segunda-feira, 3 de junho de 2024

.: "Chico Buarque: PARATODOS" no Sesc Santos, confira a programação completa


Foto: Chico Buarque_CorreioDaManhã_ArquivoNacional

 Imagens para imprensa Em comemoração aos 80 anos de vida do cantor e compositor Chico Buarque o Sesc Santos apresenta entre os dias 4 e 30 de junho o projeto "Chico Buarque: PARATODOS", uma programação inspirada na vida e obra do artista, com exibições de filmes, bate-papos, apresentações musicais e espetáculos.

Chico Buarque é um artista incontornável na cultura brasileira. Cantor, compositor, escritor, dramaturgo e jogador amador de futebol, Francisco Buarque de Holanda retrata e impacta o Brasil há mais de seis décadas. Nascido em 1944 em uma família de influentes intelectuais brasileiros, com “pai paulista, meu avô pernambucano, meu bisavô mineiro e meu tataravô baiano", Chico completa 80 anos de idade em 19 de junho de 2024.

Chico iniciou sua carreira musical na década de 1960, em um período de intensa agitação política devido ao início da ditadura civil-militar, que dominou o país por 21 anos. Além de sua musicalidade, suas canções são reconhecidas pela crítica social e política, assim como pela escrita singular, repleta de imagens poéticas marcantes. Seja abordando críticas políticas contundentes ou explorando os dramas de um eu lírico feminino lidando com relacionamentos fracassados, suas músicas abordam temas como amor, saudade, solidão e toda a gama das complexidades humanas.

A carreira musical desse ícone da MPB será relembrada em uma série de shows com nomes da Baixada Santista como Didi Gomes cantando as canções clássicas do compositor, o Grupo Torto da Antiga com Julinho Bittencourt, Roberto Biela, Paulinho Ribeiro e Michel Pereira fazendo um apanhado de toda produção do artista, a Roda de Samba do Ouro Verde, Monna e Conrado Pouza realizando uma roda de samba para cantar Chico e, as atrizes/cantoras Virgínia Rosa, Tânia Alves e Lucinha Lins revisitando o universo feminino a partir das canções de Chico Buarque.

Já a sua faceta literária será debatida semanalmente na série Poesia e Prosa de Chico Buarque: Interfaces. Diálogos abertos sobre as obras literárias e canções do compositor se cruzam a partir da leitura mediada de trechos dos seus livros propondo uma discussão com especialistas de múltiplas competências, do teatro, jornalismo e psicologia, que, junto ao mediador Manoel Herzog, instigam o público a uma participação reflexiva. E as adaptações dessas obras - "Estorvo", "Budapeste", "Saltimbancos - Os Trapalhões" e "O Abismo Prateado" - para o cinema também ganham destaque na Mostra Chico Buarque, com exibições gratuitas. 

 Ainda tem Chico para crianças com o espetáculo Saltimbancos, cantado e interpretado pela Banda Estralo e, a intervenção Você tem medo de que? com a Cia do Liquidificador, inspirado no livro Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, onde um contador de histórias e um ilustrador conversam com o público para contar, desenhar e transformar seus medos.

Conectando arte e política, em uma vasta obra em diferentes linguagens artísticas, Chico Buarque foi e continua sendo uma inspiração para a construção de um país menos bruto. E em comemoração aos 80 anos de vida desse artista único e como uma singela homenagem, o Sesc Santos convida à programação "Chico Buarque: PARATODOS". As apresentações gratuitas têm retirada de ingressos uma hora antes - e os espetáculos pagos abrem venda ao longo do mês. 


