domingo, 21 de novembro de 2021

.: Polêmica e sensual, Lucia Moro lança romance erótico e surpreende país


Literatura erótica quebra tabu, perde a vergonha e se consagra como gênero no país romance erótico estimula sensações e autoconhecimento feminino.

Em meio a tantos gêneros literários, o romance erótico está conquistando cada vez mais o público feminino e as estantes das livrarias físicas e on-line. A escritora Lucia F. Moro, está ganhando destaque com o seu livro “UM - Trilogia Infinito”, que acaba de ser lançado pela Literare Books International e já é um sucesso de vendas.

A leitura de romances cria novas sinapses cerebrais, que fazem o leitor absorver as experiências lidas de forma similar ao que aconteceria se tivesse, de fato, vivenciado o ocorrido. Segundo a autora “o poder da imaginação, já comprovado em diversas pesquisas, tem um papel extraordinário para quem se dispõe exercitá-lo, e, também, ao analisar psicologicamente os personagens de um livro, o leitor ainda trabalha a empatia e fica mais apto a desenvolver esse mecanismo em suas relações interpessoais”. É a plasticidade cerebral, capaz de constantemente criar novos mecanismos no cérebro. 

“Compreendendo que o romance erótico é um segmento de ficção da linha dos romances, que têm estes efeitos tão importantes já comprovados pela ciência, eis a explicação do poder revolucionário que a literatura erótica exerce na sexualidade feminina. Estimula sensações e a busca por autoconhecimento”, enfatiza a escritora.

Em “UM - Trilogia Infinito”, a personagem principal, Natalie Moore, é uma advogada forte, determinada e talhada para o amor, mas vê sua vida desmoronar ao descobrir a infidelidade de seu marido. Recém-separada, decepcionada e com seus valores monogâmicos estraçalhados à sua frente, ela decide bloquear sentimentos e dar voz apenas para a razão, então seu caminho cruza com o de Luke Barum, um piloto de corrida que vive sua vida na mesma intensidade em que guia seus carros nas pistas. 

Não mede esforços, desafia o medo e precisa sentir a paixão, mas nem sempre as engrenagens também se encaixam na vida pessoal, nem mesmo quando já se tem uma aliança no dedo.  Na vibrante cidade de São Francisco, um acidente de trânsito provoca o encontro de dois olhares marcantes e singulares. Valores e condutas serão postos à prova e uma encruzilhada no caminho forçará decisões e consequências.

No primeiro volume da "Trilogia Infinito", o leitor viverá o início de um amor tão intenso quanto controverso. Barreiras serão rompidas e limites ultrapassados. Um romance que consegue ser quente e inteligente para fazer lembrar o quanto a sexualidade precisa ser reconhecida e apreciada na construção da vida a dois. Você pode comprar o vídeo neste link.


Sobre a autora
Lucia F. Moro
é escritora por paixão, não profissão. Formada em Educação Física, foi se descobrir verdadeiramente na escrita, algo que veio como bônus no momento mais incrível de sua vida: a chegada da maternidade. Com seis livros já finalizados, lança “UM” celebrando o resultado de um profundo processo de autoconhecimento e empoderamento.

Gaúcha, mas que não gosta de chimarrão, é casada e mãe de dois filhos, que são seu maior incentivo para buscar uma vida de realizações. Acredita no poder do exemplo e, por isso, não pode ser metade, quando quer criar filhos inteiros. No seu Instagram conversa com mulheres sobre o resgate da autoestima através do autocuidado. 


Livro: "UM - Trilogia Infinito"
Autora: Lucia F. Moro
Editora: Literare Books International
Formato: 14 x 21 cm – 1ªedição – 272 páginas
ISBN: 9786559221028
À venda nas principais livrarias físicas e on-line





.: Sesc SP realiza a Ocupação Mirada com programação presencial e on-line


Evento internacional acontece de forma híbrida, com apresentações presenciais em Santos, no litoral de São Paulo, e peças on-line. Diversos países estão representados em espetáculos, ações formativas, mesas de conversas, mostras digitais e aberturas de processos de criação. "Sem Palavras", da companhia brasileira de teatro, abre programação de espetáculos da Ocupação dia 24 de novembro, presencialmente, no Sesc Santos. Foto: Nana Moraes


Entre 24 e 28 de novembro de 2021, o Sesc SP realiza a Ocupação Mirada 2021, programação especialmente idealizada para o momento de retomada entre as edições do Mirada - Festival Ibero-americano de Artes Cênicas, evento bienal organizado pela instituição, tradicionalmente reunindo espetáculos da América Latina, Portugal e Espanha.

Este ano o formato será híbrido, com sessões presenciais em Santos (SP) e dezenas de atrações on-line, entre peças, mesas de conversas, ações formativas, processos de criação e mostras do acervo digital do Sesc SP.

