram, direto do Catar, o clima dos torcedores momentos antes de a bola rolar para o duelo entre Catar e Equador, que terá a narração de Luis Roberto e os comentários de Caio Ribeiro e Roger Flores.

Dentro do ‘Esporte Espetacular’ também será exibido o último episódio do quadro “A Copa Que Eu Vi”. Para encerrar com chave de ouro e bom humor, o apresentador Fabio Porchat foi convidado para contar a sua história sobre o Mundial da Rússia, em 2018. Antes de embarcar para o Catar, o humorista relembra a viagem que fez com a esposa, o pai e o melhor amigo para a Rússia há quatro anos, com o objetivo de exterminar a fama de “pé frio” depois de assistir no Mineirão a vitória da Alemanha sobre a seleção brasileira por 7 a 1 em 2014. Mas ainda não foi na Rússia que a situação foi resolvida. Porchat estava no estádio na derrota para a Bélgica, que selou a eliminação do Brasil nas quartas de final. “O que aconteceu é que agora eu tenho uma maldição em dobro. Ninguém quer mais que eu vá para uma Copa do Mundo. Eu vou para o Catar agora e está todo mundo falando: 'Fábio, não!”, brinca o apresentador.

No Globoplay, Tiago Leifert lidera a transmissão alternativa de uma partida por dia do torneio acompanhado pelo técnico Lisca, o estatístico Thomaz Freitas e a comentarista de arbitragem Fernanda Colombo. A estreia será justamente com Catar x Equador. O sinal da transmissão estará aberto para não assinantes da plataforma e também será compartilhado no sportv2. "Nós estamos muito animados, a equipe inteira. Acho que vamos conseguir oferecer algo bem legal, que ainda não foi feito. Traremos análise de desempenho ao vivo e vamos fazer uma transmissão do jogo mais conversada. Acho que as pessoas vão gostar", detalha Tiago Leifert. 

No ge, além da transmissão de todos os jogos da Copa,  haverá uma edição especial da ‘Central do ge’, com a live acontecendo entre as partidas do dia e a participação de comentaristas e convidado. No portal os torcedores podem acompanhar tudo que acontece no Catar, com uma cobertura em tempo real, com variedade de notícias, programas especiais, interatividade, tabelas, agenda e a cobertura diária das seleções. E para quem tem o aplicativo do ge é ainda mais fácil acompanhar a Copa do Mundo sem perder nenhum lance. Nele, o usuário receberá notificações do começo, fim e gols do Brasil, além de aviso sobre o início de todos os jogos do torneio. Nas redes sociais, um time formado por 11 influenciadores vai assumir as redes do portal diariamente trazendo o clima das ruas, desafios aos torcedores, resumo do dia e muita interação.


Três jogos agitam a segundo dia da Copa e mudanças na programação a partir de segunda-feira

Na segunda-feira o clima de Copa do Mundo já toma conta de vez da programação da Globo em todas as plataformas. Serão três partidas, começando a partir de 10h, com o duelo entre Inglaterra, uma das cotadas ao título, e o Irã. Na TV Globo a transmissão ficará a cargo do trio Gustavo Villani, Paulo Nunes e Formiga. No sportv, Everaldo Marques narra, acompanhado dos comentaristas Maurício Noriega, Hernanes e Tamires. Às 13h é a vez de Holanda e Senegal estrearem na Copa. Luis Roberto, Roger Flores e Caio Ribeiro estarão no Al Thumama Stadium acompanhando o jogo pela TV Globo, assim como Milton Leite, Pedrinho e Ledio Carmona, escalados para a transmissão do sportv. Fechando o dia, Estados Unidos e País de Gales entram em campo a partir das 16h. Cléber Machado, Ricardinho e Zé Roberto são os responsáveis pela cobertura da TV Globo. No sportv, Natalia Lara será a primeira mulher a narrar um jogo de Copa do Mundo no canal. Ela transmite o confronto com Paulo César Vasconcellos e Fabio Junior. Esta última partida do dia em Doha também é a escolhida para a exibição alternativa do Globoplay neste dia. 

Por conta da cobertura da Copa do Mundo, a programação da TV Globo será ajustada de manhã e à tarde, sobretudo na primeira fase da competição, que vai de 21 de novembro a 2 de dezembro, quando as partidas acontecem às 7h, 10h, 13h e 16h. O "Encontro" será exibido até segunda-feira, dia 21, quando começa mais cedo, a partir de 8h55, e depois volta à grade no dia 29. O "Mais Você" não será exibido entre os dias 21 e 28 de novembro. Nas demais datas, seguem ao vivo e, caso necessário, podem ser ajustados de acordo com as transmissões da competição. "Chocolate com Pimenta - Edição Especial" não irá ao ar entre os dias 21 e 28. Durante a Copa do Mundo, em todos os dias com jogos à tarde, a "Sessão da Tarde" não será exibida, assim como o "Globo Esporte". Os telejornais estão mantidos e passam nos intervalos entre as partidas.

Os jornalistas que desejarem receber informações sobre a cobertura multiplataforma da Copa do Mundo na TV Globo, sportv, Globoplay e ge podem se cadastrar no site de imprensa e/ou ingressar no grupo de Whatsapp por meio deste link.

 

Programação – Copa do Mundo

 

20 de novembro

13h – Catar x Equador – ao vivo na TV Globo, sportv, ge e Globoplay (com transmissão alternativa e sinal aberto no sportv2)

 

21 de novembro

10h – Inglaterra x Irã – ao vivo na TV Globo, sportv, ge e Globoplay

13h – Senegal x Holanda – ao vivo na TV Globo, sportv, ge e Globoplay

16h – Estados Unidos x País de Gales – ao vivo na TV Globo, sportv, ge e Globoplay (com transmissão alternativa e sinal aberto no sportv2)


quinta-feira, 17 de novembro de 2022

.: Cineflix Santos traz "Nada É Por Acaso", "Bardo" e "Madre Teresa"


No Cineflix Cinemas, em Santos, estreiam essa semana o drama religioso "Nada É Por Acaso", com Rafael Cardoso, Giovanna Lancellotti, Tiago Luz, e a comédia dramática "Bardo, falsa crônica de algumas verdades", que faz uma viagem para as origens do personagem Silverio. Nos dias 21 e 22 estreia, em dois horários, o filme "Madre Teresa: Amor maior não há" que aborda os vinte e cinco anos da morte de Madre Teresa de Calcutá.

Seguem em cartaz a tão aguardada sequência do filme de herói da Marvel, de 2018, "Pantera Negra: Wakanda para sempre" em que Rainha Ramonda, Shuri, M'Baku, Okoye e Dora Milaje lutam para proteger sua nação das potências mundiais intervenientes após a morte do rei T'Challa, além do infantil em que o protagonista é um crocodilo cantor que adora tomar banho, na voz do cantor Shawn Mendes, "Lilo, Lilo, Crocodilo" "Adão Negro" (Black Adam), personagem da DC Comics, com Dwayne JohnsonAldis Hodge e Noah Centineo no elenco.

Confira os dias, horários e sinopses para você ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema. O Cineflix Santos fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, Gonzaga, em Santos, no litoral de São Paulo. Divirta-se aqui: cineflix.com.br/programacao/miramar-shopping-santos!


Estreias no Cineflix Santos



"Nada É Por Acaso"

Classificação: 14 anos (Conteúdo Sexual, Drogas Lícitas, Violência). Ano de produção: 2022. Idioma: português. Diretor: Márcio Trigo. Duração: 1h46. Com Rafael Cardoso, Giovanna Lancellotti, Tiago LuzSinopse: Duas mulheres se descobrem unidas por laços de amor e amizade que remontam para além dessa vida.

Sala 2 (Nacional)

17/11/2022 - Quinta-feira: 18h15 - 20h30
18/11/2022 - Sexta-feira: 18h15 - 20h30
19/11/2022 - Sábado: 18h15 - 20h30
20/11/2022 - Domingo: 18h15 - 20h30
21/11/2022 - Segunda-feira: 18h15 - 20h30
22/11/2022 - Terça-feira: 18h15 - 20h30
23/11/2022 - Quarta-feira: 18h15 - 20h30

Trailer

"Bardo, falsa crônica de algumas verdades" (Bardo)

Classificação: 14 anos. Ano de produção: 2022. Idioma: inglês. Diretor: Alejandro González Iñárritu. Duração: 2h39. Com Daniel Giménez, Cacho Griselda Siciliani, Ximena Lamadrid. Sinopse: Depois de ganhar um importante prêmio internacional, Silverio sente que precisa voltar para seu país de origem mas não se dá conta de que essa viagem o levará aos limites de uma crise existencial.

