terça-feira, 24 de outubro de 2017

.: Participe: Documentário “Cultura do Desperdício” inspira competição

Programa gratuito terá competição de programação entre alunos, que contarão com mentoria do criador do documentário, Sérgio Lopes


A área de Tecnologia do SENAI-SP (em parceria com a JPMorgan Chase Foundation) criou o programa SENAI Code Experience, que oferece cursos gratuitos em São Paulo em diferentes áreas da programação – mobile, front-end, back-end e IoT (Internet das Coisas).

As aulas têm o objetivo de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, com a oportunidade de interagirem com profissionais da área de tecnologia da informação com uma carga horária disciplinar de 380 horas na unidade do SENAI localizada na Alameda Barão de Limeira.

Na etapa final do curso os alunos participam de um Hackaton (maratona de desenvolvimento). Impactados pelo documentário Cultura do Desperdício, os organizadores da disputa convidaram os realizadores do “Cultura do Desperdício” para atuarem como mentores e curadores dos projetos que envolvam a questão do desperdício.

Sérgio Lopes, sócio-diretor da produtora Conteúdos Diversos e realizador de “Cultura do Desperdício”, comenta foi convidado para participar como mentor do programa SENAI Code Experience durante o evento de estreia do documentário, realizado na Virada Sustentável. Na ocasião, Lopes foi apresentado pelo Diretor da Unidade de Formação Profissional do SENAI, o professor Estebe Ormazabal, ao Diretor da área de Tecnologia da instituição, professor José Ricardo Mendes.


SENAI Code Experience
Data: de Outubro de 2017 a Abril de 2018
Local: Alameda Barão de Limeira, 539 - Santa Cecilia, São Paulo SP 
Tel.:  3273-5000

.: “Primavera nos Dentes” chega aos palcos cariocas

Projeto que uniu Charles Gavin, Paulo Rafael, Duda Brack, Pedro Coelho e Felipe Ventura para reler repertório que foi gravado nos dois álbuns dos Secos & Molhados, lançados em 1973 e 1974, chega ao Rio de Janeiro no palco do Sesc Copacabana


No fim de outubro, o Sesc Copacabana vai reviver nosso cancioneiro pop setentista ao mesmo tempo em que será palco da vivacidade do hoje. Dia 31 de outubro, terça-feira, às 20h30, o palco carioca recebe pela primeira vez o show “Primavera dos Dentes”, projeto que uniu o baterista e ex-Titã Charles Gavin,o guitarrista Paulo Rafael, a vocalista Duda Brack, o baixista Pedro Coelho e o violinista e guitarrista Felipe Ventura em torno do repertório de uma das mais importantes bandas brasileiras. No palco, o quinteto reinventa os arranjos, inicialmente gravados mais de quatro décadas atrás, com um vigor contemporâneo, trazendo para o tempo de agora canções inesquecíveis, com temas tão atuais. No repertório, as emblemáticas “Sangue Latino”, “Fala”, “O Vira”, “Rosa de Hiroshima”, e outras canções clássicas, todas registradas no álbum recém lançado pelo grupo, junto da gravadora Deck, se juntam a músicas que ficaram de fora do registro de estúdio, como “Assim assado”, Mulher barriguda” e “Prece cósmica”. Sobre isso, Gavin comenta:

Interessante observar que boa parte deste repertório não é tocado ao vivo desde o final prematuro dos Secos & Molhados, em 1974. Diante disto, uma pergunta oportuna se coloca: como explicar a ausência deste patrimônio cultural da música brasileira nos palcos? Talvez a resposta esteja na estrofe da canção Primavera Nos Dentes:

“Quem tem consciência para ter coragem .
Quem tem a força de saber que existe”

O ESPETÁCULO: ‘Primavera nos Dentes’ é o ponto de conexão entre passado e presente que se dá através da poesia inserida na obra do Secos e Molhados, tão atual e propícia para o momento sociopolítico e cultural que estamos atravessando no Brasil e no mundo.

O show evoca toda a força impetuosa desse repertório que marcou a história da música brasileira, estabelecendo um terreno emocionalmente arrebatador - através do estímulo da conexão emocional das pessoas que viveram esse acontecimento na década de 70 e, ao mesmo tempo, traz a força do novo para uma geração que ainda não estabeleceu uma relação profunda com essas canções, mas que se vê devidamente representada nas letras e na linguagem musical contemporânea com que estas foram abordadas na proposta de recriação dos arranjos pelo projeto.

Para além do texto, o espetáculo propõe ao público diversos estímulos sensoriais, como o projeto conceitual de iluminação, figurino e performance, referenciados na estética que o grupo trouxe na década de 70, mas adaptados à uma linguagem contemporânea, instaurando um terreno lúdico e lisérgico, que conduz a platéia a uma catarse que encosta na utopia sem dissolver o discurso real do dia-a-dia.

O DISCO: ‘Primavera nos Dentes’ traz uma seleção de 11 músicas escolhidas a dedo dentre as 26 canções que integram o repertório dos álbuns de 1973 e 1974 do grupo Secos & Molhados.

