quinta-feira, 17 de abril de 2025

.: Mariana Salomão Carrara estará na Biblioteca do Sesc na próxima quinta


Mariana Salomão Carrara é um dos nomes mais celebrados da literatura brasileira contemporânea. Foto: divulgação.

Dentro da programação do projeto "Da Palavra ao Palco", a escritora Mariana Salomão Carrara lança o romance "A Árvore Mais Sozinha do Mundo" na próxima quinta-feira, dia 24 de abril, às 20h00, na Biblioteca do Sesc Santos. A mediação da conversa com o público, antes dos autógrafos, será do escritor e livreiro José Luiz Tahan, autor de "Um Intrépido Livreiro nos Trópicos - Crônicas, Causos e Resmungos".

Publicado pela editora Todavia em agosto do ano passado, "A Árvore Mais Sozinha do Mundo" gira em torno das nuances da convivência familiar e os desafios - sociais e climáticos - que assombram o trabalho com a terra. Nesta obra, Carrara se reafirma como uma das escritoras mais talentosas da nova literatura brasileira, abordando temas densos como a exploração do trabalho familiar e o abuso de agrotóxicos nas lavouras. 

O centro da trama de "A Árvore Mais Sozinha do Mundo" é ocupado por Guerlinda e Carlos, casal que vive com os filhos em uma pequena roça no Rio Grande do Sul e se dedica ao cultivo do tabaco. Na dura época da colheita, a mãe de Guerlinda é chamada para ajudar nos trabalhos, e sua chegada transforma os já desgastados contornos da rotina familiar.

Com uma escrita engenhosa, a autora joga com as formas narrativas e constrói um enredo a partir da visão de objetos que rodeiam a casa: o espelho lusitano na sala; a roupa de proteção que acompanha os filhos na lida com os defensivos agrícolas; a velha caminhonete Rural da família; e a árvore que observa tudo do alto, no quintal em frente à propriedade.  


Sobre a autora
Mariana Salomão Carrara nasceu em 1986, em São Paulo. Defensora pública, é autora de "Fadas e Copos no Canto da Casa" (Quintal Edições), "Se Deus me Chamar Não Vou" (editora Nós, indicado ao Jabuti 2020) e "É Sempre a Hora da Nossa Morte Amém" (editora Nós, indicado ao Jabuti 2022 e ao Prêmio São Paulo de Literatura 2022). Pela Todavia, publicou "Não Fossem as Sílabas do Sábado", vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2023 na categoria Melhor Romance.

Sesc Santos
Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida - Santos / SP. Telefone: (13) 3278-9800. Site do Sesc SP.  Instagram. Facebook. @sescsantos. YouTube /sescemsantos.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.