Após o grande sucesso de "Shirley Valentine" à, a atriz Susana Vieira está ensaiando um novo espetáculo, o monólogo "Lady", que viaja para uma temporada em janeiro, em Lisboa, e faz turnê por Portugal, em fevereiro. A estreia nacional será no Rio de Janeiro, em março. Com direção de Guilherme Piva, "Lady" é uma comédia que conta a história de uma atriz prestes a entrar em cena para viver a clássica personagem "Lady Macbeth", de William Shakespeare. A personagem revê sua vida com muito humor e ironia, presentes no texto inédito de Gustavo Pinheiro, escrito especialmente para Susana.
Sobre a personagem
Lady Macbeth é uma das principais personagens da tragédia "Macbeth", escrita pelo dramaturgo inglês William Shakespeare c. 1603-1606. Ela é a esposa do protagonista da obra, o nobre escocês Macbeth. Após convencê-lo a matar o rei Duncan, o casal Macbeth torna-se rei e rainha da Escócia, mas ela acaba severamente atormentada pela culpa. Morre na parte final da obra, aparentemente por suicídio.
Historicamente, o rei Macbeth da Escócia (1005-1057) sucedeu Duncan I após vencê-lo numa batalha ou instigar seu assassinato.Sua segunda mulher foi Gruoch, nascida por volta de 1005 de família nobre, cujo primeiro marido, Gillecomgain, morreu num incidente em que Macbeth também poderia haver estado envolvido. Em algum momento na história - talvez fruto da tradição oral - Gruoch/Lady Macbeth passou a ser considerada uma personagem sinistra, que incitou o assassinato de Duncan por Macbeth.
Shakespeare tomou contato com essa tradição através das Crônicas da Inglaterra, Escócia e Irlanda (1587), uma obra historiográfica sobre as Ilhas Britânicas compilada inicialmente por Raphael Holinshed, em que a esposa de Macbeth é retratada como uma mulher ambiciosa e sem escrúpulos, que convence seu marido a cometer o crime.Outra possível influência é o Livro das Crônicas da Escócia (c. 1535), de William Stewart, versão em verso da História do Povo Escocês de Hector Boece.
No mundo anglófono, o papel foi desempenhado ao longo do tempo por várias atrizes notáveis, incluindo Sarah Siddons, Helen Faucit, Ellen Terry, Vivien Leigh, Simone Signoret. Glenda Jackson, Francesca Annis, Judith Anderson, Judi Dench, Keeley Hawes e Marion Cotillard. Jeanette Nolan personificou Lady Macbeth na adaptação cinematográfica de Orson Welles em 1948.
Sem censura: a biografia de Susana Vieira, o maior ícone da TV brasileira
Susana Vieira é uma mulher de superlativos. Uma das maiores atrizes do Brasil - que deu vida a personagens marcantes como Nice, de "Anjo Mau" (1976), Branca Letícia, de "Por Amor" (1997) e Maria do Carmo, de "Senhora do Destino" (2005) - tem também sua marca no show business pela maneira intensa com a qual leva a vida.
Nesta biografia feita a quatro mãos com o especialista em teledramaturgia Mauro Alencar, a atriz conta, sem filtros e sem censura, toda a sua trajetória, desde a infância até o estrelato, incluindo os obstáculos na vida pessoal e profissional, o câncer que descobriu em 2015, as polêmicas, os momentos icônicos que viraram memes e a maneira única com a qual encara o mundo.
O livro conta ainda com registros históricos da TV e de momentos íntimos de Susana, além de depoimentos de outros grandes artistas e amigos, como Miguel Falabella, Tony Ramos, Arlete Salles, Silvio de Abreu, Boni e Renata Sorrah. Mais do que um relato da trajetória de uma das atrizes mais populares do país, "Susana Vieira: senhora do Meu Destino" celebra a vivência de uma grande mulher. Uma biografia imperdível para todos os fãs e admiradores desta personalidade que marcou a história da televisão brasileira.
“A vida vivida não se ensina, mas, por meio deste livro, quero compartilhar a fascinante experiência humana que representa meu equilíbrio entre a Susana Vieira e a Sônia Maria.”, afirma Susana Vieira. Compre o livro "Susana Vieira: senhorda do Meu Destino" neste link.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.