Sala 1 (legendado)

17/11/2022 - Quinta-feira: 17h40
18/11/2022 - Sexta-feira: 17h40
19/11/2022 - Sábado: 17h40
20/11/2022 - Domingo: 17h40
21/11/2022 - Segunda-feira: 17h40
22/11/2022 - Terça-feira: 17h40
23/11/2022 - Quarta-feira: 17h40

Trailer

"Madre Teresa: Amor maior não há" (Mother Teresa: No Greater Love)

Classificação: 12 anos (Drogas, Temas Sensíveis, Violência). Ano de produção: 2022. Idioma: inglês. Diretor: David Naglieri. Duração: 1h55. Com Madre Teresa, Missionárias da Caridade. Sinopse: Vinte e cinco anos se passaram desde a morte de Madre Teresa de Calcutá, despertando um interesse renovado por este gigante espiritual do século XX.

Sala 4 (dublado)

21/11/2022 - Segunda-Feira: 16h30 - 19h00

22/11/2022 - Terça-Feira: 16h30 - 19h00

Trailer




Seguem em cartaz no Cineflix Santos


"Pantera Negra: Wakanda para sempre" (Black Panther: Wakanda Forever)
.: "Pantera Negra: Wakanda para sempre" é filmaço denso e emocionante
Classificação:
 12 anos. Ano de produção: 2022. Idioma: inglês. Diretor: Ryan Coogler . Duração: 2h41. Com 
Tenoch Huerta (Namor), Michael B. Jordan, Letitia Wright (Shuri), Angela Bassett (Ramonda), Dominique Thorne (Riri Williams),  Mabel Cadena (Namora), Daniel Kaluuya (W'Kabi), Michaela Coel (Aneka), Danai Gurira (Okoye), Jarrell Pyro Johnson (Jabari Warrior), Lupita Nyong'o (Nakia), Winston Duke (M'Baku), Dorothy Steel (Merchant Tribe Elder), Alex Livinalli (Attuma), Florence Kasumba (Ayo), Martin Freeman (Everett Ross). Sinopse: A rainha Ramonda, Shuri, M'Baku, Okoye e Dora Milaje lutam para proteger sua nação das potências mundiais intervenientes após a morte do rei T'Challa.

Sala 2,3 (dublado)

17/11/2022 - Quinta-feira: 15h00 - 21h00 
18/11/2022 - Sexta-feira: 15h00 - 21h00 
19/11/2022 - Sábado: 15h00 - 21h00 
20/11/2022 - Domingo: 15h00 - 21h00 
21/11/2022 - Segunda-feira: 15h00 - 21h00 
22/11/2022 - Terça-feira: 15h00 - 21h00 
23/11/2022 - Quarta-feira: 15h00 - 21h00 

Sala 3, 4 (legendado)

17/11/2022 - Quinta-feira: 16h00 - 17h45 - 20h00
18/11/2022 - Sexta-feira: 16h00 - 17h45 - 20h00
19/11/2022 - Sábado: 16h00 - 17h45 - 20h00
20/11/2022 - Domingo: 16h00 - 17h45 - 20h00
21/11/2022 - Segunda-feira: 16h00 - 17h45 - 20h00
22/11/2022 - Terça-feira: 16h00 - 17h45 - 20h00
23/11/2022 - Quarta-feira: 16h00 - 17h45 - 20h00 



"Adão Negro" (Black Adam)
.: Crítica: "Adão Negro", no ponto, longa tem narrativa muito bem conduzida 
Classificação:
 14 anos. Ano de produção: 2022. Idioma: inglês. Diretor: Jaume Collet-Serra. Duração: 2h05. Com Dwayne Johnson, Aldis Hodge e Noah CentineoSinopse: O poderoso Adão Negro é libertado de sua tumba para lançar sua justiça cruel sob a Terra.

Sala 1 (dublado)

17/11/2022 - Quinta-Feira: 15h05
18/11/2022 - Sexta-Feira: 15h05
19/11/2022 - Sábado: 15h05  
20/11/2022 - Domingo: 15h05
21/11/2022 - Segunda-Feira: 15h05
22/11/2022 - Terça-Feira: 15h05
23/11/2022 - Quarta-Feira: 15h05

Sala 1 (legendado)

17/11/2022 - Quinta-Feira: 20h55
18/11/2022 - Sexta-Feira: 20h55
19/11/2022 - Sábado: 20h55  
20/11/2022 - Domingo: 20h55
21/11/2022 - Segunda-Feira: 20h55  
22/11/2022 - Terça-Feira: 20h55  
23/11/2022 - Quarta-Feira: 20h55

"Adão Negro" - Trailer dublado


"Lilo, Lilo, Crocodilo" (Lyle, Lyle, Crocodile)
.: Crítica: "Lilo, Lilo, Crocodilo" é filme infantil agradável sobre diferenças
Classificação: Livre. Ano: 2022. Idioma: Inglês. Diretor: Josh Gordon, Will Speck. Duração: 01h47  Elenco: Shawn Mendes (Lyle), Winslow Fegley (Josh Primm), Constance Wu, Javier Bardem (Hector P. Valenti), Brett Gelman (Mr. Grumps), Scoot McNairy (Mr. Primm), Lyric Hurd (Trudy)
Sinopse: Lilo é um crocodilo cantor que adora tomar banho, caviar e boa música.


Sala 4 (dublado)

17/11/2022 - Quinta-Feira: 15h30
18/11/2022 - Sexta-Feira: 15h30
19/11/2022 - Sábado: 15h30  
20/11/2022 - Domingo: 15h30
21/11/2022 - Segunda-Feira: 15h30
22/11/2022 - Terça-Feira: 15h30
23/11/2022 - Quarta-Feira: 15h30

Trailer


.: A Fórmula do YouTube: estrategista com 60 bilhões de views ensina

Livro best-seller do estrategista Derral Eves traz lições valiosas para quem almeja ganhar dinheiro com a criação de vídeos


Em "A Fórmula do YouTube", o estrategista e especialista em audiência digital norte-americano Derral Eves reforça a certeza de que a audiência massiva da plataforma subsidiária do Google representa um oceano de oportunidades com alta lucratividade para empresas e criadores de conteúdo. Basta apenas saber como aproveitá-las.

Lançada no Brasil pela DVS Editora, a obra reconhecida como best seller no Wall Street Journal, oferece o passo a passo para dominar o algoritmo da rede, conquistar mais visualizações, construir uma audiência, garantir engajamento e, claro, ganhar mais dinheiro com a publicação de vídeos na internet.

Com vasta experiência em mídias sociais, dispositivos móveis e marketing de vídeo, Derral Eves gerou mais de 60 bilhões de visualizações no YouTube ao ajudar canais a crescerem de zero para um milhão de inscritos. Seu canal de dicas e ensinamentos para empreendedores e influenciadores conta hoje com mais de 600 mil inscritos e cerca de 50 milhões de views. Esta bagagem, aliada ao trabalho com clientes de peso como Red Bull, NBC, ABC e Adobe Software, embasa todo o conteúdo do livro.

Mesmo com a ascensão de aplicativos virais como o TikTok, o YouTube segue relevante para quem busca músicas, videoclipes, dicas de viagens, apoio para estudos, tutoriais e todo tipo de entretenimento. Um levantamento da empresa de cibersegurança NordVPN, realizado em janeiro de 2022, revelou que os brasileiros passam, em média, 12 horas por semana assistindo vídeos na plataforma. O dado confirma a confiança do autor no potencial desta rede social.


Há seis anos, estive no Brasil como palestrante principal em uma conferência.

Os organizadores queriam que eu explicasse o que é o YouTube e discorresse sobre a oportunidade para os brasileiros. Eles até tentaram facilitar a compreensão ao comparar o YouTube com a Uber: o YouTube é para a Netflix o que a Uber é para os táxis. Uma atualização moderna para um sistema desatualizado — assim que se popularizasse, a plataforma seria um sucesso. Abordei a economia do YouTube e o quanto as pessoas poderiam crescer com seu conteúdo. Dei exemplos específicos de YouTubers que aproveitaram a oportunidade e se beneficiaram consideravelmente. Ainda era algo novo no Brasil, mas algumas pessoas na plateia compreenderam a importância e colocaram o aprendizado em prática. Elas têm sido capazes de adquirir milhões e milhões de inscritos, mudando completamente suas vidas. Para mim, é incrível ouvir suas histórias e testemunhar seu crescimento.

