quinta-feira, 1 de agosto de 2024

.: Livro "Ensaios de A a Z para Mentes Inquietas" prepara para pensar o mundo


Em "Ensaios de A a Z para Mentes Inquietas" (compre o livro neste link), o psicólogo clínico e doutor em filosofia Clécio Branco dispõe do alfabeto para apresentar uma espécie de dicionário de temas do cotidiano e propor reflexões acerca da pluralidade do ser humano e da natureza que o cerca. Com base na filosofia, literatura, sociologia e antropologia, o autor mescla as teorias de Platão, Nietzsche, Deleuze e outros pensadores antigos e modernos com populares produções cinematográficas, como a série "Breaking Bad" e o filme "Um Dia de Fúria", para reunir o que chama de “pedacinhos de inspiração”

O escritor oferece pequenas doses de alento ao que o filósofo e ensaísta sul-coreano Byung-Chul Han chama de “sociedade do cansaço”, em textos curtos e profundos. O conteúdo é influenciado por leituras, palestras e a experiência de 25 anos em escutas de pacientes, além de imagens da natureza. 

Clécio Branco, que também possui formação em Ciências Sociais e História, convida o leitor a prestar um culto à vida, abordando sobre amor, ciúme, desejos e escolhas, e elementos como água e tempo – a fim de sobreviver em um mundo “demasiadamente tecnológico”. Para ele, é preciso repensar o excesso de produtividade e de consumo, que levam o corpo e a natureza à exaustão.  

"Ensaios de A a Z para Mentes Inquietas" propõe o aprofundamento gradual na existência por meio de palavras pinçadas, e sem a necessidade de uma ordem de leitura, de forma que o conteúdo desperte maior consciência sobre o ritmo de vida de cada um. Antes de abrir este livro, pare, respire e prepare-se para pensar o mundo como nunca o fez antes. 


Trecho do livro
A erva daninha imita a planta comestível, e as duas se valem de uma zona de vizinhança que as torna imperceptíveis. Ela é anômala em meio às plantas. Trata-se de uma estratégia de sobrevivência que o homem retira da natureza, não de olhar a questão sob a perspectiva moral do bem e do mal. Não se pode pensar moralmente a natureza — pensar que haja o mal ou o bem na natureza. ("Ensaios de A a Z para Mentes Inquietas", p. 31) 


Sobre o autor
Clécio Ferreira Branco
é formado em Psicologia Clínica e Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Filosofia e Especialista em História. Atua como psicólogo clínico e professor de filosofia e sociologia.  

Ficha técnica
"Ensaios de A a Z para Mentes Inquietas"
 
Autor: Clécio Branco
Páginas: 252
Compre o livro neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.