O disco, que será lançado em formato digital (em agosto de 2017) e em vinil (com previsão para setembro de 2017) pela gravadora Deckdisc (cujo fundador e presidente é João Augusto), foi gravado entre março e maio de 2017 no Estúdio Tambor, no Rio de Janeiro. Os arranjos são assinados pela heterogênea banda, formada por Charles Gavin na bateria, Duda Brack nos vocais, Felipe Pacheco Ventura no violino e na guitarra, Paulo Rafael na guitarra principal e Pedro Coelho no baixo, a produção musical é assinada por Rafael Ramos (Pitty, Los Hermanos, Cachorro Grande, entre outros), a mixagem é de Vitor Farias (Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Milton Nascimento, Elis Regina, Jards Macalé, Elza Soares, Paralamas do Sucesso, entre outros) e a masterização é de Ricardo Garcia (Magic Master). O disco ainda conta com a participação da percussão marcante de Marcos Suzano, como músico convidado na faixa ‘Sangue Latino’.

O álbum é como uma linha, que tece sobre o fio do tempo toda a atualidade presente no discurso das canções, sem perder de vista todas as novas linguagens musicais que se desenvolveram ao longo desses 40 anos. O que se ouve em ‘Primavera nos Dentes’ é uma sonoridade contemporânea, híbrida e democrática, que flerta com a MPB, o rock tradicional, o indie, a psicodelia, a música regional nordestina, a música tribal, contando ainda com leves sotaques da música latino-americana e oriental. Uma verdadeira flora musical, abrangente, que, nem por um segundo, perde a identidade e a coerência.

Primavera dos dentes
31 de outubro (terça-feira) | Horário: 20:30h
Sesc do Copacabana - Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
Ingressos: R$ 7,50 (associado do Sesc), R$ 15 (meia), R$ 30 (inteira)
Informações: (21) 2547-0156
Bilheteria - Horário de funcionamento: Segundas - de 9h às 16h; Terça a Sexta - de 9h às 21h; Sábados - de 13h às 21h; Domingos e feriados - de 13h às 20h.
Classificação indicativa: Livre
Duração: 1h 30min

.: Imperator: Matanza transmite curta-metragem em show de Halloween


Além do filme, que junta os clipes da nova música “Na Lama do Dia Seguinte” com a antiga “Santânico”, evento terá uma série de atrativos ao público



Para os roqueiros cariocas o mês de outubro será motivo de comemoração dupla. Além de ser época de Halloween, o Matanza fará o show de lançamento de seu primeiro curta-metragem oficial, intitulado “Quando a lua cheia sai”, no dia 28, em um evento caracterizado pelo horror e por tudo o que há de mais sombrio no universo. O local do “enterro do vocalista Jimmy London” será o Imperator, no bairro do Meier, e o “velório” começará às 20h, com abertura da banda Diabo Verde.

O filme, que tem duração de 12 minutos e foi dirigido pelo cineasta Alex Medeiros, será exibido em telão após a apresentação do quarteto convidado. Nele há a regravação de “Santânico” do álbum “Santa Madre Cassino”, de 2001, além da inédita faixa “Na Lama do Dia Seguinte”, que promete mais uma letra sobre bebedeira e ressaca, além do countrycore animado e característico do Matanza. Outros pequenos filmes de terror também serão transmitidos.

O Halloween “matanziano” será um evento repleto de interatividade para o público. O cenário será todo montado no perfil de terror, com máquinas de fumaça e músicas macabras já na bilheteria do Imperator, dentro do Centro Cultural. Um concurso de melhor fantasia será realizado e premiará com um kit surpresa da DarkSide Books as duas melhores (uma adulta e uma infantil), haverá um espaço para os fãs tirarem fotos de recordação em um ambiente inspirado na temática do curta-metragem. As camisetas da Antiplay T-Shirts estarão à venda, assim como os acessórios tenebrosos (anéis, cordões, bolsas, cintos, etc) da Ana Tinan, os docinhos da Rock’n Bakery e a galera do Black Moon Tattoo Estudio promoverá mais um Flash Day, com as tatuagens disponíveis para serem realizadas na hora.

“Todo evento no Imperator já é uma festa. As famílias fantasiadas a cada Dia das Bruxas já me deixam absurdamente bem-humorado, afinal de contas, nada pode ser melhor do que um show com criancinhas vestidas de monstro. Agora imagina somar a isso o grande barato de festejar o lançamento de um curta recheado de terror, que nosso brother Alex Medeiros dirigiu? Vai ser do cacete e eu mal posso esperar por este dia”, confessa Jimmy London.

Sobre o Matanza: Criada em 1997, no Rio de Janeiro, a banda de rock pesado Matanza é uma das mais bem-conceituadas e respeitadas no cenário nacional. Com seu estilo único de fazer música, o quinteto formado por Jimmy London (vocal), Mauricio Nogueira (guitarra), Jonas Cáffaro (bateria), Dony Escobar (contrabaixo) e Marco Donida (guitarra) já se apresentou em mais de 100 cidades brasileiras e em grandes festivais, como o Sepulfest (2004), o Rock In Rio (2011), a Virada Cultural (2016) e o Lollapalooza Brasil (2016), por exemplo.

