A BibliON - biblioteca digital gratuita de São Paulo, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerida pela SP Leituras, lança a 2ª temporada do podcast "Passeio pela Literatura Brasileira". O enfoque dessa vez são os movimentos literários e como eles impactam o cenário nacional. A cada episódio dois participantes com conhecimento na área transitam por esse destino levando suas experiências na bagagem e realizando uma intensa troca de saberes, tornando o papo ainda mais rico.
O Passeio pela literatura brasileira é uma série de podcast da BibliON, gravada no estúdio localizado na Biblioteca Parque Villa-Lobos. Se você tem interesse por literatura e cultura e quer saber curiosidades e histórias que te ajudam a entender esse universo, não pode perder esse lançamento! O podcast está disponível no site da BibliON: https://biblion.odilo.us/results?collectionId=390650&topten=genericBySelection e você pode acompanhar a 1ª e a 2ª temporada gratuitamente ou na sua plataforma de áudio preferida.
A apresentação e curadoria do projeto ficam sob responsabilidade de Joselia Aguiar - jornalista e escritora, doutora em história pela USP. Seu primeiro livro, “Jorge Amado – Uma Biografia”, publicado pela Todavia, venceu o prêmio Jabuti em 2019 na categoria biografia, documentário e reportagem. Finaliza para a mesma editora um livro em torno da vida e obra da pintora Djanira. É a organizadora da “Coleção Brasileiras”, que publica retratos de mulheres que se destacaram nos mais diversos campos de atuação. Entre trabalhos recentes, foi curadora da Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP em 2017 e 2018 e dirigiu a Biblioteca Mário de Andrade entre 2019 e 2021. Confira os temas de cada conversa e aproveite a experiência:
Episódio 7: "Cartas do Brasil" – Milena Britto e Marcos Antonio de Moraes
As primeiras décadas do século 20 encontram Mário de Andrade dedicado, a partir de São Paulo, a pesquisas estéticas e etnográficas pelo país que vão culminar na obra-prima “Macunaíma”. Neste episódio, conhecemos seu pensamento e a de outros autores, artistas e intelectuais a partir de sua riquíssima troca de cartas.
Episódio 8: "Os Quatro Fabulosos" – Antonio Carlos Secchin e Tarso de Melo
Neste episódio, Antônio Carlos Secchin e Tarso de Melo, poetas dedicados também à crítica literária, fazem também um passeio que vai de Maria Firmina dos Reis a Capinan, discutindo descobertas de novas vozes, recuperação de obras perdidas, edição e circulação de poesia no país.
Episódio 9: "Romance Nordestino" – Cristhiano Aguiar e Micheliny Verunschk
Críticos e historiadores costumam chamar de romance nordestino o projeto literário de um conjunto de autores e autoras que passam a publicar na década de 1930 e se tornaram grandes clássicos brasileiros. Neste episódio, relembramos a trajetória e obra desses e de outros nomes do século 20, como Ariano Suassuna, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Rachel de Queiroz, Osman Lins, Zé Lins do Rego. Também compreendemos a nova cena literária entre os nascidos em estados do Nordeste.
Episódio 10: Clarice & Lygia – Julián Fuks e Nádia Battella Gotlib
Neste episódio, a obra e trajetória de Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles são relembradas por Julián Fuks e Nádia Batella Gotlib, uma conversa que contribui para decifrar o fascinante mistério da literatura das escritoras.
Episódio 11: "Sertão, Sertões" – Edimilson de Almeida Pereira e Milton Hatoum
O ponto de partida são dois autores e duas obras seminais na história literária brasileira – Euclides da Cunha e “Os sertões”; Guimarães Rosa e “Grande Sertão: veredas”. Do norte do país à Bahia, chegando ao sul de Minas, o episódio gira em torno de literatura, paisagem social e cultural, experimentação artística do princípio do século 20 até a cena literária atual.
Episódio 12: "Cadernos Negros" – Cuti e Fernanda Bastos
Os “Cadernos Negros” surgiram em 1978, para a publicação da produção literária de um conjunto de autores de poesia e contos que, naqueles dias, encontravam o mercado literário pouco aberto para suas criações. Essa experiência não somente marcou uma época, como teve repercussões nas décadas seguintes – autores e autoras que continuaram a produzir, ideias de arte e poesia que passaram por gerações.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.