terça-feira, 29 de março de 2022

.: The Masked Singer Brasil: Aline Wirley, o Caranguejo, em entrevista

Fotos: Rede Globo

No último domingo, dia 27, foi a vez do Caranguejo ser desmascarado no "The Masked Singer Brasil". A cantora Aline Wirley deu vida ao personagem que surpreendeu os jurados por sua animação e dedicação a cada apresentação. "Eu sou apaixonada pelo Caranguejo, fui criando um carinho muito grande pelo personagem. Me emociono quando falo dele porque era uma coisa que eu não esperava que fosse acontecer e que me proporcionou coisas muito incríveis, sabe? Fui feliz fazendo o ‘The Masked Singer Brasil’ e vai ficar para sempre, já faz parte da minha história”, conta emocionada.  

"The Masked Singer Brasil" é uma coprodução TV Globo e Endemol Shine Brasil, baseado no formato sul-coreano criado pela Mun Hwa Broadcasting Corp, tem supervisão artística de Adriano Ricco (TV Globo) e direção de Marcelo Amiky (Endemol Shine Brasil). O reality vai ao ar após ‘The Voice +’. Confira a entrevista com a desmascarada: Aline Wirley é o Caranguejo!

 

Como foi receber o convite para participar do "The Masked Singer Brasil"? 

Eu assisti à primeira temporada e acho o programa muito mágico e divertido. Eu nunca tinha pensado em participar de novo de um reality, mas quando chegou o convite decidi arriscar e me divertir. Eu amei o convite, foi um susto, mas abracei e me joguei. E era muito engraçado porque a Taís cismou com o meu nome, desde a primeira temporada. E nesta temporada eu a via falando de mim para outros participantes, mas não na hora que eu estava no palco (risos).

 

Conta um pouco da experiência de participar do "The Masked Singer Brasil"? 

A experiência foi diferente de tudo que eu já vivi. Eu não sabia que o segredo das identidades era tão levado a sério. E ao longo do programa fui entendendo como isso é a peça-chave do programa, e é muito especial. Eu ficava tentando adivinhar quem eram os outros personagens. E, dentro aquele contexto, não era sobre a Aline artista, mas sobre os personagens e o que eles poderiam fazer. Eu me descobri dentro do Caranguejo. Me superei! Foi muito incrível e especial.  

 

Como foi dar vida ao Caranguejo? 

Eu sou apaixonada pelo Caranguejo, eu fui criando um carinho muito grande pelo personagem. Eu me emociono quando falo dele porque era uma coisa que eu não esperava que fosse acontecer e que me proporcionou coisas muito incríveis, sabe? Então, eu fui feliz fazendo o ‘The Masked Singer Brasil’.

 

Como foi ser desmascarada e ver a reação do público? 

Foi muito legal! Eu amei ter sido desmascarada no dia da Xuxa, eu tenho uma relação muito especial com ela, de ser fã e de já termos trabalhado juntas. A Tatá tinha uma noção de que era eu, mas a Taís, que sempre falou o meu nome, não tinha a menor ideia, então quando tiraram a máscara eu recebi um carinho gigante de todos eles. Eu estava muito tranquila, feliz e emocionada. E fiquei muito feliz porque, tirando a Tatá, os outros não tinham tanta certeza de que era eu. Vai ficar para sempre, já faz parte da minha história. 

 


.: "Cavaleiro da Lua" não é só para fãs da Marvel. Saiba tudo!

A nova série original do Disney+ apresenta um novo enredo, paralelo às outras produções do estúdio


"Cavaleiro da Lua" é a nova produção da Marvel Studios, que estreia - para alegria dos fãs - no dia 30 de março exclusivamente no Disney+. Entretanto, se você é daqueles que não conhece e/ou acompanha nenhum personagem ou história da Marvel, não tem problema. A série é, inclusive, uma sugestão ideal para você começar a assistir às produções do estúdio, já que apresenta um enredo paralelo aos filmes e séries lançados até agora.

Dirigido por Mohamed Diab, "Cavaleiro da Lua" acompanha a vida de Steven Grant (Oscar Isaac), um homem gentil, educado e aparentemente normal, mas que descobre ter uma dupla identidade, dividindo sua personalidade com a do mercenário implacável, Marc Spector. Confira abaixo mais informações sobre a série e que provam que você não precisa ser um fã da Marvel para acompanhar e gostar da nova produção original do Disney+.

Novo herói e personagens: "Cavaleiro da Lua" apresenta um novo protagonista ao público, entre outros personagens nunca vistos antes. Steven Grant é um gentil e educado funcionário de uma loja de souvenirs, que sofre apagões constantes e apresenta memórias de uma vida desconhecida e de pessoas diferentes. Ele acaba descobrindo que é portador de transtorno dissociativo de identidade e divide sua vida com o guerreiro de Konshu, Marc Spector.