Após cinco edições e dez anos de existência, o Mirada - Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas não teve sua realização em 2020 devido à crise sanitária. “A Ocupação Mirada 2021 recorre a um formato híbrido entre presencial e on-line com ações que dão continuidade à trajetória do Festival, como parte de sua memória e de seus novos frutos, que conjugam experiências adquiridas tanto por criadores quanto por espectadores ao longo deste período”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. “Perante esse cenário inevitável e imprevisível, aqueles que fazem da arte um poderoso meio de (re)criar laços com o mundo demonstraram habilidade em articular formatos e temáticas imprescindíveis para estabelecermos relações com aquilo que nos acontecia, suas consequências e, sobretudo, com as condições que nos levaram até aqui e os caminhos que avistam renovados horizontes”, complementa Danilo.

Serão onze espetáculos, entre estreias e obras inéditas no Brasil, além da participação de produções de Portugal, Chile, México e Peru. Estão na programação ainda ações formativas com representantes desses países e também da Bolívia, Equador e Colômbia.

Uma seleção de dez espetáculos do acervo do #EmCasaComSesc, reunindo produções exibidas durante a pandemia nas redes e plataformas do Sesc, integram a Ocupação Mirada 2021. Entre eles estão "Desconscerto", com Matheus Nachtergaele; "Cérebro Coração", com Mariana Lima, e "Mãe Coragem", de Bete Coelho.

Outras duas obras, "Travessias" e "Reconciliação", a primeira da companhia brasileira de teatro e a segunda com direção de Alexandre Dal Farra e Patrícia Portella, marcam presença por seu caráter processual e de continuidade da construção dos trabalhos Sem Palavras e Trauma, respectivamente, duas das estreias na Ocupação.

Fortalecendo uma das características que mais representam o Mirada - um ponto de encontro entre artistas de diversas origens e territórios -, importantes nomes da cena ibero-americana vão compartilhar com o público, durante a Ocupação, os processos de criação que darão origem aos seus próximos trabalhos. Isto ocorrerá em diferentes formatos - de ensaios abertos a laboratórios de criação, passando por conversas e produções conjuntas.

Durante o evento, no dia 26 de novembro, haverá o lançamento da TePi - plataforma que reúne a produção teatral baseada no Festival Teatro e os Povos Indígenas, Encontros de Resistência, liderada pela diretora artística Andreia Duarte, em parceria e co-curadoria com o ambientalista e filósofo Ailton Krenak. O conteúdo se desdobrará em outras ações, como peças e mesa de debate.

A Ocupação também organizou o Miradas Digitais, que é uma ação com artistas convidados, que construirão narrativas para diferentes coleções de obras do Sesc Digital, das lives #EmCasaComSesc, entre outros. A ideia é envolver o público em uma viagem pelo tempo por meio da navegação nessas histórias contadas de formas inusitadas.

Ao todo, os 23 espetáculos, entre 11 com horários de estreia determinados e outros 12 disponíveis on demand durante todo o período da programação, dois deles apresentados a partir da cidade de Santos (SP), com presença de público. A programação completa pode ser acessada em www.sescsp.org.br/mirada.

Espetáculos presenciais
O primeiro deles, "Sem Palavras", autoria de Marcio Abreu, com a companhia brasileira de teatro, abre a Ocupação Mirada com sessões nos dias 24 e 25 de novembro, no teatro do Sesc Santos. É a estreia do espetáculo em território brasileiro, depois de passar por festivais internacionais na França e Alemanha.

A a outra montagem, "Sueño", livre adaptação de “Sonho de uma Noite de Verão”, de Shakespeare, de Newton Moreno, será encenada no Centro Esportivo e Recreativo Rebouças, nos dias 26 e 27 de novembro, em um espaço ao ar livre preparado especialmente para receber a peça, no contexto latino-americano.


Espetáculos on-line
"Chega de Saudade!", d’Aquela Cia (RJ), na foto, faz sua estreia mundial. O texto conta a história da Bossa Nova na visão do coletivo carioca e vem sendo construído pelos próprios atores em um elenco formado só por artistas negros. A apresentação será gravada e transmitida pelas redes e se junta a obras premiadas do repertório do grupo que estiveram em edições do Mirada - "Caranguejo Overdrive" e "Guanabara Canibal".

A Ocupação Mirada 2021 reforça o seu alcance para outros países. O espetáculo "Aurora Negra", de Portugal, reúne três autoras mulheres para tratar do lugar e da presença do corpo negro na cena artística europeia. Cleo Tavares (Cabo Verde), Isabel Zuaa (Portugal, de origem de Angola e Guiné-Bissau) e Nádia Yracema (Angola) participam também da mesa “Corpo Político e Presencialidades”, dia 27 de novembro, on-line, e que conta ainda com a dramaturga peruana Diana Daf Collazos.

"Trauma", de Alexandre Dal Farra (Brasil) e Patrícia Portela (Portugal) é um ensaio literário e dramatúrgico, com a justaposição de imagens das últimas décadas no Brasil e em Portugal. Essa obra coproduzida pelo FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (Portugal) foi transformada e adaptada para o formato audiovisual a partir do projeto original chamado "Reconciliação".