(A Fórmula do YouTube, pg. 16)


Neste livro, o estrategista explica como funciona o ecossistema do YouTube, analisa o algoritmo da plataforma, revela por que a maioria dos canais não chega ao sucesso e mostra como as empresas ampliam seu alcance e geram receita com vídeos. Derral Eves detalha uma metodologia que tem o conteúdo, o feedback constante, títulos e miniaturas chamativas, construção de comunidades e aplicação da filosofia de tentativa e erro como pilares principais.

"A Fórmula do YouTube" é leitura indispensável para jovens e adultos, empresários, criadores de conteúdo, influenciadores, estrategistas digitais, e profissionais de diferentes frentes do marketing. Os ensinamentos e direcionamentos desta obra podem ser o divisor de águas entre quem hoje publica vídeos e não sabe como atrair audiência e aqueles que se tornaram verdadeiros fenômenos de visualizações.

Você pode comprar "A Fórmula do YouTube - Como desvendar o algoritmo para impulsionar as visualizações, construir seu público e aumentar sua renda", de Derral Eves aqui: amzn.to/3GsvAT7


Livro: A Fórmula do YouTube - Como desvendar o algoritmo para impulsionar as visualizações, construir seu público e aumentar sua renda

Autor: Derral Eves

Editora: DVS Editora

336 páginas

.: Onda de "Reboot": lista dos melhores filmes e seriados reboots da Star+

A nova produção, já disponível no serviço de streaming, é do cocriador de “Modern Family”, Steven Levitan, e conta a história do relançamento de uma fictícia sitcom 20 anos depois


O que é um “reboot”? A tradução literal da palavra é “reiniciar”, e no meio audiovisual, ela é utilizada para designar o lançamento de uma nova versão de uma série ou franquia de filmes. O termo é tão comum em Hollywood que se tornou a premissa de uma nova série de comédia, que se chama...“Reboot”!


Cena de “Reboot”, série exclusiva do Star+


Com os oito episódios disponíveis no Star+, a produção acompanha a roteirista e produtora Hannah (Rachel Bloom), que decide contar como estariam hoje os personagens de "Step Right Up", sitcom fictícia do começo dos anos 2000, reunindo todo o elenco original. Agora, o elenco disfuncional precisa lidar com seus problemas no mundo em constante mudança dos dias de hoje.


Cena de “Reboot”, série exclusiva do Star+


No caso do reboot da série “Reboot”, o renascimento da série “Step Right Up” acaba sendo uma continuação da história dos personagens anos depois. No entanto, um reboot, principalmente no caso das franquias de filmes, pode ser também uma nova versão de uma história já contada, trazendo uma outra cara e oferecendo novas narrativas, seja com os mesmos atores ou um novo elenco.

Aproveitando o tema, confira, abaixo, uma lista com os melhores reboots disponíveis no Star+.



Bel-Air (2022)

Série | 1 temporada disponível exclusivamente no Star+


Com produção executiva de Will Smith, “Bel-Air” reimagina a icônica comédia dos anos 90 “The Fresh Prince of Bel-Air” (“Um Maluco no Pedaço”) para uma nova era. Situado na América moderna, a série dramática de uma hora oferece uma nova e dramática visão da jornada de mudança de vida de Will, das ruas do oeste da Filadélfia às mansões fechadas de Bel-Air. Deixando para trás a única casa que ele já conheceu por uma segunda chance em um lugar desconhecido, Will vê sua vida virada de cabeça para baixo ao encontrar novos desafios e preconceitos em um mundo de riqueza e aspiração.


Planeta dos Macacos: A Origem (2011)

Filme disponível exclusivamente no Star+


“Planeta dos Macacos: A Origem” dá início a uma nova série de filmes da franquia de 1968, centrando-se na origem de toda a história. Na trama, acompanhamos a história de César, um chimpanzé que monta um exército e luta por justiça depois que uma droga experimental lhe dá a inteligência dos humanos. A nova trilogia conta com as sequências “Planeta dos Macacos: O Confronto” (2014) e “Planeta dos Macacos: A Guerra” (2017), ambas também disponíveis no Star+.


Caça-Fantasmas (2016)

Filme


Em 2016, "Caça-Fantasmas" fez seu tão esperado retorno, reiniciado com um elenco de novos personagens hilários. Trinta anos depois que a amada franquia original conquistou o mundo, o diretor Paul Feig trouxe sua nova visão da comédia sobrenatural, acompanhado por algumas das atrizes mais engraçadas que trabalham hoje: Melissa McCarthy, Kristen Wiig, Kate McKinnon e Leslie Jones.


A Múmia (2017)

Filme


Tom Cruise estrela a versão da lenda que fascinou culturas de todo o mundo, desde o começo da civilização. No filme, pensando estar segura em sua tumba na profundidade do deserto, uma antiga princesa, cujo destino foi injustamente interrompido, desperta nos dias atuais. Seu ódio foi nutrido por mais de mil anos, provocando o terror que desafia a compreensão humana. Das areias do Oriente Médio até os dias de hoje em Londres, "A Múmia" equilibra fascinação, arrepios e imaginação.


O Exterminador do Futuro: Gênesis (2015)

Filme


Neste reboot do filme de 1984, Kyle Reese (Jai Courtney) é enviado de volta a 1984 pelo líder da resistência John Connor (Jason Clarke) para proteger sua jovem mãe Sarah Connor (Emilia Clarke). Contudo, desta vez alguns eventos inesperados alteraram o passado e ameaça o futuro da humanidade. Agora Reese deve unir forças com Sarah e seu “Guardião” (Arnold Schwarzenegger) para salvar o mundo e parar a próxima geração de Exterminadores.


.: "The Black Panther: Wakanda Forever" disponibiliza trilha sonora


Já está disponível a trilha sonora do longa “The Black Panther: Wakanda Forever – Original Score”, composta e produzida pelo compositor vencedor de Oscar®, Grammy® e Emmy® Ludwig Göransson. Inspirando-se nas culturas nigeriana e mesoamericana que influenciaram o enredo do filme, Göransson gravou a trilha sonora do filme (que ele também produziu) em seis estúdios, em três continentes e cinco países, trabalhando com mais de 250 músicos, duas orquestras, dois coros e mais de 40 vocalistas. Ouça “Black Panther: Wakanda Forever – Original Score” aqui.  O filme “Black Panther: Wakanda Forever”, dirigido por Ryan Coogler e produzido por Kevin Feige e Nate Moore, já está nas principais salas de cinema do país.

“The Black Panther: Wakanda Forever – Original Score” vem logo após o lançamento da trilha sonora do filme “Black Panther: Wakanda Forever - Music From and Inspired By”, já disponível. Produzida por Göransson e com produção executiva da Proximity Media de Ryan Coogler, em colaboração com Archie Davis e Dave Jordan, a trilha sonora apresenta mais de 40 artistas internacionais gravados em Lagos, Nigéria, Cidade do México, Londres e Los Angeles, incluindo Rihanna, cujo single principal “Lift Me Up” – que ela coescreveu com Göransson, Coogler e Tems – teve uma estreia recorde ao se tornar a música mais adicionada na história do rádio dos EUA, acumulando o maior número de giros em um único dia e a maior audiência de todos os dias. Outros artistas apresentados na trilha sonora incluem Burna Boy, Tems, Fireboy DML, OG DAYV Ft. Futuro, CKay Ft. PinkPantheress, E-40, Alemán Ft. Rema, Blue Rojo e muitos mais.

“Eu nunca fui responsável pelas duas trilhas de um longa de uma única vez, como neste filme”, disse Göransson. “Eram meus dois mundos se unindo, marcando e gravando com artistas, entrelaçados em um formato. Para criar uma experiência sonora completa e única, tivemos que visitar esses ambientes, da Nigéria ao México, para tornar o processo o mais real e verdadeiro possível para os artistas e músicos que trabalharam na música”.

