terça-feira, 21 de janeiro de 2025

.: "Realpolitik" nos Teatros Poeira, no Rio, e B32, em SP, para dupla temporada


A peça "Realpolitik" faz temporada dupla e simultânea no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com texto de Daniela Pereira de Carvalho, direção Guilherme Leme Garcia e Gustavo Rodrigues, e elenco formado por Pedro Osorio e Augusto Zacchi, a peça conta a história do encontro entre um jornalista e um CEO de uma grande mineradora brasileira, após o rompimento de uma barragem com mais de uma centena de vítimas e milhares de pessoas desalojadas de suas casas.

"Realpolitik" (em alemão, "política realística") refere-se à política ou diplomacia baseada principalmente em considerações práticas, em detrimento de noções ideológicas. O termo é frequentemente utilizado pejorativamente, indicando tipos de política que são coercitivas, imorais ou maquiavélicas. O texto reflete o drama da realpolitik no dia a dia do indivíduo.

Após o rompimento de uma barragem com 150 vítimas, um jornalista confronta o CEO da empresa de mineração a MBS - Mineradora brasileira do Sudeste. O drama apresentado no texto busca entender o custo de uma vida no negócio das grandes corporações. O texto inédito é da premiada autora Daniela Pereira de Carvalho e a direção de Guilherme Leme Garcia e codireção de Gustavo Rodrigues.

Descrita como uma das peças mais peculiares (e pontiagudas) do ano (2022) por um dos críticos que assistiu ao trabalho, o acerto de contas entre um CEO de uma mineradora e um jornalista interpretados por Pedro Osorio e Augusto Zacchi, - dois homens refletem a agressividade e a arrogância de seus valores impositivos sobre os semelhantes e o meio ambiente, corroendo e enfraquecendo as estruturas tanto sociais quanto ambientais, pela lógica do capitalismo exploratório irresponsável.

“A peça deflagra reflexão através da tragédia do homem branco explorador a qualquer custo, amoral, capitalista voraz, sem medida e sem escrúpulos, que devora os recursos naturais e humanos como um câncer nas estruturas do nosso sistema”, complementa Osório. Escrita no decorrer da pandemia de Covid-19, a ideia, segundo a autora, foi pensar “em como, após as grandes tragédias, os responsáveis pelas empresas tinham que lidar com as questões humanas, éticas, morais e financeiras”.

Desse modo, é disso que se trata o acerto de contas em torno do qual o enredo gira, isto é, a peça que é um thriller, com seus momentos de tensão, de surpresa, de susto, com seus outros momentos de virada e de humor. Sempre algum humor é possível, nem que seja o escárnio comedido de si mesmo, no meio da dureza da vida e das histórias. “Nesse acerto de contas, entretanto, há brechas no teatro para a existência de um possível lugar de convívio cordial, de soluções e boas práticas individuais. Quem sabe, talvez, no meio corporativo, um despertar de consciência de boas práticas”, conclui Osório.

Ficha técnica
Espetáculo "Realpolitik"
Texto: Daniela Pereira de Carvalho
Direção: Guilherme Leme Garcia e Gustavo Rodrigues
Elenco: Pedro Osorio e Augusto Zacchi (stand in Bruno Autran)
Concepção Artística: Guilherme Leme Garcia e Pedro Osorio
Figurino: Ana Roque
Designer da identidade visual: Julia Hodge
Criadora do evento digital: Luana Roque
Patrocínio: Verônica Alexim Almeida Braga
Apoio Cultural: Osklen
Idealização e realização: Pedro Osório
Assessoria de imprensa: JSPontes Comunicação - João Pontes e Stella Stephany


Serviço
Espetáculo "Realpolitik"
No Teatro Poeira às terças e quartas às 20h00, Rua São João Batista, 104, Botafogo / Rio de Janeiro. Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/99112?share_id=1-copiarlink

No Teatro B32 às sextas e sábados, às 20h00, e domingos, às 17h00. R. Lício Nogueira, 92 - Itaim Bibi / São Paulo. Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/realpolitik-janeiro/2779875?share_id=copiarlink

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.