Voltado para toda a família, será exibido "O Monstro da Porta da Frente", d’A Digna Coletivo Teatral. Com direção de Kiko Marques, o espetáculo faz uma discussão lúdica sobre a memória, a partir da história de Laurinha e seu amigo Lanterninha que resolvem criar um filme para evitar a destruição do bairro.

Duas obras ligadas ao fazer teatral dos povos originários e que estabelecem relação com o lançamento da plataforma TePi estão na programação: Ino Moxo, do Grupo Íntegro, do Peru - que trata de uma aventura pela Amazônia em busca de um lendário shaman da ayahuasca - e Trewa, do KIMVN Teatro, teatro documental das raízes do povo Mapuche do Chile. A diretora deste espetáculo, Paula González Seguel, participa de uma das mesas que integram a programação, “Teatralidades e Povos Indígenas”.

Também do Peru vem "Preludio - Ficciones del Silencio", concebido pela atriz e diretora peruana Diana Daf Collazos. A obra entrelaça realidade e ficção para tratar das memórias coletivas, lembranças pessoais e políticas, e de silêncio e luto. Já "La segunda vida de un Dragón", do chileno Guillermo Calderón, faz uma irônica reflexão sobre arte (e sobre fracasso), trazendo à cena uma crítica a artistas, instituições, mercado e sociedade.

Por fim, a obra "La Casa de tu Alma", do México, com direção de Conchi León para a Saas’Tun Teatro, propõe que os atores partam de suas próprias experiências, misturadas a lendas de cemitérios famosos pelo mundo, para criar uma trama sentimental sobre o ritual de despedida dos mortos.


Mais espetáculos
O público terá a chance de (re)ver dez espetáculos apresentados nas lives do #EmCasaComSesc, reunindo produções exibidas durante a pandemia. São eles: Felipe Rocha, em "Ele Precisa Começar"; Matheus Nachtergaele, em "Desconscerto"; Hilton Cobra, em "Traga-me a Cabeça de Lima Barreto!"; Grace Passô, em "Frequência 20.20"; Mariana Lima, em "Cérebro Coração"; Bete Coelho, em "Mãe Coragem"; Sara Antunes, em "Dora"; Cláudia Missura e Tata Fernandes, em "O Menino Teresa"; Cristina Moura, em "MASCARADO - Ägô Pra Falar, Ägô Pra Dançar, Ägô Pra Existir"; e "Fragmento Urbano, em Espaço Seguro para Ficar em Risco".


Refletir sobre a linguagem
Além dos espetáculos, a Ocupação Mirada 2021 reserva boa parte da programação para a reflexão sobre a produção cênica atual e alguns apontamentos para onde elas seguirão.

Para isso, estão no calendário quatro mesas de conversas on-line, com transmissão nas redes do Sesc SP. São elas: “Desafios e Perspectivas da Ação Cultural”, com Danilo Miranda, Carmen Romero (Chile), Otávio Arbelaez (Colômbia) e Gonçalo Amorim (Portugal); “Percursos Criativos”, com Alexandre Dal Farra, Marcio Abreu (Brasil), Guillermo Calderón (Chile) e Patrícia Portela (Portugal); “Teatralidades e Povos Indígenas”, com Ailton Krenak, ​Paula González Seguel (Chile) e Andreia Duarte; e “Corpo Político e Presencialidades”, com Diana Daf Collazos (Peru), Cleo Tavares (Cabo Verde), Isabel Zuaa (Portugal), Nádia Yracema (Angola). ​

Nos atuais tempos pandêmicos, a produção artística tem incessantemente buscado se reinventar. Além das ferramentas tecnológicas - que proporcionaram não só a transmissão como o encontro entre pessoas territorialmente distantes - os artistas estão usando novas maneiras de refletir sobre este momento, criando novas linguagens e maneiras de se conectar com o público.

Para aprofundar-se nesta questão, alguns autores vão compartilhar com o público processos de criação de obras que estão sendo gestadas. Caso de Antonio Araújo, que abre os encontros reflexivos comentando a criação do seu próximo trabalho. O Teatro da Vertigem propõe investigar criticamente o ambiente do agronegócio brasileiro, especialmente aquele das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte de Rondônia, suas manifestações culturais e seus costumes.

A ColetivA Ocupação faz um ensaio aberto de seu próximo espetáculo Erupção, transmitido pela internet (mediante inscrição). Trata-se de uma ficção científica, que transita entre tempos, misturando expressões artísticas para discutir catástrofes.

E o Coletivo 302, da Baixada Santista, dedicado à pesquisa histórica e geográfica de Cubatão, no liotoral de São Paulo, vai mostrar ao público como desenvolve seu próximo trabalho - Vila Fabril - que trata criticamente sobre questões ambientais, econômicas e sociais da região. A atividade vai ser transmitida on-line (com inscrições prévias).