No Brasil, o Matanza é pioneiro do estilo “countrycore”, que mistura o country norte-americano à energia e intensidade do hardcore, com pitadas de thrash metal e o folk irlandês. Sempre com letras bem-humoradas, o grupo conta histórias de bebedeiras, ressacas e brigas de bar em sua maioria, porém também faz críticas sociais em músicas como “Orgulho e Cinismo” e “Odiosa Natureza Humana”.

O Matanza já atraiu mais de 47 milhões de views em seus vídeos oficiais no Youtube, possui cerca de 46 mil seguidores no Twitter, 34 mil no Instagram e mais de meio milhão no Facebook. Em 2012, foi criado e produzido pelos próprios integrantes, o Matanza Fest, festival de rock que já teve sete edições e a participação de bandas de várias gerações.


SERVIÇO
Dia: Sábado, 28/10/2017
Horário: 20h às 24h
Local: Imperator Centro Cultural João Nogueira
Endereço: Rua Dias da Cruz, 170 – Meier, Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21)2597-3897
Classificação etária: 16 anos (menores de 16 anos só podem entrar acompanhados por um responsável legal)
Pontos de venda de ingressos:
Bilheteria do Imperator ou através do link http://imperator.art.br/
https://m.ingressorapido.com.br/tickets?id=2144&b=1

Preços:
Inteira: R$ 80,00
Meia-entrada: R$ 40,00
OBS: Pessoas que apresentarem comprovante de residência no Rio de Janeiro pagam meia-entrada

.: “Exathlon Brasil” bate recorde de audiência e marca 4 pontos

Nessa terça-feira, competidores disputam prova que vale lasanha


O Exathlon Brasil de segunda-feira, dia 23 de outubro, registrou a melhor audiência desde a estreia. O reality da Band marcou 4 pontos de audiência e share de 5% no horário (20h28 às 21h15).

No programa desta terça-feira, Heróis e Guerreiros voltam a se enfrentar após terem curtido um dia de festa em um catamarã em La Romana, um destino paradisíaco na República Dominicana, local onde está sendo gravado o reality.
Para garantir um prato com dois pedaços bem quentes de lasanha, as duas equipes terão que jogar uma adaptação do handebol na areia. Com duas pessoas na linha e uma no gol, os times se enfrentarão nesse esporte de contato e o clima vai se acirrar.

Cada partida termina com quem fizer dois gols primeiro, garantindo um ponto para a equipe. Com uma dieta bastante restritiva, Heróis e Guerreiros farão de tudo para levar a lasanha para casa.
  
Exathon Brasil é um formato da Acun Medya. O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 20h20, logo após o Jornal da Band e às segundas e quintas-feiras às 22h30. Saiba mais sobre o programa no site oficial e curta as redes sociais do Exathon Brasil no Facebook, Twitter e Instagram.

.: Teatro do Incêndio abre novas inscrições para residência

Entre os dias 1º e 25 de novembro, a Cia. Teatro do Incêndio abre inscrições para o 3º Edital A Aurora é Coletiva – Residência Artística. Serão selecionados dois coletivos teatrais para desenvolverem trabalhos de pesquisa estética e/ou imersão em suas produções.

Durante quatro meses (de 1º de dezembro de 2017 a 18 de abril de 2018), os grupos poderão trabalhar nas dependências da sede do Teatro do Incêndio, tendo apoio financeiro de R$ 16.000,00.

As inscrições devem ser feitas unicamente pelo portal SP Cultura - http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/projeto/3248/, onde pode ser acessado o regulamento e o edital. Os selecionados serão convocados para uma reunião a fim de formalizar a parceria, até o dia 30 de novembro.

Como parte do projeto, ao final da residência, os coletivos contemplados participarão de uma semana de experimentação com os atores do Teatro do Incêndio, dentro do projeto Poesia Cênica Conjugada, aberto gratuitamente ao público.

A Aurora é Coletiva – Residência Artística integra o projeto A Gente Submersa, contemplado pela 29ª edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Destina-se, exclusivamente, a grupos e/ou coletivos do município de São Paulo que tenham trabalhos continuados de pesquisa e atividades comprovadas, por mais de cinco anos.

“O intuito é possibilitar que os grupos continuem organizados, sem paralisarem suas atividades, já que o número de coletivos que realizam um trabalho de pesquisa continuada é muito maior que o total de editais oferecidos atualmente em todas as esferas”, argumenta Marcelo Marcus Fonseca, diretor e fundador da Companhia Teatro do Incêndio.

Mais informações
A Aurora é Coletiva – Residência Artística
3º Edital de Chamamento Público: http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/projeto/3248/
Telefones: (11) 2609-3730 e (11) 99587-1971.
E-mail: producao.teatrodoincendio@hotmail.com
Teatro do Incêndio: Rua 13 de Maio, 48. Bixiga. São Paulo.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

.: Balanço de reality show: Por que "A Fazenda" ficou chata?

