Certa vez, Graciliano Ramos disse que uma de suas missões pessoais era registrar, através da ficção, a intensidade trágica do cotidiano de retirantes do início do século XX que buscavam esperança longe da seca nordestina. Tarefa magistralmente executada com o livro "Vidas Secas". Construída pela escrita precisa e penetrante do autor, a narrativa é permeada pelo desamparo e pela desesperança. Um enredo impactante, uma história de coragem, de encontros, de saberes e de dissabores de seres humanos e animais que persistem à procura de seu lugar no mundo.
Peça fundamental da literatura nacional, "Vidas Secas" é um retrato em várias dimensões do Brasil a partir do relato da história de uma família sertaneja. O casal Fabiano e Sinha Vitória, seus dois filhos, “o menino mais novo” e “o menino mais velho”, e a cachorra Baleia tentam fugir de uma situação de extrema pobreza e carência. Cada personagem é a encarnação de tantas e tantas pessoas que sofrem com as desigualdades e dramas de nosso país. A edição especial da Global Editora, a Casa da Literatura Brasileira, empresta nossa tradição de cuidado com texto, pesquisa, revisão de acervo e materiais e tratamento gráfico a esta obra singular.
Para fazer jus a tamanha relevância, o volume conta com posfácio de Alfredo Bosi, um dos maiores críticos literários brasileiros; fac-símiles (reproduções coloridas) de manuscritos originais coletados no acervo do autor no Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB-USP); e, um texto apresentando a cronologia da vida de Graciliano Ramos. Compre o livro "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, neste link.
Sobre o autor
Graciliano Ramos (1892-1953) tornou-se um dos mais renomados escritores brasileiros do século XX. Nascido em Alagoas, destacou-se por sua prosa seca e realista. Além de escritor, foi prefeito de Palmeira dos Índios e teve uma trajetória política marcada pelo engajamento social. Sua contribuição à literatura brasileira continua a influenciar gerações de novos escritores e a formar mais e mais leitores. Garanta o seu exemplar de "Vidas Secas", escrito por Graciliano Ramos, neste link.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.