O mês de dezembro consagra “As Confissões da Bahia em Quadrinhos” - primeira HQ a abordar a intervenção do Santo Ofício no Brasil no cenário literário e cultural. Após vencer o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2024 em Porto Alegre, a obra vencedora da categoria “Melhor Projeto Editorial” será homenageada na cerimônia do 36º Troféu HQMix, o maior prêmio do mercado de quadrinhos no Brasil, nesta terça-feira, dia 11 de dezembro.
A obra, escrita por Alexey Dodsworth e Cristina Lasaitis, narra a chegada do padre Heitor Furtado de Mendonça à Bahia em 1591, enviado pelo Tribunal do Santo Ofício. Ao instituir o “tempo da graça” permitia que pecados confessados fossem perdoados, mas também instaurava um clima de medo e paranoia, onde traições e acusações eram constantes. Com ilustrações de sete artistas talentosos - Alson Castro, David Arievilo, Débora Santos, Isaque Sagara, Kirnna Schaun, Roberta Cirne e Tunak - e 112 páginas de narrativa instigante e classificação indicativa para maiores de 18 anos, a história em quadrinhos aborda um capítulo sombrio da história brasileira, resgatando memórias e incentivando importantes reflexões.
Para o roteirista Alexey Dodsworth, estas validações nos mostram que histórias difíceis, mas necessárias, têm espaço e relevância. "‘As Confissões da Bahia em Quadrinho’ é uma ponte entre o passado e o presente, e tanto o HQMix quanto a Odisseia celebram essa capacidade dos quadrinhos de impactar e transformar. Ganhar o HQMix valida todo o esforço da equipe e a repercussão da obra no público. É uma honra enorme estar ao lado de tantos talentos que ajudam a elevar o quadrinho nacional”.
No fim de semana, Dodsworth fará uma sessão de autógrafos no Festival do Vale - feira de artes impressas com artistas LGBTQIA+ - nos dias 14 e 15 de dezembro, no SESC 24 de Maio, em São Paulo. Na ocasião, será possível interagir e dialogar sobre os bastidores do processo criativo, a história, a arte e a fantasia. “O festival será um espaço incrível para fazer conexões. A obra é um convite para leitores adultos revisitarem o passado e questionarem as narrativas que construíram nossa identidade”, afirma.
O prestigiado quadrinho se consolidou como um marco no mercado nacional ao revisitar de forma inédita o impacto da Inquisição na Bahia no final do século XVI. Representada pelo roteirista no Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica – um dos eventos mais importantes do cenário cultural brasileiro –, a obra passou a ganhar cada vez mais reconhecimento.
“Quero agradecer a minha equipe criativa. É muito difícil quando você roteiriza um quadrinho e não sabe desenhar nem um boneco de palito. Aí você tem artistas que traduzem aquilo que você roteirizou tão brilhantemente. Agradeço também a minha parceira Cristina Lasaitis que foi co-roteirista comigo neste trabalho”, disse alegre, o roteirista que também mencionou o importante apoio da Fundação Sacar.
“O evento marcou de várias formas, primeiro pela premiação e também porque eu nunca voltei pra casa com a mala vazia, vendi todos os quadrinhos que eu levei a Porto Alegre. Então, penso que estou fazendo a coisa certa”, conta entusiasmado Dodsworth. Compre a HQ "As Confissões da Bahia em Quadrinhos" neste link.
36º Troféu HQMix
No dia 11 de dezembro, como vencedor da categoria “Melhor Projeto Editorial”, “As Confissões da Bahia em Quadrinhos” será homenageado na cerimônia do 36º Troféu HQMix, o maior prêmio do mercado de quadrinhos no Brasil. O evento, também aberto ao público, será realizado no SESC 14 Bis, em São Paulo, com apresentação de Serginho Groisman.
O 36º Troféu HQ Mix (também grafado como Troféu HQMIX) é um evento organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e pelo Instituto do Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG) com o propósito de premiar as melhores publicações brasileiras de quadrinhos de 2023 em diferentes categorias.
Festival do Vale
Para encerrar o ano, nos dias 14 e 15 de dezembro, “As Confissões da Bahia em Quadrinhos” estará no Festival do Vale, no Sesc 24 de Maio, em São Paulo, evento gratuito que celebra a criatividade e a diversidade dos quadrinhos. Nele, Alexey Dodsworth realizará uma sessão de autógrafos e oferecerá aos fãs a chance de adquirir exemplares autografados e conversar sobre a obra.
Sobre “As Confissões da Bahia em Quadrinhos"
Ambientado em 1591, o quadrinho narra a chegada do padre Heitor Furtado de Mendonça à Bahia, enviado pelo Tribunal do Santo Ofício para instaurar o “tempo da graça”. Este período permitia que os pecadores confessassem suas culpas e fossem perdoados, mas também gerava um ambiente de medo, denúncias e traições.
Com roteiro de Alexey Dodsworth e Cristina Lasaitis, e ilustrações de Alson Castro, David Arievilo, Débora Santos, Isaque Sagara, Kirnna Schaun, Roberta Cirne e Tunak, a obra resgata um capítulo pouco explorado da história brasileira em 112 páginas, com classificação indicativa para maiores de 18 anos. Garanta o seu exemplar da HQ "As Confissões da Bahia em Quadrinhos" neste link.
Ficha técnica
“As Confissões da Bahia em Quadrinhos”
Roteiro herético de Alexey Dodsworth e Cristina Lasaitis
Ilustração: Alson Castro, David Arievilo, Débora Santos, Isaque Sagara, Kirnna Schaun, Roberta Cirne e Tunak.
Editora: Independentes
Formato: 22 x 28 cm
Número de páginas: 56
ISBN: 9786500809541
Compre a HQ neste link.
Serviço:
36º Troféu HQMix
Data: 11 de dezembro
Horário: 19h
Local: Teatro Raul Cortez, no SESC 14 Bis
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista / São Paulo
Festival do Vale
Sessão de autógrafos do “As Confissões da Bahia em Quadrinhos”
Data: 14 e 15 de dezembro
Horário: 10h às 18h
Local: SESC 24 de Maio
Endereço: Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo/ SP
Entrada gratuita
Informações: https://www.instagram.com/poc_con/
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.