A artista visual Edith Derdyk apresenta a mostra "Alfabeto da Reta" até o dia 15 de setembro no Centro MariAntonia da USP - Prédio Joaquim Nabuco, na Vila Buarque, em São Paulo. A mostra é um projeto expositivo que tem, como ponto de partida, uma pesquisa sobre a Geometria Descritiva desenvolvida por Gaspard Monge, final do século XVIII: um sistema de desenho projetivo que embasou o desenho técnico para efeito da produção industrial, provocando um impacto no desenvolvimento tecnológico na época da Revolução Industrial, por facilitar a visualização de objetos fabricados e sua sistematização. Com ensaio crítico de Sylvia Werneck, o projeto se desdobra em diversas frentes e linguagens.
Edith Derdyk especula sobre os métodos de representação de "operações gráficas maquínicas", frutos da abstração mental calcada na observação do real, facilitando a reprodução massiva de objetos industriais e a produção dos artefatos e suas problematizações com o tempo da costura manual e artesanal estabelecendo uma conversa entre a atividade artesanal fabril e atividade industrial febril. A exposição também alude, por decorrência, ao uso das fontes de energia primária que sustentam os modos de produção industrial, refletindo sobre a intensa exploração dos recursos naturais. A presença do carvão - fóssil antigo e fonte de energia não renovável, o motor da produção industrial de nossa história civilizatória -, sinaliza a problemática das fontes de energia naturais.
O projeto se desdobra na instalação-site specific "Alfabeto da Reta". Tanmbém a série "Épura", conjunto de costuras realizadas industrialmente com intervenções manuais; um objeto escultórico, "Rota de Colisão" que alude ao uso do combustível fóssil (carvão); 1 livro de mesa acompanhado de 3 impressões (60X4 metros) chamado ROTAÇÃO, um livro de artista, "Linha de Terra", impresso em serigrafia com tiragem de 100 exemplares. A mostra segue em cartaz até 15 de setembro de 2024
"Alfabeto da Reta" terá uma ativação da obra no final da mostra, pelo grupo na qual a artista faz parte – "Bookscapes", junto ao vídeo artista Rodrigo Gontijo e o compositor Dudu Tsuda, contemplando três apresentações ao vivo interagindo com a obra em si, através de ações performativas envolvendo desenho e manipulação de imagens no modo live cinema - cinema ao vivo, dias 13, às 17h00, e 14 setembro de 2024, das 11h00 e às 15h00.
No decorrer da exposição haverá uma roda de conversa e uma visita guiada junto com a curadora Sylvia Werneck e o lançamento do livro “O corpo da Linha”, editada pela Relicário, no dia 17 de agosto de 2024 (sábado), das 11h00 às 15h00. “Quando estava desenvolvendo as peças da série 'Épura' (conjunto de costuras realizadas industrialmente com intervenções manuais), percebi que a máquina não é tão objetiva assim: a mesma imagem é interpretada diferentemente em cada máquina, gerando resultados totalmente distintos”, afirma Edith sobre o processo criativo.
Sobre a artista
Edith Derdyk tem realizado exposições coletivas e individuais desde 1981 no Brasil (Museu de Arte Moderna- SP e RJ; Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil-RJ; Museu de Arte de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, entre outras) e no exterior (México, EUA, Alemanha, Dinamarca, Colômbia, Espanha, Portugal, França, Suécia).
Prêmios, bolsas, residências: 2023_ Edital ProAC 21/2023_ Literatura /Realização e Publicação de Obra Inédita de Não-Ficção; Edital ProAC nº 12/2023 Exposição Inédita; 2022_ Pollock Krasner Foundation prêmio de pesquisa; Fun2019. LabVerde_Imersão Artística no Amazonas; 2018. Edital Fundação Marcos Amaro; 2017. Título Doctora Honoris Causa_17,Instituto Estudios Criticos_Cidade do México.México; 2015.Edital ProAC_Incentivo à Literatura_Poesia; 2014. Edital PROAC_Livro de Artista; 2013_Residência_Can Serrat_Espanha; 2012_Prêmio Funarte Artes Visuais; 2007_ Residência_The Banff Centre_Canadá; 2004_Prêmio Revelação Fotografia Porto Seguros;2002_Bolsa Vitae de Artes; 2002_Categoria Tridimensional _APCA; 1999_The Rockefeller Foundation_artista pesquisadora_Bellagio Center, Itália; 1993_Artista residente_MAC-USP/Vermont Studio Center_USA; 1990_ Bolsa Fiat_Artes Visuais.
Autora de livros: "O Corpo da Linha", Edições Relicário (no prelo); "Da Língua e dos Dentes" (Ed.Urutau); "A Pesar, a Pedra" (Ed.Patuá); "Edith Derdyk-1997/2017" (Edições A); "Entre Ser Um e Ser Mil - O ObjetoLivro e Suas Poéticas" (organizadora pela editora Senac); "Disegno.Desenho.Desígnio"(antologia) (Senac); "Linhas de Horizonte" (Ed.Escuta); "Linha de Costura" (C/Arte); "Formas de Pensar o Desenho" (Ed.Panda) entre outros.
