Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em abril de 2024
A realidade nua e crua de armas apontadas para matar civis, inclusive num povoado em que os habitantes chegam a aparentemente viver numa realidade totalmente paralela. Eis "Guerra Civil", o longa da Diamond Films e A24, protagonizado por Kirsten Dunst ("Entrevista com Vampiro", "O Sorriso de Monalisa") e Wagner Moura ("Tropa de Elite", "Praia do Futuro") em que o olhar jornalístico, isento, tenta contar uma história de enfrentamentos -e muitas mortes- entre o próprio povo americano que tanto ama o vermelho, branco e azul da bandeira dos Estados Unidos.
Após o presidente dos E.U.A. iniciar a trama ensaiando um discurso falso, uma sequência de cenas pavorosas quando a reivindicação de um povo é respondida com tamanho destempero dos que acreditam ter o poder de ditar a lei ali. Assim, enquanto a fotojornalista Lee (Kirsten Dunst) e o jornalista Joel (Wagner Moura) registram o caos urbano daqueles que estão, inclusive, sem água e ficam na mira de militares, entra para a trama a novata Jessie (Cailee Spaeny, "Priscilla"). Admiradora declarada de Lee, leva nas mãos a máquina fotográfica do pai que vive num lugar afastado como se aquela guerra não estivesse acontecendo.
Num hall de hotel, três jornalistas trocam provocações veladas: Lee, Joel e Sammy (Stephen Henderson). Afinal, o objetivo é o de cobrir os fatos com exclusividade. No dia de partida rumo a D.C. (Distrito de Colúmbia) para uma entrevista com o presidente, a dupla Lee e Joel, ganham a companhia de Sammy e Jessie, quem se mostra disposta a aprender a não se abalar diante das atrocidades que presencia.
No percurso, muitas mortes e ameaças tornam o longa dirigido por Alex Garland tenso até o fim de 1h49 de duração. Em "Guerra Civil" não há foco na motivação dos embates sangrentos entre os americanos de extremos diferentes, o que importa é o fazer jornalismo, retratando com isenção tudo o que presencia para que quem assista, com total liberdade, possa interpretar os fatos e tome -ou não- um lado para defender.
A produção é simplesmente maravilhosa, não somente por ser nitidamente aberta a diversas interpretações, mas por ter a coragem de retratar a selvageria humana quando se tem uma arma carregada de balas em mãos. "Guerra Civil" tem o brilhantismo de Wagner Moura numa dobradinha incrível com a também talentosa Kristen Dunst. O resultado é um filmaço. Imperdível!
Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link. Compre seus ingressos no Cineflix Cinemas Santos aqui: vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN
* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm
"Guerra Civil" ("Civil War"). Ingressos on-line neste link. Gênero: drama bélico, ação. Classificação: 14 anos. Duração: 1h49. Ano: 2023. Idioma original: inglês. Distribuidora: A24, Diamond Films. Direção: Alex Garland. Roteiro: Alex Garland. Elenco: Kirsten Dunst, Wagner Moura, Cailee Spaeny, Stephen McKinley Henderson, Sonoya Mizuno, Nick Offerman. Sinopse: Num futuro próximo, uma equipe de jornalistas viaja pelos Estados Unidos durante uma guerra civil em rápida escalada que envolveu toda a nação.
Trailer de "Guerra Civil"
Leia+
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.