Recentemente, chuvas intensas e fortes ventos levaram a cenas de destruição no Rio Grande do Sul e na Espanha, e trouxeram à tona o debate das mudanças ambientais e de eventos extremos cada vez mais frequentes. É certo que a natureza avisa e dá sinais, e há exatos 20 anos, o Brasil registrou seu primeiro furacão, o Catarina, também na região Sul, assustando e preocupando os estudiosos. O que mudou de lá para cá? Quais medidas preventivas foram tomadas? Qual consciência se desenvolveu em relação ao clima e ao planeta Terra? O livro "Harmonia e Tempestade: a Minha Jornada ao Olho do Catarina", escrito por Reinaldo Haas e lançado pela editora Trajetórias, levanta essas questões.
O Furacão Catarina deixou um rastro de destruição em sua passagem pelo litoral sul do Brasil, em março de 2004. Seus ventos alcançaram velocidades assustadoras, de 155 a 180 km/h. Essa intensidade coloca o furacão na categoria 2, ao deixar milhares de desabrigados, 40 mortos e mais de mil feridos. Os danos materiais superaram os R$ 800 milhões, afetando atividades agrícolas, pesqueiras, turísticas, industriais e comerciais da região.
Reinaldo Haas é um apaixonado pelo tema, não apenas por sua formação científica como físico, meteorologista e pesquisador, mas também por admirar tempestades desde criança. Neste livro ele revela como nasceu essa paixão por tempestades, como foi parar no olho do Furacão Catarina e porque, como cientista, defende que o Catarina foi realmente um furacão e não apenas um ciclone extratropical, como muitos insistem em dizer. Seu ponto de vista é defendido com dados científicos, que geraram um impressionante artigo acadêmico.
Existe, sim, uma polêmica estabelecida na comunidade científica: tratou-se de um furacão? Um ciclone extratropical? O fenômeno guarda relação com as mudanças climáticas globais no Atlântico Sul? Ao revisitar a literatura científica, realizar pesquisas em busca de ocorrências similares na região e, especialmente, por estar presente e viver a experiência do Catarina 2 na região, Haas apresenta suas hipóteses. Compre o livro "Harmonia e Tempestade: a Minha Jornada ao Olho do Catarina", de Reinaldo Haas, neste link.
Sobre o autor
Reinaldo Haaspossui graduação em Física pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), mestrado e doutorado em Meteorologia, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor do Departamento de Física da UFSC.
Ficha técnica
Livro "Harmonia e Tempestade: a Minha Jornada ao Olho do Catarina"
Autor: Reinaldo Haas
Editora: Trajetória
Gênero: Biografia, clima
Formato: 14x21 cm,
Número de páginas: 154
ISBN: 978-65-981557-2-8
Compre o livro neste link.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.