“A Duração entre Um Fósforo e Outro”, de Zulmira Correia, foi a obra vencedora do Tato Literário - 1º Prêmio com.tato de Literatura Independente, na categoria Poesia. Por meio de uma linguagem que se cruza entre a prosa poética e o verso livre, Zulmira nos leva a acompanhar os processos mentais narrativos de uma mulher que se encontra em um momento de transição: desocupar a sua casa da infância para vendê-la em dois dias, mas esse tempo acaba se dissociando na medida em que o texto se amplia. Primeiro pelos minutos, que viram horas, depois semanas. Em capítulos marcados pela passagem do tempo, a poeta cearense se funde à personagem neste processo, no qual redescobre memórias, cômodos vazios e caixas que precisa esvaziar ou encher.
“Antes de ser ‘A Duração entre Um Fósforo e Outro’, o livro se chamava ‘Sem Ponto, Sem Vírgula’, justamente pela sua escrita rápida, sem pontuação. Comecei essas escritas no bloco de notas do celular, entre viagens, entre olhares silenciosos, lembranças… Às vezes as poesias chegavam tão rápido, que o bloco de notas era/é meu instrumento de escrita mais eficaz para não perder minhas metáforas. Eu esqueço tudo muito rápido, e escrever no bloco de notas, foi a solução para não esquecer. Escrever para não esquecer”, conta Zulmira.
Sobra a autora
Zulmira Correia é escritora, designer, artista e pesquisadora. É de Crato, Região do Cariri, Ceará. Vencedora do V Prêmio Cepe Nacional de Literatura, da Companhia Editora de Pernambuco, na categoria poesia, com o livro de estreia “As Cartas de Maria”, sendo a autora mais jovem e única nordestina a levar o prêmio na edição, em 2020. Voltou a publicar em 2023, com o segundo livro “Abissal”, pela editora Patuá.
Sobre a com.tato
A com.tato é uma agência online que tem como objetivo fortalecer a imagem de autores, autoras e editoras independentes por meio de uma comunicação humanizada e autêntica. Criada pela jornalista Karoline Lopes, a empresa passou a focar somente no mercado literário em 2022. Conta também com os sócios e jornalistas Marcela Güther e Vincent Sesering.
Formada por profissionais distribuídos em São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Acre, a com.tato oferece serviços de divulgação como assessoria de imprensa, consultoria para redes sociais, aproximação de influenciadores digitais, participação em eventos literários e produção de eventos. E serviços editoriais, entre eles, os de revisão, preparação de texto e leitura crítica.
Desde 2020 já atendeu mais de 100 escritores e editoras. Entre os escritores atendidos, estão Jules de Faria, Tiago Feijó, Dia Nobre, Vilto Reis, Irka Barrios e Raquel Campos. As editoras Claraboia, Paraquedas, Penalux, Philos, Mormaço e NADA Studio Criativo também são parceiras da com.tato.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.