quarta-feira, 10 de julho de 2024

.: Crítica: "Ainda Temos o Amanhã" retrata busca por direitos das mulheres

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em julho de 2024


Ser uma pessoa boa para o próximo e para os seus, nem sempre é certeza de receber devolutivas positivas. Eis que "Ainda Temos o Amanhã"produção mais vista na Itália em 2023, vai além do fazer o bem sem olhar a quem quando põe o protagonismo para a abnegada Delia (Paola Cortellesi). Na Itália dos anos 40, pós-guerra, ela é uma mulher simples, casada com um homem rude, Ivano (Valerio Mastandrea), que vive no repetitivo discurso de ter lutado na guerra, enquanto que ela cuida da casa, da família e trabalha fora complementando a renda para manter tanto o aluguel quanto os gastos da família. 

Ao sair para batalhar por algum dinheiro, o marido de Delia bebe, joga com os amigos e sai com prostitutas, Delia se vira em meio a costuras, aplicando injeções e buscando doações. Mãe de dois meninos -projetos machistas que refletem o agir do pai e do avô Ottorino (Giorgio Colangeli, de "Cidadãos do Mundo")- e de uma moça, Marcella (Romana Maggiora) que vem sendo cortejada pelo filho de uma família influente, Giulio Moretti (Francesco Centorame, de "O Colibri"). Délia cuida de tudo e de todos. Juntando dinheiro sem o conhecimento do marido, recebe uma carta misteriosa, enquanto que no caminho corrido dos afazeres, encontra uma foto no chão percebendo ser de um soldado americano, William (Yonv Joseph).

Em meio a uma amizade em que ambos desconhecem o idioma do outro, Delia descobre que Nino (Vinicio Marchioni, "Obrigado, Rapazes" e "O Labirinto"), uma paixão do passado, vai partir. Com a relação conturbada em casa, a mulher batalhadora ainda aguenta as surras do esposo -a primeira é motivada por ela ganhar chocolate. Com uma trilha sonora impecável, o longa também dirigido por Paola Cortellesi, entrega cinema numa sequência movimentos ritmados entre os corpos (ou quase, uma vez que Delia tenta escapar por estar sendo surrada). Unindo ações opostas, "Ainda Temos o Amanhã" destaca a constante dança de quem sofre agressões debaixo do próprio teto.

Exibido no Festival de Cinema Italiano, no longa de 1h58 tudo acontece freneticamente e com motivo, para se conectar de modo surpreendente -o que empolga o público que torce pelo bem de Delia. Provocante, crítico, mas também divertido, em preto e branco, o longa tem um elenco que esbanja talento. "Ainda Temos o Amanhã" é também um grito pela liberdade feminina ao retratar a naturalidade que a subserviência da mulher, sem um pingo de voz, era aceita pela sociedade. Lindo e imperdível!

O Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021. Para acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN.



"Ainda Temos o Amanhã" ("C'è ancora domani"). Ingressos on-line neste linkGênero: comédia, dramaClassificação: 16 anos. Duração: 1h58. Ano: 2023. Distribuidora: Pandora Filmes. Direção: Paola Cortellesi. Roteiro: Paola Cortellesi, Furio Andreotti e Giulia Calenda. Elenco: Paola Cortellesi, Valerio Mastandrea, Giorgio Colangeli, Yonv Joseph, Vinicio Marchiori, Romana Maggiora, Francesco CentorameSinopse: Dividida entre o otimismo da libertação e as misérias, Delia, uma mulher dedicada, esposa de Ivano e mãe de três filhos, encontra consolo em sua amiga Marisa. A família se prepara para o noivado da filha mais velha, Marcella, que vê no casamento uma saída para uma vida melhor. Confira os horários: neste link



Leia +

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.