sexta-feira, 15 de novembro de 2024

.: Em novo romance, José Falero quebra o silêncio masculino sobre o machismo


A história de mulheres da quebrada que precisam conviver com a presença violenta e opressiva da masculinidade tóxica. Uma incursão pela vida de personagens frequentemente invisibilizados (em nossa vida social mas também na literatura): empregadas domésticas, idosos, porteiros, jovens periféricos. Em "Vera", novo e arrebatador romance lançado pela editora Todavia, José Falero reafirma suas qualidades de narrador, criando um microcosmo de vidas e realidades que comprova o poder imorredouro da melhor literatura.

“Os becos da vila haviam sido batizados de acordo com os nomes das mulheres que, por uma razão ou outra, tiveram as suas figuras associadas a eles ao longo da história. O Beco da Dona Delci, por exemplo, era chamado assim porque ali aconteciam escândalos e tumultos recorrentes, sempre promovidos ou pelo menos protagonizados por dona Delci, uma senhora de gênio explosivo e violento que trazia nas entranhas a perigosa combinação de energia e revolta. Já o Beco da Dona Helena tinha esse nome justamente em homenagem à mãe de Vera, não por temperamento tempestuoso, uma vez que dona Helena era a serenidade em pessoa, e sim pela qualidade de moradora mais antiga da viela, havendo sido ela própria quem, num passado do qual poucos podiam se lembrar, desmatara e limpara toda aquela vasta área, reservando um canto para si e vendendo todo o resto em lotes separados”. Compre o livro "Vera" neste link.


“Eis um homem falando sobre a opressão cometida pelos próprios homens." - Paula Sperb, revista Quatro Cinco Um (novembro de 2024)



Sobre o autor
José Falero nasceu em 1987, em Porto Alegre. É autor de "Vila Sapo" (contos), "Os Supridores" (romance) e "Mas em Que Mundo Tu Vive?" (crônicas), todos publicados pela editora Todavia. É uma das vozes mais originais, contundentes e inventivas da ficção brasileira contemporânea. Seus livros, cheios de humor, indignação e crítica social, retratam a realidade de personagens muitas vezes invisibilizados pela sociedade e pela própria literatura. Garanta o seu exemplar de "Vera" neste link.


“É muito redutor quando falam ‘é um livro sobre a periferia’. Escrevo sobre temas que são humanos.” - José Falero em entrevista para Paula Sperb, revista Quatro Cinco Um (novembro de 2024)

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.