terça-feira, 9 de julho de 2024

.: "Era das Revoluções" revisita o passado para analisar temas urgentes


Fúria populista, fratura ideológica, impactos econômicos e tecnológicos, guerras e um sistema internacional repleto de riscos catastróficos - as primeiras décadas do século XXI podem ser consideradas o período mais revolucionário da história moderna. A partir desta premissa, o renomado jornalista e autor best-seller Fareed Zakaria revisita o passado para tecer uma contundente análise sobre temas contemporâneos e urgentes que mobilizam sociedades em todo o mundo. "Era das Revoluções: progresso e Reação de 1600 até o presente", que chega às livrarias em julho pela Intrínseca, apresenta argumentos arrojados e convincentes que revelam conexões inovadoras entre o passado e o presente. A tradução é de George Schlesinger e Renata Guerra.

“A história que conto aqui é mais profunda e mais importante do que um debate sobre as possíveis vantagens dos mercados sobre o Estado. Ela trata do cabo de guerra entre passado e futuro. Desde o século XVI, as mudanças tecnológicas e econômicas fomentaram imensos progressos, assim como enormes disrupções. A disrupção e a distribuição desigual das vantagens alimentam a ansiedade. Mudança e ansiedade, por sua vez, levam a uma revolução da identidade, em que as pessoas buscam novas comunidades e novos significados. E todas essas forças, então, geram uma revolução política”, afirma o autor.

Nesta grandiosa obra, Fareed Zakaria investiga magistralmente as eras e os movimentos que abalaram normas e moldaram o mundo contemporâneo. Três desses períodos contêm lições profundas para os dias atuais: nos países baixos do século XVII, uma série de fascinantes transformações tornou o país de pequenas proporções o mais rico do mundo e criou a política como a conhecemos; no século XVIII, a Revolução Francesa destruiu seus filhos ideológicos e deixou um legado sangrento que nos assombra até hoje; e a mãe de todas as revoluções, a Revolução Industrial, catapultou a Grã-Bretanha e os Estados Unidos para o domínio global, instituindo o mundo moderno.

À luz dessas históricas mudanças de paradigma, Zakaria analisa quatro revoluções atuais: globalização, tecnologia, identidade e geopolítica. Apesar de todos os benefícios, a globalização e os avanços tecnológicos produziram grandes perturbações e uma ansiedade generalizada sobre o que se entendia por identidade - e a identidade é o campo de batalha em que se travam as políticas polarizadas deste século. Tudo isso ocorre no contexto de uma revolução geopolítica, tão profunda quanto a que alçou os Estados Unidos à potência mundial no fim do século XIX.

“Nossa época é revolucionária no sentido em que comumente se utiliza a palavra. Para onde quer que se olhe, é possível ver mudanças radicais e drásticas. Um sistema internacional que parecia estável e familiar está mudando depressa, com os desafios de uma China em ascensão e uma Rússia revanchista. No seio das nações, vemos uma destruição total da velha ordem política, enquanto novos movimentos que transcendem a tradicional divisão esquerda-direita ganham espaço. No âmbito econômico, o consenso surgido após o colapso do comunismo em relação aos livres mercados e ao livre-comércio foi derrubado, e é grande a incerteza quanto a como as sociedades e as economias devem navegar essas águas não exploradas. Como pano de fundo para tudo isso está o pleno florescimento da revolução digital e a chegada da inteligência artificial, com consequências novas e disruptivas”, elenca Zakaria.

Combinando alcance intelectual, uma visão histórica consistente e uma presciência extraordinária, Zakaria revela que, embora estejamos no meio de quatro revoluções sísmicas, o pessimismo é prematuro. Se agirmos com sensatez, a ordem internacional liberal poderá ser renovada e o populismo, relegado ao amontoado de cinzas da história. Compre o livro "Era das Revoluções", de Fareed Zakaria, neste link.


O que disseram sobre o livro
[Este livro] é bem-sucedido em transpor a separação entre leitores comuns e acadêmicos. É uma leitura fácil que oferece novas perspectivas.” — Financial Times


Sobre o autor
Fareed Zakaria é o apresentador do principal programa de questões internacionais da CNN, Fareed Zakaria GPS, além de assinar uma coluna semanal no Washington Post. É autor de quatro best-sellers do New York Times, incluindo seu último livro, "Dez Lições para o Mundo Pós-pandemia", publicado pela Intrínseca. Ele mora na cidade de Nova York. Garanta o seu exemplar de "Era das Revoluções", escrito por Fareed Zakaria, neste link.


"Era das Revoluções", de Fareed Zakaria
Tradução: George Schlesinger, Renata Guerra
Páginas: 384
Editora: Intrínseca

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.