Mesmo sofrendo com toda esta situação, ele acaba aceitando a nova realidade, sempre tentando solucionar os seus principais mistérios e enfrentando os vilões presentes tanto na vida de Grant, quanto na de Spector.

Nova temática: Com uma fotografia mais sombria, diferente das produções do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel), a série apresenta perspectivas mais adultas, oferecendo um novo tipo de produção para o público. Focada em temas malévolos, com pitadas de terror e suspense, "Cavaleiro da Lua" também conta com sequências brutais de ação, equilibradas por momentos de intriga, leveza e um pouco de mistério.

Representação cultural: A nova produção se passa no Egito e conta com diversas referências históricas acerca da iconografia e mitologia egípcia. Com uma identidade visual única, "Cavaleiro da Lua" também apresenta algumas divindades culturais da região, dentre elas, Konshu, como o foco principal.

Saúde mental: Um dos principais focos de "Cavaleiro da Lua" se dá em torno das diferentes identidades do personagem principal, que sofre de transtorno dissociativo de identidade - uma doença que inclui a incapacidade de recordar memórias, informações diárias, eventos importantes e traumáticos, além de ser também principalmente caracterizada pela presença de uma dupla personalidade.

Trailer:




.: BotBots: Transformers ganha nova série animada na Netflix


O shopping fechou e é hora de os BotBots saírem para brincar! Conheça uma divertida turma de objetos comuns que viram robôs quando as luzes se apagam. Imagem: Divulgação


A mais nova série da Netflix, “Transformers: BotBots”, está disponível na Netflix, para a alegria dos fãs da franquia. A animação conta com Kevin Burke e Chris “Doc” Wyatt -que produziu séries como Spider-Man, Transformers: Rescue Bots Academy e Stretch Armstrong & The Flex Fighters- atuando como produtores executivos e showrunners.

“Transformers: BotBots” acompanha a história dos robôs BotBots ao longo de dez episódios de 22 minutos recheados de humor e adrenalina. Será a primeira história de Transformers com um tom leve e cheio de comédia direcionado a crianças mais novas. “Nós estamos lisonjeados em fazer essa parceria com a Netflix para trazer uma nova história de Transformers à vida e explorar um novo universo inteiro com os BotBots”, diz Olivier Dumont, presidente de Family Brands da eOne.

Na série, os BotBots são robôs Transformers que se disfarçam de objetos comuns. Durante o dia, eles quietamente se escondem nas prateleiras das lojas. Mas, quando a noite começa, eles se jogam em aventuras até um grupo de BotBots chamados “Os Bots Perdidos” topam com a segurança do shopping e colocam todos os bots em perigo. Quem assistir irá acompanhar a jornada desse grupo atrapalhado, mas que tentará superar as suas diferenças, derrotar o segurança do shopping e ser aceito pelos outros bots.

A Hasbro convida os fãs de Transformers a conhecerem a nova linha de brinquedos, inspirada na animação da eOne, no ar desde 25 de março. Entre os produtos, estão as novas figuras dos BotBots, um modelo inédito no universo dos Transformers, que fará sua primeira aparição na série. Os brinquedos têm várias opções de personalização para as crianças recriarem a ação dos episódios e apresentam algumas das caras inéditas da franquia.

 

segunda-feira, 28 de março de 2022

.: 5x11: 9-1-1 "Outside Lookin In" tem festa, mas acaba em banho de água fria


Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em março de 2021


Após dar uma pausa com o episódio de Natal, "9-1-1" volta exibindo na FOX gringa o 11º episódio da quinta temporada, "Outside Lookin In". Em celebração, começa com uma autêntica história de quinceañera. É a festa de debutante de Lourdes, com muitos convidados e o inglês latino dos pais da aniversariante. O lugar é um jardim amplo com muitos balões. Eis que a mãe descobre: pai e filha planejaram um show para a entrada da jovem. Num vestido bastante volumoso, na cor vermelha, surge acima de vários balões enquanto é erguida por tantos outros balões na cor branca. E como é "9-1-1" sabemos bem que isso não irá acabar bem.

De fato, o grande caso que leva a equipe do 188 a entrar em ação é alertada pela menina que está nos ares, mas "segura" por um grupo de homens e pesos nas pontas das cordas. De qualquer forma, a festa de Lourdes acaba sendo interrompida para que aconteça o socorro de um homem, Lenny que praticava parapente e ficou preso num telhado, pelas pernas. No entanto, o novo integrante, Jonah Greenway (Bryce Durfee), quem vai cobrir Chimney -ainda em busca de Maddie-, que incomoda Hen (Aisha Hinds). Basta ver a forma como se dirige ao novato a cada reencontro.


