quarta-feira, 19 de junho de 2024

.: Reunião inédita de textos de García Márquez revela a gênese da Macondo


Reunião inédita de textos de Gabriel García Márquez, "A Caminho de Macondo: ficções 1950-1966" convida os leitores a mergulhar no processo de criação do universo mítico de "Cem Anos de Solidão", um dos maiores romances da literatura latino-americana. A antologia reúne todos os textos publicados pelo vencedor do Prêmio Nobel de Literatura nos quais Macondo foi tomando forma e que marcam o prelúdio da escrita de sua obra-prima. A tradução é de Ivone Benedetti, Édson Braga, Danúbio Rodrigues e Joel Silveira.

Considerado o mestre do realismo mágico latino-americano, García Márquez escreveu alguns dos maiores livros do século XX. Suas obras já foram adaptadas para filmes e minisséries, incluindo uma série baseada em "Cem Anos de Solidão", que será lançada em breve pela Netflix. Em março de 2024, a Record lançou Em agosto nos vemos, romance póstumo e inédito de García Márquez. A edição de A caminho de Macondo conta com prefácio da premiada jornalista Alma Guillermoprieto, texto que é um guia para a obra de Gabo, e nota editorial de Conrado Zuluaga, especialista na obra do autor.

Gabriel García Márquez argumentou em várias ocasiões que primeiro era preciso aprender a escrever um livro e só depois encarar a página em branco. Foram quase 20 anos “vivendo” em Macondo para que aprendesse a escrever sua obra-prima "Cem Anos de Solidão". Nesta antologia, os leitores encontrarão as publicações que precedem a escrita de sua obra mais célebre e que ilustram a gênese da mítica cidade.

"A Caminho de Macondo" reúne desde os textos seminais de 1950 a 1954, publicados inicialmente em colunas de jornais e revistas — alguns com a indicação “Apontamentos para Um Romance” —, até o conteúdo integral das obras "A Revoada (O Enterro do Diabo)", de 1955, "Ninguém Escreve ao Coronel", de 1961, "Os Funerais da Mamãe Grande", de 1962, e "O Veneno da Madrugada (A Má Hora)", de 1966, que marcam o prelúdio efervescente de "Cem Anos de Solidão".

Com prefácio da jornalista premiada Alma Guillermoprieto e nota editorial de um especialista na obra do autor, Conrado Zuluaga, esta coletânea nos introduz ao ciclo macondiano e nos guia por personagens, cenários e cheiros que viriam a compor uma das grandes maravilhas da literatura latino-americana, escrita pelo autor colombiano vencedor do Prêmio Nobel e grande mestre do realismo mágico. Compre o livro "A Caminho de Macondo", de Gabriel García Márquez, neste link.


Sobre o autor
Gabriel García Márquez nasceu em 6 de março de 1927, em Aracataca, um pequeno povoado na costa atlântica colombiana. Honrado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1982, publicou seu primeiro conto, “A Terceira Renúncia”, aos 20 anos e, no ano seguinte, deu os primeiros passos no jornalismo. Durante mais de meio século exerceu esses dois ofícios, enfeitiçado pelo “encanto amargo da máquina de escrever”. Seu talento na arte da narrativa fez com que ele fosse considerado um escritor fascinante por milhares de leitores. Conhecido como o maior expoente do realismo mágico, sempre afirmou que: “Não há nos meus romances uma única linha que não seja baseada na realidade”. Ele foi, definitivamente, o criador de um dos universos mais ricos de significados em língua espanhola no século XX. Morreu na Cidade do México em 17 de abril de 2014. Garanta o seu exemplar de "A Caminho de Macondo", escrito por Gabriel García Márquez, neste link.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.