Para sua quarta colaboração cinematográfica, “Black Panther: Wakanda Forever”, Coogler e Göransson decidiram criar uma paisagem sonora inovadora. “Ryan e eu sempre quisemos criar uma experiência musical verdadeiramente imersiva, onde músicas e partitura andassem de mãos dadas, para criar uma declaração musical do começo ao fim”, disse Göransson, cujo extenso trabalho produzindo artistas (Childish Gambino, Adele, Haim, Justin Timberlake), bem como seu trabalho de trilha sonora de filmes e séries de TV (Pantera Negra, Creed, The Mandalorian) o tornaram excepcionalmente qualificado para dirigir ambas as partes da paisagem sonora. “Ryan deu tudo de si para essa história – há temas de família, maternidade, perda, luto, legado, renascimento e moralidade aqui e queríamos ter certeza de que tudo isso se refletisse na música. Em última análise, torna-se uma história de celebração”.

Comentando sobre os temas dos personagens, Göransson disse: “Há muitos pontos de vista diferentes neste filme e uma gama ainda maior de emoções. O que está dirigindo cada personagem é tão atraente e complexo, e isso abriu muitas possibilidades para alguns mundos e temas sonoros muito diferentes se cruzarem e se reproduzirem de maneiras interessantes e surpreendentes. Às vezes isso se traduzia em uma grande orquestra de cordas no Abbey Road tocando silenciosamente melodias quase dolorosas e, às vezes, eram certos temas evoluindo para outros à medida que os personagens se transformavam, usando instrumentos maias ou sintetizadores arrasadores, sussurros abafados ou Vivir Quintana representando sirenes. Além de Vivir Quintana, tive a honra de trabalhar com o cantor Foudeqush, cuja voz sintetizava o delicado e belo mundo do Talokan”.


“Black Panther: Wakanda Forever – Original Score” tracklist:

1.    Nyana Wam

2.    We Know What You Whisper

3.    Sirens

4.    Welcome Home

5.    Lift Me Up (Score Version)

6.    He Wasn’t There

7.    Namor

8.    They Want It, But No (Film Version) –Tobe Nwigwe and Fat Nwigwe

9.    Árboles Bajo El Mar (Film Version) - Vivir Quintana and Mare Advertencia Lirika

10.  Lost To The Depths

11.  Con La Brisa (Film Version) – Foudeqush and Ludwig Göransson

12.  Yucatán

13.  Let Us Burn It Together

14.  This Will Mean War

15.  Namor’s Throne

16.  Imperius Rex

17.  Mama

18.  Who Did You See?

19.  Wakanda Forever

20.  Blood For Blood

21.  Yibambe!

22.  Sink The Ship

23.  It Could Have Been Different

24.  Vengeance Has Consumed Us

25.  Alliance

26.  T’Challa


“Espero que o público se conecte com a história e os personagens de uma maneira que seja íntima e profundamente pessoal. Estou animado para que as pessoas voltem para casa e possam reviver essa experiência com a trilha sonora e a trilha sonora”, disse Göransson.

Na produção da Marvel “Black Panther: Wakanda Forever”, um dos eventos cinematográficos mais esperados do ano, a Rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e as guardas Dora Milaje (incluindo Florence Kasumba) lutam para proteger sua nação de potências mundiais intervencionistas após a morte do Rei T’Challa. Enquanto os wakandanos se esforçam para conseguir chegar a um próximo capítulo, os heróis têm que se unir com a ajuda de War Dog Nakia (Lupita Nyong’o) e Everett Ross (Martin Freeman) para forjar um novo caminho para o reino de Wakanda. Apresentando Tenoch Huerta Mejía como Namor, rei de uma nação submarina secreta, o filme também tem no elenco Dominique Thorne, Michaela Coel, Mabel Cadena e Alex Livinalli.

Ouça e baixe aqui: marvelmusic.lnk.to/BPWFScore


quarta-feira, 16 de novembro de 2022

.: #ResenhandoTeatro em SP: agenda de 16 a 23 de novembro

 


Por Mary Ellen Farias dos Santos, editora do Resenhando


Programe-se pelo #ResenhandoTeatro que apresenta uma seleção especial de espetáculos em cartaz na cidade de São Paulo. Divirta-se!


O humor como caminho para encontrar esperança é o que guia o espetáculo escrito e estrelado pelo ator e palhaço Rodrigo Bella Dona, com direção de Esio Magalhães, a apresentação que mistura teatro e circo. O espetáculo conta a história do Palhaço Belinha que, depois de uma longa viagem, chega a um lugar desconhecido com uma mala cheia de segredos. Ele perde o único transporte que poderia tirá-lo daquele lugar ermo e precisa enfrentar o tédio, a fome e a solidão enquanto espera a chegada do próximo. Para isso, vai buscar forças na imaginação e no bom humor que carrega dentro de si. Cansado e entediado, ele começa a jogar com as situações que aparecem e se diverte usando malabares, equilibrismo, magia e muita cara de pau.

Local: Teatro Arthur Azevedo - Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca | De 15 a 30 de outubro, sessões aos sábados e domingos às 16h | Teatro Cacilda Becker - R. Tito, 295 - Lapa | Dias 12 e 13 de novembro, às 16h. Dia 16 de novembro, às 11h e às 14h30 (reservado para escolas) | Classificação: livre | Duração: 50 minutos  | Ingressos: grátis, retirada com 1 hora de antecedência. | Até 16 de novembro | Leia +  Espetáculo circense de Rodrigo Bella Dona traz humor e magia para o teatro


Engolindo Mágoas em Doses Homeopáticas

Sinopse: Três mulheres, três tempos e três histórias. O que há em comum entre mulheres que vivem em 1949, 1989 e 2019? Gravidez, abuso, assédio, relacionamento, violência. 

Local: CCSA Centro Cultural Santo Amaro, apresentações nos dias 8, 9, 16 e 21 | Sexta-feira, às 20h30; Sábado, às 10h; Domingo, às 19h | CEU Cidade Dutra, apresentação dia 4 de novembro | Av. Interlagos, 7350 - Interlagos | Sexta, às 20h30 CEU Casa Blanca, apresentação dia 10 de novembro | R. João Damasceno, 85 - Vila das Belezas | Quinta, às 20h30 | Casa de Cultura Butantã apresentação nos dias 17 e 18 de novembro | Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri | Quinta e sexta-feira, às 20h30 | Classificação etária indicativa: 14 anos | Duração: 60 minutos | Ingressos: Grátis | Até 18 de novembro | Leia+ Peça "Engolindo Mágoas em Doses Homeopáticas" estreia em São Paulo


Bosque dos Sonâmbulos

Na trama, uma misteriosa companhia de teatro vai se apresentar em um antigo hotel nas montanhas, despertando desejos ocultos de alguns hóspedes. Os irmãos Thomas e Oliver, cultivam um amor pelo macabro. Um sonha em ser vampiro, o outro, um caçador de vampiros. Oliver acredita que os atores são vampiros, como nas histórias que seu irmão mais velho conta. Mas quando o próprio Thomas cai sob o feitiço de um belo violinista da trupe, Oliver mergulha numa estranha jornada bosque adentro, para resgatar seu irmão antes que seja tarde demais.

Local: Pequeno Ato - Rua Doutor Teodoro Baima, 78, Vila Buarque  | Terças e quintas, às 21h | Duração: 90 m | Ingressos: R$ 80 e R$ 40 | Até 24 de novembro | Leia + Musical "Bosque dos Sonâmbulos" é inspirado por filmes de terror e fantasia


O Pior de Mim

Em cena, Maitê Proença revisita momentos marcantes de sua vida. Numa interlocução direta com a plateia, a atriz reflete sobre como sua conturbada história familiar repercutiu na vida profissional, os eventuais bloqueios desenvolvidos e tudo que precisou fazer para se libertar. Ela fala ainda da mulher de 60 anos no Brasil, de machismo, misoginia, dos preconceitos enfrentados. 

Local: Teatro Uol, Shopping Pátio Higienópolis, Piso Terraço - Avenida Higienópolis, 618  | Sextas-feiras, às 21h. Sábados, às 20h. | Duração: 60 m | Ingressos: sexta R$ 90 (setor A) e R$ 60 (setor B); sábado R$ 120 (setor A) e R$ 80 (setor B) | Até 27 de novembro | Leia + Crítica teatral: "O Pior de Mim" mostra o melhor de Maitê Proença


Inferno

A comédia de Spregelburd é uma espécie de labirinto. Na trama, uma confusão causada por um funcionário do Vaticano faz com que o inferno bíblico deixe de existir no subterrâneo e passe a ficar escondido nos detalhes mais minuciosos da existência humana, até na linguagem ou principalmente nela. 

