segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

.: MASP Escola oferece curso gratuito de "Estudos Críticos" em março


O curso propõe uma reflexão sobre a educação e as artes como ferramentas emancipadoras, através de práticas insurgentes para o enfrentamento da colonialidade. Na imagem , a arte de Maria Auxiliadora da Silva, "Capoeira", 1970, acervo MASP


O MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta, entre 9 e 30 de março de 2024, um novo curso online e gratuito de Estudos críticos, organizado pelo MASP Escola. O curso "Entre a Universidade e a Escola: diálogos para Uma Arte e Educação Insurgente e Antirracista", contará com os professores Clarissa Suzuki, Claudia Miranda, Cynthia Cy Barra, Fernanda Priscila Alves da Silva e Sumaya Mattar. As aulas pretendem refletir sobre o caráter indissociável do ensino, da pesquisa e da responsabilidade social e política da educação pública, a partir de redes colaborativas, epistemologias comunitárias e o potencial transformador das artes e da educação. 

De programa intensivo, o módulo de "Estudos Críticos" tem como objetivo ser um espaço de debate sobre as intersecções entre a arte e as questões políticas e sociais de peso na atualidade. As aulas também transitam pelos assuntos propostos pelos ciclos temáticos que pautam o programa de exposições do museu a cada ano.

Entre a universidade e a escola: diálogos para uma arte e educação insurgente e antirracista busca compartilhar práticas de resistência contra as violências coloniais, valorizando outros pensares e fazeres para além daqueles já celebrados pela história moderna/ocidental e as instituições formais de arte, educação e cultura. O objetivo é construir coletivamente reflexões sobre os saberes tecidos pelo diálogo da universidade com a escola pública, conhecendo e partilhando estratégias pedagógicas no combate ao racismo, preconceito e discriminação, sobretudo ampliando proposições metodológicas que auxiliem na pedagogia voltada para uma educação insurgente e antirracista.

Durante os encontros, serão discutidas as práticas educativas/artísticas em diálogo com as memórias e ancestralidades que fundamentam outros pensares e fazeres na educação. Por este motivo, os encontros contemplarão o diálogo com professoras de quatro universidades públicas de diferentes regiões do país, que realizam ações transformadoras com escolas da rede estadual.

O curso é gratuito e as aulas serão on-line, transmitidas ao vivo pelo canal do MASP no YouTube. Haverá tradução simultânea em LIBRAS. O link para registro de presença será compartilhado durante cada aula no chat. O curso será gravado e ficará disponível posteriormente. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem no mínimo 75% de presença. Junto ao certificado, será enviado um cupom de desconto de utilização única e individual para qualquer curso do MASP Escola, válido até dia 29 de junho de 2024.


Serviço
"
Entre a Universidade e a Escola: diálogos para Uma Arte e Educação Insurgente e Antirracista". Com Clarissa Suzuki, Claudia Miranda, Cynthia Cy Barra, Fernanda Priscila Alves da Silva e Sumaya Mattar. De 9 a 30 de março de 2024. Sábados, 10h00 às 12h00. On-line (4 aulas). Curso gratuito. Inscrições aqui. https://maspescola.byinti.com/#/event/entre-a-universidade-e-a-escola-dialogos-para-uma-arte-e-educacao-insurgente-e-antirracista

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.