Serviço
"Chico Buarque: PARATODOS"
De 4 a 30 de junho
Sesc Santos
Programação completa em sescsp.org.br/projetos/chico-buarque-paratodos/ 


Cinema
Mostra Chico Buarque, com exibições dos filmes:

"Estorvo"
Dir: Ruy Guerra. 2000. 1h35
Depois de uma noite mal dormida, um homem acorda com a campainha da porta tocando insistentemente. Pelo olho mágico vê um desconhecido, que lhe lembra alguém que não consegue identificar. Não sabe o porquê daquele homem estar ali nem quem ele é, mas tem uma certeza imediata: ele representa uma ameaça sua vida.
Dia 4 de junho. Terça, 19h30 às 21h30
Auditório
Grátis - Retirada de ingressos uma hora antes.
18 anos 

 
"Budapeste"
Dir: Walter Carvalho. 2009. 1h53
José Costa é um bem-sucedido ghost writer. Ao retornar do Congresso de Escritores, em Istambul, uma ameaça de bomba faz com que seu voo aterrisse em Budapeste, na Hungria. Ao chegar, se apaixona pelo idioma local. Já de volta ao Rio ele reencontra Vanda, sua esposa, e o filho. Entretanto sua vida torna-se cada vez mais infeliz, o que faz com que comece a murmurar em húngaro enquanto dorme.
Dia 11 de junho. Terça, 19h30 às 21h30
Auditório
Grátis - Retirada de ingressos uma hora antes.
16 anos 
 

"Saltimbancos - Os Trapalhões"
Dir: J.B. Tanko.1981. 1h35
Funcionários humildes, quatro amigos se tornam a grande atração do circo Bartolo, graças à sua incrível capacidade de fazer o público rir. Mas o sucesso lhes tem um preço: a oposição do mágico Assis Satã e a ganância do Barão, o dono do circo.
Dia 15 de junho. Sábado, 14h30 às 16h
Auditório
Grátis -- Retirada de ingressos uma hora antes.
Livre. 
 

"O Abismo Prateado"
Dir: Karim Aïnouz. 2013. 1h53
Violeta é uma dentista casada e com um filho, que tem um dia normal de trabalho. Ao ouvir uma mensagem deixada na secretária do celular ela entra em desespero.
Dia 26 de junho. Quarta, 19h30 às 21h30
Auditório
Grátis - Retirada de ingressos uma hora antes.
14 anos 

Literatura
"Poesia e Prosa de Chico Buarque: interfaces"
  
Diálogos abertos sobre obras literárias de Chico Buarque e suas interfaces com a obra musical do artista, a partir da relação de quatro livros e quatro canções. Todos os encontros são mediados por Manoel Herzog, Santos, 1964, poeta e romancista, é autor de 13 livros, dos quais destacam-se "Companhia Brasileira de Alquimia", romance, 2013 pela editora Patuá, "A Comédia de Alissia Bloom", poesia, 2014, terceiro lugar no prêmio Jabuti, e "A Jaca do Cemitério É Mais Doce", romance, Cia das Letras, segundo lugar no concurso da Biblioteca Nacional, e o recente "A Língua Submersa". Criado na cidade de Cubatão, onde trabalhou na indústria química e exerceu a advocacia, vive em Santos.
 ‎  ‍‍

Bate-papos:
"Essa Gente/Caravanas"
Neste primeiro encontro, o livro "Essa Gente" e a canção "Caravanas", com participação de Arlindo Cândido Pereira Filho, psicólogo.
Dia 6 de junho. Quinta, 19h00 às 21h00.
Mezanino.
Grátis - Retirada de ingressos uma hora antes.
Não recomendado para menores de 14 anos - Autoclassificação  


"Leite Derramado/O Velho Francisco"
No segundo encontro, o livro "Leite Derramado" e a canção "O Velho Francisco", com participação de Carlos Careqa, ator e cantor.
Dia 13 de junho. Quinta, 19h00 às 21h00.
Mezanino
Grátis - Retirada de ingressos uma hora antes.
Não recomendado para menores de 14 anos - Autoclassificação 

 "Budapeste/Sonhos Sonhos São"
Neste terceiro encontro, o livro "Budapeste" e a canção "Sonhos Sonhos São", com participação de Marise Hansen, mestre e doutora em Literatura Brasileira.
Dia 20 de junho. Quinta, 19h00 às 21h00.
Mezanino
Grátis - Retirada de ingressos uma hora antes.
Não recomendado para menores de 14 anos - Autoclassificação 