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em outubro de 2017



"A Fazenda - Nova Chance" estreou na Record TV, em 12 de setembro, ou seja, há mais de um mês e nesse "andar da carruagem" degringolou e passou a ficar chata ou previsível. Durante esse tempo, usufruir do Ao Vivo, serviço grátis, permanece uma luta. As propagandas abrem, seja em pop up, comercial na tela cheia de exibição -sem a opção "Pular anúncio"- e um banner. Sim! Todas as três publicidades abrem e eis que surge o aviso ilustrado com cones de construção: "Oops! Algo deu errado. Por favor, recarregue a página." É preciso ter a paciência de Jó!

Não bastando todo o esforço perdido na tentativa de acompanhar o 24 horas, pelo site oficial, que toda sexta-feira, é movido pela exibição de "Melhores momentos" ou comentários de duas "Personalidades da mídia" (uma homenagem a Andressa Urach): Marcela Tavares e outra que não lembro o nome. Por quê isso? O público não pode ser saber qual peão levou a chave do container na prova!? Óóóóó! Fica a sensação de que quem assiste sabe tudo o que está escrito nos envelopes e que vai adivinhar, exatamente, como o jogo vai ser desenrolado. Pelo amor!!

Outro ponto esquisito é o de uma repórter que foi anunciada, mas pouco deu as caras: Sheila Mello. Ela? Fez uma brincadeirinha com os peões. Agora, ninguém mais sabe, ninguém mais viu! No programa exibido na Tv, a única certeza é de ver o apresentador-robô, que não deixa de agir de modo engessado.

No reality, as histórias dos participantes -ou parte delas- estão furadas e extremamente desconexas. Yuri chama Monick Camargo de "piranha" que mostra o quanto sabe se defender. Ok! Eis que, por esses dias, ele deu um tapa na cara dela e tudo foi para debaixo do tapete. Nenhuma satisfação foi dada a quem assiste o programa e nada sabe sobre o desfecho de tal cena.



Seguindo adiante há a relação confusa e exagerada de Ana Paula Minerato e Marcos Harter. No Ao Vivo, quem assiste percebe bem o que acontece entre eles, mas na edição o ápice ficou na briga de que ele disse ter feito sexo e ela negou veementemente. Após essa polêmica, que dividiu todos os peões, os dois têm posado de casalzinho, protagonizando DRs e, recentemente, um fim. Hã?! Distante dela, ele dá uma de Gepeto, criando itens com madeira. Que raio de roteiro é esse, minha gente?

Já Flávia Viana e Marcelo Zangrandi saíram do chove e não molha e assumiram namoro de reality. Ok! Por outro lado, Ié Ié vive de blá blá blá com Marcos Harter, o maior desafeto da "amada" dele. E, não satisfeito, na última festa, passou um tempão num sofá em formato de boca dando satisfações ao Doutor Hater (como o apresentador do Legendários, Marcos Mion, costuma chamá-lo). Why?

Seguindo para a peoa Aritana, que demonstra ser amiga de Marcos, é uma pessoa que vive de cara feia. Diz ser assim, mal-humorada. Ok! Por outro lado, na baia ao lado de Ié Ié e Flávia, o jogo mudou muito para ela que perdeu o peso no rosto, pois tem dado boas risadas com os dois. Enquanto isso, na sede, está Rita Cadillac, outra que distribuía mal-humor, mas depois que voltou da roça com Nahim, mudou bastante. Mas... foi o suficiente? Acredito que ainda não!

Outro que faz um jogo solo, embora seja um perfeito fofoqueiro, em nome das estratégias, é Uai Matheus. Contudo, ele traz leveza com as brincadeiras que faz com os participantes, até com a irritadíssima Cadillac. Não há como negar, o trio (Flávia, Ié Ié e Matheus) muda o ambiente quando o lado brincalhão deles está atacado. Já Conrado, sozinho, sem os seus escudeiros Dinei e Nahim ficou deslocado. Totalmente perdido. Pois é, não há mais com quem trocar estratégias, meu caro! Esse é o resultado do péssimo jogo que Conrado investiu desde o início e, agora, está sofrendo as consequências.



Já Monique Amin segue em cima do muro, não se envolve tão profundamente com ninguém. Faz a amiga dos peões. Provocou Marcos, para defender Minerato e até se desentendeu com Aritana por conta de um morango, mas tudo isso já é passado. Sim! Ela é uma pessoa alto-astral e segue o jogo na boa, curtindo a casa e tudo o que está vivendo.

Para quem eu estou torcendo? Confesso que ainda não tenho um escolhido. 



* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do www.photonovelas.com.br. Twitter: @maryellenfsm 


Alguns tweets e vídeos de destaque:




.: Melhoramentos comemora 85 anos de idade de Ziraldo

Ele será tema de todas as feiras de livros e festas literárias das quais a Editora participar. Também atuará como embaixador do Projeto Escola Parceira da Leitura, recém-lançado


Um dos escritores mais amados por gerações e gerações de leitores, o criador do best-seller O Menino Maluquinho chega aos 85 anos de idade atraindo legiões de fãs. Tanto que Ziraldo é uma das atrações que não podem faltar no estande da Melhoramentos nas principais feiras de livro. Nesses eventos, as filas para conseguir um de seus famosos autógrafos são conhecidas assim como a disposição do escritor que, muitas vezes, fica até 5 horas por dia atendendo os fãs.  

