"Nasci na América…: Uma Vida em 101 Conversas (1951-1985)", lançado pela Companhia das Letras, Italo Calvino por ele mesmo. Um volume monumental de entrevistas feitas com o autor de "As Cidades Invisíveis", espalhadas ao longo de mais de três décadas e reunidas pela primeira vez em livro. Uma janela para uma das mentes mais fascinantes do século XX. Organizado por Luca Baranelli, o livro tem tradução de Federico Carotti.
Organizadas em ordem cronológica, estas 101 entrevistas de Italo Calvino abarcam o período que vai de 1951 a 1985. No diálogo com seus interlocutores - em muitos casos, com perguntas possivelmente elaboradas pelo próprio Calvino -, o autor trata dos mais variados temas: a situação da literatura italiana e estrangeira; a relação entre língua e dialeto; a paixão pelo cinema e pelo teatro; os escritores favoritos, tanto clássicos quanto contemporâneos; sua juventude e seu envolvimento político; a descoberta dos Estados Unidos; o terrorismo dos anos 1970 e o “neoindividualismo” dos anos 1980; sua relação com cidades como Sanremo, Turim, Veneza, Paris e Nova York; o futuro do homem e do universo.
São textos que, apesar da brevidade, carregam o rigor e a elegância de Calvino e oferecem uma compreensão inédita de aspectos que permaneceram em segundo plano em sua produção narrativa. O resultado, para Mario Barenghi, que assina a introdução deste livro, é o de uma autobiografia em construção e multifacetada. Compre o livro "Nasci na América…: Uma Vida em 101 Conversas (1951-1985)" neste link.
Sobre o escritor
Italo Calvino nasceu em Santiago de Las Vegas, Cuba, e foi para a Itália logo após o nascimento. Participou da resistência ao fascismo durante a guerra e foi membro do Partido Comunista até 1956. Em 1946 instalou-se em Turim, onde se doutorou com uma tese sobre Joseph Conrad. Lançou sua primeira obra, "A Trilha dos Ninhos de Aranha", em 1947. A Companhia das Letras está publicando a obra completa do autor. Garanta o seu exemplar de "Nasci na América…: Uma Vida em 101 Conversas (1951-1985)" neste link.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.