Local: Teatro Uol, Shopping Pátio Higienópolis, Piso Terraço - Avenida Higienópolis, 618  | Sábados, às 22h; Domingos, às 20h. Segundas, às 21h | Classificação etária indicativa: 14 anos | Duração: 100 m | Ingressos: R$ 40 a R$ 100) | Até 28 de novembro | Leia + "Inferno" no Teatro Uol: comédia do argentino Rafael Spregelburd estreia


Escola de Mulheres

Tudo se passa numa praça e, ao fundo, um painel com o sol nos remete a Luís XIV, patrono das artes e da trupe de Molière. Por conta da polêmica que seu texto gerou, Molière escreveu logo, depois da estreia, uma outra peça para responder a seus detratores, A Crítica à Escola de Mulheres.

Local: Teatro Aliança Francesa - Rua General Jardim, 182 - Vila Buarque | Quinta a sábado, às 20h; e domingo, às 18h | Classificação etária indicativa: 12 anos | Duração: 85 minutos | Ingressos: quinta e sexta-feira: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada). Sábados e domingos, R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)  | Até 4 de dezembro | Leia + "Escola de Mulheres" no Teatro Aliança Francesa celebra 400 anos de Molière


A Moscou! Um Palimpsesto

É um retrato questionador sobre a busca da felicidade. Ela parte do clássico As Três Irmãs, do dramaturgo russo Anton Tchekhov, que usava o momento de transformação da Rússia czarista, no começo de 1900, para falar do desejo humano de realização pessoal e a dificuldade de resistir. 

Local: Galeria Dandi -Rua Barão de Tatuí, 17 - Sobreloja, Vila Buarque | Quintas e sexta às 20h; sábados às 17h30 e 20h; domingos às 17h30. Na sexta-feira, dia 2 de dezembro, não haverá sessão devido ao jogo do Brasil na Copa do Mundo | Classificação etária indicativa: 14 anos | Duração: 90 minutos | Ingressos: gratuitos, retirada pelo site do Sympla  | Até 4 de dezembro | Leia + Setor de Áreas Isoladas apresenta espetáculo "A Moscou! Um Palimpsesto"


O Amor e Seus Fins

O casamento como uma instituição capitalista e a concepção romântica do amor são colocados em xeque em O Amor e Seus Fins, escrito e protagonizado por Cris Wersom e Rodrigo Scarpelli. A dramaturgia surgiu de um desejo que Wersom e Scarpelli tinham de montar uma peça juntos desde que se formaram na EAD-USP. 

Local: Galpão do Folias - Rua Ana Cintra, 213, Santa Cecília | Sexta e sábado, às 20h. Domingo, 19h   *não haverá espetáculo dia 30/10 | Classificação etária indicativa: 14 anos | Duração: 60 minutos | Ingressos: R$ 40 e R$ 20  | Até 4 de dezembro | Leia + "O Amor e Seus Fins", de Cris Wersom, trata relações e divórcio


Os Encantados do Sossego

O espetáculo explora lendas e mitos amazônicos ao acompanhar a história de Joana, uma mulher que vive na “Casa do Sossego”, na Ilha do Marajó, foz do Rio Amazonas. Ela embarca em suas lembranças mais antigas para desvendar os mistérios que rondam sua família e se depara com eventos extraordinários – ora trágicos, ora fantásticos – que pairaram sobre aquele núcleo, depois que a família decidiu morar em terras Marajoaras.

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo - Rua Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico | Sextas e segundas-feiras, às 19h | Sábados e domingos, às 17h | Classificação etária indicativa: livre | Duração: 60 minutos | Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)  | Até 5 de dezembro | Leia + "O Amor e Seus Fins", de Cris Wersom, trata relações e divórcio


(A) DOR (A)

A peça tem como objetivo traçar uma reflexão sobre o momento político brasileiro atual a partir do retratado no espetáculo dentro do período do Regime Militar. Mais precisamente, sobre a participação dos jovens na vida política do país de uma forma ativa e utópica. Em paralelo a isso, também se busca questionar a violência que sofrem aqueles que se opõem francamente à ordem capitalista estabelecida, em especial o grupo de militantes que entraram para a luta armada no momento de linha dura da ditadura e foram vítimas de tortura, e, no caso de Dora, posterior exílio. Um mergulho não só racional mas também emocional e sentimental nos subterrâneos da história do país.

Local: Teatro Itália Bandeirantes – Avenida Ipiranga, 344 – República, São Paulo | Terças, às 21h | Duração: 90 minutos | Ingressos: R$ 40 e R$ 20  | Até 6 de dezembro | Leia + Espetáculo "(A) DOR(A)" estreia nesta terça-feira no Teatro Itália Bandeirantes


A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa

Laila Garin é Macabéa, a mítica protagonista do aclamado romance, ao lado de Claudia Ventura e Leonardo Miggiorin. Também estão em cena os músicos Fabio Luna (bateria, percussão, flauta e voz), Pedro Franco (guitarra, violão, bandolim, violino e voz) e Pedro Aune (baixo acústico, baixo elétrico, tuba e voz).

Local: Teatro Vivo: Av. Dr. Chucri Zaidan, 2460 | 3 de novembro a 11 de dezembro (exceto no dia 17/11), de quinta a sábado, às 20h; e aos domingos, às 18h  | Classificação etária indicativa: 16 anos | Duração: 90 minutos | Ingressos: de R$ 30 a R$ 100 | Até 11 de dezembro | Leia+ "A Hora da Estrela" com Laila Garin e Leonardo Miggiorin no Teatro Vivo


Comédia.com

Na peça, uma companhia de teatro chamada Dramática Popular, formada por dois canastrões, preparara uma masterclass apresentando para o público o seu método de interpretação. Os atores Ana Andreatta e Nilton Bicudo, exploraram cenas relevantes da dramaturgia universal, formando um casal que brinca de amar, odiar, ter ciúmes, sentir solidão, e esperar os dias melhores que virão, com paciência e bom humor.

Local: Teatro Vivo: Av. Dr. Chucri Zaidan, 2460 | Sábados às 19h e domingos às 18h  | Classificação etária indicativa: 10 anos | Duração: 60 minutos | Ingressos: R$ 60 (meia entrada) R$ 30 | Até 11 de dezembro | Leia+ Espetáculo "Comédia.com" inaugura sala no Teatro União Cultural


O que nos mantém vivos?

Local: Teatro Anchieta, Sesc Consolação - Rua Doutor Vila Nova, 245, São Paulo – SP | Sextas e sábados, às 20h, domingos, às 18h. Sessão extra em 8 de dezembro, às 20h, quinta-feira. De 8 a 11 de dezembro, as sessões contam com interpretação em Libras | Classificação etária indicativa: 14 anos | Duração: 180 minutos com intervalo| Ingressos: R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia entrada) | R$ 12 (credencial plena)  | Até 17 de dezembro | Leia+ "O Que Nos Mantém Vivos?" em cartaz no Sesc Consolação


Sidney Magal: Muito Mais Que Um Amante Latino - O Musical

Baseado na biografia oficial do cantor, traz no papel principal, os atores Juan Alba, que interpreta Sidney Magal na fase adulta, e o ator paulistano Luís Vasconcelos, que vive o ídolo latino na fase jovem. Além de relembrar os diversos sucessos do ícone da música popular brasileira, o musical fará um recorte da trajetória do artista revelando os bastidores de sua vida.

Local: Teatro Porto - Al. Barão de Piracicaba, 740, Campos Elíseos | Sextas e sábados, às 20h e domingos, às 17h | Classificação etária indicativa: 12 anos | Duração: 120 minutos | Ingressos: de R$ 90 a R$ 35 | Até 11 de dezembro | Leia + Juan Alba e Luís Vasconcelos interpretam Sidney Magal em musical


Três Mulheres Altas

Em cena, as atrizes interpretam três mulheres, batizadas pelo autor apenas pelas letras A, B e C. A mais velha (Suely Franco), que já passou dos 90, está doente e embaralha memórias e acontecimentos, enquanto repassa a sua vida para a personagem B (Deborah Evelyn), apresentada como uma espécie de cuidadora ou dama de companhia. A mais jovem, C (Nathalia Dill), é uma advogada responsável por administrar os bens e recursos da idosa, que não consegue mais lidar com as questões financeiras e burocráticas.

