quarta-feira, 6 de novembro de 2024

.: "Madame Durocher", sobre 1ª parteira no Brasil, estreia no Festival Varilux


Estrelado por Sandra Corveloni, filme dirigido por Dida Andrade e Andradina Azevedo integra a programação do festival, que acontece de 7 a 20 de novembro


Marie Josephine Mathilde Durocher foi a primeira mulher a obter o título de parteira no Brasil e a se tornar membro oficial da Academia Nacional de Medicina, ainda no século XIX. Essa personagem histórica, que lutou contra as convenções de seu tempo, é retratada em “Madame Durocher”, longa de Dida Andrade e Andradina Azevedo que estreia nos cinemas brasileiros dentro da programação do Festival Varilux, entre 7 e 20 de novembro, além de estar disponível dentro do circuito comercial no país inteiro.

Com roteiro de Rita Buzzar e João Segall - também produtores do filme -, "Madame Durocher" acompanha a vida de Marie, jovem francesa que se instala no Rio de Janeiro imperial ao lado de sua mãe. Após uma série de tragédias pessoais,  ela segue em busca de sua realização profissional e de seus ideais, enfrentando o machismo e o preconceito da sociedade. As atrizes Jeanne Boudier e Sandra Corveloni (vencedora do prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes em 2008, por sua atuação em “Linha de Passe”) interpretam a personagem em diferentes fases da vida. 

Outro destaque é a atuação da franco-canadense Marie-Josée Croze (também premiada como melhor atriz em Cannes por “As Invasões Bárbaras”, em 2003) como Anne, a mãe de Marie, na primeira parte da história. Os figurinos da personagem foram especialmente criados pela estilista brasileira Lethicia Bronstein. Completam o elenco nomes como Isabel Fillardis, Armando Babaioff, Fernando Alves Pinto, Flávia Souza e Thierry Trémouroux. O filme conta ainda com André Ramiro e Nelson Baskerville como atores convidado, além da participação especial de Mateus Solano.

"Madame Durocher" é uma produção da Nexus Cinema (produtora de “Olga”, 2004; “Budapeste”, 2008; “O Tempo e o Vento”, 2014 e “Duetto”, 2022), com coprodução Claro e SPCine e distribuição da Elo Studios e Sony Pictures International Productions. O filme terá sua estreia nacional como parte da programação do Festival Varilux de Cinema Francês, marcado para acontecer entre 7 e 20 de novembro, em todo o Brasil.


Sinopse de "Madame Durocher"
Baseado em fatos reais, o filme conta a história de uma jovem francesa que, apesar das tragédias pessoais, luta contra o preconceito para se tornar a primeira mulher parteira reconhecida como membro da Academia Nacional de Medicina. Uma produção que reúne as vencedoras do prêmio de melhor atriz no festival de Cannes: Sandra Corveloni, no papel de Madame Durocher, e Marie-Josée Croze, interpretando sua mãe.


Ficha técnica
"Madame Durocher"
Produzido e Escrito: Rita Buzzar e João Segall
Direção: Dida Andrade e Andradina Azevedo
Direção de fotografia: Andradina Azevedo
Figurino: Marianna Baffa     
Direção de arte: Teca Fichinski
Diretor de som: Fabio Canetti
Maquiagem: Graça Torres
Produção: Nexus Cinema
Produção associada: Afinal Filmes
Coprodução: Claro e SPCine
Distribuição: Elo Studios e Sony Pictures International Productions
Financiamento: BRDE/FSA e Ancine
Apoio: Estúdios Quanta, Hotel Intercontinental, Agência Rota Certa, Lethícia Bronstein, Piattino Health, Tutu Sapatilhas, Ótica Ventura, CNS Calçados Masculinos e Virginia Barros
Elenco: Sandra Corveloni, Marie-Josée Croze, Jeanne Boudier, Isabel Fillardis, Thierry Trémouroux, Armando Babaioff, Adriano Toloza, Fernando Alves Pinto, Flávia Souza, Fernando Buzahr Segall, Clara Moneke, Junior Vieira, Lipy Adler, Joana Lapa, Natália Coutinho, Kênia Bárbara, Isabella Dragão e Carolina Amaral.
Atores convidados: André Ramiro, Nelson Baskerville
Participação especial: Mateus Solano

Sobre a Bonfilm
Além de distribuidora de filmes, a Bonfilm é realizadora do Festival Varilux de Cinema Francês que, nos últimos 14 anos, promoveu mais de 35 mil sessões nos cinemas em todo o Brasil e somou um público de mais de um 1,2 mil espectadores. Desde 2015, a Bonfilm organiza também o festival Ópera na Tela, evento que exibe filmes de récitas líricas em uma tenda montada ao ar livre no Rio de Janeiro, e com uma edição em São Paulo.


Sobre o festival
O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux, Pernod Ricard/Lillet, Axa, Michelin, além do Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são a Alliance Française, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Edenred, Air France, Fairmont (grupo Accor), além das distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Assista na Cineflix
No litoral de São Paulo, o Festival Varilux de Cinema Francês acontece no Cineflix Santos, que fica Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Para acompanhar as novidades da rede Cineflix Cinemas mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste linkonsulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SANO Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021.est

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.