Uma data emblemática como essa, portanto, não poderia passar em branco. Por isso, a Melhoramentos, com quem Ziraldo celebra uma parceria de 37 anos, programou um ano de comemorações – com um selo comemorativo criado pelo próprio Ziraldo. O escritor será tema de todas as feiras de livros e festivais literários dos quais a editora participar.

Ziraldo também será o embaixador do Projeto Escola Parceira da Leitura, uma iniciativa recém-lançada pela Melhoramentos com o objetivo de ampliar o repertório literário dos estudantes e auxiliar os estabelecimentos de ensino a formar leitores competentes. A iniciativa engloba um conjunto de ações para envolver todos os atores da comunidade: alunos, professores, famílias, funcionários. O projeto disponibiliza um acervo de livros da Editora Melhoramentos em um evento especial, que conta com a presença de renomados escritores e palestrantes. Sempre que a agenda de Ziraldo permitir, ele participará dessas ações. É dele também os traços que ilustram o logotipo do projeto. 

Parceria produtiva: A longa parceria entre Ziraldo e a Melhoramentos teve início em 1980, justamente com o lançamento de O Menino Maluquinho. Na época, ele já era um autor conhecido pelas obras Flicts e O Planeta Lilás, grandes sucessos na década de 1960. Muito divulgados, esses textos foram transformados em peças teatrais e eram largamente adotados nas escolas. Por isso, os lançamentos do autor já atraíam filas enormes. Curiosamente, o primeiro trabalho que ele fez para a Melhoramentos foi o desenvolvimento de uma linha de cadernos e blocos. 

Em quase quarenta décadas, o autor já lançou mais de 200 obras pela Melhoramentos, entre literatura, livros de pano e de atividades. Somados, representam mais de 6 milhões de exemplares. Dentre os destaques, além de O Menino Maluquinho (com mais de 3,5 milhões de exemplares vendidos e 116 edições), estão Uma Professora Muito Maluquinha; Menina Nina; O Menino da Lua; Nino, o Menino de Saturno; o juvenil Vito Grandam. Seu lançamento mais recente é o livro Meninas, de 2016, que aborda a fase mágica da infância das garotas e é uma resposta à provocação de uma pequena leitora, em uma seção se autógrafos em Vitória-ES, que perguntou ao escritor por que ele só falava de meninas em seus livros. 
A Melhoramentos também produziu 27 títulos digitais do autor, sendo três aplicativos. Um desses trabalhos, o Flicts, ficou em terceiro lugar no Prêmio Jabuti – Categoria Melhor Infantil Digital.  

Documentário: Um dos autores brasileiros que ganharam o mundo, Ziraldo tem em torno de 50 títulos traduzidos para mais de 10 idiomas, como inglês, francês, alemão, espanhol, catalão, sueco, norueguês, japonês, chinês e hebraico. Uma trajetória invejável que faz se multiplicar as comemorações de seus 85 anos de idade. Muitas tocantes, como o documentário A casa do Ziraldo, uma produção da Lumen em parceria com o Canal Curta!, que exibirá com exclusividade a produção. Conduzido pelo olhar afetuoso de sua filha, a diretora Daniela Thomas, o documentário refaz a trajetória de Ziraldo passeando por seu acervo pessoal e retratando a rotina de trabalho em seu ateliê. 

Muita história para contar: E não faltam histórias. Formado bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Minas Gerais, de Belo Horizonte, Ziraldo Alves Pinto enveredou desde cedo por atividades que exploravam a criatividade, talento revelado já na infância através de seus desenhos. Nascido na cidade mineira de Caratinga, em outubro de 1932, o primogênito de sete irmãos, que foi batizado com a junção dos nomes dos pais, a costureira Zizinha Alves Pinto e o guarda-livros Geraldo Alves Moreira Pinto, sempre teve o incentivo da família para explorar seu talento. Tanto que, com apenas 6 anos, publicou seu primeiro desenho no jornal A Folha de Minas.

Leitor de escritores como Viriato Correia e Clemente Luz e apaixonado pelos quadrinhos de Hal Foster, Alex Raymond, V. T. Hamlin e R. B. Fuller, com 16 anos transferiu-se para o Rio de Janeiro-RJ, onde cursou o científico, levando na bagagem sua produção de caricaturas, histórias em quadrinhos, cartazes políticos, ilustrações, contos e poesias. Enquanto procurava trabalho, publicou desenhos em revistas como Coração, Sesinho, Vida Infantil e Vida Juvenil e O malho. Dois anos depois, voltou para Minas Gerais, prestou serviço militar e ingressou na faculdade de Direito.

