sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

.: Crítica: "A Verdadeira Dor" traz primos que resgatam a história de avó

Por: Mary Ellen Farias dos Santos, editora do Resenhando.com

Em fevereiro de 2025


"A Verdadeira Dor" é uma história que parece abordar traumas pessoais, mas respinga nos descentes que passaram pelos campos de concentração e consegue abarcar até quem se sensibiliza com tamanha atrocidade da história da humanidade. O longa com direção, roteiro e protagonismo de Jesse Eisenberg ("Zumbilândia" e "A Rede Social"), coloca em destaque Kieran Culkin (Succession). Na pele de dois primos, David Kaplan (Jesse Eisenberg) é totalmente razão, sobrando a Benji Kaplan, ser coração. 

Contudo, Benji, por morar junto com a vó, está mais sensível com a perda dela. Para tanto, juntos, os dois embarcam numa viagem para Polônia, a fim de conhecer os caminhos feitos por tal mulher admirável, uma sobrevivente dos campos nazistas. Enquanto Benji é solteiro, David deixa em casa esposa e filha.

Embora a relação conflituosa entre os dois faça a trama acontecer de modo envolvente, dando agilidade para o longa que soma 1 hora e 30 minutos de duração, há muito pesar. Seja pela partida da avó dos dois rapazes e o que ela gerou ou das vidas exterminadas enquanto recapitulam os horrores pelos quais a avó passou. 

Os dois seguem a viagem tal qual turistas e esbarram com personagens diversos, incluindo um guia chamado James (Will Sharpe). Entre os turistas está Marcia, interpretada por Jennifer Grey, a eterna mocinha, a Baby, de "Dirty Dancing". Vê-la num filme de 2024 é puro saudosismo aos sucessos cinematográficos dos anos 80 e 90. Afinal, a atriz também interpretou a irmã de Ferris Buller, de outro clássico, "Curtindo a Vida Adoidado".

Todavia, os primos se despedem da turma e partem sozinhos para conhecer a casa da avó e chegam a adaptar um ritual. Garantindo assim, a cena em que há uma discussão com um personagem que não fala inglês, porém, o gestual facilita muito a compreensão do discurso antes mesmo de o intermediador revelar tudo. Hilário!

A comédia dramática "A Verdadeira Dor" trata das relações familiares, a questão da descendência, saudades dos que partiram, a sobrevivência estando num fato radical e histórico, mas também de como ações abusivas são capazes de acabar com tantas histórias que poderiam ter sido vividas, mas foram, deliberadamente, ceifadas. 

Vale muito a pena embarcar nessa viagem que estabelece uma conexão com o filme nacional "Viva a Vida" e também conversa muito com o vencedor do Oscar 2024 na categoria filme internacional "Zona de Interesse". Não perca na Cineflix Cinemas !

O Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021. Para acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN


"A Verdadeira Dor" (A real pain). Ingressos on-line neste linkGênero: comédia, dramaClassificação: 16 anos. Duração: 1h30. Ano: 2024. Direção: Jesse Eisenberg. Roteiro: Jesse Eisenberg. Elenco: Jesse Eisenberg, Kieran Culkin, Will Sharpe, Jennifer Grey, Olha Bosova. Sinopse: Os primos David e Benji viajam pela Polônia para homenagear sua avó. A aventura se complica quando antigas tensões ressurgem enquanto exploram a história de sua família. Confira os horários: neste link

Trailer "A Verdadeira Dor"



Leia + 


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.