A mostra destaca a origem do grupo, promovendo reflexões sobre identidade e cultura além do impacto gerado por eles no país. Foto: divulgação
Com curadoria de Eliane Dias, a exposição está organizada em eixos temáticos que ressaltam a música como uma poderosa ferramenta de resistência e transformação social. Um dos principais destaques é a apresentação da ancestralidade genética dos rappers, que proporciona uma nova perspectiva sobre suas identidades. "Buscamos ampliar as conexões entre identidade, ancestralidade e cultura", afirma Gustavo Riedel, diretor Latam de Genômica na Dasa.
"Minhas expectativas para a exposição são de mostrar a história da banda pelo inexplicável, a olho nu, onde trago, como curadora, um pouco da história dos artistas e, consequentemente, esta jornada do 'Quinto elemento', o DNA do Racionais, onde fica cientificamente comprovado que esta união de Mano Brown, Ice Blue, Erick Jay e Kl Jay existe há mais de 35 anos. Através do estudo de ancestralidade, comprovamos que no mesmo período que o ancestral de um, estava o do outro também, passava no mesmo espaço e tempo, como pelo continente Africano. É lindo, forte e comprova que 'há mais coisas na terra que a nossa vã filosofia pode explicar'. Agradecida, Genera", afirma Eliane.
A entrada para a exposição é gratuita, e os ingressos podem ser adquiridos no site do Museu das Favelas. Esta iniciativa não apenas celebra a trajetória dos Racionais MC’s, mas também convida o público a refletir sobre suas próprias origens e a importância da cultura afro-brasileira.
Serviço
Exposição "Racionais MC’s - O Quinto Elemento"
Até 31 de maio de 2025
Local: Museu das Favelas – São Paulo
Endereço: Largo Páteo do Colégio, nº 148 – Centro Histórico / São Paulo
De terça a domingo, das 10h00 às 17h00.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.