quarta-feira, 14 de agosto de 2024

.: Jeferson Tenório, autor de "O Avesso da Pele" fala sobre a censura de livros


O banimento de livros em escolas de todo o país e o "cancelamento" de títulos nas redes sociais chamam a atenção para a censura das obras literárias. É o caso do livro "O Avesso da Pele", que foi recolhido de uma escola no Rio Grande do Sul e pelos governos do Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. Foto: reprodução Instagram @jeferson.tenorio.9


Na sexta-feira, dia 16 de agosto, o programa "Opinião" conversa com o escritor Jeferson Tenório, autor do livro "O Avesso da Pele", e recebe o educador e escritor Ilan Brenman; e o também autor e professor de literatura Ricardo Lísias para falarem sobre a censura de obras literárias. Com apresentação de Rita Lisauskas, a edição inédita vai ao ar na TV Cultura, às 20h30.

O banimento de livros em escolas de todo o país e o "cancelamento" de títulos nas redes sociais chamam a atenção para a censura das obras literárias. É o caso do livro "O Avesso da Pele", que foi recolhido de uma escola no Rio Grande do Sul e pelos governos do Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. A justificativa foi que a obra possui "linguagem imprópria para menores" e "conteúdo sexual".

Outros escritores brasileiros renomados também têm sido alvo de silenciamento por motivos variados. Nomes como Machado de Assis, Jorge Amado, Monteiro Lobato e até Ziraldo estão na lista de livros que são alvos de polêmicas, principalmente nas redes sociais. Mas não é só no Brasil que isso acontece. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, um levantamento da Associação Americana de Bibliotecas mostrou que, apenas em 2023, foram retirados de circulação 4.240 títulos de bibliotecas no país, quase o dobro do registrado em 2022, em que 2.571 livros foram vetados. É o maior número desde o início do monitoramento, há mais de duas décadas. Compre o romance "O Avesso da Pele" neste link.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.