Lançado pela editora Zahar, "Mito, Literatura e o Mundo Africano" é um livro pioneiro para o conhecimento das epistemologias africanas. Exibindo erudição enciclopédica, notável sofisticação conceitual e um senso crítico mordaz, Wole Soyinka - primeiro escritor africano a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1986 - elabora o que ele chama de “autoapreensão do mundo africano”. A tradução é de Karen de Andrade.
Publicado originalmente em 1975, a obra é fruto de uma série de palestras ministradas em Cambridge. Trata-se de uma densa análise da história, literatura, mitos e rituais iorubás cujo fito é apresentar a mitologia africana como um complexo sistema de pensamento, um rico repositório de saberes, valores civilizatórios e, sobretudo, um coeso horizonte normativo (ético, moral e estético) que orienta a vida coletiva. O resultado é uma obra-prima, que se tornou um clássico no estudo das relações entre a visão de mundo africana e o cânone intelectual ocidental.
Apesar dos fortes laços que a unem ao Brasil, a imagem geral que temos de África ainda é a de um continente distante e quase desconhecido. Soyinka nos oferece ferramentas indispensáveis para realizar a tarefa urgente de aguçar nossa percepção - e ampliar nosso conhecimento - sobre o repertório intelectual africano e, assim, reposicionar a importância de seu legado para nós. Compre o livro "Mito, Literatura e o Mundo Africano" neste link.
“Neste livro seminal, Soyinka explica os deuses iorubás como figurações simbólicas da linguagem, atos de literatura, metáforas e alegorias, à maneira como entendemos os deuses gregos. Em outras palavras, ele vira o jogo: revelando a extraordinária riqueza do panteão iorubá, permite que este seja o ângulo a partir do qual enxergar a literatura europeia clássica.” — Henry Louis Gates Jr.
Sobre o autor
Wole Soyinka nasceu em Abeokuta, na Nigéria, em 1934. De origem iorubá, foi o primeiro escritor africano a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1986. Sua obra é vasta, abrangendo ficção literária (adulta e infantil), poesia, dramaturgia, memórias e ensaios. Ocupou a cadeira titular de literatura comparada da Universidade de Ifé (1975-1999) e foi professor visitante em universidades como Cambridge, Sheffield e Yale. Garanta o seu exemplar de "Mito, Literatura e o Mundo Africano" neste link.
Ficha técnica
"Mito, Literatura e o Mundo Africano"
Autor: Wole Soyinka
Tradução: Karen de Andrade
Número de páginas: 232
Editora: Zahar
Compre o livro neste link
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.