Jantar em família com a chegada de (Bobby Nash) Peter Krause quando entra em pauta como Eddie (Ryan Guzman) está se saindo diante da transferência da equipe do 188. As imagens seguintes retratam a empolgação no início das atividades até a falta de ânimo nos afazeres que se tornam rotina. Ainda que ele seja responsável pela conta dos bombeiros no Twitter. E numa visita de Evan "Buck" Buckley (Oliver Stark) e Taylor, a Eddie as coisas parecem não estar como deveriam. Assim, Hen e Buck se dão conta de que a ausência de Chimmey e Eddie pode ser mais longa do que o esperado e não se tratando apenas de um afastamento. 

Eis que uma família, numa caminhonete com pai, mãe e filhos, atinge velocidade suficiente para ativar uma bomba. Ao pedir socorro no "9-1-1", a atendente acredita ser um trote baseado em um filme. No entanto, o atendimento é eletrizante e põe Athena Grant (Angela Bassett) em ação, assim como Buck e Lucy Donato (Arielle Caroline Kebbe). Infelizmente, não se trata de uma pegadinha. 

O carro está realmente com um dispositivo que pode destruí-lo. Com direito a fim de pista e uma bomba sofisticada com sensor, o resgate garante uma sequência de cenas de pura adrenalina! Sendo que o destaque recai em Donato, a nativa de Los Angeles, quem faz, mais ou menos, o papel de "mulher-bomba". 

Numa discussão entre vizinhos, sendo um deles um juntador de lixo compulsivo, a polícia é acionada. E lá, entre os vizinhos está a família do "carro-bomba". Assim, Athena, esperta, junta as suspeitas e entra em ação na casa com restos empilhados. Com muito suspense, a caça ao rato é feita. Afinal, ele é o suspeito da bomba no carro dos vizinhos.


Eddie visita Bobby levando nas mãos um pedido de retorno para a equipe do 188, por notar que nos três passados, ele não se adaptou a Central de Atendimento do 9-1-1. No fim, a conversa não termina nada bem. Que troca de acusações! Eis que Buck chama Taylor para conversar sobre o beijo com Lucy, mas o bombeiro termina por convidar a jornalista a morar com ele, mas é numa reunião no trabalho que as expectativas de Hen e Buck tomam um banho de água fria.



Seriado: 9-1-1
Temporada: 5
Episódio: 11, "Outside Looking In"
Exibição: 21 de março de 2021
Emissora original: Fox Broadcasting Company
Criadores: Ryan Murphy, Brad Falchuk, Tim Minear
Produtores executivos: Ryan Murphy, Brad Falchuk, Tim Minear, Alexis Martin Woodall, Bradley Buecker
Elenco: Angela Bassett (Athena Grant), Peter Krause (Bobby Nash), Jennifer Love Hewitt (Maddie Buckley), Oliver Stark (Evan "Buck" Buckley), Aisha Hinds (Henrietta "Hen" Wilson), Kenneth Choi (Howie "Chimney" Han), Marcanthonee Reis (Harry Grant), Ryan Guzman (Eddie), Arielle Caroline Kebbe (Lucy Donato), Bryce Durfee (
Jonah Greenway), Rockmond Dunbar.

*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

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.: Oscar 2022: lista dos vencedores da 94ª edição do prêmio

A 94ª edição de entrega do Oscar, a principal premiação do cinema em Hollywood aconteceu na noite de 27 de março. O filme "Ataque dos cães", destaque com indicações em 12 categorias levou somente uma estatueta, enquanto que "Duna" ficou com a maioria dos prêmios técnicos, incluindo na categoria de Efeitos Visuais. Contudo, o que mais deu o que falar foi a cena entre Will Smith e Chris Rock, o ator de "King Richard: criando campeãs" subiu ao palco e atacou Rock, com um tapa, após o humorista fazer uma piada sobre a mulher dele que está careca devido a um problema de saúde. 

Contudo, ao subir ao palco novamente para receber a estatueta como Melhor Ator, toda a emoção veio à tona no discurso mais longo do que o usual falou sobre família e amar o próximo. Já o momento de arrepiar ficou com a entrada de Francis Ford Coppola, Al Pacino e Robert De Niro em homenagem ao célebre "O Poderoso Chefão".

Veja a lista dos indicados e os grandes vencedores do Oscar 2022:


Melhor filme

"Belfast"

"Não olhe para cima"

"Duna"

"Licorice pizza"

"Ataque dos cães"

"No ritmo do coração"

"Drive my car"

"King Richard: criando campeãs"

"O beco do pesadelo"

"Amor, sublime amor"


Melhor direção

Jane Campion - "Ataque dos cães" - VENCEDORA

Kenneth Branagh - "Belfast"

Ryusuke Hamaguchi - "Drive my car"

Steven Spielberg - "Amor, sublime amor"

Paul Thomas Anderson - "Licorice Pizza"

