domingo, 8 de dezembro de 2024

.: Crítica: "Bolero, A Melodia Eterna" arrepia em história de processo criativo

Por: Mary Ellen Farias dos Santos, editora do Resenhando.com

Em dezembro de 2024


"Bolero, A Melodia Eterna", a cinebiografia não-linear do compositor e pianista francês Maurice Ravel, focada no trabalho de composição da obra musical de 17 minutos, "Bolero", é delicado e emocionante. Em meio a envolvente e duradoura produção do que viria a ser um clássico, encomendado com exclusividade pela dançarina Ida Rubinstein para uma apresentação de balé, a trama com roteiro de Anne Fontaine e Claire Barré entrega também  o lado misterioso e complexo de Ravel (Raphaël Personnaz), assim como sua convivência com familiares, as amizades, amores e seu absoluto amor pela música.

Contudo, o "vulcão de gelo" que amou em silêncio alguém que também o desejava, segue vivendo dedicado a composição solicitada para uma apresentação que se aproxima. Passando por uma complicadíssima crise de inspiração, Ravel revela um processo criativo encantador para tamanho sucesso. É impossível passar impune nas cenas em que o criador interpreta a cadência de sons de uma fábrica.

Exibido durante o 15º Festival Varilux de Cinema Francêsna Cineflix Cinemas de Santos, a produção dirigida por Anne Fontaine arrepia a cada avanço que a vida de Ravel dá junto a sua mais famosa composição, sentindo com profundidade o dilema de ser marcado por uma grande composição. "Bolero, A Melodia Eterna" ainda estabelece uma linda conexão com o longa "A Fanfarra" também exibido no Festival Varilux.

Com uma belíssima fotografia, a atuação de Raphaël Personnaz conquista o carinho do público no longa que soma 2 horas de duração, acompanhando a velhice do mestre que se dá conta de não ter feito uma música que fosse do seu gosto, tendo vivido apenas para realizar os desejos musicais alheios. "Bolero, A Melodia Eterna" é imperdível!

O Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021. Para acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN

"Bolero, A Melodia Eterna" (Boléro). Ingressos on-line neste linkGênero: biografia, dramaClassificação: livre. Duração: 2h00. Ano: 2024. Distribuidora: Mares Filmes. Direção: Anne FontaineRoteiro: Anne Fontaine, Claire Barré. Elenco: Raphaël Personnaz, Doria Tillier, Jeanne Balibar. Sinopse: Em 1928, nos vibrantes “anos loucos” de Paris, a dançarina Ida Rubinstein encomenda a Maurice Ravel a música para seu próximo balé. Enfrentando uma crise de inspiração, o compositor revisita os capítulos de sua vida – os desafios de seus primeiros anos, as marcas da Grande Guerra, o amor impossível por sua musa Misia Sert… e finalmente decide se dedicar à criação de uma obra-prima universal, o Bolero. 

Trailer "Bolero, A Melodia Eterna"



Leia + 

.: Crítica: "A Fanfarra" é emocionante comédia com Lavernhe e Lottin

.: "A História de Souleymane" imerge público no desespero do migrante

.: Crítica: "A Favorita do Rei" é história de amor escandalosamente apaixonante

.: Crítica: "Apenas Alguns Dias" é sobre amadurecimento e amizade

.: Crítica: "Ouro Verde" é corajoso ao criar ficção com pegada de denúncia

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.