Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em junho de 2024
A animação "Divertida Mente 2" chega nas telonas depois de "Wish: O Poder dos Desejos" e consegue, de fato, marcar a celebração do centenário Disney. A prova está no fato de levar o público, em massa, para as salas de cinema -um pouco parecido com o que "Barbie" fez em 2023. Resposta importante, uma vez que se trata de uma continuação da coloridíssima história sobre as emoções da menina Riley apresentada em 2015, e, "Divertidamente", que, agora, diante dos nossos olhos, entra na puberdade -passagem delicada e confusa na vida de todo ser humano.
Quando Alegria, Tristeza, Medo, Nojinho e Raiva conseguem viver em harmonia, Riley, agora com 13 anos, esbarra numa avalanche de emoções que entram em total conflito com o ingresso da Ansiedade, Vergonha, Tédio e Inveja -com participações especiais da Nostalgia que esbanja fofura. Sem tentarem a política da boa convivência, Ansiedade, desesperada e despreparada, assume o controle. E, numa atitude drástica, reprime as emoções base da jovem num cofre.
Sem saber lidar com a nova fase, mesmo tendo o apoio dos pais, Riley precisa computar também o fato de que enfrentará o afastamento das amigas Bree e Grace, enquanto se vê diante de seu modelo de vida, a também jogadora veterana de hockey Val. Em meio a atitudes intempestivas da garota, a animação segue a fórmula de seu antecessor, com alguns acréscimos ao retratar a aventura que é viver e lidar com tudo, tal o título original, "de dentro para fora".
Mais uma vez, Alegria e Tristeza são incumbidas de uma missão tendo como objetivo final, voltar para a sala de controle das emoções de Riley. No entanto, nessa aventura estão acompanhadas de Nojinho, Medo e Raiva. Enquanto Ansiedade acaba anulando todas outras emoções de Riley, assumindo o posto de antagonista -tal qual Alegria o fez por vezes, na primeira produção-, Tristeza é a responsável mais uma vez na virada de chave da história, tendo ainda o apoio do montanhoso e calado Vergonha -que lembra o saudoso amigo imaginário de Riley, Bing Bong-, estando os dois em constante flerte -o que dá um toque engraçado e romântico para a história.
Outro ponto alto da animação é quando as emoções base são colocadas no cofre ao lado de um personagem de game e de um programa infantil, o qual tem como parceira, a Pochete. Não se iluda de que este fará a vez de Bing Bong, mas garante boas risadas e uma passagem importante para que a trama avance. Todavia, "Divertida Mente 2" também é tocante e mexe mais uma vez com a emoção do público, por vezes. Como passar impune diante da crise de ansiedade de Riley?
A animação dirigida por Kelsey Mann, com roteiro de Dave Holstein e Meg LeFauve é poderosa ao expandir a mente da jovem Riley, destacar a importância da união, ensinar e envolver o público de todas as idades (embora fale muito com adolescentes e adultos), enquanto mostra que os Estúdios Disney ainda podem acertar trazendo boas histórias -com direito a um suspense quanto ao desfecho.
Vale destacar que é preciso ficar na sala de cinema até o final dos créditos, pois há uma cena extra em que o Segredo Sombrio de Riley é revelado. Não há como discordar, há qualidade no criativo "Divertida Mente 2", longa animado imperdível!
O Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021. Para acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.