quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

.: Yun Jung Im explica reboot feminista sul-coreano em palestra com a BibliON


Você já ouviu falar do Reboot Feminista sul-coreano, também conhecido como movimento 4B? Se o tema é novidade para você, prepare-se para uma palestra que enriquecerá o repertório cultural e provocará reflexões sobre a luta feminina em uma das culturas mais fascinantes do mundo. A palestra com Yun Jung Im, referência em literatura e cultura coreana, acontece no dia 16 de dezembro de forma gratuita e online na biblioteca digital gratuita de São Paulo.

O evento acontecerá online no dia 16 de dezembro, das 19h às 20h30, pelo canal do YouTube da BibliON - a biblioteca digital gratuita de São Paulo (link de acesso: https://www.youtube.com/@biblionsp). A palestra será ministrada pela pela Profª Dra. Yun Jung Im, referência em literatura e cultura coreana, com uma trajetória acadêmica e profissional que une Brasil e Coreia.

O que é o Reboot Feminista sul-coreano?
O movimento 4B, sigla que em coreano representa os princípios de "sem namoro, sem sexo, sem casamento e sem filhos", surgiu como resposta ao rígido patriarcado coreano e à pressão cultural que impõe padrões de beleza e comportamento às mulheres. Inspirado por reivindicações feministas globais, o Reboot Feminista sul-coreano ganhou contornos únicos ao ser fortalecido pela literatura, pela arte e pelo ativismo digital.

Na palestra, Yun Jung Im explicará o contexto histórico e social que levou ao surgimento do movimento, abordando como ele questiona estereótipos culturais profundamente enraizados, como a obrigação de casamento e o culto à aparência física. Além disso, será explorado o papel central que livros, poemas e artistas desempenham como veículos de resistência e transformação social.

Quem é Yun Jung Im?
Imigrante coreana no Brasil desde os dez anos, Yun Jung Im é fundadora do curso de Língua e Literatura Coreana da USP, mestre em Literatura Moderna Coreana pela Universidade Yonsei (Coreia) e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Sua história acadêmica e pessoal é marcada por uma paixão pela literatura, que a levou a ser uma das tradutoras mais reconhecidas de autores coreanos no Brasil. Ela traduziu obras como "A Vegetariana", de Han Kang, vencedora do Prêmio Man Booker e do Nobel de Literatura.

Além de explorar um tema culturalmente rico e de extrema relevância, o evento é uma oportunidade para compreender como a literatura e a arte se tornam ferramentas poderosas em movimentos sociais. A palestra é gratuita. Garanta sua participação e prepare-se para ampliar horizontes! Acesse o link para o evento: https://cadastro.siseb.org.br/biblion/inscrito/novo.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.