Local: Teatro Tuca, Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes | De 4 de novembro a 18 de dezembro de 2022 e de 13 a 29 de janeiro de 2023) | De quarta a sábado das 14h às 20h e Domingos das 14h às 18h | Classificação etária indicativa: 12 anos | Duração: 100 minutos | Ingressos: de R$ 70 a R$ 140 | Até 29 de janeiro | Leia+ "Três Mulheres Altas" com Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill


Os atores Juan Alba e Luís Vasconcelos interpretam Sidney Magal em diferentes momentos da carreira. Foto: Priscila Prade

.: As "Ideologias" de Gabriela Prioli em livro inédito da Companhia das Letras

Autora do best-seller Política é para todos, Gabriela Prioli explica quem são e o que pensam os liberais, os conservadores e os socialistas.


Após o sucesso do best-seller "Política É Para Todos", chega às livrarias o segundo livro de Gabriela Prioli: "Ideologias". Trata-se de uma obra únia no mercado por abordar as três ideologias de maneira acessível, clara e concisa, além de extremamente atual.

Em seu segundo livro lançado pela Companhia das Letras, a advogada e apresentadora Gabriela Prioli apresenta as três principais ideologias que ajudam a pensar a política e a sociedade de hoje: liberalismo, conservadorismo e socialismo. Esses termos abarcam uma variedade de pensamentos e ganharam novos significados com o passar do tempo, de modo que reduzir determinada posição a um rótulo é uma estratégia superficial e que pouco contribui para o debate de qualidade.

Com a linguagem acessível que caracteriza seu trabalho, a autora contextualiza a origem de cada uma das ideologias e seus principais autores, demonstrando como muitas vezes esses conceitos surgem para tentar responder às mesmas perguntas. Mais do que um panorama de ideias, Ideologias é um convite à reflexão e ao diálogo respeitoso entre opiniões divergentes. Você pode comprar o livro "Ideologias", de Gabriela Prioli, neste link.


Sobre a autora
Gabriela Prioli nasceu em 1986, em São Paulo. É advogada, mestre em direito penal pela USP, doutoranda na FADISP e autora de "Política É Para Todos", publicado pela Companhia das Letras. Tornou-se uma das maiores e mais relevantes criadoras de conteúdo do país, comentando política e outros assuntos do cotidiano em suas redes sociais. Atualmente, apresenta o programa "À Prioli", na CNN.


.: Documentário "Kobra Autorretrato" estreia nos cinemas nesta quinta-feira

Documentário que retrata a trajetória do artista tem direção de Lina Chamie e fotografia de Lauro Escorel. "Kobra Autorretrato" foi selecionado para o 13º Festival de Documentários de Nova York e participou do Festival do Rio e da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Sem dormir a noite toda, angustiado, Eduardo Kobra pensa em sua vida, da periferia de São Paulo à fama mundial, os acontecimentos se desenrolam entre a realidade e o sonho. Kobra é um dos artistas de rua mais famosos do mundo. Possui pinturas nas ruas de mais de 30 países. "Kobra Autorretrato" conta a sua história, desde sua infância difícil na periferia de São Paulo fazendo grafiti nas ruas ilegalmente, até pintar mais de 50 murais em Nova York, um artista de sucesso internacional.

Ao explorar sua vida e intimidade, o documentário levanta as questões da violência nas ruas e do preconceito no Brasil. Ao revelar a luta de Kobra como um artista singular, representando tantos artistas, passamos a entender a arte de rua como uma voz política democrática e poderosa.


Nota da diretora
"Kobra Autorretrato" é um retrato arrojado de um artista de rua, sua história e sua intimidade. Eduardo Kobra não é uma pessoa fácil, por isso não foi tarefa fácil fazer um filme sobre ele. Quando damos uma primeira olhada em seu trabalho, ele pode não parecer o artista mais intrigante. Por ser um tanto tímido, como ele mesmo diz, resiste a se revelar.

Foi exatamente isso que exploramos como principal material para contar sua história e arte. "Kobra Autorretrato" propõe uma viagem na noite, na alma do artista, pois é na relutância em se expor que ele se revela do avesso. Demorou um pouco para ganharmos sua confiança e trabalhamos juntos o máximo que pudemos.

O filme é um híbrido entre documentário e ficção, entre realidade e sonho, acontece no reino sombrio da insônia. Ao mesmo tempo, pode-se dizer, é um filme “urgente” pelas questões que seu trabalho levanta, desde as preocupações ambientais e a destruição da Floresta Amazônica, o racismo, os maus-tratos aos animais, o extermínio da população indígena e a indústria e a política das armas.

"Kobra Autorretrato" é um filme que mostra as lutas e a emancipação de um artista. Vemos como ele supera as dificuldades e ganha força e voz própria através do conhecimento do privilégio e da responsabilidade de estar nas ruas levando uma mensagem ascendente de esperança em tempos sombrios.


Sobre o artista 

Eduardo Kobra, 47 anos, é um expoente da neo-vanguarda paulistana. Começou como pichador, tornou-se grafiteiro e hoje se define como muralista. Seu talento brota por volta de 1987, no bairro do Campo Limpo com o pixo e o graffiti, caros ao movimento Hip Hop, e se espalha pela cidade e pelo mundo. Com os desdobramentos que a arte urbana ganhou em São Paulo, ele derivou - com o Studio Kobra, criado em 95 - para um muralismo original - inspirado em muitos artistas, especialmente os pintores mexicanos e norte-americanos, beneficiando-se das características de artista experimentador, bom desenhista e hábil pintor realista. Suas criações são ricas em detalhes, que mesclam realidade e um certo "transformismo" grafiteiro.

Muitos críticos afirmam que a característica mais marcante de Kobra é o domínio do desenho e das cores. Mas o que é fundamental para o artista é o olhar. Kobra foi desde cedo apresentado às adversidades da vida. Viu amigos sucumbirem às drogas e à criminalidade. Alguns foram presos. Outros perderam a vida. Foi o olhar que o salvou.

Kobra é autor de projetos como "Muro das Memórias", em que busca transformar a paisagem urbana através da arte e resgatar a memória da cidade; Greenpincel, onde mostra (ou denuncia) imagens fortes de matança de animais e destruição da natureza; e “Olhares da Paz”, onde pinta figuras icônicas que se destacaram na temática da paz e na produção artística, como Nelson Mandela, Anne Frank, Madre Teresa de Calcutá, Dalai Lama, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, John Lennon, Malala Yousafzai, Maya Plisetskaya, Salvador Dali e Frida Kahlo. Em meio ao caos urbano, buscou resgatar o patrimônio histórico que se perdeu. Em um contexto repleto de desigualdade social e injustiças, buscou se inspirar em personagens e cenas que servem de exemplo para um mundo melhor.

Hoje, Kobra tem três mil murais, em cerca de 35 países e em diversas cidades e estados brasileiros - como “Etnias - Todos Somos Um”, no Rio de Janeiro, “Oscar Niemeyer”, em São Paulo; “The Times They Are A-Changin” (sobre Bob Dylan), em Minneapolis; “Let me be Myself” (sobre Anne Frank), em Amsterdã; “A Bailarina” (Maya Plisetskaia), em Moscou; “Fight For Street Art” Basquiat e Andy Warhol), em Nova York; e “David”, nas montanhas de Carrara. Em todos os trabalhos, o artista busca democratizar a arte e transformar as ruas, avenidas, estradas e até montanhas em galerias a céu aberto. Dois desses murais entraram no Guinness Word Record como o “maior mural do mundo”. Primeiro “Etnias -- Todos Somos Um”, no Rio de Janeiro, com cerca de 3.000 metros quadrados e, depois, o “Mural do Chocolate”, localizado na rodovia Castelo Branco, em Itapevi, em São Paulo, com 5.742 metros quadrados.

Inquieto, estudioso e autodidata, também faz pesquisas com materiais reciclados e novas tecnologias, como a pintura em 3D sobre pavimentos. Em 2018, pintou 20 murais nos Estados Unidos, 18 deles em Nova York. Cada vez mais conhecido, Kobra fica orgulhoso quando vê uma multidão que observa um de seus murais, mas costuma dizer que o que o comove de verdade é descobrir alguém que para no meio da correria da cidade para observar, mesmo que por um minuto, os detalhes dessa obra. Apesar dos murais monumentais, Eduardo Kobra faz sua arte para despertar a consciência e a sensibilidade de cada um de nós.


