Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em março de 2024
A alegria de viver de um homem que limpa os banheiros de Tóquio. Eis a história de Hirayama (Kōji Yakusho) que com simples gestos e olhares singulares, ensina -a quem está diante da telona do cinema- a apreciar o belo que o cerca. "Dias Perfeitos", em cartaz no Cineflix Cinemas, retrata um solitário de raras palavras que vive numa pequena casa que, de tão minimalista, não tem espaço adequado para o banho. Contudo, nada parece tirá-lo do meio de contemplação e agradecimento, diariamente.
Seguindo repetidamente seus dias, num esforço de que nada mude, ainda que sofra interferências variadas de seu parceiro de trabalho, um jovem confuso e engraçado, Hirayama mantém o equilíbrio e estampa sorrisos de alegria e satisfação. Nem mesmo a "visita" surpresa de uma sobrinha é capaz de tirar o homem do seu estado de plena felicidade. No entanto, a explosão de raiva se faz diante da falta de alguém para lhe auxiliar no trabalho ou ainda quando revê a irmã.
Asiático, seu gosto cultural vai além das fronteiras, seja no quesito musical ou literário. Assim, o longa dirigido por Wim Wenders tem uma trilha sonora perfeita. O filme que soma 2 horas e 3 minutos de duração pode ser monótono para quem curte ação e tramas mastigadas. Contudo, o filme que recebeu indicação ao Oscar 2024, na categoria Melhor Filme Internacional, é complexo e extremamente provocante.
"Dias Perfeitos" é o tipo de filme para se assistir de alma aberta para que se aproveite a história por inteira, vivenciando em conjunto a felicidade de Hirayama diante de uma vida simples ou emergindo em seus sonhos em preto e branco que resumem as vivências de cada dia. O longa com roteiro de Takuma Takasaki, Wim Wenders é simplesmente imperdível!
* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.