Publicado pela primeira vez em 1932 e inédito no Brasil, "Morte ao Entardecer" é um mergulho de Ernest Hemingway nas cerimônias e tradições da tourada espanhola, desvendando sua rica história, técnica e filosofia. É também uma contemplação sobre a natureza da covardia e da bravura, do esporte e da tragédia, costurada pelos comentários pungentes do escritor americano sobre a vida e a literatura. Hemingway ainda desafia os leitores a confrontarem as próprias noções de ética, coragem e tradição cultural. Laureado com os prêmios Pulitzer e Nobel de Literatura, o autor já vendeu mais de 500 mil livros no Brasil. A tradução da oobra, lançada pela Bertrand Brasil, é de Irinêo Baptista Netto.
“Penso que moralmente, do ponto de vista moderno, isto é, do ponto de vista cristão, a tourada em si seja indefensável; sem dúvida, há muita crueldade, sempre há perigo, seja ele previsto ou imprevisto, e sempre há sacrifício, e não vou tentar defendê-la agora, apenas contar honestamente o que eu penso de verdade sobre ela.”
Conhecido por sua habilidade em capturar a essência de experiências intensas em suas obras literárias, Ernest Hemingway nunca escondeu seu fascínio pelo embate entre a vida e a morte. Um admirador inveterado da coragem humana diante das adversidades, Hemingway explorou de maneira ímpar essa temática em sua escrita.
Ele acreditava que, após a Primeira Guerra Mundial, o único lugar onde se poderia observar a dualidade da vida e da morte seria nas touradas. Dirigiu-se, então, à Espanha a fim de torná-la palco para suas observações. E sua experiência com as touradas proporcionou-lhe um conhecimento íntimo e uma riqueza de detalhes que ele habilmente incorporou em suas obras, como O sol também se levanta.
Morte ao entardecer reflete a crença de Hemingway de que as touradas transcendem a mera prática esportiva. Apresentada como uma forma de arte, na qual a técnica perigosa beira a linha tênue entre o esporte e a arte, as touradas são comparadas a um balé ricamente coreografado, nas quais o touro, o matador e os espectadores desempenham papéis ativos, contribuindo para o desenrolar do espetáculo.
O livro traz ainda um glossário de termos usados nas touradas, um capítulo com reações de pessoas à tourada espanhola, um texto sobre o primeiro toureiro americano a fazer sucesso e datas importantes de touradas nos países em que elas ainda são populares. Compre o livro "Morte ao Entardecer", de Ernest Hemingway, neste link.
Sobre o autor
Ernest Hemingway é um dos pilares da literatura contemporânea mundial. Nascido em 1899, começou a escrever aos 17 anos para um jornal. Quando os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial, alistou-se como voluntário tornando-se motorista de ambulância voluntário no Exército da Itália. Após ser ferido, recebeu uma condecoração do governo italiano. Ao voltar para os Estados Unidos, trabalhou como repórter para jornais americanos e canadenses, e então voltou para a Europa, cobrindo eventos históricos como a Revolução Grega. Durante os anos 1920, tornou-se membro do grupo de expatriados americanos em Paris, que ele descreveu em seu primeiro livro, "O Sol Também se Levanta" (1926). Ernest Hemingway recebeu o Prêmio Pulitzer em 1953 e foi agraciado com o Nobel de Literatura em 1954. Faleceu em 1961. Garanta o seu exemplar de "Morte ao Entardecer", escrito por Ernest Hemingway, neste link.
Conheça também
"Como Chegamos a Paris e Outras Narrativas" é um vislumbre pessoal da vida do escritor, jornalista, correspondente de guerra e aventureiro Ernest Hemingway, desde as experiências na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerra Mundial até sua paixão pelas touradas e o primeiro safári na África. Traduzido para 14 idiomas, o livro tem texto de orelha de Edney Silvestre. Compre o livro "Como Chegamos a Paris e Outras Narrativas", de Ernest Hemingway, neste link.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.