sábado, 9 de novembro de 2024

.: Crítica: "Daaaaaali!" recria por vezes sequências surreais com Salvador Dalí

Por: Mary Ellen Farias dos Santos, editora do Resenhando.com

Em novembro de 2024


Todo o egocentrismo de um cultuado pintor, que com a direção de Quentin Dupieux, é transformada na mais pura comédia da verdadeira cinebiografia falsa. "Daaaaaali!", em cartaz na Cineflix Cinemas de Santos, no 15º Festival Varilux de Cinema Francês, diverte ao brincar com uma exigência de Salvador Dalí ao acertar uma entrevista a jornalista francesa Judith (Anaïs Demoustier): ser filmado. 

No interminável corredor de hotel, até chegar ao quarto em que jornalista e assistente aguardam ansiosamente pelo excêntrico mestre da pintura, acontece de tudo, enquanto ele avança balançando sua capa e mantendo em riste a bengala. 

Como tudo o que Judith tem como ferramenta de trabalho é uma caneta e um bloco de papel, o artista abandona todo o esquema montado no hotel, mesmo que tenham se precavido na reserva de muita água que precisa ser trocada, de última hora, por água com gás. Tal constrangimento se repete por outra vezes garantindo sequências hilárias.

Por meio de diferentes versões dele mesmo, Dalí tem um encontro com seu próprio eu, primeiramente de modo assustador. No entanto, no desenrolar da trama, faz sentido que os vários "eus" do artista vivam e revivam situações repetidas com certas alterações. O longa de 1 hora e 18 não é do tamanho do ego gigantesco do pintor espanhol, mas entrega os delírios de uma mente criativa e imprevisível.

No elenco da comédia dramática tão surreal quanto a criatividade do artista estão Anaïs Demoustier ("Querida, Léa"), Gilles Lellouche ("Kompromat - O Dossiê Russo"), Edouard Baer ("Astérix e Obélix: Ao Serviço de Sua Majestade"), Jonathan Cohen ("Cinema é Uma Droga Pesada (Making Of)"), Pio Marmaï (Porthos, de "Os Três Mosqueteiros" e "O Próximo Passo").

O Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021. Para acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN.

"Daaaaaali!" ("Daaaaaali!"). Ingressos on-line neste linkGênero: comédia dramáticaClassificação: livre. Duração: 1h18. Ano: 2024. Distribuidora: Bonfilm. Direção: Quentin DupieuxRoteiro: Quentin Dupieux. Elenco: Anaïs Demoustier, Gilles Lellouche, Edouard Baer, Jonathan Cohen, Pio MarmaïSinopse: Uma jornalista francesa encontra o icônico artista surrealista Salvador Dalí em várias ocasiões, para um projeto de documentário cuja realização se revela bem difícil e cheia de surpresasConfira os horários: neste link

Trailer "Daaaaaali!"




Leia + 

.: Crítica: "O Segundo Ato" confunde para trazer revelações que mudam a história

.: Crítica: "Ainda Estou Aqui" emociona com lado sombrio da história do Brasil

.: Crítica: "O Próximo Passo" ensina a viver as vidas que a vida dá

.: Crítica: "As Bestas" é suspense eletrizante que leva o caos ao campo

.: Crítica: "O Livro da Discórdia" faz gargalhar com a família de Youssef

.: Crítica: "Conduzindo Madeleine" provoca risos e tira lágrimas de emoção

.: Crítica: "Os Três Mosqueteiros: D'Artagnan" é grandioso espetáculo

.: Crítica: "O Segredo de Madeleine Collins" é um longa formidável

.: Crítica: "Os Três Mosqueteiros: Milady" é super sequência com recapitula

.: Crítica: "Querida Léa" vai além do voyeurismo de "Janela Indiscreta"

.: Crítica "Kompromat" debate justiça falha e interesses entre países

.: Crítica: "Making Of" entrega os inimagináveis bastidores de um filme

.: 1x1: Bardot é "Uma boa moça", além de libertária e determinada

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.