quarta-feira, 16 de outubro de 2024

.: Mostra “Cinema em Papel”: artesanato no audiovisual a partir de cenas


A partir desta quinta-feira, dia 17 de outubro, o CineSesc apresenta a exposição “Cinema em Papel”, com obras que destacam o fazer artesanal do cinema, parte importante do processo criativo audiovisual. De caráter intimista, a ambientação no hall do CineSesc exibe peças que fazem parte da construção das narrativas e de novos imaginários. Serão reproduzidas em papel cenas de filmes clássicos, equipamentos de projeção e montagem que trazem vida às histórias, além de alguns storyboards, esboços que iniciam a construção de uma narrativa. A exposição tem entrada gratuita e fica em cartaz até 17 de julho de 2025, de segunda a domingo, das 13h15 às 22h00. 

No espaço, será possível ver fotogramas que fazem referências a cenas de filmes que marcaram a história do cinema, como “A Chegada do Trem na Estação”, dos irmãos Lumière, um dos primeiros filmes a serem apresentados em público. Além dele, “O Iluminado”, clássico de Stanley Kubrick, “Central do Brasil”, protagonizado por Fernanda Montenegro, o recente “Marte Um”, de Gabriel Martins, entre outros, também ganham representação na exposição. Ainda haverá referências ao trabalho de Alice Guy-Blaché, cineasta francesa pioneira do cinema narrativo, e ao personagem de Zé do Caixão, icônico no cinema de terror brasileiro. 

“Cinema em Papel” é um desdobramento da nova vinheta de segurança do CineSesc. Produzida a partir da técnica de stop motion, a peça conduz o público por uma réplica em papel da sala de cinema do CineSesc, contemplando a plateia, o bar, a sala de projeção e a grande tela, por onde cenas de filmes emblemáticos são projetadas, ilustrando as normas de segurança do espaço. 

A maquete com a réplica da sala estará exposta no hall do cinema e será um dos destaques da exposição, que ainda contará com mutoscópios, um tipo de cinematógrafo, onde a imagem ganha movimento a partir do giro de uma manivela, e estruturas com as lâminas de papel das cenas dos filmes, que foram utilizadas para produção da nova vinheta do CineSesc.  Em tempos em que a tecnologia, como a realidade virtual e a inteligência artificial, tem sido cada vez mais utilizada, a exposição é um convite à reflexão sobre a criatividade a partir do fazer analógico.  


Ficha técnica
Exposição "Cinema em Papel"
Expografia, direção de arte e produção: Angela Barbosa e Beto Paiva (Atelier Cenográfico)
Aderecista: Jemima Tuany, Matias Lisboa
Cenotécnica: Luiz Cirnande
Construção motoscópio: Maurizio Zelada
Design gráfico: Mariana Degani
Elétrica e luz: Edson Brossa (Edlight)
Impressão: Giclê Fine Art Print
Produção de texto: Erasmo Penteado
Direção geral (vinheta e maquete): Cesar Cabral
Diretora assistente: Érica Valle
Criação (maquete): Dario Gama Leme, Karen Furbino
Artes conceituais: Giovana Affonso
Produção audiovisual: Analia Tahara, Stephanie Saito
Assistente de produção audiovisual: Diego Saito
Captação e edição: Larissa Nakashima
Realização: Sesc São Paulo 

Serviço
Exposição "Cinema em Papel"
A partir de 17 de outubro de 2024, até 17 de junho de 2025
De segunda a domingo, das 13h15 às 22h
Grátis
CineSesc - Rua Augusta, 2075 | São Paulo 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.