Já formado, em 1957 passou a publicar regularmente na revista A Cigana e, no ano seguinte, mudou-se definitivamente para o Rio de Janeiro e começou a trabalhar na revista O Cruzeiro Internacional. Nos anos 1960, criou uma turma para o personagem Saci-Pererê, que já aparecia na revista O Cruzeiro, e acabou virando desenhista de histórias em quadrinhos com o lançamento da revista Pererê, da qual faziam parte o Saci e toda a turma. Uma coisa foi levando à outra e, em 1969, publicou o primeiro livro destinado ao público infantil, Flicts, que aborda a história de uma cor que não encontra seu lugar no mundo. 

Nessa época, sua obra como desenhista e cartunista já havia conquistado reconhecimento internacional. Inclusive com premiações, como o Oscar Internacional de Humor, arrematado no 32.º Salão Internacional de Caricaturas, em Bruxelas, e foi o primeiro latino americano a ser convidado a fazer um cartaz para o Unicef. 

Foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, ao lado de Jaguar, Claudius e Sérgio Cabral, entre outros, que foi publicado de 1969 a 1991. Como sempre expressou suas posições políticas, durante a Ditadura Militar no país, foi preso diversas vezes. 

Sobre a Editora Melhoramentos: Há mais de 125 anos, a Editora Melhoramentos ocupa posição de destaque nas diversas áreas em que atua. É referência no mercado editorial com milhares de títulos publicados. À frente de seu tempo desde a fundação, ela se distingue pelo pioneirismo de suas obras, pelos autores e avanços editoriais aos quais se dedica. www.editoramelhoramentos.com.br


.: O que o caso da Escola Goyases nos ensina sobre Bullying?

Especialista fala sobre o ato e como o problema deve ser encarado por pais, professores e sociedade


O atentado na Escola Goyases, em Goiânia, em que um aluno de 14 anos abriu fogo contra os colegas dentro da sala matando dois e ferindo outros quatro, chama novamente nossa atenção para um assunto delicado e que deve ser discutido e tratado: o bullying. O tema precisa de muita atenção principalmente no que se refere ao âmbito escolar, já que tal atitude não fica apenas na escola, e acaba afetando outras instâncias da vida das pessoas que sofrem com essa “violência”.

Para Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar, é importante consolidar seus conceitos e lutar para o combate de sua progressão no meio escolar. “O papel que a escola precisa desempenhar em relação ao bullying com as crianças, é o de amenizar qualquer distância que menospreza ou impossibilita o outro de mostrar o seu potencial”, explica a especialista. 

Segundo a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (APRAPIA), o bullying está relacionado a todas as formas de atitudes agressivas, realizadas de forma voluntária e repetitiva sem motivação evidente, cometidas por um ou mais estudantes contra outro, causando dor e angústia e realizada dentro de uma relação desigual de poder.

No Brasil, 20% dos estudantes alegam já ter praticado algum tipo de bullying, tais dados foram levantados pelo IBGE, que entrevistou mais de 100 mil alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Na mesma pesquisa, 51,2% dos estudantes não souberam especificar um motivo para ter cometido tal agressão. A maioria dos casos está relacionada à aparência do corpo, seguida da aparência do rosto, raça/cor, orientação sexual, religião e região de origem. Geralmente, tais atos acontecem sem o conhecimento dos pais e professores, com consequências graves como o medo e insegurança, que atrapalham não só os estudos, como a vida pessoal daquela criança ou adolescente.

De acordo com Ana Regina, a escola precisa trabalhar e se desenvolver para que a tomada de consciência aconteça de modo geral, desde a equipe pedagógica, o administrativo até os discentes. “Devemos estar atentos para detectar o processo e trabalhar em prol dos alunos vitimizados pelo Bullying. Essa mobilização talvez seja uma alternativa para diminuir tal sofrimento. Cabe também ao núcleo escolar proporcionar aos alunos a participação em feiras culturais, exposições, diálogo com outros colegas e assim por diante, deixando-os mais à vontade no meio”, detalha.

Segundo a especialista, essas crianças e adolescentes chegam aos consultórios com bastante dificuldade e sofrimento, e, infelizmente, a maior parte delas não terá atendimento adequado, e, em alguns casos, nem o reconhecimento da situação. Por isso, para a melhor forma de combater o bullying é investir em prevenção e estimular a discussão aberta com todos os atores da cena escolar, incluindo pais e alunos. Orientar os pais para que possam ajudar, pois os mesmos devem estar sempre alertas para o problema, seja o filho vítima ou agressor, ambos precisam de ajuda e apoio psicológico.

“Quem é vítima de tal ato, acaba desestimulada a frequentar as aulas por medo de ser humilhada. O Bullying é um problema sério que precisa ser extinto, com o apoio do colégio, pais e próprios alunos. É o tipo mais frequente e visível da violência juvenil. Administrar o problema nas escolas é fundamental por ser um local de socialização das crianças e o segundo ambiente de convívio depois do familiar”, completa a especialista.

.: Justin Timberlake será a atração do SUPER BOWL LII HALFTIME SHOW

Apresentação acontece dia 4 de fevereiro, com exibição pela NBC


O superstar global Justin Timberlake abrirá o evento Pepsi Super Bowl LII Halftime, com exibição pela NBC, que acontecerá no Bank Stadium, em Minnesota, no domingo, 4 de fevereiro de 2018.

