domingo, 6 de abril de 2025

.: "Temporada de Curtas" leva ao Sesc Digital produções celebradas pela crítica


Com curadoria do CineSesc, programação disponibiliza, toda primeira sexta-feira do mês, curtas-metragens recentes, com passagem e prêmios em importantes mostras e festivais do país . Na imagem, “Kabuki”, de Tiago Minamisawa, estreia no Sesc Digital

 
Desde março de 2025, o Sesc Digital disponibiliza uma seleção de curtas-metragens brasileiros a cada primeira sexta-feira do mês. Com curadoria do CineSesc, a “Temporada de Curtas” traz em sua programação produções reconhecidas pela crítica, que revelam a pluralidade do cinema contemporâneo feito no Brasil. O serviço de streaming gratuito do Sesc São Paulo pode ser acessado em todo o país, pelo site sesc.digital ou por meio do aplicativo Sesc Digital, disponível para download nas lojas Google Play e App Store.

Com o objetivo de aumentar os canais de exibição para o curta-metragem brasileiro, a "Temporada de Curtas” oferece uma seleção de títulos recentes, mapeando a produção cinematográfica de diversos estados brasileiros, com variedade de propostas, formatos e narrativas. A programação tem a intenção de difundir e de fazer circular o cinema produzido nesse formato, com filmes que estiveram nos principais festivais do país, muitas vezes sendo premiados, e, entretanto, com cada vez menos espaços de exibição. Na plataforma Sesc Digital, essas produções estarão disponíveis em todo o território brasileiro para que o público tenha acesso às diversas construções e narrativas dos diferentes lugares do país.

Uma das estreias de abril é a animação premiada "Kabuki" do cineasta Tiago Minamisawa, onde a personagem-título reside em um corpo masculino que não reconhece. Tiago escreveu e dirigiu o curta durante nove anos, tendo estreado no 57° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, de onde saiu vencedor de três prêmios. Inspirado nas muitas histórias reais de pessoas trans mortas todos os dias pela intolerância, o filme acompanha a busca de Kabuki por autoaceitação e identidade frente a um mundo violento e machista.

O curta documental "Elizabeth", de Alceu Luís Castilho, Luis Indriunas e Vanessa Nicolav, é um retrato de Elizabeth Teixeira e das mulheres que dão prosseguimento à sua luta. Líder das Ligas Camponesas, na Paraíba, ela protagonizou o clássico "Cabra Marcado para Morrer", de Eduardo Coutinho, em 1984, e gravou seu nome na história da luta pela reforma agrária no Brasil. O documentário é uma produção do "De Olho nos Ruralistas", filmado em julho de 2023, em João Pessoa e Sapé, quando Elizabeth Teixeira havia completado 98 anos.

Em "Maremoto", de Cristina Lima e Juliana Bezerra, após frustrar-se com a paixão pelo mergulho em alto-mar, Léo, a filha mais nova de um pescador, decide mudar o curso da sua vida e abre uma oficina de motos. Porém, a volta do irmão, Maço, com o GPS do pai que se encontra doente, faz com que Léo considere realizar um último mergulho para resgatar um tesouro esquecido.

Por fim, "Confluências", de Dácia Ibiapina e Nêgo Bispo, apresenta os modos de festejar e outros modos de vida do quilombo Saco-Curtume, território situado no Estado do Piauí/Brasil, a partir do qual Nêgo Bispo anunciou seus saberes e sua poética sobre a preservação da vida no planeta Terra e sobre as cosmologias quilombolas. O filme foi exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes, entre outros festivais, e tem como coprodutor o cineasta brasileiro Adirley Queirós. Confira a programação completa das estreias da “Temporada de Curtas” no Sesc Digital.

"Confluências"
Direção: Dácia Ibiapina e Nêgo Bispo | Brasil | 2024 | 26 min | Documentário | Livre
Confluências apresenta os modos de festejar e outros modos de vida do quilombo Saco-Curtume, território situado no Estado do Piauí/Brasil, a partir do qual Nêgo Bispo anunciou seus saberes e sua poética sobre a preservação da vida no planeta Terra e sobre as cosmologias quilombolas. Disponível até 4 de maio de 2025.


"Elizabeth"
Direção: Alceu Luís Castilho, Luis Indriunas e Vanessa Nicolav | Brasil | 2023 | 19 min | Documentário | Livre
O curta documental "Elizabeth" é um retrato de Elizabeth Teixeira e das mulheres que dão prosseguimento à sua luta. Líder das Ligas Camponesas, na Paraíba, ela protagonizou o clássico "Cabra Marcado para Morrer" (Eduardo Coutinho, 1984) e gravou seu nome na história da luta pela reforma agrária no Brasil. O documentário é uma produção do De Olho nos Ruralistas, filmado em julho de 2023, em João Pessoa e Sapé, quando Elizabeth Teixeira havia completado 98 anos. Disponível até 4 de maio de 2025.


"Kabuki"
Direção: Tiago Minamisawa | Brasil | 2024 | 20 min | Animação | 14 anos
Kabuki reside em um corpo masculino que não reconhece. Sem identidade desperta a Alma. Se nutre do mundo. Na impermanência do corpo material Transcende. Disponível até 4 de maio de 2025.

"Maremoto"
Direção: Cristina Lima, Juliana Bezerra | Brasil | 2023 | 24 min | Ficção | Livre
Após frustrar-se com a paixão pelo mergulho em alto-mar, Léo, a filha mais nova de um pescador, decide mudar o curso da sua vida e abre uma oficina de motos. Porém, a volta do irmão, Maço, com o GPS do pai que se encontra doente, faz com que Léo considere realizar um último mergulho para resgatar um tesouro esquecido. Disponível até 4 de maio de 2025. 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.