O “Telas Abertas da América Latina” contará com representantes de grupos de teatro para questionar a construção eurocentrista na criação de monumentos (reais e simbólicos) e propor novas formas de se contar histórias. Haverá transmissão ao vivo, pelo YouTube, com a participação do Clowns de Shakespeare (RN/Brasil), teatro del Embuste (Colômbia), Grupo Cultural Yuyachkani (Peru), Malayerba (Equador) e Teatro de los Andes (Bolívia).

Os coletivos lideram também o laboratório on-line “Demolição e Criação de Monumentos” - com inscrição prévia realizada pelos interessados - que resultará no encontro "Monumentos Futuros”, sobre o processo realizado nos dias anteriores.


Caminhos
Na mostra “Mirada Digitais”, artistas de diferentes origens e áreas de atuação (e especialidades) comentam cada um uma coletânea especial, a partir de séries e documentários originais do Sesc Digital. Os artistas que prepararam a playlist são: os dramaturgos André Guerreiro Lopes, Dione Carlos e Jé Oliveira; os grupos Magiluth e Nós do Morro; as atrizes Renata Carvalho e Priscila Obaci; a escritora Paula Autran; a diretora Onisajé; e os jornalistas Wellington Andrade e Dib Carneiro. 


Ocupação Mirada 2021
De 24 a 28 de novembro de 2021
Informações em www.sescsp.org.br/mirada
Nas redes do Sesc SP e Sesc Santos

Sesc Santos
R. Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida, Santos - SP, 11040-900
Terça a sexta-feira, das 8h às 21h | Sábados, domingos e feriados, 10h às 16h.
Agendamento prévio: centralrelacionamento.sescsp.org.br
Para ingressar nas unidades do Sesc SP, a partir de 12 anos, é necessário apresentar comprovante de vacinação contra covid-19, físico ou digital.

Venda de ingressos (On-line e na bilheteria do Sesc Santos)
Ingressos para espetáculos presenciais:
R$ 40 (inteira)
R$ 20 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante)
Limite de quatro ingressos por pessoa

Plataformas on-line:
YouTube @sescsp (youtube.com/sescsp)
YouTube @sescemsantos (youtube.com/sescemsantos)
Instagram @SescAoVivo (instagram.com/sescaovivo)
Sesc Digital (instagram.com/sesc.digital)
Plataforma TePI (instagram.com/tepi.digital)


.: 1x4: "Chucky" volta ao passado de Charles em "Just Let Go"


Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em novembro de 2021


No quarto episódio de "Chucky""Just Let Go", depois de matar um amigo de Lexy Taylor (Alyvia Alyn Lind), por engano -o alvo era a moça- e ainda destruir a mansão da prefeita da cidade, o ruivinho que empunha facões, retorna no seu modo assustador. Sim! Veremos o resultado após o brinquedo assassino ficar exposto ao fogo alto. Chucky está com parte do rosto derretido, assim como o braço do lado esquerdo.

Em meio a sirenes agitando a noite da cidade, Jake (Zackary Arthur) volta do cemitério quando percebe que algo por ali está muito errado, o que, claramente, pode ter a ver com "Chucky". Assim, ele adentra o local -sem ser interrompido, transita por tudo-, encontra a turminha da escola hospitalizada e conclui que o boneco aprontou novidades fresquinhas e de grandes proporções. 

Contudo, Jake é surpreendido por Lexy que avisa: "Chucky fez isso". Pois é! Agora Jake tem alguém para compartilhar as peripécias do brinquedo assassino. Ufa! Se bem que Chucky nutre um ódio tremendo por ela. Claro, Chucky não perdoa! Inclusive ele chega a agir no hospital, deixando rastro de sangue e assustando até as enfermeiras. Antes dos minutos finais, Devon (Björgvin Arnarson) também entende que Chuchy não é um brinquedo qualquer, não.

No quarto episódio também acompanhamos um pouco da adolescência de Charles no lar para meninos, período em que ele era "calmo" e tinha um parceiro de crime: Caputo. Pode-se dizer que estava em período de recrutamento. Jake e Lexy voltam até a mansão queimada, ou seja, invadem o espaço que está lacrado pela polícia. Afinal, a dupla está a procura do ruivinho assassino. 

É preciso ter certeza de que ele está morto. Pois é! Claro que a constatação de que o brinquedo assassino está vivo é um tanto que assustadora. Para quem assiste é o momento de descobrir que Jake não bebeu tanto da fonte de Chucky. E, por vezes, ele pareceu estar embarcando nas ideias do boneco encapetado. 

Caroline Cross (Carina Battrick) segue internada no hospital e como o detetive Sean cumpre a ordem de levar Chucky para a menina, tudo fica mais fácil acontecer um assassinato ali, bem pertinho da garotinha acamada, respirando por aparelho. E Chucky usa e abusa da risada demoníaca! E, bem no finalzinho, uma zoeira pura: o boneco simplesmente mostra o dedo do meio. Que venha o epísódio "Little Little Lies"!




