Co-escrito e protagonizado pelo xamã, escritor e ativista, Davi Kopenawa Yanomami, o filme "A Última Floresta", de Luiz Bolognesi, será exibido na TV Cultura neste domingo, dia 22 de dezembro, às 22h45, com libras, audiodescrição e closed caption. O filme foi produzido pela Gullane e Buriti Filmes, e a exibição é fruto da parceria entre o canal de TV e a Gullane+ e a Buriti Filmes. O licenciamento dos filmes conta com o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei Paulo Gustavo.
Combinando documentário e encenação, o longa traz em si a mitologia e os costumes Yanomami a fim de denunciar os efeitos negativos da ação de garimpeiros ilegais. O filme foi feito em colaboração com os indígenas da comunidade Watoriki, na Terra Indígena Yanomami, no estado de Roraima.
Em entrevista, Davi Kopenawa Yanomami disse que aceitou fazer o filme para mostrar ao povo da cidade quem são os indígenas brasileiros. “O nosso povo Yanomami não é bicho, não é selvagem. Então eu queria mostrar a imagem do meu pessoal e também a floresta, já que a floresta é a nossa casa, onde a gente vive, onde a gente come, onde a gente faz o estudos dos xapiri, os seres sagrados da floresta, aprende interagindo com a natureza. Por isso foi bom encontrar o Luiz Bolognesi. Eu acho que é um jeito dos não-indígenas sentirem que é importante deixar o povo Yanomami protegido, e de garantir que possa viver em suas terras”.
Bolognesi, por sua vez, explica como foi fundamental ter Davi como roteirista do longa, ao seu lado. “Em alguns momentos eu defendia algumas ideias e o Davi dizia ‘não, não é assim que nós contamos, não é assim que as coisas são, não é assim que nós sonhamos’. Eu estava ali com a minha experiência como roteirista tanto dos meus filmes quanto nos de outras pessoas, mas me deixando conduzir por esses modos diferentes de construir uma narrativa cinematográfica. E os Yanomami têm em si uma força e um senso estético muito evidenciados. Eles sabem que são bonitos, não se intimidam diante das câmeras. É um tipo de noção de si que é muito difícil de alcançar para um não-indígena e que também transparece quando filmada”.
A exibição na TV Cultural também tem a proposta de que as ações de divulgação e debate sejam acessíveis ao público portador de deficiência. O filme será exibido com libras, audiodescrição e closed caption. O bate papo também contará com intérprete de libras. "A Última Floresta" é uma produção da Gullane e da Buriti Filmes.
Ficha técnica
Filme "A Última Floresta"
Diretor: Luiz Bolognesi
Roteiristas: Davi Kopenawa Yanomami, Luiz Bolognesi
Elenco: Davi Kopenawa Yanomami, Ehuana Yaira Yanomami, Pedrinho Yanomami, Joselino Yanomami, Nilson Wakari Yanomami, Júnior Wakari Yanomami, Roseane Yanomami, Daucirene Yanomami
Direção de fotografia: Pedro J. Márquez
Produtores: Caio Gullane, Fabiano Gullane, Lais Bodanzky e Luiz Bolognesi
Produtoras: Gullane e Buriti Filmes
Distribuidora: Gullane
Ano: 2021
Duração: 74 minutos
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.