"Kobra Autorretrato"
Brasil | 2022 | 84 minutos | colorido | documentário
Roteiro e direção:
Lina Chamie
Produção: Lina Chamie e Vinícius Pardinho
Produção executiva: Vinícius Pardinho e Jefferson Pedace
Direção de fotografia: Lauro Escorel, ABC
Montagem: Lina Chamie
Direção de produção: Jefferson Pedace
Som direto: Juliano Zoppi
Desenho de som: Lina Chamie
Edição de Som e mixagem: Pedro Noizyman
Trilha sonora: Claude Debussy, Racionais MC's, Felix Barreira (a.k.a. Gordão), György Ligeti, Steve Reich, Gustav Mahler, O Grivo, César Franck, Bodes & Elefantes, Piotr I. Tchaikovsky, Iannis Xenakis, DJ Lean Rock, Demigodz
Produção: Girafa Filmes
Produtora associada: Vixi Maria Produções Culturais
Coprodução: Spcine
Distribuição: Imovision


.: Prestes a se apresentar com o Rouge, Lu Andrade lança EP com remixes


Lu Andrade apresenta o novo EP "Elo Remixes", com produção do DJ Davis Reimberg. "Elo" é a música que dá nome ao primeiro trabalho solo da cantora e compositora e ganha novas versões eletrônicas.

“É uma honra trabalhar nos Remixes desta musica tão linda, para essa Artista que sempre fui fã. Fiz versões dançantes, focada nas pistas de danças e lounges, para o público LGBTQIA+. Pensando nos fãs da Lu que amam Pop, criei uma versão acústica com pegada romântica, onde deixo os sintetizadores de lado e foco no piano e violinos, que combinam perfeitamente com a composição e a voz da Lu. Estou muito feliz com o resultado”, afirma o DJ Davis Reimberg, 

Lu Andrade aproveita a parceria para fechar o ano com chave de ouro, enquanto se prepara para novas apresentações com o grupo Rouge em dezembro, no Rio de Janeiro e São Paulo. “Um momento de celebração”, comemora. "Elo Remixes" já está disponível em todas as plataformas digitais.

.: "Engolindo Mágoas em Doses Homeopáticas": novas apresentações

Três mulheres, três tempos, três histórias. O que há em comum entre mulheres que vivem em 1949, 1989 e 2019? Foto: Gunnar Vargas


"Engolindo Mágoas em Doses Homeopáticas" é o novo trabalho do Coletivo Pedra Rubra, com criação, dramaturgia, encenação e direção das atrizes Beliza Trindade, Juliana Aguiar e Lilian Menezes. O espetáculo foi criado com o projeto "Mulheres, nas Margens da Sul" no qual foi contemplado pelo Edital de Múltiplas Linguagens da Secretaria de Cultura. 

Três mulheres, três tempos, três histórias. O que há em comum entre mulheres que vivem em 1949, 1989 e 2019? Gravidez, abuso, assédio, relacionamento, violência. Não é loucura, insanidade, doença. É como um vírus da nossa sociedade, ver a mulher como menos, como objeto, como posse. E seguimos carregando essa marca, a marca do sangue que escorre, "Engolindo em Doses Homeopáticas" toda a dor que carrega uma mulher. 


Ficha técnica
Criação, encenação, direção e dramaturgia:
Beliza Trindade, Juliana Aguiar e Lilian Menezes
Elenco: Beliza Trindade, Juliana Aguiar e Lilian Menezes
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Fotos: Gunnar Vargas
Criação de trilha sonora: Yuri Christofor
Figurinista: Laura Alves
Técnico de luz: Rodrigo Pivetti
Registro audiovisual: Daniel Carvalho
Arte gráfica: Bartira Trindade
Produção: Simone Carvalho
14 anos
60 minutos
Grátis 


Serviço                                                                                                                                                           
Dias 16 e 17 de novembro, às 19h30
CEU Casa Blanca
R. João Damasceno, 85 - Vila das Belezas, São Paulo - SP

Dia 16 de dezembro, às 18h
Centro Cultural da Diversidade
R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi - São Paulo - SP

Dia 17 de dezembro, às 18h
Centro Cultural da Vila Formosa
Avenida Renata, 163 - Vila Formosa - São Paulo - SP

terça-feira, 15 de novembro de 2022

.: Espetáculo "(A) DOR(A)" estreia nesta terça-feira no Teatro Itália Bandeirantes

Finalizando o Projeto “Cia. Provisório-Definitivo 20 anos” contemplado pelo Proac Lab Prêmio por Histórico de Realização em Teatro da Lei Aldir Blanc em 2020, a Cia. estreia décimo sexto trabalho no Teatro Itália Bandeirantes. No elenco, Ana Tardivo, Flavia Couto, Pedro Guilherme, Sofia Botelho e Thiago Andreuccetti. Foto: Gabriela Bernd


Livremente inspirado na vida de Maria Auxiliadora Lara Barcellos (Dora), militante da Vanguarda Armada Revolucionária (VAR-Palmares) que se suicidou na Alemanha, "(A) DOR (A)" é um texto que mistura dados biográficos dessa mineira natural de Antônio Dias, com recriações ficcionais baseadas em fatos colhidos por meio de relatos históricos de outros guerrilheiros na literatura e em filmes documentais. 

Uma atmosfera poética não linear permeia essa colcha de retalhos da vida dessa estudante de medicina que entrou para a clandestinidade, onde três atrizes representando Dora em algumas de suas facetas (a mulher, a guerrilheira e a torturada) dialogam entre si e convivem com os fantasmas da tortura ao mesmo tempo em que se relacionam com a atmosfera política do Brasil e dos países percorridos por ela.

Um texto de um ato, com duração de 90 minutos. Mesclam-se elementos épicos e dramáticos de forma não-linear. A pesquisa e escrita do texto foi inicialmente encomendada por Henrique Stroeter e também ocorreu no âmbito do Programa de Ação Cultural Proac nº 40, de 2014, e aprovado no Edital do “Concurso para Bolsa de Incentivo à Criação Literária no Estado de São Paulo - Texto de Dramaturgia”.  Texto Vencedor do 2o. Concurso Nacional FETAERJ de dramaturgia - Prêmio João Siqueira em 2015 no Rio de Janeiro.

No mês de dezembro, completando o projeto “Cia. Provisório-Definitivo 20 anos” foram realizados seis ensaios abertos em diferentes teatros da cidade (ver histórico das apresentações), todos gratuitos. Em janeiro a peça teria sua estreia em temporada no Teatro de Contêiner da Cia. Mungunzá, mas teve a temporada cancelada devido ao surto da Ômicron e por parte da equipe ter ficado doente. Agora, o projeto tem a sua temporada de estreia no Teatro Itália Bandeirantes no dia 15 de novembro, às 21h, e fica em cartaz às terças-feiras até o dia 6 de dezembro de 2022.

A peça tem como objetivo traçar uma reflexão sobre o momento político brasileiro atual a partir do retratado no espetáculo dentro do período do Regime Militar. Mais precisamente, sobre a participação dos jovens na vida política do país de uma forma ativa e utópica. Em paralelo a isso, também se busca questionar a violência que sofrem aqueles que se opõem francamente à ordem capitalista estabelecida, em especial o grupo de militantes que entraram para a luta armada no momento de linha dura da ditadura e foram vítimas de tortura, e, no caso de Dora, posterior exílio. Um mergulho não só racional mas também emocional e sentimental nos subterrâneos da história do país.

De acordo com Jacob Gorender no livro "Combate nas Trevas - A Esquerda Brasileira: Das Ilusões Perdidas à Luta Armada", sem o exercício do poder coercitivo não existiria o Estado burguês. O golpe direitista de 1964 arrancou os véus que disfarçavam a violência do Estado burguês no Brasil”. Descobrir assim os limites democráticos da sociedade atual através do olhar voltado pro passado, tudo isso sem necessariamente trazer respostas, mas até perguntar profundamente ao espectador/leitor da obra se é possível a caminhada humana na Terra sem a existência de utopias transformadoras parece ser fundamental numa sociedade cada vez mais normativa e mercadológica. 

As “transgressões” da juventude de 68, são, talvez, a primeira busca de resposta mais clara a essas questões dentro da modernidade e da contemporaneidade. Revisitá-las, ressignificando-as, sem um forçoso olhar maniqueísta para os fatos, ainda que esses nos levem às mais altas transgressões aos mais básicos direitos humanos no caso das torturas, poderá nos levar a entender como se dá a interação social da nossa juventude atual. Hoje em dia, tem-se um contingente assustador de pessoas anestesiadas de um lado e de rebeldes sem causa do outro, tornando necessário analisar os processos históricos como mais profundos do que se pensa. Talvez a ditadura tenha deixado heranças políticas e sociais maiores dentro do cenário atual do que pode imaginar nossa vã filosofia.