 
"Anos de Chumbo/Sinhá"
O último encontro da série traz o livro "Anos de Chumbo" e a canção "Sinhá", com participação de Hernán Siculer, psicólogo.
Dia 27 de junho. Quinta, 19h00 às 21h00.
Mezanino
Grátis - Retirada de ingressos uma hora antes.
Não recomendado para menores de 14 anos - Autoclassificação 

 

Música
Shows: 
"Chico Buarque 80 Anos", com Grupo Torto da Antiga 
Julinho Bittencourt; Roberto Biela; Paulinho Ribeiro e Michel Pereira
Um apanhado da obra musical do cantor e compositor Chico Buarque, que completa 80 anos em 2024, apresenta desde as suas primeiras composições, como "A Banda", "A Rita", "Pedro Pedreiro", "Olê Olá", passando pela fase mais politizada, com "Tanto Mar", "Apesar de Você" entre outras. No repertório entra também as canções feitas para teatro, como "Gota D'água", "Beatriz" e "Roda Viva", as canções de amor, como "Trocando em Miúdos", "Olhos nos Olhos" e as feitas tanto no feminino quanto sobre a questão da mulher, como "Com Açúcar, com Afeto", "Mulheres de Atenas".

Ficha técnica
Julinho Bittencourt: Voz e Violão
Roberto Biela: Voz e Percussão
Paulinho Ribeiro: Voz e Violão de 7 Cordas
Michel Pereira: Percussão
Dia 12 de junho. Quarta-feira, 20h00  
Auditório
Grátis - Retirada de ingressos uma hora antes.
Livre: autoclassificação 

"Audição comentada Chico Buarque"  
Com Julinho Bittencourt
No formato palestra/audição, o músico, jornalista e crítico de música Julinho Bittencourt, comenta a obra musical de Chico Buarque, dividida em quatro tópicos: O lirismo moderno travestido de tradição; a política na obra do autor; a poesia da letra; a mulher na obra de Chico.
Dia 14 de junho. Sexta, 19h 
Mezanino
Grátis - Retirada de ingressos uma hora antes.
14 anos 

 
"Didi Gomes Canta Chico Buarque" 
A cantora Didi Gomes preparou um espetáculo especial em homenagem aos 80 anos de Chico Buarque, onde apresenta uma seleção de clássicos do compositor. Com sua voz envolvente, Didi promete uma noite de celebração e nostalgia, abrangendo desde os sucessos mais conhecidos até pérolas menos exploradas da discografia de Chico. O show, uma jornada emocionante pelas letras poéticas e melodias que marcaram a história da música brasileira. Acompanhada de músicos renomados na região, Didi e a banda garantem uma experiência singular aos espectadores.
Dia 19 de junho. Quarta, 20h
Auditório
Grátis - retirada de ingressos uma hora antes.
Livre: autoclassificação 

 
Virgínia Rosa, Tânia Alves e Lucinha Lins apresentam "Palavra de Mulher"
Num espetáculo que encanta, faz rir e faz chorar, Lucinha Lins, Tânia Alves e Virgínia Rosa emprestam corpo e voz a tantas outras mulheres para, num clima de cabaré, cantar amores, dores de amores, esperança, solidão, encontros, desencontros, sedução, felicidade, força, abandono, liberdade, sonhos e conquistas. Acompanhadas pelo maestro e pianista Ogair Júnior (também diretor musical e arranjador), Ramon Montagner (bateria e percussão) e Robertinho Carvalho (contrabaixo) essas três talentosas cantoras/atrizes trazem um repertório que inclui músicas como "À Flor da Pele", "Teresinha", "Meu Namorado", "Palavra de Mulher", "Bem-Querer", "O Meu Amor", "Folhetim", "Atrás da Porta", "Tango de Nancy", "Tatuagem", entre outras.

