terça-feira, 30 de julho de 2024

.: "Notas de Um Filho Nativo": obra-prima de Baldwin sobre raça e identidade


Na nota introdutória de "Notas de Um Filho Nativo" (compre o livro neste link), o escritor James Baldwin, aos 31 anos, se dá conta do momento mais importante de sua formação, quando se viu obrigado a perceber que a linha do seu passado não levava à Europa, e sim à África. Foi então que ele se deparou com uma revelação chocante: Shakespeare, Bach e Rembrandt não eram criações realmente dele, não abrigavam sua história. "Seria inútil procurar nelas algum reflexo de mim. Eu era um intruso; aquele legado não era meu”, afirmou o autor. 

Lançada pela Companhia das Letras, esta edição inclui o prefácio à edição de 1984, assinado por Edward P. Jones, posfácios de Teju Cole e Paulo Roberto Pires e um alentado “Sobre o autor”, por Marcio Macedo. A arte da capa é de Daniel Trench. Publicada originalmente em 1955, esta reunião de ensaios escritos entre as décadas de 1940 e 1950 é a primeira obra de não-ficção do autor de "O Quarto de Giovanni" (compre o livro neste link).

O que mais impressiona nesses testemunhos - narrados com inteligência, sensibilidade e estilo extraordinário - é a atualidade dos textos. Ao usar como matéria-prima sua própria experiência para refletir sobre o que representa ser um escritor negro e homossexual nos Estados Unidos, seu país de origem, e em Paris, cidade onde viveu por muitos anos, Baldwin oferece um poderoso e urgente depoimento sobre direitos civis.


Sobre o autor

James Baldwin nasceu em Nova York em 2 de agosto de 1924 e é um dos maiores nomes da literatura norte-americana do século XX. Entre seus principais temas, sobressaem a luta racial e questões relacionadas à sexualidade e à identidade. É autor de "O Quarto de Giovanni", "Terra Estranha", "Se a Rua Beale Falasse", "Notas de Um Filho Nativo" e "Da Próxima Vez, o Fogo", entre outros títulos. Morreu em Saint-Paul-de-Vence, no sul da França, em 1987. Compre os livros de James Baldwin neste link.


"Notas de Um Filho Nativo"
James Baldwin (autor)
Paulo Henriques Britto (tradução)
Daniel Trench (arte de capa)
248 páginas
Companhia das Letras
Compre o livro neste link.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.