Melhor Direção de Arte

Duna, Patrice Vermette, Zsuzsi Sipos - VENCEDOR

A Tragédia de Macbeth, Stefan Dechant, Nancy Haigh

"O beco do pesadelo", Tamara Deverell, Shane Vieau

"Ataque dos cães", Grant Major, Amber Richards

"Amor, sublime amor",  Adam Stockhausen, Rena DeAngelo



Melhor atriz

Jessica Chastain - "Os olhos de Tammy Faye" - VENCEDOR

Olivia Colman - "A filha perdida"

Penélope Cruz - "Mães paralelas"

Nicole Kidman - "Apresentando os Ricardos"

Kirsten Stewart - "Spencer"

Melhor ator

Will Smith - "King Richard: criando campeãs" - VENCEDOR

Javier Bardem - "Apresentando os Ricardos"

Benedict Cumberbatch - "Ataque dos cães"

Andrew Garfield - "Tick, tick... Boom!"

Denzel Washington - "A tragédia de Macbeth"


Melhor atriz coadjuvante

Ariana DeBose - "Amor, sublime amor" - VENCEDORA

Jessie Buckley - "A filha perdida"

Judi Dench - "Belfast"

Kirsten Dunst - "Ataque dos cães"

Aunjanue Ellis - "King Richard: criando campeãs"


Melhor ator coadjuvante

Troy Kotsur - "No ritmo do coração" - VENCEDOR

Ciarán Hinds - "Belfast"

Jesse Plemons - "Ataque dos cães"

J.K. Simmons - "Apresentando os Ricardos"

Kodi Smit-McPhee - "Ataque dos cães"


Melhor filme estrangeiro

"Drive my car" - Japão - VENCEDOR

"Flee" - Dinamarca

"A Mão de Deus" - Itália

"A Felicidade das Pequenas Coisas" - Butão

"A Pior Pessoa do Mundo" - Noruega


Melhor roteiro adaptado

"No ritmo do coração" - VENCEDOR

"Drive my car"

"Duna"

"A filha perdida"

"Ataque dos cães"


Melhor roteiro original

"Belfast" - VENCEDOR

"Não olhe para cima"

"King Richard: criando campeãs"

"Licorice pizza"

"A pior pessoa do mundo"

Melhor figurino

"Cruella" - VENCEDOR

"Cyrano"

"Duna"

"O beco do pesadelo"

"Amor, sublime amor"


Melhor Trilha Sonora Original

"Duna", Hans Zimmer - VENCEDOR

"Ataque dos cães", Jonny Greenwood

"Encanto", Germaine Franco

"Não olhe para cima", Nicholas Britell

"Madres paralelas", Alberto Iglesias


Melhor animação

"Encanto" - VENCEDOR

"Flee"

"Luca"

"A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas"

"Raya e o último dragão"


Melhor curta de animação

"The windshield wiper" - VENCEDOR

"Affairs of the art"

"Bestia"

"Boxballet"

"A Sabiá Sabiazinha"


Melhor curta-metragem em live action

"The long goodbye" - VENCEDOR

"Ala kachuu - Take and run"

"The dress"

"On my mind"

"Please hold"


Melhor documentário

"Summer of Soul (...ou Quando A Revolução Não Pôde Ser Televisionada)" - VENCEDOR

"Acension"

"Attica"

"Flee"

"Writing with fire"


Melhor documentário de curta-metragem

"The queen of basketball" - VENCEDOR

"Audible"

"Onde eu moro"

"Três canções para Benazir"

"When we were bullies"


Melhor som

"Duna" - VENCEDOR

"Belfast"

"Sem tempo para morrer"

"Ataque dos cães"

"Amor, sublime amor"


Canção original

"No time to die" - "Sem tempo para morrer" - VENCEDOR

"Be Alive" - "King Richard: criando campeãs"

"Dos Oruguitas" - "Encanto"

"Down To Joy" - "Belfast"

"Somehow you do" -"Four good days"

Maquiagem e cabelo

"Os olhos de Tammy Faye" - VENCEDOR

"Um Príncipe em Nova York 2"

"Cruella"

"Duna"

"Casa Gucci"


Efeitos visuais

"Duna" - VENCEDOR

"Free guy"

"Sem tempo para morrer"

"Shang-Chi e a lenda dos dez anéis"

"Homem-Aranha: Sem volta para casa"


Melhor fotografia

"Duna" - VENCEDOR

"Ataque dos cães"

"O beco do pesadelo"

"A tragédia de Macbeth"

"Amor, sublime amor"

Melhor Montagem

"Duna" - VENCEDOR

"Não olhe para cima"

"King Richard: criando campeãs"

"Ataque dos cães"

"Tick, tick... boom!"


