sexta-feira, 20 de setembro de 2024

.: "Hospício É Deus", de Maura Lopes Cançado, volta às livrarias


Publicado originalmente em 1965, "Hospício É Deus", de Maura Lopes Cançado, mescla memórias de infância com relatos de sucessivas internações em hospitais psiquiátricos. Lançado pela Companhia das Letras, o livro é um depoimento brutal escrito em primeira pessoa por um dos nomes mais instigantes da literatura brasileira do século XX.“Não creio ter sido uma criança normal, embora não despertasse suspeitas. Encaravam-me como a uma menina caprichosa, mas a verdade é que já era uma candidata aos hospícios onde vim parar”, afirma a autora no livro.

É desconcertante a sinceridade com que a autora desfia as lembrança delas. Sem nunca escorregar no sentimentalismo ou na autopiedade, este volume é um poderoso testemunho sobre a trajetória da autora, que viveu uma infância abastada no interior de Minas Gerais antes de passar por diversas internações em hospitais psiquiátricos em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.

Leitora ávida, tida como revelação literária dos anos 1960, a escritora – que por décadas ficou relegada ao ostracismo – convida os leitores a refletir sobre os limites entre razão e loucura, ficção e memória, realidade e imaginação. Compre o livro "Hospício É Deus"neste link.


Sobre a autora
Maura Lopes Cançado
 nasceu em 1929 em São Gonçalo do Abaeté, Minas Gerais. É autora de "Hospício É Deus" (1965) e do volume de contos "O Sofredor do Ver" (1968). Morreu em 1993, no Rio de Janeiro. Compre o livro "Hospício É Deus" neste link.

Ficha técnica
"Hospício É Deus"
Autora: Maura Lopes Cançado
Número de páginas: 288
Lançamento: 24 de setembro de 2024
Compre o livro neste link.

Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.