quarta-feira, 20 de novembro de 2024

.: Mostra de Cinema Israelense destaca cineasta brasileiro e traz mais filmes


A abertura presencial para convidados será com a exibição do filme "June Zero", de Jack Paltrow, inédito no Brasil

Nesta quinta-feira, dia 21 de novemnro, começa a 3ª edição da Mostra de Cinema Israelense, realizada pelo Instituto Brasil-Israel (IBI). O evento, que tem apoio do Sesc e acontece de forma online e gratuita, traz, até o dia 27, opções de filmes que retratam a possibilidade da coexistência na região, justamente em tempos de conflito, como o "Cinema Sabaya". Dirigido por Orit Fouchs Roten, o drama conta a história de um grupo de mulheres árabes e judias incentivadas a documentarem suas vidas.

À medida que cada uma partilha imagens da sua vida doméstica com as demais, suas crenças e preconceitos são desafiados e as barreiras são derrubadas. O grupo se reúne como mães, filhas, esposas e mulheres que vivem em um mundo projetado para mantê-las separadas, formando um vínculo fortalecedor e duradouro à medida que aprendem mais umas sobre as outras e sobre si mesmas. É o retrato da capacidade da arte de unir comunidades díspares e um improvável grupo de amigas.

Um dos destaques da mostra, que tem a curadoria de Bruno Szlak, é o espaço dedicado ao cineasta David Perlov, brasileiro que revolucionou a arte das telonas em Israel. Serão exibidas algumas de suas obras, como o “Em Jerusalém”, de 1963, considerado um dos filmes mais poéticos já produzidos no país; o “42:6”, uma biografia livre do líder David Ben-Gurion, consagrada figura nacional; e os seis capítulos dos “Diários”, registros pessoais de Perlov que testemunham a realidade de Israel. O filme é considerado uma mistura de filmes caseiros, documentário político e cinema-verité, o que lhe dá todas as características de uma obra única.

A abertura presencial para convidados será com a exibição do filme "June Zero", de Jack Paltrow, inédito no Brasil. A obra faz um retrato terno, embora cínico, de Israel: um novo país em uma terra velha, lutando contra as dores crescentes de estabelecer sua presença tanto para a comunidade internacional quanto para seu próprio povo.


Filme "June Zero", inédito no Brasil
A programação contempla ainda os filmes Hamenaztchim, de Eliran Peled, também inédito no Brasil, musical que acompanha dois casais do Kibutz Netzer Sirani, cujas vidas tomam rumos dramáticos no pós-guerra de 1967; e o documentário In the Same Boat, que conta a história de árabes-israelense que, durante o ataque de 7 de outubro de 2023, enfrentaram todos os riscos e salvaram vidas de civis, destacando o espírito de comunidade e coragem. Esse filme será exibido presencialmente e fechará a 3ª edição da Mostra de Cinema Israelense.

"Nesse momento em que vivemos uma certa escuridão, temos que recorrer à luz da cultura para nos dar esperanças de dias melhores. A Mostra de Cinema Israelense afirma nossa resiliência e vontade de trilhar esse caminho e mostrar que as manifestações culturais alimentam a nossa alma", afirma Bruno Szlak, curador da mostra.


Serviço
3ª Mostra de Cinema Israelense
De 21 a 27 de novembro de 2024
On-line e gratuito
Assista em sescsp.org.br/cinemaemcasa

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.