Autora /ilustradora de vários livros infantis, como: "Todo Mundo Tem (Ed.Hedra); "Rato" (Cosac&Naify), coleção "Folia de Papel" (Ed.Jujuba), "O Colecionador de Palavras (Ed.34) "Fábulas.Alegorias.Adivinhações" (Ed.SM); "Coisa com Coisa" (Ed.Move) e outros. Letrista de algumas canções do "Palavra Cantada" ("Pomar", "Ora Bolas", "Rato", "O Que É O Que É", "Trilhares" e outras) e parceira do espetáculo "Catopleia - Alegorias Musicais", com Luz Marina (letras e concepção visual).
Atualmente coordena a Pós Graduação Lato Sensu “Caminhada como Método para Arte e Educação” na A Casa Tombada. Para acessar o trabalho da artista: https://issuu.com/livroedithderdyk/docs/livro_edith_derdyk e http://cargocollective.com/edithderdyk.
Sobre a curadora
Sylvia Werneck é crítica de arte, curadora independente, pesquisadora e professora, especializada em arte contemporânea, sobretudo da América Latina. É membro das Associações Brasileira e Internacional de Críticos de Arte (ABCA e AICA), correspondente da Revista Artnexus e colunista da Revista babEL. Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Mackenzie, tem especialização em Estudos de Museus de Arte (MAC-USP, 2004), mestrado em Estética e História da Arte (PGEHA-USP, 2007), doutorado em Integração da América Latina – Comunicação e Cultura (Prolam-USP, 2013).
Faz curadorias em museus e espaços culturais desde 2008, foi professora universitária e parecerista de diferentes editais e projetos de artes visuais, ministra cursos livres e conduz mentorias para artistas em instituições e espaços culturais independentes. Integra o corpo curatorial do Lux Espaço de Arte, escreve independentemente para diferentes publicações e assina textos em catálogos de exposições. Atua como parecerista de revistas acadêmicas e participa de júris de premiações, seminários e congressos. Autora do livro “De Dentro para Fora - A Memória do Local no Mundo Global” (Ed. Zouk, 2011) contemplado pelo I Prêmio para publicações sobre arte em língua estrangeira da Fundação Bienal de São Paulo.
Sobre o espaço
O Centro MariAntonia da USP é uma instituição cultural que atua como espaço de extensão e democratização ao acesso das correntes de pesquisa interdisciplinar da Universidade de São Paulo e que viabiliza o fomento da arte em meio a cena cultural de São Paulo.A programação do MariAntonia oferece cursos de difusão, exposições, palestras, lançamentos de livros e eventos que fomentam o pensamento crítico ao tematizar os direitos humanos, a ciência e a produção do conhecimento.
Além dessas atividades, há, as programações do Teatro da USP (Tusp) e os programas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. A sala de cinema Carlos Reichenbach abriga programação própria de mostras e estreias gratuitas de filmes e, em parceria com o Cinusp, a programação aos finais de semana.
Tombado em 1988 pelo Condephaat e inaugurado como centro de cultura em 1993, esse espaço é um patrimônio histórico que dedica-se à preservação da memória coletiva ao representar os marcos da resistência à ditadura militar brasileira e da luta pela democracia.
Atualmente, o conjunto é formado por dois edifícios localizados na Rua Maria Antônia, bairro Vila Buarque, centro da cidade de São Paulo: o edifício Joaquim Nabuco localizado no número 258 e o edifício Rui Barbosa no número 294, construídos na década de 1930 para abrigar o antigo colégio Liceu Nacional Rio Branco. Em 1949 a Universidade de São Paulo tomou posse de três edifícios do antigo Liceu, esses dois atuais e outro na Rua Dr. Vila Nova, onde passou a funcionar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) e a Faculdade de Ciências Econômicas e Administração (FCEA), respectivamente.
Serviço
Exposição "Alfabeto da Reta" de Edith Derdyk
Ensaio crítico: Sylvia Werneck
Instalação-site specific, trabalhos costurados, objeto escultórico, livro de artista, impressões fine art. performance videográfica, livro de artista roda de conversa, visita guiada junto com a curadora Sylvia Werneck e o lançamento do livro “O corpo da Linha” (editada pela Relicário): 17 de agosto de 2024 (sábado), das 11h00 às 15h00
Ativação com grupo Bookscapes (Edith Derdyk, Rodrigo Gontijo e Dudu Tsuda): 13 e 14 setembro de 2024 (sexta-feira e sábado, às 17h00 e às 11h00 e às 15h00, respectivamente)
Visitação até 15 de setembro de 2024
De terça a domingo, e feriados, das 10h00 às 18h00
Centro MariAntonia da USP - Prédio Joaquim Nabuco
Rua Maria Antônia, 258 - Vila Buarque / São Paulo
Telefones: (11) 3123-5200 / 3123-5202
Grátis
Metrô: Higienópolis-Mackenzie (Linha 4–Amarela)
Santa Cecília (L3 - vermelha)
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.