Melhor design de produção

"Duna" - VENCEDOR

"Ataque dos cães"

"O beco do pesadelo"

"A tragédia de Macbeth"

"Amor, sublime amor"


.: O soldado que se recusou a acreditar no fim da 2ª Guerra por quase 30 anos


"O Crepúsculo do Mundo"
, lançamento da Todavia Livros, é uma história de sobrevivência, de honra, de estoicismo e de um indivíduo confrontando, até os limiares da loucura, as forças destrutivas da civilização e da natureza indiferente. Um prato cheio, portanto, para o diretor de cinema Werner Herzog, que aqui confirma ser um prosador de firmeza e poder sugestivo impressionantes.

Embrenhados na selva de uma pequena ilha nas Filipinas, o jovem tenente japonês Hiroo Onoda e seus três companheiros de guerrilha “põem-se a caminho pelas décadas que têm pela frente”. Último sobrevivente, e certo de que o fim da guerra não passa de uma mentira do inimigo, Onoda levará quase 30 anos para ser convencido a finalmente se render.

Seu relato, baseado em entrevistas que fez pessoalmente, abraça a fluidez imaginativa para tentar reconstituir em minúcias não apenas os fatos, mas também suas implicações estéticas e filosóficas. Os detalhes às vezes soam alucinógenos: um saco de roupas sujas infla com um bolor que parece algodão-doce, um chiclete num tronco de árvore se torna o sinal inequívoco de uma emboscada. Onoda anda de costas para que suas pegadas apontem na direção contrária e despistem o inimigo. No céu, em impressos e transmissões de rádio, sinais do progresso podem lhe parecer incompreensíveis: um satélite artificial passeando entre as estrelas, uma página de jornal tomada de anúncios, um avião que voa sem hélices.

Onoda matou inocentes, tornou-se uma lenda local, foi anistiado pelo governo filipino e recebido como herói no Japão após se entregar. Viveu algum tempo no Brasil e faleceu aos 91 anos, em Tóquio. Herzog não apara as ambiguidades desse extraordinário caso real. Pelo contrário, abre espaço à dúvida, à poesia e ao sonho para nos conduzir até muito além do convencional, ao reino das histórias que resistem em ser decifradas. Você pode comprar o livro "O Crepúsculo do Mundo", de Werner Herzog, neste link.

Sobre o autor
Nascido em 1942, Werner Herzog é um dos cineastas mais aclamados da atualidade. Dirigiu, entre outros, os filmes "Fitzcarraldo" (1982) e "O Homem Urso" (2005).

Livro: "O Crepúsculo do Mundo"
Autor: Werner Herzog
Tradução: Sergio Tellaroli
Gênero: não-ficção estrangeira
Categoria: ensaio
Capa: Violaine Cadinot
Formato: 13,5 × 20,8 × 0,8 cm
Peso: 0,145 kg
Páginas: 96
Editora: Todavia Livros

.: MAM apresenta instalação da artista Lenora de Barros na Sala de Vidro


"Retromemória" estabelece diálogo com a obra Spider (Aranha), de Louise Bourgeois, que ficou em exibição no mesmo espaço por quase 20 anos. "Retromemória", caligrafada e escrita com mão direita e esquerda simultaneamente por Lenora de Barros.


A partir do dia 2 de abril, o MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta a instalação artística "Retromemória", trabalho da artista visual e poeta Lenora de Barros, desenvolvido especialmente para a Sala de Vidro do museu a convite do curador-chefe Cauê Alves. A instalação estabelece um diálogo direto com a obra "Spider (Aranha)", concebida por Louise Bourgeois em 1996, que foi exibida no MAM São Paulo por cerca de 20 anos nesse mesmo espaço, se relacionando diretamente com a área externa do museu no Parque Ibirapuera, como com o próprio Jardim de Esculturas do MAM.

As imagens refletidas pelos espelhos junto às palavras escritas com a mão direita e esquerda simultaneamente, são fragmentadas em sílabas impressas em vinil formando a grande aranha de metal, que reflete a memória do local diante do seu diálogo artístico com Louise Bourgeois. O trabalho é composto também por uma instalação sonora que ecoa a voz da própria artista Lenora de Barros, proferindo as palavras “memória”, “aranha”, “emaranha” repetidamente. Ao se entrelaçarem, essas palavras produzem novos sons e sentidos como uma teia dominando o espaço. O gráfico e o fonético da palavra se aproximam da dimensão verbivocovisual inventada pelo poeta irlandês James Joyce. O tratamento sonoro é assinado pelo compositor e produtor cultural Cid Campos.

A instalação expressa o movimento fragmentado da memória a partir da utilização do espelho retrovisor. A artista trabalha o conceito da retrovisão, o olhar para trás para andar para frente, o movimento de ir e vir, formando representações e projetando luzes pela sala. "Retromemória" traz ao público o passado recente, um momento que passou, para assim conseguir se olhar internamente pelo espelho e caminhar em direção ao futuro.

