Obra vencedora do Tato Literário - 1º Prêmio com.tato de Literatura Independente, na categoria Conto, "Beija-flor de Concreto", de Andrey Jandson, tem 14 histórias localizadas no semiárido brasileiro, flertando com o realismo mágico, a prosa poética e o horror, através de personagens que são flagrados em momentos de extrema transformação. Todos eles são ilustrados pelo ilustrador e artista visual Matteus Lovatt.
Os contos do livro são dispostos em três partes: “Beija-flores” dá conta de narrativas com crianças lidando com a maturação da infância e questiona como o veneno da masculinidade tóxica causa uma ruptura em suas identidades e relações.
Já na “Tetralogia das Aves”, temos aves sempre questionando a existência humana e suas políticas: uma dupla de urubus que debocha da vida dos humanos de cima de uma igreja e um grupo de galinhas que se revolta contra os abusos do dono de uma fazenda.
Por fim, em “Rios Inundados”, a presença constante da água revela personagens em correntezas instáveis, buscando cura: um escritor que se transforma num lago, a epifania de um garoto que vê outro se afogando num rio, uma feiticeira que atrai homens para sua casa para engravidar deles e um reencontro de amor entre dois rapazes que haviam sido separados na infância.
"Além de ser especial por ser meu primeiro, esse livro representa o fechamento de um ciclo. Desde os 19 anos, quando saí da minha cidade e fui pra Belém, minha vida tem sido muito agitada. Nesses anos, tive experiências muito intensas e aprendi muito como artista. Essas experiências me permitiram escrever esse livro com mais propriedade. Também foi o momento em que comecei a levar essa vocação a sério, trabalhar na escrita com frequência quase diária, buscar desenvoltura técnica... Se você quer ser escritor, tem um momento que isso deve acontecer", afirma Andrey.
Sobre o autor
Andrey Jadson é escritor e diretor piauiense. Desde criança se encantou pela escrita e seu poder de exprimir nossas percepções na narrativa. Encontrou na formação em teatro pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e no meio artístico de Belém a oportunidade de buscar a experimentação, se aventurando em diversos campos, como a dança, dramaturgia, atuação e composição musical. Atualmente é pesquisador no campo da escrita, onde investiga uma metodologia de processo de criação nomeada “Poética dos Cristais”, baseada nas fragmentações da vivência do escritor.
Sobre a com.tato
A com.tato é uma agência online que tem como objetivo fortalecer a imagem de autores, autoras e editoras independentes por meio de uma comunicação humanizada e autêntica. Criada pela jornalista Karoline Lopes, a empresa passou a focar somente no mercado literário em 2022. Conta também com os sócios e jornalistas Marcela Güther e Vincent Sesering.
Formada por profissionais distribuídos em São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Acre, a com.tato oferece serviços de divulgação como assessoria de imprensa, consultoria para redes sociais, aproximação de influenciadores digitais, participação em eventos literários e produção de eventos. E serviços editoriais, entre eles, os de revisão, preparação de texto e leitura crítica.
Desde 2020 já atendeu mais de 100 escritores e editoras. Entre os escritores atendidos, estão Jules de Faria, Tiago Feijó, Dia Nobre, Vilto Reis, Irka Barrios e Raquel Campos. As editoras Claraboia, Paraquedas, Penalux, Philos, Mormaço e NADA Studio Criativo também são parceiras da com.tato.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.