sexta-feira, 27 de setembro de 2024

.: Crítica musical: Yohan Kisser, um som surpreendente


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.

Enquanto alguns músicos preferem seguir uma linha comercial coerente com o momento que vivenciam, há outros que preferem navegar em um sentido diferente, apostando em uma sonoridade mais peculiar e original, sem se importar muito com tendências ou modismos. Um desses casos é o do jovem Yohan Kisser, filho de Andreas Kisser, da banda Sepultura, que lançou um surpreendente e audacioso álbum que foge dos padrões atuais do pop.

Intitulado "The Rivals Are Fed and Rested", o disco conta com 12 faixas autorais com letras em português e inglês. E arranjos instrumentais que mostram influências das mais diversas. Elas vão desde o rock progressivo ao jazz fusion, passando pela chamada vanguarda paulista representada por Arrigo Barnabé. Sim, também há alguns elementos do pop, mas eles são só detalhes dentro do quebra-cabeça complexo preparado por Yohan para o ouvinte.

"Membro Fantasma", faixa composta em homenagem a sua mãe, que faleceu há dois anos, já foi lançada como single nas plataformas, juntamente com a faixa que deu título ao disco. Essa canção tem um arranjo com influência de Tom Jobim. Até mesmo o coral feminino emula a sonoridade do coral da antiga banda de apoio do nosso maestro soberano. Carina Assencio, Mariana Benassi e Tatiana Abdo formam o coro feminino nessa faixa.

"Flush If You Must" tem um arranjo que lembra o nosso forró tradicional, enquanto que a faixa "Tall Being" já flerta com elementos jazzísticos em seu arranjo. "Loan Shark" tem elementos de soul music em seu arranjo. A faixa "Passou das Seis" funciona como uma vinheta cantada em coro a capela, com letra que lembra as canções do Grupo Rumo, que retratavam o cotidiano que os integrantes viviam nos anos 80.

Toda essa diversidade musical conta com participações do veterano Luiz Carlini (steel guitar na faixa "A Tábua e do Metrô"), Bruno Serroni (violoncelo em "Quantas Línguas") e Sandra Ribeiro (fagote em "Flush if You Must"). Há também o baixista Guto Passos e o baterista William Paiva, que junto com Yohan formam o trio de base da gravação do disco.

Nascido em 1997, Yohan Kisser é compositor e multi-instrumentista graduado em violão pelo conservatório de música da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Sua carreira inclui participação nas bandas Sioux 66, uma banda paulistana de heavy metal autoral formada em 2011, e Kisser Clan, onde toca clássicos do rock e metal ao lado de seu pai, Andreas Kisser, guitarrista da banda de metal Sepultura. Agora, com seu projeto solo, Yohan  busca alçar novos horizontes musicais.

"The Rivals Are Fed and Rested"


"Membro Fantasma"

"Não Encontros"

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.