"No momento em que o MAM apresenta em sua programação a segunda geração da arte moderna e a abstração geométrica, Lenora de Barros nos faz pensar sobre as obras que já foram exibidas no museu, nos ajudando a superar as perdas e enfrentar os desafios do presente", afirma o curador-chefe Cauê Alves, 

"A estrutura silábica representa esses fragmentos de memória, e no caso deste trabalho, remete diretamente à memória da Aranha de Louise. A expressão na caligrafia, na projeção de luzes e reflexos, além da dimensão sonora criada, formam essa teia pelo espaço expositivo", comenta Lenora de Barros.


A Aranha de Bourgeois
Uma das famosas esculturas de aranha criadas por Louise Bourgeois a partir dos anos 90, "Spider (Aranha)", de 1996, chegou ao Brasil no mesmo ano em que foi criada para participar da 23ª Bienal Internacional de São Paulo, com curadoria de Nelson Aguilar (curador-chefe) e Agnaldo Farias (curador adjunto). A escultura de três metros de altura integrou uma sala especial em homenagem à artista que tinha como curadores Jerry Gorovoy e Paulo Herkenhoff.

Adquirida pelo Itaú Cultural, no ano seguinte a obra passou a ser exposta na Sala de Vidro do MAM São Paulo, em regime de comodato que perdurou por 20 anos. A artista a considerava o exemplar mais bem montado entre as suas esculturas de aranha. Outros exemplares estão em coleções com as da Tate Modern (Londres) e National Gallery (Washington). Ao longo dos anos em que esteve no MAM, a obra sempre chamou muito a atenção dos visitantes e conversou com a área externa do museu e os entornos do Parque Ibirapuera. No Panorama da Arte Brasileira de 2003, o artista Ernesto Neto desenvolveu um diálogo com a Aranha com a obra Nóós óvos a vida.

Em 2017, "Spider (Aranha)" foi enviada pelo Itaú Cultural para a Fundação Easton, em Nova York, para averiguação e restauro, de modo a garantir a sua longevidade e possibilitar a sua exibição em espaços expositivos diversos. Um ano mais tarde, a escultura voltou para o MAM, por três meses, antes de seguir viagem para ser exibida em outros estados brasileiros. Primeiro, o Itaú Cultural a levou para Minas Gerais, onde foi vista pelo público na Galeria Mata do Inhotim. Na sequência, foi para a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. Em 2019, seguiu para o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e, ainda no mesmo ano, chegou ao Museu de Arte do Rio (MAR).

 Ao todo, neste conjunto de exibições, a escultura foi vista por mais de 188 mil pessoas. O plano de prosseguir as itinerâncias em 2020, começando por Fortaleza, foi suspenso em decorrência da pandemia de covid-19, mas continua no radar do Itaú Cultural. Enquanto espera seguir viagem, Spider (Aranha) está guardada no acervo da Coleção Itaú Cultural.


Sobre Lenora de Barros
Artista visual e poeta, Lenora de Barros é formada em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) e iniciou sua carreira artística na década de 1970. Os primeiros trabalhos criados por Lenora podem ser colocados no campo da "poesia visual" em diálogo com o movimento da poesia concreta da década de 1950. Palavras e imagens foram seus primeiros materiais.

Em 1983, LB publicou o livro "Onde Se Vê", um conjunto de "poemas" um tanto incomuns. Alguns deles dispensaram o uso de palavras, construídos como narrativas fotográficas, onde a própria artista representava diferentes personagens em atos performáticos. Este livro já anunciava o trânsito de Lenora de Barros para o campo das artes visuais, o que acabou por acontecer. Desde então, a artista vem seguindo seu caminho, marcado pelo uso de diversas linguagens: vídeo, performance, fotografia, instalação sonora e construção de objetos.

Seu trabalho está incluído em coleções no Brasil e em vários outros países, entre eles o Hammer Museum (CA, EUA), Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (Espanha), Daros Coleção Latinamerica (Suíça), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, (Madrid). Entre as exposições mais importantes, ela participou estão: Radical Women: Latin American Art, 1960-1985, Hammer Museum, LA, Brooklyn Museum, New York-NY, USA; Pinacoteca de São Paulo-SP, Brasil; Tools for utopia, selected works from the Daros Latinamerica Collection, Berna, Switzerland; 11º Bienal de Lyon, (França, 2011); ISSOÉOSSODISSO na Oficina Cultural Oswald de Andrade (São Paulo, 2016); 4ª Bienal de Salónica de Arte Contemporânea (Grécia, 2013); 17, 24 e 30ª Bienal Internacional de São Paulo, e em 2022 estará na 59a Bienal Internacional de Veneza.


Sobre o MAM São Paulo
Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.

O Museu mantém uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e videoguias em Libras. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.

Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM. Os espaços do Museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.


