terça-feira, 8 de outubro de 2024

.: Resenha: "Robô Selvagem" é sobre ser mais do que fomos programados

Por: Mary Ellen Farias dos Santos, editora do Resenhando.com

Em outubro de 2024


Robôs são formados por combinações de códigos em função de executarem tarefas. Eis que em "Robô Selvagem", da Dreamworks, a máquina batizada de Rozzum é acidentalmente acionada por um grupo de lontras ainda à deriva. Com facilidade no aprendizado, analisando o andar de um crustáceo, Roz (Elina de Souza) sai da área de risco da ilha (água) e segue mata adentro, em busca de uma missão a cumprir. No entanto, pouco antes de solicitar a volta para o seu lugar de origem, uma vez que nenhum animal deseja sua ajuda -mesmo que tenha distribuído selos para muitos, de modo muito cômico-, encontra um ovo de ganso desamparado.

Sem saber como lidar com tal situação inusitada, quando o filhote rompe a casca do ovo, Roz tenta reunir as partes, o que de nada adianta, uma vez que o bebê ganso surge diante de seus olhos e, rapidamente, a adota como figura materna. Certa de que a missão está concluída, Roz pretende retornar ao seu local de origem quando a raposa de nome Astuto (Rodrigo Lombardi), mesmo com vontade de devorar o filhote -desde quando estava no ovo-, revela que o bichinho precisa de mais cuidados como alimentação, assim como dois aprendizados: nadar e voar.

Logo, a missão da máquina é estendida e, enquanto o filhote não aprende a voar, Roz, Astuto e Bico-Vivo (o filhote de ganso) formam uma família diferente, construindo, inclusive, um crucial abrigo para o período da neve. De formas distintas, o trio sofre diversas formas de bullying pelos outros animais da ilha, mas também recebem apoio de uma mamãe saruê (gambá) que carrega sete filhotes. 

Tal qual o famoso conto "O Patinho Feio", Bico-Vivo, o filhote de ganso adotado por uma robô, com o apoio de uma raposa, não é aceito no grupo de seus semelhantes. Rendendo uma tremenda confusão e, até, feridas para Roz (igualmente acontece com as mães de sangue ou de coração). Todavia, Bico-Vivo precisa se enturmar, uma vez que o inverno se aproxima e deve fazer a migração, o que, em partes, remete também a animação recente "Patos!".

Contudo, "Robô Selvagem"produção dirigida por Chris Sanders ("Lilo & Stitch" e "Como Treinar o Seu Dragão"), ainda que remeta também ao incrível "Wall-E", da Disney, é original e surpreendente do início ao fim, garantindo com facilidade seu espaço entre as grandes animações já produzidas, além de indicar fortes chances de concorrer ao Oscar no gênero (e até abocanhar o prêmio). 

De colorido lindo e sequências de encher a telona do cinema, a animação encanta o público com tiradas cômicas que trazem leveza para uma narrativa séria, a adoção, ou seja, ser mais do que fomos programados. Emocionante e capaz de tirar lágrimas do público, "Robô Selvagem", inspirado no livro de Peter Brown, de mesmo nome, entrega um roteiro brilhante que cativa e desperta total curiosidade a respeito do desfecho sobre as relações. Simplesmente imperdível!

O Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021. Para acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN.


"Robô Selvagem" ("The Wild Robot"). Ingressos on-line neste linkGênero: animação, infantil, aventuraClassificação: livre. Duração: 1h41. Ano: 2024. Distribuidora: Universal Pictures Brasil. Direção: Chris SandersRoteiro: Chris Sanders. Elenco: Lupita Nyong'o Rozzum (Roz), Pedro Pascal (Fink), Bill Nighy (Longneck), Catherine O'Hara (Pinktail), Kit Connor (Brightbill), Mark Hamill, Paul-Mikél WilliamsSinopse: Uma história comovente e cheia de aventuras sobre o que acontece quando a natureza e a tecnologia colidem inesperadamente, como os humanos. Baseado na série de livros de mesmo nome de Peter Brown, produzido pela DreamWorks Animation e distribuído pela Universal Pictures. Confira os horários: neste link

Site oficial: universalpics.com.br/micro/wild-robot

Trailer de "Robô Selvagem"



Leia+


0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.