Ator e músico multitalentos, Timberlake já ganhou diversas premiações, entre elas dez Grammys. Nascido em Memphis, no Tennessee, rapidamente tornou-se um músico altamente respeitado, ganhando dois Grammys por seu álbum solo, "Justified". Justin foi reconhecido por uma série de performances, incluindo Melhor Performance Vocal Pop, Melhor Álbum Vocal Pop, Melhor Gravação de Dança e Melhor Vídeo de Música. Timberlake foi nomeado recentemente para um Academy Award® pela música “Cant Stop the Feeling!”, do filme Trolls, que lhe rendeu seu 10º Grammy.

Ator talentoso, Timberlake já apareceu em diversos filmes, incluindo “Apha Dog”, “Entre o Céu e o Inferno”, “Shrek Terceiro” e “A Rede Social”. Ele também ganhou 4 Emmys por suas aparições no programa “Saturday Night Live”. Justin também irá co-estrelar o filme “Wonder Wheel”, com estreia no final deste ano.

Esta será a terceira vez de Timberlake no palco do Super Bowl Half-Time, concedendo-lhe o posto de cantor individual com o maior número de aparições no show de intervalo mais famoso do mundo. Ele já atuou nos Super Bowls XXXV e XXXVII.

O anúncio de sua apresentação é apenas o começo: os fãs já podem visitar a Pepsi.com para ver os bastidores da jornada de Timberlake ao Pepsi Super Bowl LII Halftime Show, bem como outras surpresas ao longo do caminho.

Timberlake junta-se a uma estimada lista de recentes performances do Halftime Show, incluindo Lady Gaga, Coldplay, Beyoncé, Katy Perry, Bruno Mars, Madonna, The Who, Bruce Springsteen e The E Street Band, Tom Petty e Heartbreakers, Prince, Rolling Stones, Paul McCartney, U2 e mais.

O Pepsi Super Bowl Halftime Show é o evento musical mais assistido do ano. O show do ano passado foi o evento musical mais assistido de todos os tempos em todas as plataformas e o melhor desempenho do halftime show do Super Bowl da história através de canais digitais e de transmissão, chegando a mais de 150 milhões de pessoas, conquistando mais de 80 milhões de visualizações e totalizando 260 milhões de minutos assistidos. O Super Bowl LII and Halftime Show será transmitido pela NBC diretamente do Bank Stadium em Minnesota, nos Estados Unidos.

Super Bowl LII marca o sexto ano da Pepsi como principal patrocinadora do Super Bowl Halftime Show e o 16º ano como parceira da NFL. A Pepsi e a NFL se juntaram novamente para oferecer aos fãs uma experiência de intervalo digna do maior palco da cultura pop.

O Pepsi Super Bowl LII Halftime Show é uma produção NFL Network e contará com produção executiva de ricky kirshner e direção de hamish hamilton.

Para mais informações, acesse SuperBowl.com.

.: Carminho, expoente da música portuguesa, canta Tom Jobim em SP

Jovem cantora traz ao Teatro Bradesco, em 16/12, disco que tem parcerias com Marisa Monte, Chico Buarque e Maria Bethânia


Crédito: Léo Aversa

Grande voz do fado e uma das artistas portuguesas de maior projeção internacional, Carminho volta ao Brasil em 16 de dezembro, no Teatro Bradesco de São Paulo, para apresentar o quarto disco de sua carreira, “Carminho Canta Tom Jobim”, lançado no final de 2016.

Convidada pela própria família de Tom a interpretar composições do mestre brasileiro, Carminho incluiu Marisa Monte, Chico Buarque e Maria Bethânia em um trabalho inesquecível. O álbum tem direção musical e arranjos de Paulo Jobim e chega agora ao Brasil, via Biscoito Fino.

A artista sobe ao palco gabaritada, também, pelo sucesso do disco “Canto”, no qual gravou inédita parceria de Caetano Veloso com seu filho mais novo, Tom. Além dos seus dois primeiros trabalhos (“Fado” e “Alma”), reconhecidos em toda Europa.

Sobre Carminho: Nasceu no meio das guitarras e das vozes do fado, filha da conceituada fadista Teresa Siqueira. Durante a faculdade, cantava em casas de fado e recebeu várias propostas para gravar, mas decidiu esperar. Licenciou-se em marketing e publicidade e percebeu que cantar exigia uma maturidade e um mundo que ainda não tinha. Durante um ano, viajou pelo globo, participou de missões humanitárias e regressou a Lisboa decidida a entregar-se por inteiro a um percurso artístico.

“Fado”, o seu primeiro disco, de 2009, alcançou a platina e abriu os corações de Portugal à sua voz e as portas do mundo ao seu talento: melhor álbum de 2011 para a revista britânica "Songlines", performances no Womex 2011, em Copenhague, e na sede parisiense da UNESCO, no âmbito da candidatura do fado a patrimônio mundial.

No mesmo ano, colaborou com Pablo Alborán em “Perdoname” e tornou-se a primeira artista portuguesa a atingir o número 1 do top espanhol. Em 2012, o segundo álbum, “Alma”, estreou no primeiro lugar de vendas em Portugal e alcançou posições de destaque em vários tops internacionais.