Serviço
"Retromemória", de Lenora de Barros
Período expositivo:
de 2 de abril a 3 de julho
Local: MAM São Paulo
Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portões 1 e 3)
Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30)
Telefone: (11) 5085-1300
Ingressos: R$25,00. Gratuidade aos domingos. Agendamento prévio necessário.
Ingressos disponibilizados on-line neste link
Meia-entrada para estudantes, com identificação; jovens de baixa renda e idosos (+60). Gratuidade para crianças menores de dez anos; pessoas com deficiência e acompanhante; professores e diretores da rede pública estadual e municipal de SP, com identificação; sócios e alunos do MAM; funcionários das empresas parceiras e museus; membros do ICOM, AICA e ABCA, com identificação; funcionários da SPTuris e funcionários da Secretaria Municipal de Cultura. Acesso para pessoas com deficiência. Restaurante/café. Ar-condicionado.

.: “Poliana Moça”, do SBT: Resumos dos capítulos 6 ao 10

Resumo dos capítulos de "Poliana Moça"


Capítulo 06, segunda-feira, 28 de março


Poliana com amigos em festa (Francisco Cepeda/SBT)

João e Poliana cantam juntos para os convidados da festa. Kessya faz uma coreografia para homenagear a aniversariante e todos se envolvem. Poliana fica com receio de Éric se declarar para ela e desvia toda vez que nota ele chegando. Tânia e Marcelo ficam com ciúmes de Luísa e Otto juntos com Poliana na festa. Após sequestrarem a robô Sara, Waldisney e Violeta invadem a mansão de Otto. A valsa começa, João e Éric encaram Poliana, ela surpreende na escolha do par. Otto recebe uma notificação no celular que a casa foi invadida. Poliana vê João com Helena, ela admite para Luigi que está com ciúmes e confusa com sentimentos. João e Éric entram em conflito. João fala para o colega confessar para Poliana o que fez. Otto quer ir até a mansão, mas Poliana o chama para dançar valsa. Luigi chama Song Park para dançar. Otto chega em casa e repara que algo valioso foi roubado. Waldisney deixa o botão da jaqueta cair na sala da mansão.


Capítulo 07, terça-feira, 29 de março

João e Poliana no final da festa (Francisco Cepeda/SBT)

A festa de Poliana acaba e só fica a debutante e João no evento; eles dançam coladinhos. Otto conserta Sara e ela mostra imagem de câmera de segurança. Cansada do desaforo de Roger, Glória fala para o filho procurar um emprego. Luigi pede conselhos amorosos para Kessya. Claudia, Joana e Eugênia marcam encontro delas e das crianças na casa de Luísa. Poliana apresenta a casa da tia para Helena, ela conta sua história de vida e ensina o Jogo do Contente para a colega. Luísa fica angustiada por ser a única que não tem filhos na confraternização. Otto fala para Marcelo que desconfia de Roger sobre o roubo. Tânia questiona se Otto suspeita dela


Capítulo 08, quarta-feira, 30 de março

Renato no primeiro dia de trabalho/ Nova pista de Pedro (Lourival Ribeiro/SBT)

Davi pergunta para Helena sobre o encontro com os primos, ela alega que achou Poliana bem legal. Renato conhece o ambiente de trabalho e os professores, mas foge de Ruth toda vez que nota ela se aproximando. Poliana desconfia que Éric tenha aprontado alguma coisa. Poliana e Helena se aproximam na escola. Tânia fica chateada com a desconfiança de Otto. João cobra Éric para contar o que fez com Poliana. Marcelo repara que Renato está se escondendo de Ruth. Éric conversa com Poliana e inverte toda a história. Roger aparece no processo seletivo da 0110 (Onze). Bento revela a verdade para Poliana sobre a confusão de Éric e João. Pedro e Chloe mostram uma nova pista sobre o invasor da mansão. Otto pede para Sara seguir os passos de Roger.


Capítulo 09, quinta-feira, 31 de março

André fala para Antônio e Dona Branca curtir a vida (Lourival Ribeiro/SBT)


Poliana tira satisfação com Éric. Roger percebe que Sara está o perseguindo. Renato falta ao trabalho. Marcelo pede uma atividade com intuito de produzir um conteúdo de audiovisual; Éric e Bento fazem com Poliana, Kessya e Song Park com Luigi e Helena com João. Waldisney e Violeta realizam o primeiro teste com o Pinóquio. Helô procura Renato. André fala para Antônio e Dona Branca para aproveitarem mais a vida


Capítulo 10, sexta-feira, 01 de abril

Grupo do Luigi dá aula de audiovisual (Lourival Ribeiro/SBT)

Durval desabafa com Raquel e decide se ela vai ou não à festa universitária. O grupo de Luigi apresenta o projeto para todos. João troca a sinopse do trabalho e provoca Poliana na frente de todos. Marcelo repreende a atitude de João. Renato falta em serviço novamente e Helô notifica Ruth. Policiais entregam intimação à Gleyce. Violeta e Waldisney avançam na tentativa de ligar Pinóquio. Durval admite que foi controlador com Raquel. Magabelo dá susto em Pedro e Chloe.