Assim, o estudo e a colocação da história na dramaturgia analisando todos os pontos de vista dos envolvidos no conflito, aliado à fruição estética da obra em si, pode ser um importante instrumento para pensarmos o sistema político, educacional e cultural do país livre das estruturas que se arraigaram a estes. Em outras palavras, mais do que eleições diretas e liberdade de expressão, a revisão dos fatos nos mostra que a democracia é um processo de atualização e de constante revogação dos modos de funcionamento do passado.

Alguns exemplos que sempre devem ser transformados e que possivelmente tem a sua estruturação influenciada pelo período militar: uma polícia que não oprima e sim proteja o cidadão, alianças políticas não pautadas em governabilidade somente, a busca de sistemas educacionais preocupados em formar cidadãos pensantes e não somente mão de obra para o mercado de trabalho.

Dora, mulher, militante, realmente preocupada em fazer diferença no quadro político e social, ao ter sua vida massacrada pelo exílio e pela tortura, nos faz ver que ter o pensamento voltado para o ser humano no mundo de hoje, pode ser um ato de extrema ingenuidade. Mas talvez seja o único necessário.

Todo ser humano tem várias características e exerce diversos papéis. Um político ou um artista, por exemplo, tem uma espécie de personalidade como homem público que pode muitas vezes ser diferente da personalidade que este mesmo homem tem com sua família, que, por sua vez, pode ser diferente ainda de quando ele está com os amigos e, assim por diante.

As pessoas que lutaram contra o Regime Militar e entraram para a clandestinidade, muitas vezes, ou, na maioria das vezes, abriram mão de suas vidas e passaram a adotar outras identidades para sobreviverem fora do sistema que combatiam, já que a ausência de nomes reais protegia não só a pessoa, mas a organização da qual faziam parte como um todo.  Essas pessoas literalmente quase que tinham uma versão delas mesmas como guerrilheiras. Mais do que uma personalidade ou um papel, era quase como se vivessem outra vida além da vida civil a qual estavam acostumadas.

Ainda por cima, psicologicamente, mesmo que aos olhos do mundo cada um tenha uma só personalidade, internamente, têm-se várias forças se manifestando, como se fossem diferentes pessoas dentro da mesma pessoa para formar aquela personalidade. Cada linha psicológica explica isso com seus termos e teorias. Uma pessoa numa crise de depressão, por sua vez, tem uma espécie de núcleo interno desses que age sobre sua personalidade contaminando de certa forma outros traços saudáveis do mesmo indivíduo. 

Mais do que afirmar conceitos psicológicos ou sociológicos sobre o modo de agir do homem moderno, essas percepções acima que podem ou não serem abalizadas cientificamente ou contestadas são o ponto de partida do argumento de "(A)DOR(A)". Assim, Maria Auxiliadora Lara Barcellos, a Dora, aparece em cena no conjunto de três atrizes que, juntas, formam a personagem Dora como um todo. (Dora) Maria é a pessoa física de Dora. 

Mais precisamente a mulher. A mulher que sente, ama e tem a apreensão do mundo ligada à sua existência primordial de viver experiências sobretudo afetivas e emocionais. Ela encontra uma primeira subdivisão de si mesma ao entrar em contato com a realidade brasileira e suas misérias. Desse contato, aparece Auxilia (Dora). Essa é a nossa militante guerrilheira que se arrisca pela causa da luta armada e muda de nome. 

Idealista, pretende mudar o mundo. Essa ambição desmedida tudo poderia se não fosse barrada pelo aparato repressor dos militares. Quando presa, entra em contato com os limites da sua força, com sua impotência. Mas mais do que isso, sente na carne a violência do sistema que combatia. A tortura possivelmente deixa sequelas na forma de (Dor)A. Uma espécie de sombra das outras Doras dentro de si mesma, ela vai contaminando a pureza e a beleza que existia das outras duas.

Durante a peça vai se mostrando de forma não linear a história dessa mulher, com o contraponto do próprio diálogo dessas personalidades diferentes de si mesma, até que a dor da tortura e privação trazidas por (Dor)A chegam a tal grau na encenação que elas fazem com que Dora se atire no metrô de Berlim em 1º de junho de 1976. A ideia é que as cenas de tortura entrem como rompantes invadindo o fluxo da narrativa, até que elas adquiram tal proporção que inviabilizem a continuidade da história. Não se trata de descobrir causas para tal ato, nem de julgar, mas de entender que essa alternativa poderia ser possível dentro do contexto vivido por essa mulher.

Nas palavras de Fernando Gabeira no livro "O que é Isso, Companheiro?" sobre o seu companheiro de prisão, Frei Tito de Alencar, que também se suicidou : “Uma civilização que tratava dessa forma seus prisioneiros de guerra precisaria ser repensada de alto a baixo. Também eu era um produto dessa civilização. O inimigo num certo sentido, dava a dimensão de minha estatura. Se ele estava afundado na pré-história, não era possível que eu tivesse os dois pés plantados na história; ainda mais eu que não acredito numa divisão assim tão cristalina entre bem e mal. Nunca mais poderia pensar em ser brasileiro, sem levar em conta essa realidade. (...) todos nós, inocentes ou não, ficamos horrorizados com o Brasil e com o ser humano. Creio que começava a entender a tentativa de suicídio de Frei Tito de Alencar... Mas não estou autorizado a especular sobre a tentativa de suicídio de ninguém. Apenas digo: compreendi a possibilidade de suicídio.”


Sinopse
Três mulheres acham dentro de si um passado que preferiam ter esquecido. O vivido no Período de Ditadura Militar no Brasil. Essas mulheres são três facetas da mesma mulher. A partir daí, a narrativa cênica começa a contar a história de Dora. (Dora) Maria, Auxilia (Dora) e (Dor) A compõem essa mulher dilacerada em mil pedaços. Memórias a partir do ponto de vista de cada uma dessas personas começam a vir à tona num jogo de metalinguagem, que aproximam e distanciam o espectador de acordo com a crueza dessa história inspirada na vida de Maria Auxiliadora Lara Barcellos.

Sem a obrigatoriedade de ser linear vão sendo mostradas ao público passagens da vida de Dora. A infância viajando com a família. A adolescência ajudando seus avós a organizar uma escolinha num bairro pobre.  Os estudos de Medicina na UFMG, e a entrada na militância ao trabalhar num hospital precário. A vida na militância. O romance com Antônio Espinosa. A prisão. A tortura. A vida no Chile. O exílio na Europa. O suicídio.

Durante a cena, uma ou mais Doras vivem a mesma situação, ou contracenam entre si vivenciando outras personagens da memória. Na cena com Espinosa, por exemplo, em que ela, como militante se vê com a função de morar na mesma casa com ele, fingindo serem um casal, o romance com ele se dá num plano, ao mesmo tempo em que em outro plano a (Dora) Maria conversa com a Axilia(Dora) sobre a dicotomia da situação. A guerrilheira conversa com a mulher sobre levar o romance adiante ou não. (Dor)A vai entremeando as cenas, aparentemente distantes dos momentos de tortura, com relatos cruéis sobre o vivenciado por ela na prisão. 

Ficha técnica
Livremente inspirada na vida de Maria Auxiliadora Lara Barcellos e na idealização de Henrique Stroeter
Texto e direção: Pedro Guilherme
Elenco:
Ana Tardivo, Flavia Couto, Pedro Guilherme, Thiago Andreuccetti, Sofia Botelho
Figurino: Maria D’Cajas
Cenário: Pedro Guilherme
Cenotécnico: Mateus Fiorentino Nanci
Trilha sonora: Barbara Frazão
Iluminação: Vinícius Andrade
Edição de vídeos: Gabriela Bernd
Operação de vídeo: Júnior Docini
Fotografia: Bob Sousa
Arte gráfica: Flavia Couto
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Produção: Pedro Guilherme
Idealização inicial: Henrique Stroeter
Realização: Cia. Provisório-Definitivo

Serviço:
Estreia:
dia 15 de novembro, terça-feira, às 21h
Temporada: de 15 de novembro a 06 de dezembro de 2022
Horário: terças, às 21h
Local: Teatro Itália Bandeirantes – Avenida Ipiranga, 344 – República, São Paulo
Horário da blheteria: quarta a sábado, das 16h às 20h, aos domingos, das 16h às 19h
Lotação: 276 lugares
Ingressos: R$ 40 e R$ 20

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