Episódio 4: "Just Let Go"

Exibição: 2 de novembro de 2021

Emissora original: SyFy; USA Network

Dirigido e escrito por: Don Mancini

Idioma original: inglês

Criador(es): Don Mancini

Elenco: Zackary Arthur, Björgvin Arnarson, Alyvia Alyn Lind, Teo Briones, Brad Dourif


Leia + críticas sobre o seriado "Chucky"!


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm

.: Diário de uma boneca de plástico: 21 de novembro de 2021


Querido diário,

Assisti no Cineflix o musical "Querido Evan Hansen", filme que é uma adaptação do musical de sucesso da Broadway que leva o mesmo nome, no caso, o original, em inglês: "Dear Evan Hansen". Na segunda-feira dia 15 de novembro, feriado, peguei um cineminha com o filme dublado, assim como as canções em versões. Ali pensei: "É como se estivesse assistindo a uma versão brasileira do musical sem estar numa sala de teatro, mas numa de cinema".

Confesso que embarquei na história, mas fiquei frustrada ao fim. Queria ouvir e cantar "Waving Through The Window", que conheci por uma regravação da cantora Katy Perry. Pelo menos ao subirem os letreiros, tocou a música "You Will Be Found", em inglês na voz límpida do cantor Sam Smith em parceria com Summer Walker.

Ao saber que o filme logo sairia de cartaz, voltei ao cinema para assistir a última apresentação na versão original, legendada. Saí do cinema ainda mais arrebatada. Para mim, que nunca tive oportunidade de assistir a versão da Broadway, a adaptação funcionou bem. Chorei a ponto de sair com o rosto grudento de tantas lágrimas. O que eu achei do longa?! Lindo! 

E quando tiver a oportunidade vou assistir uma terceira, uma quarta... Quantas vezes forem possíveis!

E quero ler o livro de mesmo nome para ontem!!

Ah! O mais doido é que fiquei maluca para assistir a série "The Politician". Quando estreou na Netflix, assisti a pelo menos três episódios e acabei abandonando... Agora, por esse reencontro com o ator Ben Platt, já me empolguei.

Para saber mais do filme "Querido Evan Hansen", indico o texto da minha dona, aqui: resenhando.com/2021/11/querido-evan-hansen-e-historia-de-uma.html

Beijinhos pink cintilantes e até amanhã,

Donatella Fisherburg


.: Todos os contos de Julio Cortázar em dois volumes incríveis


Pela primeira vez no Brasil, todos os contos do autor argentino, reunidos em dois volumes com capa dura, numa caixa com projeto gráfico especial.

"A verdadeira revolução de Cortázar está nos contos. Neles, Cortázar não experimentou: ele encontrou, descobriu, criou algo que não perece", anotou o escritor Mario Vargas Llosa. Com novas traduções atentas de Heloisa Jahn e Josely Vianna Baptista, uma edição com os contos completos de Julio Cortázar chega pela primeira vez ao leitor brasileiro. 

Considerado um dos autores mais inventivos do século XX, Cortázar modificou para sempre o gênero e escreveu clássicos como "Casa Tomada", "A Autoestrada do Sul", "Carta a Uma Senhorita em Paris", "Continuidade dos Parques", "As Babas do Diabo", "A Ilha ao Meio-dia", entre muitos outros.

Esta edição de "Todos os Contos", em dois volumes com capa dura e mais de 1200 páginas, vem numa caixa com projeto especial de Elaine Ramos. "Bestiário", "Todos os Fogos o Fogo", "As Armas Secretas", "Octaedro", "Fim do Jogo", "Histórias de Cronópios e de Famas", todos os livros fundamentais de Cortázar estão aqui. A edição conta ainda com os dois célebres ensaios do autor sobre a escrita de contos, "Alguns aspectos do conto", de 1963, e "Do conto breve e seus arredores", de 1969, além de um estudo do crítico argentino Jaime Alazraki sobre o Cortázar contista. Você pode comprar o livro neste link.


O que disseram sobre o livro

"Em Cortázar, o conto é entendido como uma totalidade orgânica, uma narrativa de economia rigorosa, uma estrutura em tensão, limitada quanto ao tempo e quanto ao espaço, na qual todos os elementos devem estar, necessariamente, em função do efeito unitário do conjunto." Davi Arrigucci Jr.


Sobre o autor
Julio Cortázar
nasceu em Bruxelas, em 1914, mas em 1918 mudou-se com a família para a Argentina. Em 1951, ele publicou seu primeiro livro, "Bestiário", que se tornaria um dos volumes de contos mais célebres da literatura latino-americana. Mestre da narrativa breve, Cortázar foi também um renovador do romance. Em 1963, publicou "O Jogo da Amarelinha", obra tão radical quanto inclassificável, marco das letras do século XX. Morreu em 1984, em Paris, aos 69 anos.

Livro: "Todos os Contos"
Editora ‏ : ‎ Companhia das Letras; 1ª edição (28 junho 2021)
Idioma ‏ : ‎ Português
Número de páginas ‏ : ‎ 1741 páginas
Autor: Julio Cortázar
Tradução: Heloisa Jahn 

sábado, 20 de novembro de 2021

.: 1x9: "The Big Leap" quer saber "What Prevents Us?"

