domingo, 16 de junho de 2024

.: Romance "O Amor e Sua Fome", de Lorena Portela, tem força e delicadeza


Lançado pela editora Todavia, o romance "O Amor e Sua Fome", escrito por Lorena Portela, é um romance de força e delicadeza extraordinária, da autora de "Primeiro eu Tive que Morrer""Em qualquer cidadezinha, enterro é evento pra ir todo mundo, cachorro, pessoas e também crianças, sem distinção nenhuma, conhecidos ou não”. Nessa cidadezinha em particular, o morto é seu Jeremias, e as crianças são Dora e Esmê, duas primas inseparáveis, cuja alegria não é abalada nem pelo defunto ali diante delas. Pelo contrário, as duas se ocupam de um santinho pendendo do bolso de Jeremias, num jogo de cumplicidade e graça. O pequeno episódio, que de alguma forma irá marcar a vida de ambas, é um retrato bem-acabado dessa relação incomum. 

Dora foi criada sem a mãe, e por um pai entregue à solidão e à apatia, um ente silencioso que vive na penumbra. Desse lar fantasmagórico, Dora salta todos os dias para a vida ao lado de Esmê, sua abertura para o mundo lá fora, acompanhada também pelos vizinhos e por Joana, a amiga-desatino. O mundo lá fora é Rio do Miradouro, uma cidade no interior do Ceará, daquelas em que todos sabem da vida de todos e onde cada um tem uma opinião sobre como o outro deve viver. Seria assim com a dupla, se Dora e Esmê fossem de dar satisfação. As meninas navegam Miradouro fazendo troça, criando um planeta próprio. Quando muito, uma rara escapada para as praias de Fortaleza ou uma ida ao supermercado, onde Dora pode fingir que um carrinho de compras cheio não é, paradoxalmente, o retrato de tudo que lhe falta.

Quando a infância vai se afastando no retrovisor, a adolescência traz consigo Jaime e as primeiras descobertas. Dora e Esmê dividem tudo e a cumplicidade de ambas, antes infantil, ganha novos contornos: a dupla vira um trio e a vida adulta chega, enfim, com suas belezas e ausências. Neste romance de extraordinária força e delicadeza, Lorena Portela captura, na passagem do tempo, os movimentos íntimos do amor e do amadurecimento, assim como os efeitos da solidão e do desamparo. O amor e sua fome conduz a protagonista por um caminho de dor e loucura, numa trama surpreendente sobre a natureza da família e as consequências de uma busca silenciosa e desesperada. Compre o livro "O Amor e Sua Fome", de Lorena Portela, neste link.

Sobre a autora
Lorena Portela nasceu em Mombaça, sertão central do Ceará. Jornalista de formação, cresceu em Fortaleza e viveu em Lisboa até se mudar para Londres, onde mora desde 2019. Seu romance de estreia, "Primeiro eu Tive que Morrer" (2020), publicado inicialmente de maneira independente, conquistou o público e foi um sucesso de vendas. Garanta o seu exemplar de "O Amor e Sua Fome", escrito por Lorena Portela, neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.