Depois de passar pelas principais salas da Europa e do mundo, Carminho cantou no Brasil e realizou o sonho de gravar com Milton Nascimento, Chico Buarque e Nana Caymmi, resultando em uma reedição de “Alma” com três novos temas.

No final de 2014, editou “Canto” e a sua relação com o Brasil ganhou raízes ainda mais profundas. Carminha gravou a primeira parceria de Caetano Veloso com o seu filho mais novo, Tom, a inédita “O Sol, Eu e Tu”. “Canto” inclui também dueto com Marisa Monte e participações especiais de Jaques Morelenbaum, António Serrano, Carlinhos Brown, Javier Limón, Naná Vasconcelos, Dadi Carvalho, Jorge Hélder e Lula Galvão.

Em 2016, na sequência de um convite endereçado pela família de um dos maiores compositores do mundo, gravou “Carminho canta Tom Jobim”, com a última banda que o acompanhou ao vivo nos seus derradeiros dez anos, partilhando temas com Marisa Monte, Chico Buarque e Maria Bethânia.


CARMINHO CANTA TOM JOBIM
Classificação: livre
Duração: 90 minutos
SÃO PAULO (SP)
Dia 16 de dezembro
Sábado, às 21h
Teatro Bradesco (Rua Palestra Itália, 500 / 3º piso – Bourbon Shopping São Paulo)
www.teatrobradesco.com.br

INGRESSOS:
Setor
Frisa 3º andar
R$ 80,00 - Inteira
 R$ 40,00 - Meia-entrada
Frisas 2º andar
R$ 80,00 - Inteira
 R$ 40,00 - Meia-entrada
Frisa 1º andar
R$ 120,00 - Inteira
 R$ 60,00 - Meia-entrada
Balcão Nobre
R$ 100,00 - Inteira
 R$ 50,00 - Meia-entrada
Camarotes
R$ 160,00 - Inteira
 R$ 80,00 - Meia-entrada
Plateia (O a W)
R$ 140,00 - Inteira
 R$ 70,00 - Meia-entrada
Plateia (A a N)
R$ 160,00 - Inteira
 R$ 80,00 - Meia-entrada

- 50% de desconto para clientes e funcionários do Banco Bradesco. Guichê exclusivo na Bilheteria do Teatro. Limitado a 200 ingressos, sendo quatro ingressos por sessão por titular do cartão, mediante pagamento com a utilização do cartão de débito ou crédito Bradesco. Exceto Corporate e Bradescard;
-40% de desconto para usuário dos cartões Zaffari Card e Bourbon Card, na compra de até dois ingressos por titular do cartão na bilheteria do teatro.

* Descontos não cumulativos com meia entrada e outras promoções, limitado até 200 ingressos de cada sessão/espetáculo.
** Política de venda de ingressos com desconto: as compras poderão ser realizadas nos canais de vendas oficiais físicos, mediante apresentação de documentos que comprovem a condição de beneficiário. Nas compras realizadas pelo site e/ou call center, a comprovação deverá ser feita no ato da retirada do ingresso na bilheteria e no acesso à casa de espetáculo.
*** A lei da meia-entrada mudou: agora o benefício é destinado a 40% dos ingressos disponíveis para venda por apresentação. Veja abaixo quem têm direito a meia-entrada e os tipos de comprovações oficiais em São Paulo:
- IDOSOS (com idade igual ou superior a 60 anos) mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
- ESTUDANTES mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) nacionalmente padronizada, em modelo único, emitida pela ANPG, UNE, UBES, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos. Mais informações: www. documentodoestudante.com.br 
- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ACOMPANHANTES mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.
- JOVENS PERTENCENTES A FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA (com idades entre 15 e 29 anos) mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.
- JOVENS COM ATÉ 15 ANOS mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
- DIRETORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, SUPERVISORES E TITULARES DE CARGOS DO QUADRO DE APOIO DAS ESCOLAS DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAIS mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto.
- PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL E DAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto.
**** Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição
do beneficiário no momento da compra e retirada dos ingressos ou acesso ao teatro, será exigido o pagamento do complemento do valor do ingresso.

ATENÇÃO: Não será permitida a entrada após o início do espetáculo.

Capacidade: 1.457 pessoas
Acesso para deficientes

Estacionamento:
Isento até 15 minutos
Compras no Záffari acima de R$ 40,00 = 3h de isenção
Self: Primeiras 2 horas = R$ 12,00
Hora adicional = R$ 2,00
Valet Parking: 1ª hora = R$ 16,00
Hora adicional = R$ 10,00
Motos: Primeiras 2 horas = R$ 10,00
Hora adicional = R$ 2,00

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:
Ingresso Rápido: 4003-1212 
www.ingressorapido.com.br
Bilheteria Teatro Bradesco: Rua Palestra Itália, 500 / 3º piso – Bourbon Shopping São Paulo Horário de funcionamento: Domingo a Quinta das 12h às 20h, Sexta e Sábado das 12h às 22h.

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