A novela “Poliana Moça” é exibida de segunda a sexta, às 20h30, no SBT

domingo, 27 de março de 2022

.: Crítica: "Me Tira da Mira" é direta de Cleo com toque de comédia

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em março de 2022


Saber rir de si é um grande passo à frente quando se recebe negatividade com potencial de ferir. A atriz Cleo mostrou que sabe fazer do "limão uma limonada" e que tem tudo o que é preciso para dar conta do recado ao atuar e produzir o longa que está em cartaz na rede de cinemas Cineflix: "Me Tira da Mira". A produção brasileira, por vezes parece flertar com o sucesso protagonizado por Sandra Bullock, há 22 anos, "Miss Simpatia".

Contudo, "Me Tira da Mira" vai além ao estampar situações policiais com toda brasilidade possível, além de brincar com a vida da atriz que interpreta a policial dedicada, Roberta (Cleo). Seja pelo fato de a atriz estar cercada pela família, pai, Fábio Jr. e irmão, Fiuk, enquanto que a mãe se faz presente de modos totalmente fáceis de identificar. Como não se lembrar de Glória Pires ao ouvir a célebra frase: "Não sou capaz de opiniar"?

Nesse clima de "em família", a trama do longa acontece de modo envolvente. Ainda mais quando faz crescer o grande mistério por trás da morte da atriz Antuérpia Fox (Vera Fisher). Entretanto, as descobertas costuram a participação de todos os personagens principais, mas sempre em meio a brincadeiras formando um grande jogo de gato e rato com surpresas divertidas.


Um exemplo é a terapeuta Isabela (Bruna Ciocca, atriz apresentada no longa e que dá show ao lado de nomes conhecidos), que trabalha na Clínica Bianchini de Realinhamento Energético e reencontra a policial Roberta, após um mal-entendido. Descobrindo que o ingresso da policial no espaço é para buscar respostas da morta da famosa, uma dupla surge. Ainda que a contragosto de Roberta. Afinal, ali são muitos os funcionários suspeitos. É difícil ver a enfermeira suspeita e não lembrar do seriado "Ratched".

A cliente ultra excêntrica, a atriz Natasha Ferreiro (Júlia Rabello) que faz um trabalho de interpretação constante para conquistar o papel das gêmeas Ruth e Raquel, dá o tom do bom humor da trama. Há ainda outra figura internada, uma moça que conversa com outras duas pessoas mortas que ficam uma de cada lado, soprando certas coisas. Todavia, não há como passar impune a comicidade raiz de Lisiê (Maria Gladys), a mulher do chá.

"Me Tira da Mira" tem ainda na trama o federal Rodrigo (Sergio Guizé), paixonite de Roberta, que trabalha ao lado do pai da moça, o também federal Jorge (Fábio Jr.), o parceiro de trabalho de Roberta, o policial Lucas (Fiuk), a recepcionista Amanda Jéssica (Viih Tube), o dono da clínica, Paulo Bianchin (Stênio Garcia), o braço esquerdo dele que é Ângela (Cris Vianna), além do vilão terrível Ramirez, interpretado por Silvero Pereira. 


Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm


Filme: Me Tira da Mira

Diretor: Hsu Chien

Lançamento: 24 de fevereiro de 2022

Companhia(s) produtora(s): Provesi Produções; Uno Produções

Direção: Hsu Chien Hsin

Distribuição: Imagem Filmes

Elenco: Cleo, Fábio Jr., Fiuk, Sérgio Guizé, Vilma Melo, Maria Gladys, Vera Fisher, Regiana Antonini, Viih Tube, Stênio Garcia, Cris Vianna, Silvero Pereira, Gessica Kayane. 

Data de lançamento: 24 de março de 2022 (Brasil)


.: Novo álbum do The Killers, “Pressure Machine”, ganha versão deluxe


The Killers
lançou uma edição deluxe expandida de seu sétimo e elogiado álbum de estúdio, “Pressure Machine”. A edição apresenta versões reimaginadas de músicas selecionadas do álbum, enquadrando as histórias em diferentes painéis sonoros. 

Músicas como a abertura do álbum “The West Hills” recebem tanto uma versão acústica despojada, quanto uma versão coral fantasmagórica. O dueto emocionante do “Pressure Machine” de “Runaway Horses” com Phoebe Bridgers é reimaginado com uma banda completa. 

No último dia 21 de março, em comemoração ao lançamento da edição deluxe, a banda também estreou um filme ao vivo, intitulado “Notes From A Quiet Town”, exclusivamente no Facebook. A produção apresenta três performances da banda na cidade natal do vocalista Brandon Flowers, Nephi, Utah, e também inclui histórias de moradores da cidade. Você pode comprar “Pressure Machine”, novo álbum do The Killers, neste link.

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