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em novembro de 2021


O nono episódio de "The Big Leap", "What Prevents Us?", exibido na FOX gringa, leva o público para 2015 com muito choro para a despedida do pai de Mike (Jon Rudnitsky). O que o filho faz no momento de nervosismo? Busca freneticamente pela localização de um pote e acaba perdendo a partida. Triste! Até que somos levados aos dias atuais quando Mike está com Paula (Piper Perabo) fazendo mercado e ele a pede em casamento. Fofo!

Mike e Paula anunciam o casamento para Nick (Scott Foley), até que os dois resolvem a situação ainda melhor garantindo também para o programa: um casamento, gravidez e divórcio para um único episódio. Com essa novidade, o programa segue nas gravações com muito gás. No entanto, Nick resolve gravar um depoimento para Mike e Paula no reality, é impulsionado por Wayne (Kevin Daniels), o que acaba sendo muito cômico. Ainda mais que fica registrado que Nick não gosta de aparecer diante das câmeras.

E não é que Gabby (Simone Recasner) está desconfiada de Reggie (Ser'Darius Blain)? Ao menos um pouquinho, inho. Em casa, Gabby conversa com a mãe sobre a relação com Reggie. Xi! Esse casal não parece estar tão firme. Por outro lado, perto do fim do episódio, um novo rumo é dado ao casal. Assim, Gabby conta a Reggie que viu ele beijando a menina na festa. Mesmo ele dizendo ter recusado, ela não aceita.

Para impulsionar a história de Justin (Raymond Cham Jr.) dentro da série, Monica age mais uma vez. Agora, ela conversa com uma mulher importante do meio da dança: Annie. E conforme o encontro das duas é desenvolvido descobrimos que a relação das duas foi muito, muito próxima. Diante da oportunidade, Justin terá uma grande chance, desta forma, Simon (Adam Kaplan) se desentendem por conta da inveja do rapaz que chega a ponto de dizer que Justin não tem seguidores e nem troféus de dança.

Julia (Teri Polo) e o saradão, que trabalha nos bastidores do reality show, seguem em puro love. Os dois saem em passeio, para se conhecerem melhor, mas Kevin, o "ainda marido" de Julia é encontrado em seu novo ambiente de trabalho por Julia e seu novo love. Que situação!! 

No bar dos amigos de Mike, uma competição de dança, com os participantes do reality e os parças do futuro homem casado. Sequência muito animada e levanta e o episódio. Em contrapartida, a despedida de solteira de Paula está muito mais divertida a ponto de receberem a visita de um encanador. Momento hilário!

No entanto, Julia cai no choro por se dar conta da situação de Paula, com a saúde em crise pelo câncer, mas apesar disso, a amiga se diz muito feliz. Com os amigos, Mike também reflete o momento delicado de Paula. Afinal, um dia todos vamos morrer. Mais uma linda conversa do clube do bolinha liderado por Mike. 

Enquanto isso, Nick corre atrás do pedido de divórcio de Mike, pois precisa conseguir casar Mike e Paula no programa. Sim! Mike ainda é casado. Para convencer a ex-mulher de Mike, Nick faz um acordo inusitado e até conversa com ela para que assine os papeis do divórcio. Situação um tanto que hilária, uma vez que a conversa vai por um caminho muito doido. No entanto, o objetivo é alcançado. Ufa!

Para celebrar, ao som de "Marry You" na voz de Bruno Mars, os noivos e convidados se preparam, tendo Nick como o mestre da cerimônia. Ao instrumental de "Stand By Me" os participantes entram para o casamento. E a pergunta que dá o título do episódio é feita por Nick "What Prevent Us". Assim ele inicia o seu discurso para os noivinhos posicionados diante dele.

Trocas de juras de amor, com apontamentos engraçados são feitas pelos pombinhos. Acontece o casório e o dia especial está concretizado tendo um número de dança do grupo ao som "I wanna dance with somebody" de Whitney Houston. Tudo lindo, todos felizes. É então que Gabby vê o vídeo de Reggie beijando outra. Que triste!! E a festa continua para o elenco, mas o ex-marido de Julia aparece por lá e uma discussão acontece. Claro que é um prato cheio para o reality. E não é que Nick e Monica tem o primeiro encontro, na festa do casamento de Mike e Paula?! Own!

Simon pede desculpas a Justin pela forma ciumenta a que reagiu e quando parece que tudo ficaré bem. Monica surge com a notícia de que Justin vai alçar voos mais altos. A cara de Simon é de pura derrota e inveja total. Putz!

Em casa, os pombinhos dançam de modo bem romântico ao som de "Stand By Me". E como quem está apaixonado, Mike quer saber qual o filme favorito de Paula e os dois começam uma troca de informações pessoais trocadas para que se conheçam melhor. Lindo e fofo! Que venha o próximo episódio, mas teremos que esperar duas semanas. Agora só em 29 de novembro!


