sábado, 1 de fevereiro de 2025

.: Crítica: "Viva a Vida" é filme brasileiro sobre multinacionalidade da nação

Por: Mary Ellen Farias dos Santos, editora do Resenhando.com

Em fevereiro de 2025


O Brasil é indiscutivelmente multinacional por ser composto por pessoas de diferentes etnias e costumes. Quando se trata de analisar cada brasileiro e suas origens há muita riqueza a ser descoberta. Eis que o longa nacional "Viva a Vida", protagonizado por Thati Lopes que interpreta a jovem carioca Jessica, funcionária de um antiquário, nos faz refletir a respeito de tais laços usando a comédia e o drama para mostrar que nação realmente somos (e a maioria gostaria que continuasse sendo, sem aversão a estrangeiros, por exemplo). 

Em cartaz na "Cineflix Cinemas", a produção de 1 hora e 40 minutos faz refletir sobre a nossa brasilidade miscigenada, a ponto de esbarrar -mesmo que de leve- na famigerada xenofobia (tão assombrosamente em alta nos primeiros dias de governo Trump). Com brasilidade, "Viva a Vida" é um filme agradável e divertido que vale além do preço do ingresso de cinema. 

Eis que o destino faz Jessica, num dia de trabalho, derrubar uma valiosa doação que contém um colar com um medalhão igual ao que recebeu como herança de família, ainda na infância por um "ato de coragem". Sozinha na vida, a moça acumula um desconto no salário pela quebra de uma peça rara, assim como um aviso de despejo colado na porta de casa. Em busca de saber mais sobre a outra dona do medalhão encontrado, chega até ao jovem Gabriel (Rodrigo Simas), que também está diante de sérios problemas, quando a parceira o põe para fora de casa.

Decididos e com um acordo devidamente acertado, os dois partem em busca de uma herança que os leva até Israel, aprimorando ainda mais a fotografia do longa dirigido por Cris D'Amato ("S.O.S. Mulheres Ao Mar", "É Fada", "Pai em Dobro"). Em meio a revelações da história da família de Jessica, "Viva a Vida" remete aos clássicos do quadro da TV Globo, Sessão da Tarde, como "Um Morto Muito Louco" e "Priscilla - A Rainha do Deserto", além de ter no elenco Diego Martins -que felizmente solta a voz durante os créditos do filme, com direito a performance drag queen, tal qual no musical que esteve nos palcos de teatro, recentemente. 

"Viva a Vida", com roteiro Natália Klein, é uma comédia romântica cheia de meandros que entrega muito mais do que promete na sinopse ou no trailer, além de contar com um elenco que faz a história funcionar de modo agradável e divertido, fisgando rapidamente a curiosidade do público em relação ao desfecho de toda aquela aventura. Sendo que de bônus, faz uma visita ao Muro das Lamentações e até ao Mar Morto, por exemplo.

Além de Thati Lopes e Rodrigo Simas, o longa tem ainda no elenco Diego Martins como o hilário guia turístico Ramirez Ramirez, Jonas Bloch como o antigo aventureiro Ben, Regina Braga na pele da misteriosa Hava, assim como as participações especiais de Daniel Filho como Ulisses, o dono do antiquário e chefe de Jessica, Aline Dias interpretando a ex de Gabriel e Clarice Niskier como Stella, quem faz a dupla dar o pontapé inicial para a trama acontecer. Filme imperdível que garante entretenimento e reflexão!


O Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021. Para acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN

"Viva a Vida" (nacional). Ingressos on-line neste linkGênero: comédia, dramaClassificação: 12 anos. Duração: 1h40. Ano: 2024. Direção: Cris D'Amato. Roteiro: Natália Klein. Elenco: Thati Lopes, Rodrigo Simas, Jonas Bloch, Regina Braga, Diego Martins. Sinopse: Jessica é uma jovem que trabalha em uma loja de antiguidades. Um dia, no trabalho, ela se depara com medalhão idêntico ao que foi deixado para ela pela mãe falecida. Surpresa, ela parte com Gabriel para Israel para desvendar as origens do medalhão. Confira os horários: neste link

Trailer "Viva a Vida"



Leia + 


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.