Ficha técnica
Concepção e direção-geral: Fernando Cardoso
Direção musical: Ogair Júnior
Músicos: Ogair Júnior ou João Cristal piano e acordeão
Contrabaixo: Robertinho Carvalho
Bateria e percussão: Ramon Montagner
Dia 29 de junho. Sábado, 20h
Teatro
Ingresso - R$50,00 / R$25,00 / R$15,00
Não recomendado para menores de 12 anos - Autoclassificação  


"Sambas de Chico"
Com Roda de Samba do Ouro Verde e participação de Monna e Conrado Pouza
A Roda de Samba do Ouro Verde, a mais tradicional da cidade de Santos, se apresenta há mais de 38 anos e relembra em suas apresentações grandes nomes do samba de raiz como: Cartola, Noel Rosa, Carlos Cachaça, Pixinguinha, Ataulfo Alves, Nelson Sargento, Ari Barroso, Wilson Batista, Elton Medeiros entre outros. Dessa vez presta uma homenagem aos 80 anos do cantor e compositor Chico Buarque, em um show inédito com a participação especial de Conrado Pouza e Monna, dois artistas da região que se identificam com o repertório do homenageado.

Ficha técnica
Fabio Rodrigues Gonçalves (Fabinho) - Rebolo
Flavio Ruas - Voz
Luís Carlos Alonso (Pio) - Voz
Luiz Alves Fernandes (Zinho) - Violão e Voz
Michel Pereira - Surdo e Tamborim
Reinaldo Ruas - Pandeiro
Renê Rivaldo Ruas (Rene) - Cavaco e Voz
Roberto Antônio Cardoso (Robertinho) - Cavaco
Convidados: Conrado Pouza e Monna
Direção Musical: Luiz Alves Fernandes (Zinho do Cavaco)
Produção Artística - Michel Pereira
Assistente de Produção - Laura Ribas
Todas as idades
Dia 30 de junho. Domingo, 15h
Convivência
Grátis
Livre: autoclassificação 


Crianças
"Banda Estralo Canta Saltimbancos"
Há quatro décadas, os "Saltimbancos" envolvem crianças e adultos mundo afora. Inspirado no conto dos irmãos Grimm "Os Músicos de Bremen", o musical italiano de Sergio Bardotti e Luís Enriquez Bacalov conta a história de quatro animais que se rebelam contra seus donos, depois de uma vida inteira de maus tratos. No Brasil, a peça ganhou uma adaptação em português feita pelo músico Chico Buarque e lançada em 1977, quando o país vivia sob o regime de ditadura militar.

Ficha técnica 
Elenco/Músicos: Marcos Lucatelli: Voz/Violão (Jumento)
Luanda Eliza: Voz (Galinha)
Lilyan Teles: Voz (Gata)
Mauricio Damasceno: Voz/Guitarra (Cachorro)
Edson Barreto: Baixo (Barão)
Tato Andreatta: Teclados
Rafael Mota: Bateria
Equipe técnica:
Técnico de Som: Hélio Pisca
Técnico de Luz: Marcelo Richard
Maquiagem: Dinho Rodot
Roadie: Felipe Simões
Produtora: Leticia Galvão
Direção musical: Marcos Lucatelli
Direção cênica: Luanda Eliza
Duração: 1h00
Dia 16 de junho. Domingo, 17h30 
Teatro
Ingresso - R$30,00 / R$15,00 / R$10,00
Grátis para crianças até 12 anos
Livre 


"Você Tem Medo de Quê?" 
Intervenção inspirada no livro "Chapeuzinho Amarelo", de Chico Buarque, onde um contador de histórias e um ilustrador conversam com o público para contar, desenhar e transformar seus medos. Com Cia do Liquidificador.
Dias 22 e 23 de junho. Sábado e domingo, 14h00 às 15h00.
Biblioteca
Grátis 
Livre: autoclassificação 


Sesc Santos
Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida      
(13) 3278-9800        

Venda de ingressos
As vendas de ingressos para os shows e espetáculos da semana seguinte (segunda a domingo) começa na semana anterior às atividades, em dois lotes:      

On-line pelo aplicativo Credencial Sesc SP e portal do Sesc São Paulo:       
às terças-feiras, a partir das 17h00
Presencialmente, nas bilheterias das unidades: 
às quartas-feiras, a partir das 17h      

Bilheteria Sesc Santos - Funcionamento       
Terça a sexta, das 9h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.