Seriado: The Big Leap
Temporada: 1
Episódio 9: "What Prevents Us?"
Exibido em: 15 de novembro de 2021, EUA.
Elenco: Piper Perabo (Paula Clark), Scott Foley (Nick Blackburn), Teri Polo (Julia Perkins), Mallory Jansen (Monica Suillvan), Ser'Darius Blain (Reggie Sadler), Kevin Daniels (Wayne Fontaine), Simone Recasner (Gabby Lewis), Anna Grace Barlow (Brittney Lovewell), Jon Rudnitsky (Mike Devries), Raymond Cham Jr. (Justin Reyes), Adam Kaplan (Simon Lovewell), Tom Lennon (Zach Peterman), Robert Wisdom (Earl)

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm





.: "Pixinguinha, Um Homem Carinhoso" foca na vida pessoal de compositor

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em novembro de 2021


Quem foi Alfredo da Rocha Vianna Filho? Talvez nem todos saibam a resposta correta para essa pergunta. Contudo, ao trocarmos o nome completo pelo apelido Pixinguinha, diversas músicas, facilmente, serão associadas. E, para saber mais sobre quem foi esse grande artista da música brasileira, o catálogo cinematográfico do Brasil passa a incluir o longa, "Pixinguinha, Um Homem Carinhoso".

O filme com direção de Denise Saracenin e Allan Fiterman tem um elenco com grandes nomes como Milton Gonçalves, Tuca Andrada, Agatha Moreira, Taís Araújo e Seu Jorge, que interpreta o protagonista que é apresentado desde a infância, passa pela adolescência -fazendo o filme ter um início bastante arrastado com interpretações não tão marcantes para o protagonista. 

Aliás, não espere um super filme em 1h e 41 min, pois "Pixinguinha, Um Homem Carinhoso" somente deslancha com a entrada de Seu Jorge, no papel principal. E consegue melhorar mais quando Taís Araújo complementa o elenco em cena ao interpretar Albertina, a Betty, esposa de Alfredo. Juntos enfrentam a maior problemática que é o vício da bebida.

Escrita por Manuela Dias, a trama pessoal da figura da música mostra alguns dramas como a do filho branco adotado e a dificuldade para quitar a casa. Para quem espera ser embalado ao som de choros, maxixes e sambas, a película os recorta em trechos apenas. Ao menos há ligações com intérpretes como Carmen Miranda de "Taí, Eu Fiz Tudo Pra Você Gostar de Mim", por exemplo.

Contudo, vale assistir para entender descrições afáveis a respeito do compositor, como a do historiador André Diniz, autor de "Pixinguinha - O Gênio e o Tempo" (2012) e "Pixinguinha - Um Perfil Biográfico" (2022): "Pixinguinha era um doce de pessoa, um ser humano sem igual, desses incapazes de falar mal de alguém" ou a fala do compositor Vinícius de Moraes que  "é o melhor ser humano que conheço. E que o que eu conheço de gente não é mole...".


Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm

.: Em "Um Lugar ao Sol", Lara e Mateus se casam no sábado

Foto: Rede Globo


Lara (Andréia Horta) não esconde de ninguém que a lembrança de Christian (Cauã Reymond) ainda é viva em seu coração. Mas ela sabe que precisa tentar seguir em frente. Para isso, a jovem resolve finalmente escutar o conselho de Noca (Marieta Severo) dando uma chance a Mateus (Danton Mello). E nas cenas de 'Um Lugar ao Sol' que vão ao ar a partir desde sábado (20), os dois se casam. 

Pouco antes da cerimônia, no entanto, Lara viverá fortes emoções. Enquanto se arruma no quarto, ela conversa com a futura enteada, Marie (Maju Lima). Ao ver um porta-retrato com uma foto de Christian, a menina conta que viu aquele homem mais cedo, em Pouso Feliz. Lara pergunta se Marie tem certeza de que se trata da mesma pessoa da foto, e a filha de Mateus garante que sim.

Noca entra no quarto e flagra a neta desnorteada, em lágrimas, ajoelhada diante de Marie. Ela tenta acalmar Lara e pede que a chef siga em frente e se case com Mateus, que é o que ela tem de real agora na vida.

"Um Lugar ao Sol" é uma novela criada e escrita por Lícia Manzo com direção artística de Maurício Farias. A obra é escrita com Leonardo Moreira e Rodrigo Castilho, com colaboração Carla Madeira, Cecília Giannetti, Dora Castellar e Marta Goés. A direção geral é de André Câmara e direção de Vicente Barcellos, Clara Kutner, João Gomez, Pedro Freire e Maria Clara Abreu. A produção é de Andrea Kelly e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.

.: Céu mostra seu lado intérprete no CD "Um Gosto de Sol"


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico musical.

Revelada em uma nova boa safra de cantoras/compositoras que surgiu nos últimos anos, Céu decidiu lançar um disco para mostrar de forma efetiva o seu lado intérprete. O CD "Um Gosto de Sol" traz apenas composições de outros autores de várias épocas. O trabalho foi muito bem produzido e dá uma noção de parte de suas influências musicais.

Seu tipo de interpretação, mais focado no estilo cool, se encaixou perfeitamente nas canções escolhidas. Ela resgata pérolas da dupla Antonio Carlos e Jocafi (o samba "Teimosa"), Ismael Silva ("Ao Romper da Aurora"), Milton Nascimento (U"m Gosto de Sol", que deu título ao disco), "Rita Lee" ("Chega Mais"), Morris Albert ("Feelings"), Jimi Hendrix ("May This be Love") e Grupo Revelação (o samba "Deixa Acontecer"). Traz também alguns nomes mais recentes, como Fiona Apple (a canção "Criminal") e Beastie Boys ("I Don´t Know"), entre outros.

O resultado dessa aparente salada musical ficou acima da média. Céu não precisou usar a voz com todas as forças para interpretar as canções escolhidas . Está longe de ser um disco de crooner, porque ela preferiu dar a sua versão pessoal das melodias já consagradas. E esse foi o principal acerto dela, além da caprichada produção musical, que conseguiu preencher os espaços de uma forma competente.

A canção "Um Gosto de Sol", escolhida para dar título ao trabalho, é o momento mais emocionante do disco. Muito por conta da força da música mágica de Milton Nascimento, o nosso eterno Bituca. Resgatar a faixa do álbum "Clube da Esquina", que está prestes a completar 50 anos em 2022, foi uma sacada sensacional. No final, o ouvinte fica com aquele gosto de quero mais. Espero que Céu decida produzir algo parecido novamente no futuro. Porque esse trabalho ficou muito acima da média. Vale a pena conferir.

"Chega Mais"

"Um Gosto de Sol"

"Deixa Acontecer"

.: Segunda etapa da Residência Literária Virtual encerra com lançamento


Lançado em julho, com a 16ª edição do Flipoços, a 1ª Residência Literária Virtual, uma iniciativa da GSC Eventos com o Camões Brasília, encerra na próxima quarta-feira, dia 24 de novembro. Ao longo desses meses, os escritores residentes convidados para inaugurar o projeto – Teolinda Gersão e Joel Neto, participaram de cinco webinares para conhecer mais da história literária de Poços de Caldas e assim produzirem seus textos. 

O resultado desse trabalho poderá ser conferido no e-book "1ª Residência Literária Virtual Flipoços Camões – Novos Olhares Sulfururosos, Impressões dos Autores Residentes Joel Neto e Teolinda Gersão sobre a história literária de Poços de Caldas" que será lançado e disponibilizado gratuitamente em várias plataformas. Os textos inéditos serão ainda veiculados no Portal Publishnews e na Revista Pessoa em Portugal.

A mesa "Novos Olhares Sulfurosos, encerramento da 1a Residência Literária Virtual Flipoços Camões” contará com a participação do jornalista Leonardo Neto (Publishnews), Fernanda Garcia (CBL) e Gisele Ferreira (Flipoços), às 18h pelo canal do Festival no YouTube. Ainda no dia 24, acontecerão mais dois encontros que marcarão o projeto Poços Litetária, uma tarde dedicada ao projeto Rotas Literárias Criativas de Minas Gerais. Confira a programação completa:

Mesa 1 - 14h às 15h30 - “Cypriano Joseph da Rocha: uma vida entre Portugal e o Brasil na Idade do Ouro" com o convidado especial o escritor português António Andresen Guimarães (Cartas do Ouvidor Cypriano: uma Rota Literária no Sul de Minas). Participação Decio Zylberstajn (Rotas Literárias: do livro ao Topos (do livro ao lugar). Mediadora Gisele Ferreira, Curadora do Flipoços.

Mesa 2 - 16h às 17h30 - "Literatura, Turismo e Rotas Literárias Criativas" com Milena Pedrosa (Subsecretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais), Ricardo de Oliveira (Secretário de Turismo de Poços de Caldas), Andrea Guimarães (Coordenadora de Inteligência de Mercado do Ministério do Turismo). Mediadora Gisele Ferreira, curadora do Flipoços.

Mesa 3 - 18h às 19h - “Novos Olhares Sulfurosos, encerramento da 1ª Residência Literária Virtual Flipoços Camões” - Lançamento oficial do e-book. Conversa entre Leonardo Neto do Portal Publishnews, Fernanda Garcia (CBL) e Gisele Ferreira, curadora Flipoços.

O primeiro e-book produzido pelo Flipoços ficará disponível ao público gratuitamente no site do Flipoços, Camões Brasil, Portal Publishnews e na Livraria Flipoços www.flipocos.com. A 1ª Residência Literária Virtual Flipoços Camões conta com o patrocínio do BDMG Cultural, apoio cultural do Portal Publishnews Revista Pessoa (Portugal), CBL e editora Oficina Raquel. Realização: GSC Eventos Especiais e Co-realização: Camões Brasília. Para mais informações entrar em contato pelo (35) 3697 1551 na GSC Eventos Especiais, Poços de Caldas. Minas Gerais, Brasil.

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